As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

povdelrey 06/02/2024

Sera que a gente precisa ser f*da ou feliz?
Cara, eu estou impactada. Acabei de terminar esse livro, literalmente, e não tenho palavras para descrever a alegria que sentia nessas 350 páginas.
Nunca me identifiquei tanto com palavras, nunca ri tanto e me senti tão no Brasil como me senti nessa obra de Ray Tavares.
Essa mulher sim sabe ser f*da, e eu não sei descrever o sentimento que esse livro traz.
O melhor grupo de amigos, um ótimo desenvolvimento de personagens, um romance tão cru e lindo que eu me senti dentro da própria história, como se a Ana, o Luís, a Cami, a Babs e até mesmo o Gael fossem meus amigos próximos e eu estivesse apenas lembrando dos nossos momentos.
Gosto de como a autora coloca as representatividades nos personagens (fiquei muito feliz de ver uma mulher preta bissexual), gosto do humor que é MUITO IGUAL ao do meu grupo de amigos, gosto das situações reais que ocorrem com os personagens e que podemos enxergar que ocorrem também no Brasil.
Eu simplesmente amei esse livro, amei com todo o meu coração e eu amei entender que eu não preciso ser f*da e sim feliz.

Aline221 04/02/2024

Surpreendente
Eu comecei achando que seria só mais um livro leve sobre um romance sáfico, poxa vida! O que a Ray traz nesse livro e que eu acho que todo mundo deveria ler, é sobre insegurança, medo e sobre a esmagadora cobrança que a sociedade coloca sobre os jovens em ter tudo estabelecido e encaminhando na vida antes dos 30. E tudo isso com um enredo descontraído e envolvente. Amei demais, me tocou, me vi em várias páginas desse livro, me senti abraçada no final. Incrível ??

fpires 04/02/2024

3estrelas é bom!
Sinto que esse livro tem uma experiência melhor para jovens que estão mais ou menos na mesma situação da protagonista. Eu, como uma adolescente que ainda está na escola, não me identifiquei com muita coisa e até me estressei com outras
Eu pessoalmente achei a Ana bem chata kkkkk, mas quanto ao livro em geral, meu Deus que comédia maravilhosa!
Ponto extra para os personagens também, que eu amei. E novamente ressaltar o humor maravilhoso desse livro.
Muito feliz com meu 3° nacional do ano!

Clara 30/01/2024

Esperava uma história padrão?
Esperava uma história padrão, com aquele clichê bem definido entre início, meio e fim. Apesar da autora trazer elementos bem característicos de um romance clichê pra esse livro, ele explora temas diversos que fogem um pouco disso. A inconstância da casa dos 20, de olhar para todo lado e ver alguém ué você julga estar melhor que você, querer viver experiências novas pra pelo menos ter história pra contar.

A parte do livro de autoajuda e do coach motivacional, pra mim, é uma das ideias que passam pela cabeça de todo mundo que se acha vulnerável em alguma situação, só que no caso da Ana, essa vulnerabilidade extrapolou todos os limites (inclusive estaduais).

É triste pensar que na maioria das vezes só escutamos os outros em momentos de caos e confusão, como a cena da Ana, Bárbara, Luís e Camila, que eram amigos a muito tempo e nunca tinham parado pra ouvir o lado um do outro.

No final das contas, amei o romance e tudo que se desdobrou em cima dele, mas além disso tudo, essa história me trouxe um acalento, que eu não sou a única jovem adulta perdida (ou pensando estar perdida no mundo).

Julia 28/01/2024

Aaa gostei bastante do livro e como a história foi indo e a personalidade dos personagens super jovens e engraçados ? gostei mto E PASSEI MTO ÓDIO ESPERANDO O ROMANCE VIR LOGO mas cada minuto valeu a pena! só achei q tem alguns comentários jogados do nada sobre política q são meio desnecessários e não conceituados tipo joga lá e nem faria falta achei meio militante KKKK mas de resto é muito bomm ??

Mayzinha 28/01/2024

Talvez você precise ler esse livro
Edifique a sua vida com esse livro, bom poderia ser um título de coach mas não, na real é como nós jovens de 20 poucos precisamos ler e ter o sentimento de pertencimento, é ver que a gente surta com muitas coisas é na real a gente é apenas mais uma Ana ou Bárbara, Luiz ou Camila, é se ver onde há esperança e um pouco de humor sobre nossa situação, é derramar lágrimas e depois sorrir depois e sentir que o caos pertence a nossa vida e como nós vamos lidar com ela, bom sobre o livro eu só tenho uma coisa a dizer:
Pensa em um livro SEN-SA-CIO-NAL! eu amei do início ao fim, um livro leve cheio de humor e reflexões sobre a vida, de muito amor e uma escrita tão viva, acolhedora e ainda tão Brasil, com tantas emoções.

Eu me diverti lendo e não desgrudei desse livro, fazia tempo que um livro me prendia assim, foi cada emoção por trás desse livro, identifiquei muito com a Ana, sério e me senti dentro do livro.

Leiam, é muito bom e a escrita é fantástica.

Diana Araújo 28/01/2024

Risadas, reflexões e vontade de ir pro Jalapão!
Eu tava sentindo falta de uma leitura divertida e um dia fiz um acordo comigo mesma, escolhi dois livros para ler o primeiro capítulo, o mais divertido eu iria continuar. Foi assim que eu terminei acordando minha namorada depois de gargalhar com as primeiras páginas de As Vantagens de Ser Você.

O humor brasileiro é único! Experiências como andar de transporte público e pais mandando notícias de concursos públicos incansavelmente só o jovem adulto brasileiro sabe como é. E quando um escritor sabe extrair o melhor de situações como essas e outras brasilidades, o resultado é você lendo, rindo e pensando ?é exatamente assim que acontece?.

