Áureo

Resenhas - Áureo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andressa1296 06/07/2023

Ahhh não...
Por favor me fala que esse livro tem continuação... Porque se não vou ficar fula da vida...
Gostei bastante história da construção dos acontecimentos... só que muita coisa ficou sem explicação....
julhez 21/07/2023minha estante
Tem uma continuação, sim! O nome é "Maldição" e inclusive já foi lançado pela Rocco ;)

Andressa1296 21/07/2023minha estante
Nossa fui olhar e porque tão caraaaaaa.... misericordia kkkk

julhez 21/07/2023minha estante
Então! Os livros dessa autora são maravilhosos mas o preço é uma facada mesmo ? kkkkk

Brenda Aline 06/02/2023

O 'Q' da Emoção
Alguns livros nos dão a impressão de que em apenas alguns capítulos lidos um turbilhão de coisas já aconteceram, porém lendo esse em especial sinto como se fosse o inverso. Quanto mais eu lia mais eu achava que não tinha lido nada, nada de interessante acontecia e que estávamos só devaneando através das páginas.

Leitura ia se arrastando, o tempo ia passando e sempre ficando com os mesmos questionamentos. E por esse motivo o final sempre fica muito corrido e as coisas sendo jogadas muito adoidado, enfiando goela abaixo do leitor acontecimentos que em 75% do livro foram só construção de cenários e personagens, 15% foram a iniciação do que seria algo interessante pra se explorar de fato na história, e restando 10% para explicar tuuudo e nem explicou muita coisa, só abriu mais questionamentos para uma possível continuação.. :(

Mas não me entendam mal, a história é até que interessante, nos prende (pelo menos o suficiente pra ler mais um capítulo), gostei dos personagens, porém não me senti muito apegada a eles, mesmo quando as coisas iam acontecendo não senti nada além de incredulidade e o quanto a autora consegue introduzir em uma coisa "fofa" algo tão cruel. Mas o 'Q' da questão aqui é que não tem muita ação, aventura e até o romance é construído às migalhas.

Mas acho que a escrita da Marissa é sempre nessa pegada, um passo de tartaruga de cada vez. Senti isso tbm lendo "Sem coração", e em Áureo não foi diferente.
Rebeca 12/02/2023minha estante
Tô me forçando a ler esse, Jesus amado

Ynnay@! 13/02/2023minha estante
Para que idade vc indicaria esse livro?

Brenda Aline 15/02/2023minha estante
Acredito que +14 por conter algumas cenas de violência, mas tirando isso é bem de boa ?

katesamos 30/04/2024

Tinha esquecido dele
O livro é muito bom e com vários plots, mas ele é bem arrastado e lento, os personagens são incríveis então não deixa tão massacrante.
Não é livro único e só descobri na última página pq ficou em aberto

jenni 22/02/2023

Não foi nem um pouco oque eu esperava
Resolvi começar a leitura por influência de uma youtuber e acabou não sendo uma leitura de altas expectativas.
A ideia foi muito boa de transformar palha em ouro so que achei pouco desenvolvido, poderia ter acontecido muita coisa além de ficar indo e voltando daquele castelo. Infelizmente me deu uma leve irritação nos momentos dos detalhes das florestas, castelos, rios...
As partes que mais gostei foi das histórias contadas e claro adorei o Áureo.
Bagunça Books 27/02/2023minha estante
Ainda bem que li sua resenha kkkkkkkk já não perco meu tempo

meowjess 05/03/2024

Achei gostosinho de ler
Que história boa sabe, é muito bem escrito e narrado.

Achei o desenrolar muito interessante, apesar de tamanha crueldade do nosso vilão.

Mas é uma leitura que vale muito a pena e super recomendo.

Bru | @serialivros 08/10/2022

Socorro
Gente, eu particularmente não amo reconto de fadas. Mas esse me pegou.

Pra quem assistiu Once Upon a Time, o Rumpple sempre foi pra mim um personagem que me despertou curiosidade sobre a história dele.

Quando vi que teria lançamento sobre a história, eu me dispus a ler e me apaixonei de fato por essa história.

