Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Paulo.Ratz 04/12/2022

Eu não sabia o que esperar?
Ouvi muito sobre esse livro antes de sair no Brasil, tanto é que quando foi anunciada a publicação por aqui teve uma comoção nas redes.

Não tenho hábito de ler Dark Academia então não tenho muito com o que comparar, mas no final das contas ele também é um thriller e eu adorei, principalmente porque é muito mais focado nos personagens do que no crime em si. Adorei também que se passa numa escola de artes!

Let 31/10/2022

Um suspense viciante + dark academia!
Eu AMEI! Temos dark academia, assassinat0, protagonista LGBT+ e drama shakesperiano!

Acompanhamos 7 amigos que estudam teatro numa academia de Elite???. Mas quando um deles é encontrado morto?, as coisas começam a ficar MUITO bizarras e sombrias. E claro que a polícia desconfia de 1 deles.

Eu não diria?? que é um baita suspense, tudo começou a ficar bem óbvio antes do final. Mas eu senti que esse n era o foco. Não era sobre quem matou, mas sim o porquê. Você passa o livro todo se perguntando o que aconteceu naquela noite e não consegue parar de ler até descobrir!

A história toda é contada do ponto de vista de um personagem, e eu amei o Oliver. A evolução dele entre o que ele conta do passado (flashbacks) e quem ele é no presente.

É uma narrativa sombria e triste que te prende do início ao fim. Me apeguei a todos os personagens e estou torcendo por uma continuação ?

-Koraline 30/11/2022

#ClubedoGeefe - Leitura Conjunta
Por enquanto, esse livro foi o que menos gostei do clube, e confesso que demorei bastante pra ler por falta de interesse. A história em si e todo o suspense é bem chato, não consegui me apegar nem me importar com nenhum dos personagens, e por não terem muita personalidade, as ações típicas e atípicas deles não faziam muito sentido para mim, a para ajudar, a narrativa é bem parada. Enfim, não é um livro qur recomendo.

lana!¡ 10/12/2022

laudo de loucura, causa: shakespeare
eu tinha uma certa curiosidade de ler esse livro há bastante tempo, não sabia muito muito o que esperar sobre ele mas a sinopse dele sempre me deixou curiosa pra começar, e olha, é uma loucura.

mas é uma loucura fascinante, eu adorei o jeito que a autora foi mesclando a estória e o desenvolvimento dos personagens ao decorrer das peças do shakespeare, aliás falando em personagens, esses que antes eu fiquei com medo por serem vários e não terem o desenrolar de forma correta, mas teve sim. gosto que as emoções também são bem presente nesse livro, uma hora eu estava querendo que determinado personagem fosse pro quinto dos infernos e na outra queria que ele ficasse bem

de longe o james foi o meu personagem favorito da estória, toda vez que ele entrava em cena eu sentia uma emoção mais, ele sem dúvidas foi o coração de tudo, shakespeare teria amado muito a melancolia dele certeza. ok, mas teve uma hora que eu comecei achar que estavam enchendo linguiça demais no livro, uma enrolação aqui e ali, confesso que fiquei com medo até de perder o ritmo da leitura mas deu tudo certo amém igreja? amém

acho que uma das minhas partes favoritas desse livro é como eu falei, a autora vai conduzido os personagens com shakespeare ao ponto de nada apenas parecer só uma peça de teatro em uma academia renomada, e isso foi muito genial

a única coisa que não me agradou muito foi o final aberto, eu entendi o que queria dar a entender mas mesmo assim, não é algo que mesmo com todo contexto do mundo vá me fazer gostar, mas em resumo: amei o livro

"? Você culpa Shakespeare por algumas das coisas que aconteceram? A pergunta é tão improvável e tão sem sentido vinda de um homem sensato como ele que eu não consigo reprimir um sorriso. ? Eu o culpo por tudo."
contenanci 11/12/2022minha estante
Acho que vou dar uma chance pra esse livro, tava doida pra ler ele mas o medo me segurava.

lana!¡ 11/12/2022minha estante
@Finger der uma chance sim! normal ter medo de ler livros famosinhos, eu também sou assim ksksksksks mas garanto que vale a pena, espero que você goste quando for ler ??

duda :) 11/12/2022minha estante
olha lana, o dia que eu comprar esse livro e começar ele, VOCÊ vai me levar pra terapia. deixo registrado aqui !!!!!

jeoncr 11/12/2022minha estante
ELE É PERFEITO

lana!¡ 11/12/2022minha estante
@cassdevils bom que iremos juntas duda!!!! veja pelo lado positivo KKKKKKKK

lana!¡ 11/12/2022minha estante
@jeoncr sim ?? tô triste por jamesoliver até agora

Tiago 20/10/2022

AAAAAAAAA
ok, talvez eu esteja lendo o mais novo livro da minha lista de favoritos da vida
Flavio Lima 25/10/2022minha estante
Habla

Rafael 27/02/2023

Quando amigos se tornam inimigos, não há limites para os danos que podem causar.
O ponto mais positivo são os personagens. Alexander foi o meu favorito, seguido por Oliver e James. O clima dark academia também foi bem legal - foi minha primeira experiência com o "gênero" e realmente o senti no tom da história.

