Uma centelha na escuridão

Uma centelha na escuridão Stacy Willingham

Resenhas - Uma centelha na escuridão

Babis Schuina 15/02/2023

Na Média
É um livro interessante, entrega o que promete, prende na medida, tem boas reviravoltas mas é isso e pronto.
Não que seja ruim, mas não me despertou nada. É o tipo de leitura que veio e passou sem muito ruído.
Pra quem gosta de suspense pode ser interessante, não vá com muitas expectativas (como eu) e vai achar o livro bem legalzinho.
Achei bem na média e tá tudo bem.

Renata 10/08/2023

Realmente me surpreendeu
No início eu achei que já sabia tudo que ia acontecer e que era super previsível. Porém mesmo assim estava interessada no desenrolar da história, que me prendeu muito, e por um bom tempo achei que minhas suspeitas estavam certas. Quanto mais eu lia mais eu ficava curiosa e não queria parar de ler. No fim as reviravoltas me surpreenderam, e eu achei que o final fez muito sentido.
Vi algumas semelhanças com o livro ?alguém que você conhece? mas este último eu não gostei porque achei nada a ver o final. Porém o livro que acabei de ler achei que ficou perfeito!

arthur_arrais 25/03/2023

Um livro que não prometeu muito e entregou tudo!
Caraca! Termino o livro do mês de Fevereiro/2023 com um sentimento extremamente satisfatório. Além de ser fã do gênero de suspense, tendo testemunhado nessa obra todos os elementos para se obter êxito nesse tipo de livro, fui surpreendido com nuances psicológicas muito interessantes. A construção da Chloe, seus traumas e suas relações familiares é muito sólida. De quebra, o final explodiu minha cabeça! Amei ter sido feito de trouxa ???

Pandora 02/03/2023

Sem spoiler, mas tem trecho do livro
Vinte anos depois de seu pai ter sido preso, após confessar o assassinato de seis garotas, Chloe Davis é uma competente psicóloga, mas que carrega o trauma dos acontecimentos de infância. Quando outra menina desaparece, ela acredita que o pesadelo está recomeçando.

Então… não é bom e nem é ruim. Não dá pra escrever muita coisa sobre thriller sem dar spoiler, mas destaco duas questões interessantes: a narrativa sob o ponto de vista da filha de um assassino serial condenado, e que é uma pessoa com perturbações psicológicas resultantes do trauma e a tentativa da autora de caminhar seguindo a paranoia da personagem. Estes dois elementos, aliados à ideia do narrador em primeira pessoa não ser confiável, poderiam render um suspense psicológico de primeira. Mas não foi bem assim.

No início achei bem bacana acompanhar a Chloe por ela mesma, saber de seus medos, dos traumas, da dificuldade de levar uma vida normal pós-tragédia familiar, mas na metade do livro ela já está insuportável, paranoica e incoerente, mas não de uma forma interessante, que nos instiga a entrar na mente daquela personagem; ela vai ficando cada vez mais antipática, o que nos distancia dela. E quando nos distanciamos de uma personagem, não nos importamos mais tanto com ela. Chloe é uma profissional supostamente renomada, mas é uma terapeuta que não faz terapia! Ela afirma algo como “sei cuidar de mim mesma”.

Além disso, a culpa que ela sente pelos assassinatos tem um quê de egocentrismo. A melhor frase sobre isso vem do detetive Thomas: “Parece que é um padrão pra você, se envolver em conflitos que não lhe dizem respeito, tentar resolver o mistério e ser a heroína. Entendo por que você faz isso, você foi a heroína que colocou seu pai atrás das grades. Você sente que é seu dever. Mas estou aqui pra te dizer que isso precisa parar.” - págs. 255/256

Realmente, é um vira-página. Mas é uma narrativa com muita gordura, detalhes totalmente dispensáveis, personagens não muito cativantes e uns diálogos fracos, especialmente mais para o fim. Há alguns absurdos também, como a polícia não saber coisas que pela natureza do trabalho obviamente teria conhecimento. Mas acredito que a autora possa crescer em histórias futuras, ela tem uma certa originalidade que precisa ler lapidada. Sabe quando você não ama um livro, mas leria outro do mesmo autor? Acho que Stacy Willingham merece uma nova chance.

