As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

Luiza 15/12/2023

De Ana todo mundo tem um pouco
Achei a Ana tão confusa que amei. Estava ficando irritada com ela, até que percebi que estava vendo um pouco de mim na querida. A confusão que ela causou na própria cabeça, os persegues que aconteceram por culpa dela, a ansiedade... olha eu ali.
Até o trio de amizade é parecido com o meu. E que trio. Fiquei genuinamente feliz com as conversas pelo grupo do WhatsApp, até imaginei a minha participação nele.
A Ray escreve maravilhosamente, então foi fácil imaginar cada cenário e pessoa. Os momentos alegres me fizeram ficar alegre, enquanto os momentos de tensão me deixaram tensa e os de raiva me deixaram com raiva também. Perfeito.

genyfr 14/12/2023

Todo mundo tem aquela crise dos 20, onde todo mundo parece estar seguindo a vida e evoluindo e você ficando pra trás. Nesse livro acompanhamos a luta de Ana pelo autoconhecimento e as crises existenciais. Simplesmente surta e vai num retiro motivacional pra mudar de vida. Embarca nessa aventura com amigos e descobre o amor.

Bem leve e descontraído -apesar de muita coisa dar errado- faz a gente refletir sobre como nosso futuro depende da paciência que tivermos com nós mesmos e com todo o processo.

Beatriz.Manzolino 13/12/2023

As vantagens de ser você
Eu comecei gostando muito do livro, me identifiquei muito com a Ana, mas a decorrer da história, ela é basicamente um esboço de todo mundo que tem 20 anos.
todo mundo com 20 anos ta perdido, ta com um emprego que não leva a lugar nenhum, ta puto, e sem saber o que fazer. tipo aquelas previsões genéricas do horoscopo: "hoje algo bom vai se acontecer, fique atenta aos sinais" sim, se vc for doida o suficiente tudo é sinal.
luis e camila foram divertido até os 60% do livro, depois disso tudo começou a me irritar, por incrível que pareça o que eu mais tinha afeição era o pobre do gael que só queria ficar com os tios.
barbara uma chata, camila e luis dois chatos, ana uma insuportável. terminei o livro querendo que elas não ficassem juntas, porque ana continua tão mimada quanto na primeira paginas. "ela nao fica com a garota" teria ensinado e sido muito mais legal para o crescimento da Ana.
muito chato, divertidinho o começo mas depois ficou péssimo.

Mendes 10/12/2023

Divertido, fofo, e importante. ?As vantagens de ser você? aborda temas como, comparação, transtornos mentais, crise existencial, amizade, e até um romancezinho pra deixar nosso coração quentinho.
Me identifiquei com a personagem inúmeras vezes (o que talvez seja um pouco preocupante) e o que talvez também seja o que me fez gostar tanto dessa leitura. Ri alto com várias partes do livro, humor de escritor nacional é incomparável! Mas para além disso é muito bacana acompanhar a evolução da personagem, e ver como a autora conseguiu abordar temas tão importantes de forma leve mas que dá para extrair boas reflexões!
Acho que o livro cumpre aquilo que se propõe a ser, foi uma leitura muito gostosinha, recomendo!

Fer Grego 10/12/2023

"Você transforma confusão em arte."
Comecei a leitura esperando uma romance sáfico mas recebi uma protagonista que se acha melhor que o brasileiro médio por não querer fazer concurso público (que crime alguém querer uma renda estável em um país que vive em crise econômica!!!), uma puta vibe de livro de auto ajuda (irônico, não?!) e um romance mal construído e sem química.

Digo mal construído no sentido que a construção dele parece tão fajuta, e é algo tão jogado na história que nem dá para você acreditar nessa incrível conexão entra a Bárbara e a Ana.

Falando em Ana, ela é um chata. Na real, todos os personagens são. Juro que o único personagem que gostei foi a freira chata, e isso porque ela é escrita pra ser odiada.

camila.3 08/12/2023

Eu te odeio, Ana.
"A vida é uma merda mesmo, a gente nasce, sofre, paga boletos e morre. É só isso."

A Ana saiu direto da coitadolândia, a Bárbara é uma personagem extremamente superficial e só existe pra dar contexto a "moral da história", o Luis e a Camila são de longe os personagens mais legais, e o Gael é o Gael. O livro é engraçadinho e entrega o conforto que só livros nacionais tem, mas meu deus, que personagens são esses, a interação deles juntos é SUPER divertida, passam por poucas e boas, é de verdade muito legal. Se o livro focasse mais nessa aventura deles ia ser TÃO melhor.

Eu acho que o humor desse livro é o que salva ele, porém depende, chega um momento que simplemsnete satura e o livro fica extremamente chato, é aquele livro que você não sabe quando começou a ser TÃO chato, aquele livro que você não vê a hora de acabar. Eu esperava romance e recebi uma personagem tediosa (com sua trupe) e autoajuda.

A autora forçar o Gael ser um 🤬 #$%!& pra conseguir encaixar a Bárbara com a Ana claramente não cola, todos os acontecimentos que "fazem" você achar isso são extremamente forçados, da vergonha fisica de ler, e o plot da Bárbara é tão ??? Apesar disso, gosto delas juntas, são bonitinhas.

