Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1926 encontrados | exibindo 241 a 256

#JV 06/10/2023

Livro engraçado que só. Amei o João Grilo e o Chicó. História muito bem estruturada e dá uma bela peça. Amei ler está famosa obra da literatura brasileira de Ariano Suassuna.

Vit 03/10/2023

Uma leitura fluida e engraçada, só me fez ter mais vontade de assistir o filme, adorei o desenvolver da história.

Welbert6 02/10/2023

Muito engraçado
O livro é muito bom, lógico que você lê pensando nos personagens de filmes, tem alguns detalhes bem interessantes no livro que não há no filme.
O Chico no livr é muito mais mentiroso que no filme. Enfim recomendo demais

larissa santiago 01/10/2023

"diga o nome de vossa desgracência!" "joão grilo."
Esse livro, por ser em formato de roteiro, é curto e direto --sinceramente adoro isso. Auto da Compadecida fala sobre muitos assuntos importantes através da língua universal da comédia, e é por isso que ele se torna uma leitura necessária.
Na realidade, meu professor recomendou a leitura, porque senão eu nem tinha pego nele. Mas estou feliz com a leitura, é fluida e engraçada. Gostei demais. E todo mundo devia ler, é issoooo.
~uma frase necessária~
"Eu, às vezes, chego a pensar que só quem morre completamente é pobre, porque com os ricos a confusão continua por tanto tempo depois da morte, que chega a parecer que ou eles não morrem direito, ou a morte deles é outra."

Giovanna39877 01/10/2023

O auto da compadecida
Livro ótimo apesar de cansativo. O filme é sem dúvidas melhor.

Fala sobre uma peça teatral que trata sobre dois amigos chamados Chicó e Joao Grilo. Eles trabalham em uma padaria onde o dono é um senhor pão duro que é enganado pela esposa. João grilo ama inventar histórias mesmo sem sentidos quando questionado ele responde ?Não sei, só sei que foi assim!?. Certa vez Dona Dora, esposa do padeiro, o trai com Chicó, que era funcionário da padaria. O padeiro já desconfiado da esposa foi até em casa confrontala mas ela acabou colocando a situação contra o propio.

CaAque.Fernando 01/10/2023

Não sei, só sei que foi assim
Auto da Compadecida é um dos textos mais importantes da literatura brasileira, especialmente Nordestina, definitivamente um marco antes mesmo de manisfestações e movimentos intelectuais como o movimento armorial, idealizado por Suassuna, que veio consolidar essa estética erudita nordestina. É um texto que encanta pela sua simplicidade e pelo seu humor pseudogrosseiro(como aponta Henrique Oscar), porém, sem ser vulgar e distante do sentido cristão que a obra apresenta. Foi uma experiência deveras divertida e bem mais impactante do que assistir o filme, o filme também é ótimo, mas alguns episódios no livro são bem melhor construídos para gerar uma crítica moralizante. A verdade é que os textos teatrais servem para ser adptados, não podemos negar que a adaptação para o cinema foi ótima e marcou a vida de muitas pessoas, e isso também pode acontecer para as peças mesmo, um ótimo exemplo disso foi uma peça realizada na minha escola, que mesmo com poucos recursos ainda arrancou risadas de todos os presentes na sala de aula.

LenSa 01/10/2023

O livro é muito rápido de ler.
A adaptação cinematográfica é bem fiel a história do livro.
Não é o tipo de história que eu gosto, mas a escrita do Ariano é muito boa.

JullyLobo 28/09/2023

Gostei??
Sim, com certeza eu gostei, o Auto da Compadecida é um bom livro de ler. O livro é escrito como se fosse um roteiro. Mas ainda sim é um livro rápido e um tanto engraçado.
Thaí 28/09/2023minha estante
Acho que esse foi o único livro que eu gostei mais do filme kkk

ncrln 27/09/2023

Acho que todo mundo deveria ler. Ariano Suassuna escreveu uma obra preciosa, cheia de críticas, disfarçadas pelo humor, a construção da personalidade de cada personagem é incrível. Obrigada Ariano por essa obra!

Geise @leiturasdageh 26/09/2023

TÃO DIVERTIDO QUANTO O FILME
Eu estava com um certo receio de ler esse livro. Estava no topo dos meus desejados de "quero ler", mas eu estava com um medo enorme de me decepcionar.

Já assisti inúmeras vezes o filme. E amo com força a história que é apresentada nele. E como a gente sabe que os filmes, muitas vezes, não costumam ser fiéis ao livro, então já entendem meu medo, não é? E normalmente é ao contrário que acontece: primeiro a gente lê o livro e depois assiste ao filme. E nesse caso, foi diferente.

Entretanto, tanto o filme quanto o livro são hilários. Uma história muito gostosa de se acompanhar e com personagens sensacionais. O que dizer de Chicó e João Grilo? Divertissimos.
Só conseguiu me deixar mais apaixonada e fã dessa história.

E agora, sigo ansiosa por essa nova adaptação dessa história brasileira tão marcante.

Hammer.Mariana 26/09/2023

Não sei, só sei que foi assim.
Uma peça de teatro curtinha e super divertida. Ariano Suassuna tem um jeito irreverente de escrever e os seus personagens são cativantes.
O riso sai frouxo.

Kamis 26/09/2023

Lindo
Li um tempo depois de ver o filme, o filme é fiel, obviamente tem algumas coisas diferentes mas nada que estrague a trama. A peça é engraçada e os personagens cativantes, a história em si é muito bonita, me tirou muitos sorrisos.

Mateus.Silva 26/09/2023

Auto da Compadecida
Sendo um dos filmes brasileiros que mais gosto, não sei por que ainda não tinha lido essa obra. Satisfez a minha expectativa, gargalhei com alguns trechos e se tornou um favorito com certeza. Ainda quero ler os outros livros do Suassuna.

Mirelle56 25/09/2023

O Auto da Compadecida, como peça, como livro, ou filme, ou em qualquer outro contexto nunca deixará de ser bom, de me tirar boas risadas, com sua simplicidade e a esperteza de João Grilo que torna tudo tão hilário!

nanarissa 25/09/2023

Essa é a primeira vez que eu leio um livro depois de ver um filme que foi baseado nele. É também a primeira vez que eu não digo "o filme é legal, mas o livro é muito melhor". Duas obras fantásticas do nosso Brasil-sil.

1926 encontrados | exibindo 241 a 256