As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

Iamgabys 14/01/2024

Gostei muito desse, crise dos 20 e poucos anos, relacionamentos, carreira, ansiedade? Combo jovem Brasileir@!

Majurbm 13/01/2024

PERFEITO!
Primeiro q é um livro nacional, ent tem muitas referências a piadas políticas e culturais brasileiras. Depois q o tanto de risada verdadeira q eu dei nesse livro n tá escrito! Acompanhar o romance sendo formado é mt fofo e toda a viagem é muito legal. Recomendo p todo mundo pq é um livro sensacional!!

Camila1857 10/01/2024

A história é escrita de forma fluída e com ótima escrita, mas não funcionou comigo. Não me apeguei a personagem, achei chata e moradora assídua da coitadolândia. O romance foi sem sal.
Camila e Luís ganharam meu coração, me diverti muito com eles.

malu 09/01/2024

As vantagens de ser ?você?
EU NECESSITO DE CONTINUAÇÃO!!!

Eu to sem palavras pra esse livro e com muito medo que Ray Tavares tenha instalado uma câmera no meu quarto e instalado uma kitnet na minha cabeça pra escrever um livro sobre mim porque NÃO TEM OUTRA EXPLICAÇÃO!

Me identifiquei MUITO com a Ana e com a Barbara, elas são simplesmente "engual eu". Acho que marquei mais de 30 trechos que me fizeram suspirar, refletir ou explodiram minha cabeça.

O livro é muito mais do que um romance. É sobre insegurança, ansiedade, se sentir uma m*rd* e encarar todos sentimentos como somente seus, quando eles são universais. Parafraseando Barbara: TA TODO MUNDO NA M3RD4.

O começo é meio paradinho, mas mesmo assim a escrita te cativa e te faz continuar. E se você ta lendo as avaliações procurando motivos pra continuar vou te dizer que esse livro é igual aquele meme do homem escavando a terra pra achar um milhão de diamantes (desculpa se vc não pegou a referência passo muito tempo jo twitter) Mas só LEIAM.
Vocês vão achar diamante, ouro, esmeralda e talvez até se sentir f0d* kkkkkk

laura3826 08/01/2024

Primeira leitura de 2024
Esse livro não me cativou em nenhum momento. não consegui gostar de nenhum personagem, principalmente da ana. eu fui ler esperando que seria um romance sáfico, fofinho e leve e recebi uma personagem principal insuportável de tão chata, romance meia boca. empurrei muito com a barriga essa leitura, pensei em abandonar diversas vezes, mas mesmo assim fui até o fim pra pode falar com propriedade o que me desagradou. eu como uma mulher no início dos meus 20 anos, que tem suas crises, e é muito chata, achei tudo muito ruim e forçado, exagerado até. a personagem não passava uma página, sim, uma página, sem reclamar. tudo bem, já entendemos, ana. o romance também foi muito sem sal. as frases prontas de twitter é outra coisa que eu não preciso nem comentar. enfim, gostos, entendo quem gosta desse livro e sei que muitos que vão ler vão gostar, só não foi pra mim. leitura maçante e torturante.

Mariana113 08/01/2024

Trip pro jalapão, quem vai?
Que clichê doce eu leria esse livro em looping
quantas vezes conseguisse, a história e a mensagem que deixa, simplesmente incrível.
acho que de verdade oq eu preciso pra ser feliz é um retiro no jalapão!

soso.taylors 07/01/2024

Tão real e relacionável como uma música da Taylor Swift
Esse livro é e não é o que eu achei que ele seria. Comecei a lê-lo achando que seria um romance leve e descobri que ele era uma jornada de amadurecimento. Desde o primeiro capítulo eu me apaixonei pela escrita da Ray, há algo na maneira que ela organiza as palavras que torna quase impossível você largar o livro antes de terminá-lo.

O humor ácido da Ana, toda a ironia e suas experiências extremamente fáceis de se identificar deixa tudo confortável (às vezes nem tanto assim) e verossímil. Esse livro inteiro foi uma grande aventura dentro e fora dele.