Me surpreendi muito por não achar que seria um livro que eu conseguiria terminar de ler, e na verdade foi um que se a continuação já estivesse lançada, eu iria passar pra a leitura dela agora.
sabidinhadealga 17/12/2022minha estante
amg tem uma continuação sim, se chama "cursed", só que ainda está em inglês, mas se vc tiver interesse já tem disponível na amazon (e vc pode encontrar pelos cantos escuros que os leitores pobre caminham)

ka 13/06/2023

Sou apaixonada pelos outros livros da Marissa Meyer (crônicas lunares e sem coração), então, quando eu descobri que ela tinha lançado mais uma releitura de contos de fadas, eu fiquei muito animada. No entanto, de todos os livros da autora que eu li, eu acredito que esse seja o mais fraco na minha opinião. Não achei o livro horrível, sinto que, com o passar do tempo, fui ficando mais entretida na história, mas fui com altas expectativas devido a minhas antigas experiências com a Marissa
A mitologia é muito intrigante e algo que eu não estou muito familiarizada, então o folclore em si me cativou. Contudo, o ritmo da história (muito lendo em alguns momentos e do nada acelerado em outros), e o romance com um desenvolvimento meia boca fizeram a leitura ficar levemente arrastada para mim
Pretendo ler o segundo livro porque o final me deixou intrigada a saber o desfecho dessa história. Mas definitivamente não é um dos melhores da autora

Myria.Viana 06/01/2023

Poderia ser melhor
Esse livro tinha tudo para ser maravilhoso, foi bom em muitas partes, mas em outras? Estou até agora tentando entender alguns acontecimentos que ocorreram no desenrolar da história. Passei muita raiva que a personagem principal cujo potencial era grande, mas foi decaindo e ficou bem apagada. O vilão, outro que me fez passar muita raiva de tanta soberba que ele exalava. Contudo para um vilão isso é positivo ou não?!? Kkkkkk Vou acabar por aqui, não sei se contribui para quem deseja ler. ???

Dabss 02/09/2023

Prato cheio para os fãs de OUAT
Faz um bom tempo que esse livro está na minha lista, mas só agora tive a oportunidade de conhecer essa história magnífica e sinceramente entrou para os favoritos do ano. Para quem gosta de contos de fadas e principalmente a série Once Upon a Time vai AMAR esse livro.

A história é uma releitura do conto de Rumpelstiltskin - sim, o duende que transforma palha em ouro -, e vai muitooo além disso. A Serilda, nossa protagonista, é maravilhosa, corajosa, forte e destemida, tô encantada com ela.

A história é maravilhosa, os lugares, os personagens, as histórias dentro da história, afinal Serilda é uma contadora de histórias nata - ou mentirosa, segundo as más línguas. Eu estou ansiosa para ler o segundo livro porque eu preciso de uma explicação para esse final trágico.

Eu AMEI muito essa história. Nota mil.
Laura 02/09/2023minha estante
Quero muito ler, mas não conheço Rumpelstiltskin

Dabss 02/09/2023minha estante
Meu bem, acho que isso não vai atrapalhar em nadinha sabe. Leia, é uma história muito muito boa e vc vai gostar

Laura 02/09/2023minha estante
Já que não vai atrapalhar, irei ler. Obrigadaa

clara3554 18/10/2023minha estante
indo ler por que ouat é a minha série fav

Dabss 18/10/2023minha estante
@anahwt você vai amar

Mimi 12/01/2024

Trata-se de uma série de fantasia.

No começo achei arrastado mas logo me conquistou.

Gostei muito do enredo da história, remete a contos de fadas.

Pretendo ler a continuação.
Lety.Razuk 12/01/2024minha estante
Comecei esse agora e já estou bem animada ?

Yara156 21/11/2023

Áureo traz uma fantasia bem diferente, gostei da narrativa e de como a história é diferente. O final me deixou curiosa pra ler a continuação e como as maldições serão ou não quebradas.

Iparisclarke 19/07/2023

Você sabe que eu quero esse lar
Fazia um bom tempo que venho ficando de olho nesse livro e só estava esperando a continuação para não ter que ler fora de ordem, então lançou o segundo livro e decidi ler. A princípio comecei me divertindo muito com a leitura, mas terminei querendo ir direto pra terapia.

Isso significa que o livro é maravilhoso? Não, o ritmo dele depois de um certo acontecimento fica extremamente e foi um parto ler essas partes, quanto mais lia menos saia do lugar. Outro ponto negativo é o da autora não entregar nada, o leitor e a personagem estão no escuro e quando você pensa que finalmente terá resposta aparecem mais perguntas.

O romance foi um sabor, o desenvolvimento deles e o acompanhar dos sentimentos. A parte da fantasia também não deixou a desejar, mas as partes que eram excessivamente descritivas me deram um leve tédio. Enfim foi um bom livro e espero que o segundo seja ainda melhor.

Fada brilhante 05/08/2023

Que livro
Não sei por qual motivo achada qu3 esse era um livro de fantasia única, então imagine minha surpresa ao esperar 400 paginas pra um desfecho e não ter, então não se enganem, PRECISAMOS do segundo livro.

