Em busca de mim

Em busca de mim Viola Davis

Resenhas - Em busca de mim

Emma Mmerichkwu 30/05/2024

Que vida!
Eu não fazia ideia do que esperar desse livro. A única informação que tinha dele posteriormente a leitura, é que conta a história de vida da Viola Davis, e que VIDA.

Eu não sabia quem era Viola Davis, sempre a admirei por seus trabalhos e suas famosas frases, mas nunca em mil anos eu conseguiria imaginar a vida dela. Ela é uma pessoa que merece a vida que tem, merece sua fama, seu dinheiro, seu público, seu reconhecimento, e você percebe isso ao ler o livro, não apenas por sua história, mas também por sua criatividade e talento!

Ela teve uma vida onde até sonhar era um privilégio. Desde pequena, as pessoas duvidaram de sua beleza, suas capacidades e sua inteligência. Ninguém deu uma oportunidade para ela, e mesmo assim ela persistiu. Mesmo quando não sabia aonde iria chegar, ela continuou. Dentro de um mundo que claramente não foi criado para ela, Viola Davis criou seu próprio mundo. Eu sempre louvei a cena icônica da série Como defender um assasino, em que Viola Davis é a principal, onde ela começa a tirar sua maquiagem, sua peruca e fica completamente "nua", natural. É uma cena fortíssima, e quem diria que foi ela mesma quem deu a ideia da cena! Que mulher, meus amigos, que mulher.

Fico muito feliz de ter lido o livro da Chimamanda Ngozi Adichie e da Thiarlley Valadares, que entram em detalhes sobre o perigo da história única, algo muito abordado neste livro também. Como enxergamos o mundo e as pessoas está cada vez mais mudando, e espero que continue a mudar.

Viola Davis sabe a plataforma que tem e a usa com inteligência! Ela levanta a autoestima de pessoas que passam por situações que ela já passou e dá voz a causas importantes, normalmente ignoradas pelo público geral. Antes desse livro, se alguém me perguntasse qual famoso eu gostaria de conhecer, não teria uma resposta genuína, mas agora responderia sem pensar: Viola Davis, com certeza. Ela tem muito conhecimento e história para compartilhar, e tudo que devemos fazer é ouvir.

O livro é ótimo, maravilhoso. Recomendo muito! Aborda diferentes temas e nos ensina muito. Li online, mas sinto que é meu dever ter essa obra de arte em minha estante.

Priciliana0 30/05/2024

Uma preciosidade
Esse livro me tirou da zona de conforto. Foi minha primeira leitura de uma biografia, e eu não sabia o que esperar.
Do início ao fim, Viola de "despe" ao leitor, contando fatos e acontecimentos de sua vida, desde a infância, até a vida adulta. E como tudo que o que aconteceu a ela e sua família reverbera em seu presente. E mais ainda, como e o quanto a atuação fez diferença não só para ela, mas para os seus.

Já a admirava como artista, pelo seu talento e trabalho impecáveis, e afora a admiro como ser humano. Vale muito á pena a leitura e veio em uma ótima hora para minha vida

Gabriela3791 30/05/2024

A gente pode, sem dúvidas, reescrever nossas vidas
Incrível como a história da Viola é tão comum e tão semelhante a vidas de tantas mulheres negras.
toda a sua jornada relatada nesse livro me deixou completamente envolvida num misto de sentimentos, são vários gatilhos. o tanto que a gente se identifica com várias situações. o tal do "nenhuma experiência é única", é real em muitos aspectos mesmo.

gostei.

Beiel :) 29/05/2024

Viola, a Mulher que você é!!!
Viola Davis é uma força da natureza. Que livro maravilhoso, virou meu favorito da vida! Eu já admirava muuuuuuito ela, e agora simplesmente 1000% a mais. Por isso eu amo ler biografias. Conhecer mais alguém pela sua própria ótica é uma das experiências mais avassaladoramente reais e fantásticas!

TalitaFranco 28/05/2024

A história por trás da Grande Viola
Livro denso, em alguns momentos pode ser emocionante desgastante.
Sem duvida uma história de vida que nos leva a fazer muitos questionamentos sobre: amor, perdão, relacionamentos abusivos?
A história da atriz mostra o quando ela foi resistente e ressignificou todas as suas dores.

Carolina1551 27/05/2024

Mulher Gigante!
Muita admiração por ela antes e apenas aumentou em cada palavra escrita nesse livro. Que dádiva de pessoa, uma benção muito grande poder prestigiar e acompanhar trajetória de Viola!

Re Nader 27/05/2024

Um livrão! Mesmo!
"Dizem que a terapia bem-sucedida é quando você vive a grande descoberta de que seus pais fizeram o melhor que puderam com o que tinham disponível."
É uma frase impactante atrás de outra frase impactante!
Um soco no estômago atrás de outro soco no estômago!!!
Que vida minha gente, e que coragem de quebrar um ciclo de miséria!
Saber perdoar é para os grandes de espírito, e essa mulher forte mostrou tudo que podia tê-la feito desistir e virar as costas para sua família, mas não! Ela os perdoou e honrou!

