Fourth Wing

Fourth Wing Rebecca Yarros

Resenhas - Fourth Wing

Leticia_Mendonça07 11/05/2024

Violet Sorrengail, de 20 anos, tinha um destino traçado para ela: entrar no Quadrante dos Escribas e viver uma vida tranquila rodeada de livros e história. No entanto, sua mãe, uma general comandante, ordena que ela se junte aos candidatos que buscam se tornar cavaleiros de dragão, a elite de Navarra. Violet enfrenta o desafio com determinação, mesmo sendo menor e com um corpo frágil que a coloca em risco de ser incinerada pelos dragões, que não costumam se ligar a humanos considerados "fracos".
Nesse ambiente competitivo, onde poucos dragões estão dispostos a se ligar a humanos e a maioria dos cadetes faria qualquer coisa para melhorar suas chances de sucesso, Violet se depara com Xaden Riorson, o líder implacável do Quadrante dos Cavaleiros, que parece nutrir um ódio profundo por ela. No entanto, ela também encontra apoio e amizade em outros colegas, e juntos enfrentam os desafios mortais do Basgiath War College.
O livro é uma montanha-russa de emoções, com reviravoltas surpreendentes, romance envolvente e personagens cativantes. Violet é uma protagonista inspiradora, que enfrenta seus desafios com inteligência e determinação, apesar das dificuldades físicas. Xaden se mostra um personagem complexo, com um passado misterioso e uma personalidade envolvente.
O enredo nos presenteia com um mundo de magia e dragões, onde as relações são delicadas e nem tudo é o que parece. O ritmo acelerado mantém o leitor grudado às páginas, ansioso por descobrir os segredos que envolvem o reino e os personagens.
A relação entre Violet e Xaden traz a dinâmica de inimigos se tornando amantes, com tensão e atração palpáveis entre eles. Além disso, os dragões têm uma presença marcante no livro, com personalidades distintas e diálogos bem construídos, o que torna as interações com Violet bastante divertidas.
Os plots e reviravoltas ao longo do livro surpreendem e garantem que o leitor fique completamente imerso na história. O final é arrebatador, deixando uma ansiedade imensa para o próximo livro da série.
Os personagens secundários também têm seu espaço para brilhar, e é possível criar conexões emocionais com eles. No entanto, houve uma ressalva em relação a Dain, que se mostra um personagem insuportável e desmerecedor em relação à protagonista.
Em resumo, o livro entrega tudo o que promete: romance, ação, dragões cativantes, plots intrigantes e uma protagonista feminina forte e inspiradora. A obra merece toda a atenção e reconhecimento que está recebendo, e certamente deixa os leitores ansiosos para o próximo capítulo dessa envolvente história.

ClaraLima 11/05/2024

(4.75) Que experiência!
Esse livro foi o livro que me fez lembrar o porquê de eu amar ler.

Meu Deus eu sou tão grata a Rebecca Yarros por trazer de volta esse sentimento de estar simplesmente "hanging out" com os personagens, completamente perdida na história, na companhia deles e nas aventuras deles.

ELA ME FEZ LEMBRAR COMO É ESQUECER QUE ESTÁ LENDO E GARGALHAR COM OS PERSONAGENS!!! Tens noção do quanto eu lutava por isso tinha um ano???

Honestamente, eu espero que esses livros sejam como TOG, uma série inteira de 7 livros porque eu passaria todo o tempo possível imersa nesse universo tão bem planejado.

Como qualquer outro livro, obviamente, ele teve seus erros, suas falas constrangedoras, etc. Mas todos os plots foram maravilhosos, parece que eu acabei de ler 3 livros em um só porque o tanto de revira volta que teve nisso aqui não tá escrito (na verdade tá).

E o final???
Ah, que final.

Em nenhum momento do livro a autora perde tempo explicando muita coisa ou detalhando tudo, esse não é o motivo de ele ter tantas páginas assim. Incrivelmente, ela é sempre muito sucinta e extremamente rápida na passagem do tempo.