Me identifiquei com a Ana logo de cara e não foi muito legal perceber que eu compartilhava com ela até os defeitos. Já tive o sonho de fazer letras ou biblioteconomia para trabalhar especificamente com livros, mas desisti quando todos ao meu redor me disseram que eu passaria fome seguindo uma área artística, e como eu também nunca confiei muito nos meus escritos, preferi tentar algo mais tranquilo. Prestei vestibular no ano passado e nesse momento, estou esperando o resultado (tendo crise de ansiedade todas as noites pensando no que farei se eu não passar). Ler esse livro além de ser um grande tapa na minha cara de adolescente de quase 18 anos, foi também como um abraço apertado. Foi como um afago me dizendo que tudo vai ficar bem mesmo que eu não esteja sem por cento satisfeita.

Mas falando da parte em que ele É o que eu esperava, eu me apaixonei pela Bárbara ao lê-la pela visão da Ana, e fui me afeiçoando a ela mais ainda conforme lia. Que garota incrível e apaixonante! Eu também amaria ela a vida inteira se fosse a Ana, e nem ficaria triste. Cada vez que ela citou a Taylor Swift eu ganhei um ano de vida, porque só ela é capaz de entender nós, garotas, em nossos carros de fuga.

Já o Luís, percebi que ele seria o exato tipo de cara que eu gosto se ele não fosse gay, mas isso não me impediu de gostar muito dele também (platonicamente). Também tive uma forte identificação com ela pelo vício em nicotina (vício que, assim como ele agora, estou tentando deixar para trás).

A mesma coisa serve para a Camila, linda e talentosa, embora seja hétero :( Mesmo assim, continua sendo uma personagem maravilhosa que me arrancou muitas risadas, além das reflexões em certos momentos.

Apesar de todas as reviravoltas, acho que a mais inesperada para mim foi a do Gael. Acho que, assim como a Ana, fiquei o livro inteiro esperando ele se revelar um grande babacão para ter um motivo para odiá-lo, o que não aconteceu. E eu não consegui odiá-lo também, porque ele foi um cara muito gentil o livro inteiro.

Adoro livro em que os personagens são reais, cometem erros e amadurecem de uma maneira sutil na história, e encontrar isso tudo aqui foi uma surpresa boa demais. A Ray soube construir perfeitamente a narrativa e nos prender de uma maneira que somos capazes de enxergar só a visão da Ana, até o clímax, onde a nossa compreensão parece finalmente se expandir. Dito isso, eu acabei de terminar a primeira leitura do ano e ela foi favoritada.

Bellah.Ondei 07/01/2024

Fraco
Confesso que o começo do livro me prendeu
bastante, fala sobre a crise dos 20 e poucos anos
e acabei me identificando com muitas coisas
da história. Porém, o enredo é bem fraco, muito
conveniente tudo, tudo dá certo no final. A escrita
é boa, mas extremamente militante e esquerdista,
Óbvio. Me incomodou bastante a apelação, me
pareceu frases para "impactar". Acabou me
decepcionando bastante, eu estava realmente
empolgada e do meio para o final foi bem ruim.
Parecia uma discussão no Twitter, foi bem fraco, tinha potencial para ser melhor.

danithomaselli 06/01/2024

A Ray Tavares leu a mente de todo mundo com 20 e poucos
Simplesmente irretocável, esse livro traz inúmeras inseguranças, reflexões, problemas, medos e anseios do começo da vida adulta. Aos 20 poucos anos, temos toda uma vida pela frente, mas nos sentimos atrasadas, fracassadas, com medo de decepcionar as pessoas que amamos? esse livro é um lembrete de que ainda há muito para viver, de que a perfeição que vemos do outro lado da tela nas redes sociais não é real e que o momento presente é tudo o que temos e tudo o que importa.

Lyvia.mra 05/01/2024

Um sonho não deveria doer
Ana é uma jovem de 24 anos completamente perdida. Está em um emprego que detesta, morando com os pais, se comparando com a irmã bem sucedida ( e com todo ser vivo que tem um Instagram) e o pior de tudo: não consegue fazer aquilo que a faz se sentir viva.

Escrever é sua paixão, então por que não consegue escrever nem se quer uma linha?