Coisas de Mineira 28/12/2022

ÁUREO É UMA RECONTAGEM MÁGICA E SOMBRIA DO CONTO DE RUMPELSTILTSKIN
Uma fantasia encantadora com uma contadora de histórias criativa, Áureo reconta as aventuras de Rumpelstiltskin, numa versão mais sombria e cativante.

Áureo é o mais novo lançamento da autora Marisa Meyer, que brilha com seus recontos de contos de fadas, e chegou ao Brasil sem muito alarde pela Editora Rocco. Dessa vez, ela traz uma releitura assombrada de Rumpelstiltskin.

Para situar melhor o reconto, acho importante um resumo do conto original dos Irmãos Grimm. Um duende ajuda a filha de um moleiro, que mentiu para o rei dizendo que a filha é capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. O Rei chama a moça, fecha-a numa torre com palha e uma roda de fiar, e exige que ela faça a sua mágica até o dia seguinte, durante três noites, ou será executada. Ela fica em pânico, até que aparece um duende no quarto e transforma toda a palha em ouro, mas quer um pagamento: na primeira noite, seu colar; na noite seguinte, o seu anel. Na terceira noite, quando ela não tinha nada para lhe dar, o duende aceita fiar o ouro em troca de seu hipotético filho primogênito.

O Rei fica impressionado, casa-se com a moça, e, quando ela finalmente dá à luz, tenta escapar do pacto. O duende volta para cobrar o pagamento, mas aceita fazer uma troca: a rainha poderia ficar com a criança se ela conseguisse adivinhar o nome dele no prazo de três dias – o que ela faz depois de ouvir Rumpeltstiltskin cantando sobre si mesmo. Frustrado, o duende deixa a rainha, seu rei e seu filho em paz.

O nome Rumpelstilzchen é de origem alemã – e por isso a autora utiliza de várias expressões e nomes nessa língua. Rumpelstilt ou Rumpelstilz era o nome de um tipo de duende, também chamado de pophart ou poppart, que faz barulhos como batidas em madeira. O significado é semelhante ao de “rumpelgeist” (“barulho fantasma”) ou poltergeist, um espírito travesso que faz barulho e move objetos domésticos. Pode parecer muita informação, mas com certeza essas dicas vão lhe ajudar a entrar mais rápido no livro.

"Mas toda história tem dois lados. O herói e o vilão. A escuridão e a luz. A benção e a maldição. E o que o moleiro não entendeu é que o deus das histórias também é o deus das mentiras."

RESENHA DO LIVRO ÁUREO, DE MARISSA MEYER

Áureo nos apresenta Serilda, uma garota de dezoito anos. Segundo uma lenda em sua vila, ela foi “amaldiçoada” pelo deus trapaceiro Wyrdith, que lhe deixou uma característica peculiar: seus olhos possuem curiosos raios dourados. É ajudante da professora da escolinha local, e conta histórias fabulosas. Entretanto, os adultos não confiam nela, que acaba meio isolada. No entanto, ela se delicia enquanto contadora de estórias, que curam um pouco as feridas do fato de sua mãe ter desaparecido, bem como da falta de perspectivas de um casamento.

A história favorita das crianças é aquela sobre a Caçada Selvagem. Durante a lua cheia, o véu que separa o reino mortal do mágico desaparece, e o Rei Erlking conduz as almas dos mortos-vivos em uma caçada, que aterroriza os mortais e captura as feras mais exóticas. As crianças se divertem!

Na noite da Lua de Neve, Serilda escuta os uivos da caçada se aproximando de sua aldeia. Ela cuidadosamente abre a porta para encontrar duas donzelas do musgo, que estão fugindo do rei. Serilda esconde as donzelas, até que o próprio Erlking chega à sua porta, e é quando a moça faz o que está acostumada a fazer: conta uma estória, sobre como ela pode transformar palha em ouro.

"Há muito se sabe que, quando a caçada selvagem cavalga sob uma lua cheia, eles frequentemente reivindicam para si almas perdidas e infelizes, atraindo-as a seu caminho de destruição."

ÁUREO: SERILDA DESCOBRE QUE MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS

Em um primeiro momento, o Erkling parece acreditar, e vai embora. Serilda julga que deu tudo certo, até que a próxima lua cheia chega, e o rei bate à sua porta. Ela é sequestrada, trancada em uma masmorra cheia de palha e com uma máquina de fiar, e deve transformar tudo em ouro, ou será morta. Ela entra em pânico, e reza para todos os deuses, até que um garoto misterioso aparece, e diz que vai ajudá-la, por um preço. Mas quem é ele e o que ele quer com ela? À medida que os dois se conhecem, seus destinos se entrelaçam na batalha épica de Serilda para se libertar das garras do Erlking.