Infelizmente, todo o resto é negativo, inclusive a narrativa arrastada. Exceto pelo Ato II - o melhor, disparado -, os outros parecem demorar séculos para terminar, principalmente quando introduzem textos shakesperianos na história. Para quem curte ou conhece o autor, talvez seja legal pegar as entrelinhas de como isso se conecta, mas para mim foi só repetitivo e desnecessário.

Outra decepção foi o crime. Por mais que M. L. Rio consiga nos deixar com uma certa curiosidade, tudo é muito clichê e mal explorado - antes mesmo do Ato IV, você já consegue juntar todas as peças. E o final, por mais que tenha um bom twist, mudou a visão positiva que eu tinha de alguns personagens.

De uma forma geral, "Como Se Fôssemos Vilões" foi apenas ok. Esperava bem mais, mas recebi apenas uma história que até bons personagens, mas não se sustenta totalmente. Triste.
giisaccucci 27/02/2023minha estante
eu nem consegui terminar ele, abandonei ?

Lucelia16 27/02/2023minha estante
Tentei ler uma vez mas de primeira achei a escrita meio rasa, não sei se foi só impressão minha mas deixei pra depois

Andre 27/02/2023minha estante
to querendo tirar minhas conclusões desse pq metade ama e a outra odeia kkkkkk

@giisaccucci é triste kkkkkk

@Lucelia813 é rasa demais!!! kkkkkk

Rafael 12/03/2023minha estante
@Andre amg eu achei bem mediano kkkkkkk espero que vc tenha um experiência melhor

@Lucelia8 até achei a escrita ok, acho que o problema é o ritmo mesmo

Rafael 12/03/2023minha estante
@giisaccucci eu no fundo queria ver como tudo ia terminar, acho que por isso que não desisti kksskks

Lucelia16 12/03/2023minha estante
Acho talvez eu tenha achado rasa em comparação ao que eu tinha acabado de ler, Donna Tart, aí acho que minha expectativa ficou alta kkkkkkkkk. Mas algum dia eu ainda leio esse e tiro minhas conclusões

Nicolas 13/04/2023

Decepcionante, morno e chato.
Fiquei com vontade de ler esse livro depois que vi um vídeo no tik tok falando sobre um ator que morre e todos os suspeitos são atores profissionais, então como saber que estão mentindo? Bom, depois de ler esse livro, sei que quem mentiu foi o vídeo, já que eu esperava uma trama cheia de suspense, mentiras, descobertas, segredos e etc.
O que é entregue: uma história bem morna, sem graça e com muito potencial, porém totalmente mal executada. Os personagens são sem graça (o principal, meu deus, que moleque sem sal), o livro tem pouco suspense, e o ritmo é bem estranho, ora está interessante, ora maçante. As situações de Shakespeare constantes não ajudam em nada, para mim foi bem chato (eles do nada começam a citar trechos de Shakespeare, sério, pra quê?). O plot do final é bem chatinho e eu não gostei, E AQUELE FINAL, ÚLTIMA PÁGINA, QUAL O SENTIDO? Não teve nexo nenhum, acho que a autora apenas quis chocar os leitores no final. Enfim, não leia livros do tik tok.
Melissa349 13/04/2023minha estante
Caramba tô chocada kkkkkk só vejo gente falando bem desse livro kkksk

Mariana113 13/04/2023minha estante
Skskskskskskskskskdkdkdkdkskskdkdkdkskskd amei

Nicolas 13/04/2023minha estante
puro hype do livro, eu não gostei muito não, mas cada um tem um gosto

Mariana113 13/04/2023minha estante
Eu achei muito engraçado o seu comentário SKSKSKKSSKSK

Zaine 13/04/2023minha estante
Tem MT citação do shakespeare pq a autora é fã, mas sério, fiquei até com trauma, falaram tão bem que a minha decepção foi muito grande, fiquei até triste por não ter gostado

Nicolas 13/04/2023minha estante
fiquei assim tbm, pensando se era problema cmg de n ter gostado sabe

spderboy 09/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nicolas 09/01/2024minha estante
Juroo

Mariannachio_ 17/04/2023

Trágico?
Sou apaixonada por Shakespeare desde novinha e saber que esse livro abordou as peças de um jeito tão intenso me deixou em êxtase.