Tentando resolver os seus problemas e em um ato impulsivo ela compra um livro: "Você só será fod@ quando se sentir fod@"

Enfim, o que poderia acontecer? Fora é claro, ir em uma viagem maluca com seus 2 grandes amigos e sua grande crush do fundamental ( junto do namorado dela).

Amor e ódio pela Ana, no começo a achava uma chata que só sabia reclamar e olhar pro próprio umbigo. Depois... Bem, comecei a me indentificar com ela! ( O que foi um grande tapa na cara).

Uma história divertida do começo ao fim, com certeza.

"Então eu quero parar de sofrer um pouco, e quero buscar a felicidade e realização em outros lugares. Agora, neste momento, e não viver sempre pensando no depois, no amanhã, no futuro..."

Juliete23 02/01/2024

As Vantagens de Ser Você
Confesso que não era assim que gostaria de me sentir ao finalizar a primeira leitura do ano.
Estava com muita expectativa nesse livro.
Louca por um romance lésbico fofinho, autora nacional.
Mas infelizmente meu primeiro contato com a escrita da Ray não foi boa para mim.
Ana é uma personagem intragável, não conseguiria ser amiga dela.
Além de ser pessimista o tempo inteiro é egocêntrica, sempre faz tudo ser sobre ela e só a vida dela é ruim.
O fato do livro ser inteiramente narrado por ela, faz a leitura ser bem difícil, já que ela não cativa em nada.
Foram muitas e muitas páginas de reclamação e lamúria, essa mina seria facilmente do grupo do povo que passou 40 anos no deserto porque reclamava. ( Se essa história fosse real, claro).
Além disso, o romance é raso e superficial.
A única parte boa do livro é Camila e as indicações de música da Taylor e afins, deu até vontade de ouvir todas depois.
Espero futuramente topar em outro livro da Ray e conseguir me conectar.
Infelizmente não consigo avaliar além do que sinto.
Então, pra mim não deu bom.
Até a próxima

samzjulio 28/12/2023

Não foi pra mim!
Comecei esse livro achando que seria um 5 estrelas e fav, vi muitos criadores de conteúdos literários falando bem desse livro e resolvi dar uma chance, mas acho que não foi pra mim.

Gostei da ideia do livro sobre a Ana ser uma mulher de 24 anos e tentando dar sentido a tua vida. Mas esse negócio de coach, retiro espiritual no meio me broxou legal.

Chegou nas ultimas 30 pags e eu já não aguentava mais ler esse livro (tirando a parte que abandonei esse livro por meses), então simplesmente li não me importando mais com nada.

luana 24/12/2023

Ray Tavares olhou para mim e fez a Ana ?
Não acredito que tinha me esquecido de falar dessa PRECIOSIDADE!! As vantagens de ser você simplesmente foi uma das leituras mais gostosas e divertidas que tive esse ano. Ray Tavares é uma escritora de mão cheia, não economiza nas referências (que são icônicas) e nos detalhes. Esse livro me surpreendeu tanto porque a Ana é literalmente EU! Ela tem um emprego horrível de telemarketing, o mesmo que o meu, e tem pensamentos tão parecidos com os meus (não sei se isso é bom ou ruim) então, sim, eu me identifiquei bastante. É muito lindo acompanhar o desenvolvimento dos personagens, com eles acertando, errando, fazendo MUITA merda e passando por situações imagináveis. A gente pega muito apresso pelos personagens, todos são maravilhosos e não tem pontas soltas em NADA. Amei a Bárbara ser uma mulher negra bem sucedida, infelizmente quase não temos essa representatividade nos livros, então achei muito legal essa parte também. O único erro que me fez dá 4 estrelas e não 5 foi o fato de ter Taylor Swift no livro (sim isso mesmo que você tá lendo) Achei desvio de caráter a Bárbara ter todo aquele molho e gostar da paula fernandes do texas? A não. Então toda vez que a Taylor era citada eu fingia que era outro artista ? na minha cabeça a Barbara é fã de Alcione.
Tirando isso, foi muito bom de acompanhar e já quero o livro físico para ficar na minha estante