A Ray é muito engraçada e eu li os Agradecimentos com um sorriso sincero no rosto, espero ler outros livros dela. As vantagens de ser você tem seu charme, é uma boa leitura pra passar o tempo, se for pra isso, eu recomendo, de verdade, agora se você quiser focar nele, pula fora.

Gabi_rdng 07/12/2023

Uma aventura engraçada, fofa e importantíssima
Pra falar a verdade, no início eu estava meio desanimada, apesar de já ter escutado bem dele, mas valeu a pena demaaais.
No início parece que a única coisa que acontece é a Ana sentindo pena de si e tudo "dando errado" (que, parando pra pensar, faz parte da construção da personagem e do seu desenvolvimento no livro). Mas durante a viagem do grupo eu ri muito e me apeguei aos personagens, e no fim eu me apaixonei pelo casal (meu Deus elas são muito fofas e eu amo tanto a Bárbara) e fiquei muito tocada pela mensagem, as revelações que a Ana percebe sobre ela e sobre os outros, e por como esse final se desenrola.
Pra mim, falar sobre a crise dos 20 anos, sobre sonhos e quais caminhos seguir, as dúvidas sobre o mundo, sobre si mesmos e as cobranças, falar sobre a falsa ideia de que existem pessoas perfeitas (na vida real e na internet) e também sobre doenças mentais sendo reconhecidas e tratadas e não só sendo uma justificativa (não é só "ah mas é porque sou ansiosa", dá pra ver constantemente nos traços e pensamentos da personagem que ela cometeu erros porque foi sabotada pela sua ansiedade, não foi só uma vez ou só jogada lá no meio do livro do nada) foram os pontos fortes do livro, além das risadas que eu dei no meio da noite lendo eles fazerem piada no convento e o tantos que eles são fofos, bem construídos (salvo para Luís, Camila e Gael, podiam ser explorados um pouco mais a fundo) e engraçados.
P.S.: Um ponto extremamente forte são as menções a Taylor Swift, juro, amo personagens swifties porque me identifico muito.

@biblioteca.da.alma 07/12/2023

Tudo e mais um pouco
Esse livro tem tudo e mais um pouco: romance, aventura, humor, intrigas, coach chato, sonhos, esperança e muito mais. Acho que foi uma leitura muito gostosa e muito leve, reflexiva em muitos pontos também. Os personagens são interessantes e jovens, então me senti representada, com problemas da crise dos 20 e poucos anos. Ray tem uma linguagem bem jovial, com muitas referências e memes, o que eu amei, pois ficou mais realista e não só fictício. Acho que essa leitura me abriu os olhos pra lembrar que nem tudo é como a gente vê nas redes sociais ou como ouvimos falar, que na verdade todos tem problemas, mesmo que não demonstrem.

Mano.Ella 04/12/2023

AMEI!
Eu me identifiquei com a Ana do começo ao final desse livro.
Não é o tipo de livro que tem um começo em que acontece coisas ruins e o final melhora magicamente. Acontecem problemas o tempo todo, inclusive no final e eu ri demais. Mas é justamente o que torna esse livro maravilhoso. É tudo muito real. É exatamente como a vida é, acontecem coisas ruins e boas o tempo todo, mas temos que aprender a lidar com isso e tomar as melhores decisões.
Eu não sou uma pessoa que costuma fazer marcações, mas nesse livro a medida de as coisas iam acontecendo eu fazia várias. Me deu muito o que refletir e sei que vou continuar pensando sobre ainda por um tempo.
Maria15099 04/12/2023minha estante
Quero muito ler esse livro!!!

Alice 30/11/2023

Bom...
Eu gostei bastante, apesar de o início não ter me prendido muito (achei muito parado e a ana meio entediante), mas depois comecei a me prender mais, a trip e a interação dos 5 é super divertida!

além disso, eu tenho que ressaltar o quão maravilhoso é ler livro nacional!!! AMEI as referências (que só livro BR pode ter). livros nacionais são incríveis, amo demais!

*leve SPOILER*
no geral, gostei muito do livro, senti falta de um prólogo pra saber o que aconteceu com elasss hahahah mas o final é um abraço quentinho, depois de tantas idas e vindas na história de ana e bárbara

Julya 30/11/2023

Um livro bom
Eu gostei do livro mas confesso que em algumas parte fiquei meio confusa com a escrita que as vezes, na minha percepção, se tornava cansativa e alguns momentos que poderiam ter sido melhores desenvolvidos. Enfim, é um livro bom e leve apesar de alguns incômodos que encontrei na minha experiência de leitura.

Lary_Kitsune 29/11/2023

Nossa, o que dizer desse livro, comprei no impulso sem ler sinopse nem nada jurando que seria só um romance fofinho e levei um tapa na cara de me identificar demais com a Ana que estava passando por um momento de sentimento de insuficiência e ansiedade.
Muitas cenas me fizeram pensar "puta merda não era o que eu tava esperando" mas cada capítulo valeu a pena.
Todos os personagens são cativantes, e o melhor de tudo é como o livro mostra que o que a gente vê de fora da vida dos outros não é nem 10% da realidade, que nem sempre para o outro ele está bem como parece para você, e isso é incrível, trás ótimos momentos de reflexão.
E no final o romance da Ana e da Barbara é tão leve e bonito, eu amei demais.