Gabriella546 27/05/2024

Superação
Eu li esse livro e me emocionei muito durante todo o tempo. É uma história de sobrevivência e superação. É nítido como o caráter da Viola não foi corrompido, ela cresceu com todas as dificuldades, fome, pobreza, miséria, violência e mesmo assim ela não foi uma pessoa ingrata ou ficou com raiva da sua família, muito pelo contrário ela ficou com eles e ajudou até o fim. Isso é algo muito raro de ver e é muito precioso. Amei a biografia, não existe nota possível que não seja 5 estrelas, isso não é uma ficção é uma história de sobrevivência, é real e visceral.
Raphael393 27/05/2024minha estante
Estou lendo e cheguei na metade hoje e realmente me pego com lágrima nos olhos em certos momentos.

Gabriella546 27/05/2024minha estante
psee, mt triste tudo q ela teve q passar, fome e preconceito nos níveis mais altos possíveis e ter conseguido superar isso sabe, todo mundo tinha q ter essa oportunidade

Reginadefreitas 27/05/2024

Viola é uma força da natureza.

Pobreza extrema; todos os tipos de abuso; racismo dentro e fora da indústria que hoje ela ocupa brilhantemente? tanta coisa!

A história de vida dessa mulher é um soco no estômago.

Viola é uma sobrevivente.
Reginadefreitas 27/05/2024minha estante
A nota era pra ser 5. Não vou apagar.

Não confiem 100% nessas notas. ?

Reginadefreitas 27/05/2024minha estante
A nota era pra ser 5. Não vou apagar.

Não confiem 100% nessas notas. ?

Lilian.Inoue 26/05/2024

Admiração
Que mulher hein, ja gostava da sua atuação, e agora, conhecendo mais da sua vida... fiquei mais fã ??

mari 25/05/2024

Confesso que me interessei pelo livro depois de ter visto algumas avaliações positivas, e não conhecia a grande maioria dos trabalhos da Viola e nem sabia que eram tantos. Só tinha assistido How to Get Away with Murder, onde ela foi brilhante, e alguns pedaços de entrevistas dela com falas muito assertivas.
Nesse livro a Viola mostra que por trás da mulher brilhante nas telas, um caminho longo foi percorrido pra chegar lá. Ela conta em detalhes os traumas vividos na infância e na adolescência, e são muitos. Também nos mostra que a carreira de um artista nem sempre é tão luxuosa quanto parece. Eu mesma não fazia ideia de como era difícil um ator conseguir um bom papel, mesmo depois de já ter feito algum sucesso, e nunca tinha parado pra pensar em como é quase impossível uma mulher negra retinta ser a protagonista de algo. Viola realizou o quase impossível, e nos fala cada detalhe dessa jornada. Enfim, ela fala sobre diversos temas também, a única coisa que fez a leitura ser um pouco mais lenta pra mim foi a quantidade de referências artísticas americanas que eu não conheço e são citadas o tempo todo no livro. Mas valeu muito a pena! Chorei com algumas reflexões dela e alguns momentos emocionantes. Já quero assistir tudo que essa mulher fez.

Ana Carol 24/05/2024

Uma leitura difícil
Não é um livro fácil de ler. A história da Viola é pesada e difícil, mas vale seguir com ela até o fim

Paulo2196 23/05/2024

Pule e você descobrirá como abrir as asas enquanto cai - Ray Bradbury

Miséria, fome pobreza, bullying, violência doméstica e familiar, preconceito...tudo isso nossa protagonista sofreu na pele, e acredito que, por ter vivido e sobrevivido a tudo isso que Viola Davis se tornou na brilhante atriz que é hoje. A força de vontade, o talento e um desejo ardente de sair daquela vida de pobreza e miséria, a fez saltar e descobrir que possui asas.
Nada foi fácil em sua vida, assim como não é para qualquer pessoa criava em um país racista e repleto de ódio e inveja, onde para se viver é preciso ter um passaporte cujo símbolo é: ter a pele branca. Além de ser branca é preciso seguir os modelos clássicos herdados dos europeus.
Logo no início do livro até metade deste, o leitor vai se deparar com um pedido de socorro em cada página lida, o sofrimento e dor daquela família, migra para o leitor de uma forma empática que, não tem como em alguns capítulos, fechar o livro e respirar fundo e dizer: Meu Deus! Isso existe.
Uma autobiografia de fácil leitura, com um conteúdo forte e empolgante.
Hoje, Viola Davis é uma atriz e produtora aclamada internacionalmente, conhecida por papéis jamais esquecidos como: a empregada Aibileen, em História Cruzadas, entre outros.
Ela ganhou vários prêmios entre eles um Oscar.Em 2012 e 2017 fora selecionada pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e é uma das atrizes mais bem pagas do mundo. Mas para chegar até lá, teve que pagar um preço. Quer saber qual foi o preço: Então leia o livro.

Luiza 23/05/2024

Sem palavras
Amei como ela se expressou ultilizando sua "eu" do passado para relatar acontecimentos pretéritos. A Viola realmente conseguiu trazer sua trajetória de vida, mas não só desabafando, e sim mostrando para o mundo de que tudo pode haver uma solução. Simplesmente incrível essa autobiografia.

Larissia.Bezerra 23/05/2024

Ninguém sai ileso de VIOLA!
Comecei essa leitura ano passado, mas não era o momento, eu não estava pronta. Dei um tempo, e retornei meses depois, e era o momento exato, era o que eu precisava ler.
Chorei e sorrir, me emocionei, sentir raiva, dor, luto, tristeza, alegria, vibrei em tantos momentos, torci pra dar certo, xinguei! Ninguém sai ileso dessa leitura.
Obrigada Viola Davis, você é deus! Você também é uma mulher negra, você é humana.