DEA 08/04/2023

Gostei do livro na maior parte do tempo, é uma leitura fluída, em alguns momentos dá uma certa tensão, e a forma em que é escrito gera bastante curiosidade e principalmente muitas teorias sobre quem será o assassino e isso deixa a leitura bem interessante e gostosa.

No entanto, mais pro final achei algumas partes meio cansativas, e o desfecho, em partes previsível, infelizmente deixou algumas pontas soltas e por este motivo dei 3,5.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 19/02/2023

Um thriller daqueles!
Uma Centelha na Escuridão é um thriller que flerta muito com o gênero true crime... Então se você gosta daquelas séries e documentários sobre crimes, já adianto que provavelmente você vai gostar.

Mas acho que só isso torna o entendimento do livro raso. Afinal temos várias nuances nele:

A protagonista é Chloe, filha de um serial killer preso há 20 anos. Ela teve a adolescência quebrada, uma adulta repleta de traumas, que nunca entendeu de fato os rumos que sua vida tomou. Por isso se tornou psicóloga, uma forma de tentar se consertar.

Mas mesmo assim, o vício em medicamentos está presente. Mesmo com o noivo perfeito e seu irmão superprotetor como rede de apoio, abusa ainda mais dessas fugas quando novos assassinatos com as mesmas características daqueles que seu pai cometeu voltam a acontecer.

O que é real? O que é paranoia? O que é alucinação? A autora brinca conosco, fazendo o próprio leitor duvidar se aquilo realmente aconteceu (e é livro de estreia, hein!).

E como uma psicóloga super renomada como Chloe não percebe alguns detalhes? Nossa mente prega peças. Não estamos a salvo de traumas, eles influenciam nossas percepções - seja sobre situações, sobre pessoas. E além disso, como alguém tão próximo pode ser capaz de algo tão cruel?

Será que o DNA não foi passado? Será que essa escuridão também não está presente em nós? O quão falhos somos?

Acho que dá para discutir muita coisa com esse livro!

O desenvolvimento é daqueles que te prende do início ao fim, afinal, precisamos de respostas!!!! Não dá para largar!

Sinceramente, gostei demais. (E não, não acertei o final)

Erica.Barone 13/02/2023

Minhas suspeitas iniciais foram confirmadas, mas o mistério foi bem construído, com algumas pistas equivocadas que aguçaram minha curiosidade. A personalidade da protagonista, marcada pelo trauma, também foi bem construído.

Dandarams 03/09/2023

Surpreendente!
Gostei demais! Leitura fluída, só que às vezes, achei que tinham muita narrativa e por ser de suspense eu queria ver logo o diálogo ou que as respostas viessem logo kkkkk.
Mas achei um livro muito bom. Eu desconfiava um pouco do que de fato foi, mas ao longo da leitura a autora dá tantas alternativas que criei muitas teorias.
Certamente é um livro que eu recomendo.
Muito intrigante e surpreendente!

luni 09/03/2023

Eles e seus demônios
Livro impecável, bem escrito e com a história bem pensada. diversos plot twists ao longo da narrativa que fazem com que essa fique ainda mais interessante.
não poderia recomendar mais esse livro, leiam e desfrutem da escuridão

Thi 24/02/2023

Depois de anos que seu pai foi preso por assassinato, o mesmo crime volta acontecer. Chole fica entre a paranoia e a realidade. Um final um pouco óbvio, mas o divertido são os momentos que a história tenta te tirar da obviedade. :)

Camilla.Conti 07/03/2023

Fui feita de trouxa total enquanto lia esse livro! Mas foi muito legal!
Por mais que seja um plot ?manjado?, a autora consegue fechar todas as pontas. Recomendo pra quem curte o gênero.