Ray Tavares é um exemplo desse talento que eu amo em histórias brasileiras. Além da criatividade para criar uma situação inusitada atrás da outra, durante uma viagem de carro de 3 dias cruzando o país. Quando eu achava que as coisas iam acalmar? nananão, vinha outra situação que me deixava chocada. E, nossa, e eu com certeza agora quero viajar pro Jalapão. A descrição perfeita dos lugares me fez sonhar, e quando procurei por fotos na internet? cabousse, já quero ir!

Mas para além das situações engraçadas, Ray também soube descrever muito bem as angústias, os medos, as frustrações do início da vida adulta, como é estar ansiosa quanto ao presente e ao futuro, insegura quanto à sua capacidade de vivenciar seus sonhos e se sentir realizada, e tudo isso em meio realidade nada fácil que é conseguir se manter financeiramente na vida, além de psicologicamente e emocionalmente sã, enquanto as comparações com outras realidades são intermináveis. Ufa! Difícil ser jovem adulto hoje em dia!

A história de Ana é um exemplo da importância do diálogo e de reconhecer que para sair do lugar de desconforto, é necessário abrir mão de insistir só no que seria o caminho ideal, mas estar disposto a dar passos que são possíveis dentro da nossa realidade.

Como pode, tantos assuntos difíceis assim dentro de um romance jovem e engraçado? Isso é arte da literatura! Queria risadas e ganhei, mas também com muita reflexão e ainda incentivo pela coach quântica Ray Tavares - piada com o livro - a dar alguns passos em busca de um certo sonho.

@eraumaveznumlivro

Bia 22/01/2024

Me mostrou quais as vantagens de ser ?eu?
Acho que o título da resenha dita qual o tom desse livro, e talvez eu tenha dado 3 estrelas por começar a leitura com uma expectativa e receber algo diferente, como meu perfil mostra eu amo romances e ?as vantagens de ser você? não pode nunca ser resumido como um romance, porque esse livro é muito mais do que isso, a complexidade de entender que tá todo mundo lutando pra ser melhor e desejando ter o que ainda não tem é o ponto alto dessa narrativa, na minha visão a autora foi feliz em todas as decisões tomadas pra cada personagem, me senti representada me senti vista e gostei muito dessa leitura! :)

Ana.Filgueiras 22/01/2024

Um livro que eu não esperava nada e que me surpreendeu,a forma como a autora aborda o tema de sonhos de carreira e realidade é muito sensível e realista.Alem disso a forma como a autora escreve torna a leitura fácil e leve de seguir,não é a toa que li em um dia

Odara.Lanzoni 21/01/2024

Me decepcionei...
Que protagonista chata!

Gostei da ideia do livro, da proposta, da escrita da autora e da representatividade, sem dúvidas.

Porém me decepcionei com a quantidade de coisas que tiveram que acontecer para que uma pessoa enxergasse a outra.

É um livro divertido.
Roberta 21/01/2024minha estante
nossa SIM a protagonista é insuportável

vcmechamademar 21/01/2024

Superou minhas expectativas!
Já tinha escutado sobre esse e eram só elogios, então as expectativas estavam altíssimas e felizmente foram superadas! Esse livro é incrível! Eu nunca me identifiquei tanto com um personagem principal igual aqui, a Ana é cheia de defeitos e acertos que são semelhantes a qualquer outra pessoa na casa dos 20 anos, senti os mesmos medos, anseios... Esse livro acabou sendo exatamente o que eu tava precisando ler nesse momento, fora que a escrita da autora é fenomenal, o humor ácido da personagem também me pegou muito! Amei demais.

Mariana288 18/01/2024

"I don't wanna look at anything else now that i saw you"
Esse livro é tudo de bom!! Autora nacional, personagens q vão te ganhando conforme a história vai passando , amadurecimento, romance safico fofo demais, uma viagem com MUITO perrengue envolvido e menções a músicas da Taylor Swift. Sem dúvidas um dos melhores livros q eu já li,com um final feliz de deixar o coração quentinho e cinco estrelas!!!!!
Ray Tavares preciso de uma continuação urgente!!

Lina 17/01/2024

Esperava mais..
Leitura difícil, mas não pela escrita e sim pelo conteúdo. O livro apareceu para mim através de alguns vídeos do TikTok sobre a Bienal de 2023, sendo muito elogiado então achei que valeria a pena fazer essa leitura.

Durante a leitura a única coisa que passava pela minha cabeça era de que eu estava lendo as mesmas coisas que aparecem no explorar do Twitter. Achei a militância um tanto quanto exagerada e colocada de qualquer forma no texto, aparentemente para causar algum impacto ou uma necessidade de alfinetar algo sem profundidade.

A conclusão não me conquistou também, achei o fato da Ana ter mudado o pensamento e personalidade em questão de dias totalmente irreal. Ela se conectou com a natureza, trocou algumas palavras e o já estava pronta para demonstrar empatia como nunca fez durante todo o livro. Fora o romance e sequência de atos de redenção logo nas últimas páginas, acaba que a história fica corrida.

Acredito que o que salva seria o enredo da Camila e Luís, que trazem carisma e humor para a história. Gosto da ideia da crise dos 20, mas é retratada de forma rasa.

3/5 ??

lau.zi 15/01/2024

Livro nacional, referência a política com piadas e cultura.
Me fez refletir sobre a crise dos 20 e poucos.

clara 15/01/2024

Clichê legal
Achei um clichê sáfico bem legal e com umas mensagens bem motivadoras! gostei da personagem Bárbara ser uma swiftie e representar todos nós. boa primeira leitura do ano!