A Volta da Chave

A Volta da Chave Ruth Ware

Resenhas - A Volta da Chave

Dani 31/03/2024

Comecei esse livro com expectativas altas, o que sempre é um erro, e dessa vez não foi diferente. A história é contada "do futuro", depois que Rowan já está presa, por cartas enviadas ao seu advogado, narrando como foram os dias que antecederam o fatídico acidente. Esse foi o principal motivo que me fez colocar as esperanças de estar diante de um livro bom lá no alto, já que adoro quando a estrutura do texto é invertida, mas nem isso conseguiu me animar. A trama é arrastada, a explicação é ruim, muito mistério em cima de mistério e nada é de fato explicado, enfim, não me prendeu, só segui lendo porque sou teimosa e odeio abandonar uma leitura. O suspense criado pela autora é até bom em alguns momentos, mas não a ponto de ser assustador ou algo assim (claro, pode ser porque já estou acostumada a ler e assistir obras bem mais pesadas, o que eleva a minha "régua de medo"). A escrita é muito boa, flui muito bem, fator que contribuiu para que eu seguisse com a leitura. Para mim, foi um livro decepcionante, que prometeu muito e não entregou o suficiente.
Paty.Moreira 20/04/2024minha estante
Salvou meu precioso tempo. Já não vou ler. Detesto livro assim. Poxa parecia ser ótimo.

Dani 23/04/2024minha estante
Mas essa foi só a minha percepção, várias pessoas gostaram... Talvez você devesse dar uma chance, já que estava interessada. Mas aconselho a não começar com as expectativas tão altas, aí, se gostar, estará no lucro hehe. Boa leitura!

edisik 09/09/2023

A história tem um desenvolvimento até agradável. Mas se torna muito previsível e meio apurado no final.
Gisele 31/10/2023minha estante
Achei o lucro muito frao.

Gisele 31/10/2023minha estante
Fraco

edisik 31/10/2023minha estante
Tomara que o próximo livro "Um Por Um" seja melhor.

Cris 21/02/2024

Viciante
Um mistério atrás do outro, o livro te prende de um jeito que você não consegue largar até descobrir o que está acontecendo. Recomendo muito!
Ricardo 21/02/2024minha estante
Recomenda?

Cris 21/02/2024minha estante
Simm, eu gostei bastante.

Camila | @abismos.literarios 14/07/2023

[resenha publicada no IG: @abismos.literarios]

O que você faria se fosse presa por um crime que não cometeu?

Rowan está escrevendo sua história diretamente da prisão, sua única esperança agora é o Dr. Wrexham, advogado das causas impossíveis. Será que ele vai poder ajudá-la?

Quando Rowan foi contratada para ser babá na casa de uma família importante e cheia da grana, ela jamais poderia esperar um desfecho tão trágico. Na residência Heathebrae, um casarão vitoriano, mas internamente moderno e repleto de tecnologia, mora Sandra, seu marido e três crianças; a casa já tem um passado sombrio e essa família foi a primeira a morar lá depois de certos incidentes horríveis.

Logo de cara, Rowan precisa ficar sozinha na casa com as crianças, já que os pais precisam viajar a trabalho. Sem vínculo e conexão com elas, se torna um trabalho árduo e frustrante. Coisas estranhas começam a acontecer, o medo se torna seu companheiro constante, até que há uma morte e Rowan se torna a principal suspeita do crime.

Na carta que está escrevendo para Wrexham, ela não esconde nenhum detalhe. A única coisa que ela quer é provar sua inocência, e para isso sabe que precisa contar cada detalhe, por mais sombrio e duvidoso que seja. Ninguém acredita nela; a polícia acredita que as provas contra ela são irrefutáveis, será ela então capaz de provar que não matou ninguém? E quem cometeu esse assassinato, se havia pouquíssimas pessoas naquela casa tão isolada?

A autora tem uma escrita extremamente fluída e instigante, você passa a história toda ansiando por respostas, querendo desesperadamente saber o desfecho. O desenvolvimento da trama, do suspense e dos segredos é surpreendente, na reta final da história os plot twists te deixam de queixo caído. Em nenhum momento da história eu imaginei um desfecho como o que tivemos aqui, fiquei totalmente incrédula. Em relação a construção dos personagens, há algumas considerações e ressalvas, mas que, particularmente, não interferiu tão significativamente na experiência da leitura.

site: https://www.instagram.com/p/Curi3ZILqoq/?img_index=1

Bel 11/01/2024

Extremamente chato
A volta da chave se apoia em todos os clichês de filmes de terror,a história é arrastada e em nenhum momento assusta,a protagonista é mais do mesmo e a história em sua metade apresenta um plot patetico que chega a ser risivel,as ultimas paginas ao menos mostram uma revelação meramente interessante(também previsivel),mas até você chegar na ultima frase você tem uma baita ressaca e uma imensa vontade de buscar um livro melhor,a mulher na cabine 10 é mil vezes melhor.

Ket 06/06/2023

Li num fôlego!
Adorei, me diverti, li o livro numa sentada só! A Ruth aqui instrumentaliza o famoso conto do Henry James, mas dentro de uma ótica moderna. Temos a babá, as crianças, o mistério e o medo gótico sendo reinterpretado numa roupagem atual.
Como TODO suspense psicológico atual, temos que fechar os olhos pra alguns detalhes, mas acho que são pequenos perto da diversão.

O final é delicioso! Queria um pouquinho mais, mas ela termina o livro em suspenso como o próprio conto do Henry James.