Não sei mais o que falar, sei que eu amo esses personagens, amo esse mundo, amei cada uma das 14 horas que demorei pra ler esse livro ? o que sinceramente eu nem senti ? e amei passar tempo imersa nessa história.
Amei esquecer que estava lendo, amei a escrita dessa autora, amei as reviravoltas e a forma que tudo quase dá errado no final.

Amei um dragão.
Amei um inimigo.

Mas, pra mim, Tairn ainda é a melhor parte do livro. Amo a forma que ele é bruto com ela enquanto ela é toda delicada, e o senso de humor dele--- sem palavras.
Quero esse dragão pra mim.
E o dono do par consorte dele também.

Enfim, acho que já deu pra perceber o quanto eu amei esse livro né?

Não porque ele é perfeitamente escrito e é um dos melhores da literatura moderna, nunca. Mas pelo amor envolvido nesse complexo mundo e pelo ótimo tempo que tive entre essas páginas, mesmo com todos os defeitos.
A sensação de gargalhar de felicidade lendo isso vai ficar comigo pra sempre.

Obrigada, Rebecca Yarros.

Melo 11/05/2024

Q Livro incrível
Fazia muito tempo q eu não sentia tanta emoções com um livro, do início ao fim
não me leve a mal, sempre mergulho de cabeça nos livros e sinto oq a personagem principal sente, mas com esse livro foi tudo diferente
eu tô simplesmente apaixonada, até pq, nem sempre um livro me prende do começo ao fim igual esse, jurei q demoraria muito mais pra terminar kkkkkk
estou apaixonada pela Violet, pelo Xaden, pelo Tairn, Andarna e Sgayel.
*SPOILER*
não sei se chorei mais na morte do Liam ou quando descobri q o Brannan está vivo
mal posso esperar para ler o segundo livro

Emilly 11/05/2024

Maravilhoso!
Que livro perfeito! E agora preciso, com urgência, do segundo.
A única coisa dispensável é o Dain, que só serve pra gente passar raiva.
Apenas leiam e não irão se arrepender!

_narasrocha 11/05/2024

Que livro sensacional!
Eu sabia que ia gostar, mas ainda assim me surpreendi.
Gostei muito de tudo na história, os personagens, o universo que a autora criou, as questões politicas, tudo.
Nesse livro conhecemos Violet de 20 anos que treinou a vida toda pra se tornar uma escriba, mas meses antes disso acontecer, sua mãe (e comandante) decide que ela tem que se tornar uma cavaleira, o que é basicamente um caminho para a morte, pois Violet é pequena e tem os ossos mais fracos que a maioria das pessoas, então como ela iria montar em um dragão? (Se ela sobreviver até lá?)
Com essa descrição as pessoas vão pensar que a protagonista é aquele tipo chato que se minimiza e tem pena de si mesma, mas eu garanto que ela não é.
Violet se mostra uma personagem muito forte e disposta a lutar pra sobreviver.
Temos um romance de tirar o fôlego aqui, simplesmente maravilhoso e as amizades que se formam também são lindas demais.
Acho que a autora fez um ótimo trabalho balanceado a narrativa política junto com o romance, ficou na medida certa.
E vamos falar sobre o final desse livro, o que foi isso???
Eu chorei muito com um acontecimento, e terminei a ultima pagina com o queixo no chão de tão em choque que fiquei, não vejo a hora de ler a continuação.
Leitura maravilhosa, vale super a pena.

Lelê 11/05/2024

Não ter todos os livros ainda é o motivo de eu me arrepender de já ter lido
Como q vou esperar ?! Quero todos os outros p ler agora

Tem Dragão = história boa

Alessandra849 11/05/2024

Esperava mais
Quarta Asa é um livro que chamou minha atenção, principalmente por ser uma obra de fantasia, um gênero que aprecio bastante. A presença de dragões e a descrição da relação entre eles foram aspectos que me conquistaram. Quanto aos personagens, eles são bons, embora não sejam extraordinários. Em alguns momentos, os achei apenas razoáveis, mas, no geral, são satisfatórios.