Confesso que no começo fiquei estagnada com os poemas nos meios das frases e do livro ser dividido em peças, mas depois que peguei o ritmo estava cada vez mais difícil largar a história. Confesso que não esperava sobre o verdadeiro culpado e muito menos esperava que fosse chorar no final? Me pegou realmente desprevenida, mas o contexto foi perfeito entre os finais trágicos de Shakespeare.

Perfeito

Cinara... 26/11/2022

Uma obra prima da Dark Academia!
"Se não fizer alguns inimigos na vida, é porque viver uma vida segura demais. E isso é algo que desejo desencorajar."

O livro é incrivelmente bem escrito! A autora lida com as palavras de uma forma magistral! Todos os personagens com suas características individuais, todo o cenário, toda a trama está tão entrelaçado, tão conectado que não dá vontade de largar um minuto a leitura.
Pode estar acontecendo um inferno naquele lugar, mas todo aquele clima obscuro envolto em livros e tragédias da a sensação que lá é o lugar correto pra se estar.
Só não acho que iria gostar de respirar Shakespeare 24hrs por dia.

Julii30 17/08/2023

Nada conseguiu salvar esse livro
"Como Se Fôssemos Vilões" com toda certeza é um livro que eu não recomendo para ninguém, somente se essa pessoa gostar de literatura clássica e se quiser pegar no sono rápido rs.

É um pouco triste ter que dar uma nota tão ruim e ter que fazer uma resenha negativa para esse livro, pois ele não é de todo ruim, porém ele não funcionou comigo. Eu achei ele extremamente chato e irrelevante, e nada e nem ninguém irá mudar isso.

A história do livro é muito interessante, porém ao meu ver a autora não soube desenvolver muito bem o enredo e os personagens principais - e isso é um problema, pois os sentimentos no meu ponto de vista foram explorados de forma superficial e enigmática, o que dificultou a aproximação do leitor com a história, além de dificultar com que o leitor quisesse continuar a ler a história.

A temática que gira em torno do livro - literatura clássica - não é algo que chama a minha atenção, porém pensei que seria interessante aprender um pouco sobre. O problema é que teve em excesso, fazendo com que eu pulasse muitas cenas, pois além de eu não entender eu achava extremamente chato, e não achei que acrescentou em algo na história.

Apesar de eu ter achado tudo chato, superficial e não ter entendido muita coisa, eu continuei a leitura, pois a história conseguiu deixar uma minúscula pulga atrás da minha orelha, me dando vontade de saber como que ia ser o desfecho da mesma, porém continuar a história só serviu para me decepcionar, vide que o plot twist - a tentativa rs - foi péssimo, nem um pouco surpreendente ou interessante

Então, o livro não entregou nada, nem um plot interessante e muito menos um final bom, já que o mesmo ficou completamente em aberto, deixando diversas questões sem finalizações, além de ter sido ridículo!!!!

A verdade é que eu só não desisti porque a relação do Oliver com o James me intrigava e eu queria saber onde isso ia dar, e no final não deu em lugar nenhum rs.

Resumo: nada salvou o livro, ele não serviu de nada na minha vida e não recomendo?

Mari 24/08/2023

Lerei mais livros dark academia
Gostei MUITO da experiência de leitura, foi o primairo livro no estilo dark academia que li e gostei da atmosfera constantemente esquisita. Porém, achei o 'plot' meio fraco, não pq é ruim mas pq foi muito raso

huntero 28/09/2023

Inteligente, empolgante e rico em detalhes, Como se fôssemos vilões é uma história sobre o poder duradouro das palavras. Oliver Marks acabou de cumprir uma pena de dez anos na prisão por um assassinato que pode ou não ter cometido. No dia de sua soltura, ele é procurado pelo homem que foi responsável por prendê-lo.

Luiza1139 15/02/2024

Nada é tão exaustivo quanto a angústia
Tô impressionada de verdade, dava nada pra esse aqui.
A escrita é diferente de tudo que eu já li até porque nunca li um livro desse gênero, então no início fiquei perdida e o final eu já suspeitava. Mas eu acredito que o livro não era sobre quem fez isso (o assassinato) mais sim sobre o ?como? e o ?porque? de ter feito isso.

Raiany Pereira 22/11/2022minha estante
Agora fiquei com vontade de ler, aaaaaaaa