Antes de mais nada, Áureo não tem qualquer relação com as Crônicas Lunares, e é a volta da autora para o que ela faz de melhor: os recontos. Instant Karma foi seu passeio por romance contemporâneo, e eu sinceramente não curti muito. Em Áureo, ela está impecável.

Áureo cobre seis ciclos lunares, quando Serilda poderia confessar sua mentira. Mas a cada lua que passa mais ela se aprofunda nas mentiras e suas consequências. Mas são essas estórias que nos cativam, já que ela é uma ótima contadora de estórias. As reviravoltas vão se tornando mais e mais fantásticas, até que parecem se confundir com sua vida real. Ao mesmo tempo que levam Serilda para o sombrio, também trazem novos amigos e aliados.

"Basta passar tempo o bastante com os sombrios para saber que às vezes as coisas menos confiáveis são também as mais belas"

UMA CONSTRUÇÃO DE MUNDO COMO SÓ A AUTORA CONSEGUE FAZER

Marissa Meyer consegue dar uma credibilidade para a construção dos seus mundos como ninguém – sim, sou fã! Abrir Áureo é como entrar em um mundo de fantasia que nos atrai pelas descrições, fábulas e até mesmo por um romance improvável. A capacidade de construir lugares e castelos é tão gráfica que se torna imersiva. Talvez alguns leitores possam sentir o início mais lento, mas livros de fantasia geralmente se iniciam assim, dando ao leitor o tempo necessário para se acomodar à trama.

Além disso, talvez para respeitar o que poderia ser a origem do conto, a autora escolhe algumas palavras no idioma original – o alemão, como Märchenfeld (a vila de Serilda, que poderia ser traduzido como um campo de fadas), Verloren (o mundo do além), Nachtkrapp (uma espécie de corvo sem olhos), Salige Frauen (criaturas que assombram pontes, cemitérios e corpos d’água).

É uma estória sedutora… ambientada em um período medieval, traz duendes, donzelas de musgo, bruxas, fadas, princesas roubadas, crianças roubadas, monstros, castelos em ruínas, masmorras e torres. Existem fantasmas, ghouls, espíritos, feitiços, maldições e encantamentos – além do cruel e vingativo Erlking. Além disso, é o primeiro livro em que os personagens fazem sexo – não se preocupe, não há detalhes, mas a menção, de uma forma bem bonita e lírica. Claro que há suposição nos outros livros, mas aqui temos certeza.

"Um garoto e uma garota que haviam recebido poucas oportunidades de ter um romance, dominados, enfim, por um desejo fervoroso."

AÚREO TEM HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA

Áureo, no entanto, acaba se afastando do Rumpelstiltskin original, pois o personagem é sensível e vulnerável. Claro que existem alguns problemas, como os diálogos, muito afiados para a era que representa, já que Serilda tem uma língua ferina. Mas ela brilha ao contar estórias sobre deuses não binários para ensinar às crianças que elas podem estar além dos papéis de gênero impostos por sua sociedade. Também pesa o romance – ele é de fato um instalove. Faltou um pouquinho mais de desenvolvimento, mas eu achei fofo.

À medida que a estória avança, somos levados para os dois lados do véu numa grande velocidade, deixando o leitor tão desorientado quando Serilda. Ela começa o livro tomando atitudes bem levianas, mas essa desorientação vai chegando no eixo quando ela sente as consequências das suas ações, talvez também por perceber o verdadeiro poder das suas estórias. É quando decide tomar as rédeas da sua própria vida.

É um conto sombrio e cativante, cheio de medo, arrepios, vingança, ódio e terror. Um romance, meio sem esperança. Os personagens são criados de forma brilhante e ganham vida diante de seus olhos com todas as várias luas cheias brilhando intensamente sobre eles. O livro termina com um grande gancho para o segundo livro, ainda não publicado no Brasil, mas que já está disponível no original, com o título de Cursed. Eu estou ansiosa com todo o suspense criado em torno de Serilda, Áureo e o Erlking.

"Em resposta, o garoto deu um sorrisinho torto. Era o tipo de expressão feita para guardar segredos: oblíqua e risonha, com manchinhas douradas brilhando nos olhos."

Por: Maísa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/12/aureo-marissa-meyer-resenha-do-livro