No entanto, minha experiência com o livro acabou sendo ambígua. Apesar de gostar da premissa de ambientar a história em um cenário acadêmico para acompanhar o crescimento dos personagens, senti que a execução deixou a desejar. Com mais de 500 páginas, esperava uma variedade maior de eventos e interações nesse ambiente. No entanto, a narrativa muitas vezes se concentra repetidamente em poucos elementos, como as aulas na escola (apenas 3), o que gerou uma sensação de repetição e estagnação ao longo da leitura. Além disso, a falta de desenvolvimento dos personagens secundários foi decepcionante, já que a história parece girar em torno apenas da protagonista.

Outro aspecto que me incomodou foi a escrita da autora. Embora tecnicamente correta, não consegui me conectar completamente com seu estilo. Por vezes, tive que reler passagens para compreender completamente, como se a autora estivesse deliberadamente tornando certos pontos mais complexos do que precisavam ser. Além disso, odiei o nome da maioria dos personagens. Os nomes eram muito ambíguos e por causa disso imaginava os gêneros errados, o que dificultava a imaginação fiel da história (o que é algo que não dispenso)

A superficialidade das preocupações e interações dos personagens também me desapontou, eles são adultos afinal, tem responsabilidade, mas volta e meia é só um 'ele é tão gostoso'. Enfim, em alguns momentos, suas atitudes e diálogos pareciam mais condizentes com adolescentes do que com adultos. Quem com mais de 20 anos de idade fica dando o dedo do meio? Isso afetou a verossimilhança da narrativa. Porém, alguns momentos específicos, como o capítulo 25, foram envolventes e despertaram minha empatia e interesse pela história. Adorei esse cap. Além de eu ter me emocionado com uma das mortes desse livro também.

O desfecho do livro também apresenta um bom plot twist, embora tenha deixado algumas pontas soltas e gerado certa frustração em relação às decisões dos personagens. Na batalha final, cheguei a pensar: 'amiga, se é pra você ser tão incompetente mirando, apenas morra logo', pois foi muito frustrante ler repetidamente sobre seus erros.

Espero que no próximo livro, a autora explore mais questões de responsabilidade, amadurecimento e objetivos concretos, em vez de se concentrar apenas em elementos superficiais, mas se for de 500 paginas de novo, eu só vou ler se for um sucesso nas notas.

Enfim, apesar das críticas, gostei do livro, mas acredito que pecou em vários aspectos.

Millena90 10/05/2024

Melhor fantasia que li esse ano.
Cara chorei muito, sabem o que significa? Um livro 5 estrelas favoritado! Meu Deus eu precisava de uma história excelente como essa, muito bem desenvolvida em todos os níveis.

bree 10/05/2024

?Um cavaleiro sem seu dragão é um homem morto?
Um excelente livro introdutório! Conhecemos o mundo de Violet, sanando as dúvidas aos poucos e de acordo com os acontecimentos.
A evolução dos personagens é muito bem feita, conseguimos nos conectar não somente com os principais, mas com os secundários também. Infelizmente, sentindo muita dor por alguns.
Tem alguns momentos que são bem parados, mas acredito que foi necessário para a evolução da Violet, uma garota que chega com muito medo em um Parapeito, determinada em apenas não morrer naquele dia. E no final, se torna uma mulher muito bem decidida, e que está prestes a enfrentar um grande desafio pela frente.
O relacionamento foi muito bem feito, aos pouquinhos, dando muito sentido a cada sentimento demonstrado no final. É Xaden, vou adicionar mais um moreno sarcástico na minha lista. Bem vindo ao clube!
Ansiosa para os demais, e torcendo muito para que tenha mais cenas de ação!

Ellen408 10/05/2024

Incrível
Que história surpreendente, uma fantasia que eu estava precisando! Eu não esperava esse final, esse livro me surpreendeu de tantas formas.
Eu amei tanto, e os hots, muito bons! ??????