Gustavo_P 19/11/2023

Um Thriller super envolvente
"A Volta da Chave" é uma história de suspense habilmente construída, cheia de reviravoltas e mistérios, onde a autora brinca com temas de tecnologia e o sobrenatural. Ruth Ware é conhecida por seu talento em criar atmosferas claustrofóbicas e personagens complexos, tornando o livro uma leitura emocionante para os fãs do gênero. Com uma escrita perfeita em seus mínimos detalhes ela consegue envolver o leitor até a última linha do livro, não deixando nada passar despercebido. Ainda não tinha lido um thriller que envolvesse tecnologia e achei excelente por ser um entusiasta de tecnologia. Enfim, é um excelente livro, leitura para amantes de um bom suspense. Vale muito a pena ler.

Jaque - Achei o Livro 04/05/2023

Na trama, Rowan Caine está presa acusada de ter matado uma criança. A polícia não acredita em sua inocência e seu defensor nem quer saber da sua versão dos fatos.
Então ela decide escrever à um outro advogado e pedir que ele a ouça e que faça sua defesa. Como ela demora em ter retorno do mesmo, decide contar sua estória através de cartas e quem sabe assim, o advogado possa pegar seu caso.
Assim começa o livro. A narrativa é toda através de uma única carta ao advogado, contando desde quando ela viu o anúncio de contratação até o dia em que foi presa.

Rowan mal podia acreditar em sua sorte quando conseguiu a vaga de babá. O salário era incrível e o lugar idem.
A princípio ela ficou maravilhada com o luxo e a alta tecnologia da casa, toda controlada por aplicativo de voz. No entanto, assim que os pais das quatro meninas viajam à trabalho e ela fica sozinha apenas com a presença de um faz tudo, ela percebe que a realidade é muito diferente.
As meninas são mal educadas e rebeldes esgotando toda sua energia durante o dia, e à noite, barulhos estranhos vindo do sótão não a deixam dormir direito.
Só que Rowan se recusa a sair do emprego e tão cedo sua vida vai sair completamente dos trilhos.

Vamos lá. Terceira vez que leio algo da autora e definitivamente ela não vai entrar pra minha lista de favoritos.
Essa estória tinha muito potencial para ser um grande suspense, mas o único suspense era a espera de que alguma coisa acontecesse.
A autora leva (sem exageros) os primeiros 80% do livro com descrição de rotinas, birras de crianças e sendo manipulada com maestria por meninas de 14, 8 e 5 anos de idade.
Os que essas meninas fazem com uma mulher vivida é algo risível. Nem vendo tanta coisa errada ela entra em contato com os pais para informá-los, aliás, que pais que viajam no mesmo dia que conhece a babá e deixa as crianças com uma estranha?
Os ruídos noturnos deixou de ser interessante na segunda noite, pois não evolui.
Nos últimos 20% do livro ela corre com a estória, querendo resolver tudo e o final foi decepcionante. Uma pena, pois eu curti quem era o culpado.
Se ela tivesse se ocupado mais em desenvolver os personagens e criar momentos de tensão do que falar incansavelmente da tecnologia da casa, teria sido muito melhor.
Tem uma estória ali por trás da casa que foi muito mal explorada. E algumas situações que foram colocadas na trama mas que não levaram à lugar nenhum.
Percebi que é da autora criar um cenário, encher de enrolação e correr com o final.
Ainda assim, eu gostei mais desse livro do que dos outros dois, pois li muito rápido e me surpreendi com o culpado, mas o mistério em volta dos ruídos foi decepcionante. Faltou tensão e cenas mais criativas, inclusive por causa do título do livro.

Nota:3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2023/05/a-volta-da-chave-ruth-ware.html

Lele 25/05/2023

To mal
Adorei a leitura, escrita excelente, prende e não dá pra parar de ler!
O final chega e? tô perturbada. Triste, muito. Infelizmente infeliz. Pra mim.
Lucia.Ferreira 01/07/2023minha estante
Tbm gostei muito do livro, a receita muito boa. A autora da uma enrolada, mas nada que estrague a obra. Mas o final... parece que os autores disputamos ver quem surpreende mais!

Hayana4 03/06/2023

Apesar do início um pouco mais parado, gostei de como a narrativa se desenvolveu. Apesar das tantas descrições a narrativa foi rápida de se ler e me prendeu bastante.

Bruniele1 15/02/2024

Uma ótima leitura, o livro conseguiu me prender do início ao fim, senti falta de alguma coisa. Uma leitura fluida com boas reviravoltas.

Bia 18/11/2023

Plot ridículo que não faz sentido nenhum. A gente para pra pensar e vê que a autora inventou ele de última hora, sem se preocupar que ele simplesmente não encaixa com os acontecimentos e com o comportamento da personagem durante todo o livro.
O final é corrido, a gente mal tem tempo de assimilar direito. E quando chega a revelação na última página (literalmente) a gente fica com aquela sensação de ?ah, só isso??. Perdi meu tempo e meu dinheiro.

Mariana_ 17/09/2023

Narrativa extremamente detalhista...
Não me apeguei à história, em certas partes me vi pulando várias descrições, no final melhora um pouco...
É até bom que já risco a autora de futuras leituras....
Rogéria Martins 17/09/2023minha estante
Estava super curiosa com este livro, Mariana, mas desisti depois de saber que a narrativa é extremamente detalhista, me cansa demais.

Mariana_ 17/09/2023minha estante
Achei chato, mas o final é interessante, só isso???

Carolina165 17/09/2023minha estante
Detesto narrativas detalhistas

Roberta 07/05/2023

Não esperava por essa
Algumas coisas fui desconfiando mas não o final. Gostei que não teve enrolação. Poderia dar um bom filme de suspense.