Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1924 encontrados | exibindo 16 a 31

Gi Trevizzo 15/04/2024

Ariano Suassuna, você é uma lenda
Os ingleses tem o senhor dos anéis, os brasileiros tem o auto da compadecida? ambas as obras são lendários e simplesmente Perfeitos no seu propósito. Nessa obra de ariano é de um nível magistral de retratação original e pessoal de uma realidade tão brasileira e nordestina. Não sendo erudito, mas sendo de um aceno de um texto genuinamente popular. De um caldo indiscutivelmente teatralizado cordelizado fácil de se consumir por qualquer pessoa, seja criança no início da sua vida até para um ancião experiente da vida

Stella 13/04/2024

Virou meu livro favorito
Nao tenho nem o que dizer..
Parei pra ler só agora e me veio aquele arrependimento de nunca ter ido atrás de ler antes.

Geise 13/04/2024

"Encontrou-se com o único mal irremediável"
Com certeza minha peça favorita até agora. É divertida do início ao fim, com momentos muito bons de reflexão. Já tinha assistido o filme, mas ler o livro é outra experiência totalmente diferente, mesmo que as duas obras sejam bem parecidas. Leitura super rápida e fluida, recomendo!

Carol749 11/04/2024

Divertido e fluido o livro tem mais coisa de contador de causos do que de peça teatral, mas não perde sua força na crítica social apesar da linguagem fácil e simples que é usada

Faline.Ferreira 11/04/2024

Eu adorei a leitura
Eu verso acabou-se agora, minha história verdadeira. Toda vez que eu canto ele, vêm dez mil-réis pra a algibeira. Hoje estou dando por cinco, talvez não ache quem queira. E, se não há quem queira pagar, peço pelo menos uma recompensa que não custa nada e é sempre eficiente: seu aplauso.
Adorável tanto quanto o filme.

Hassan Jorge 10/04/2024

Política e Atual
O grande mal do brasileiro é a falta de leitura. A maior parte de nós, tivemos o primeiro contato com O Auto da Compadecida, por meio do filme. Como o livre é escrito por meio de falas do teatro, grande parte das pessoas sente dificuldade em compreender. Porém, o livro é maravilhoso. Embora escrito em um período relativamente distante, ele traz temas ainda presentes na sociedade atual, como preconceito, politica, religião, avareza, etc. Suassuna foi surreal ao escrever o livro.

Duquxx 10/04/2024

Ariano é popular
Em um dia descontraído, resolvi ler pela primeira vez a peça teatral "Auto da Compadecida", do escritor paraibano Ariano Suassuna. E foi nesse clima despretensioso, sem criar muita expectativa e com curiosidade que me deparei com uma obra prima da literatura nordestina brasileira.
Os personagens são únicos, cômicos, simples e "vivos" ? vivos no sentido de serem facilmente encontrados rotineiramente ?, enfrentando problemas banais, como a miséria, a exploração dos mais pobres, a hipocrisia e a falsa moralidade de autoridades, e alguns muito inusitados, por exemplo: um testamento deixado por uma cachorra e um gato que descome dinheiro!
Nesse cenário de tantas narrativas mágicas como o sertão e acontecimentos tão inventivos é que se passa esse maravilhoso enredo que, relacionando fé, religiosidade, cultura e tradição, história e as muitas faces da sociedade, se comunica majestosamente bem com as mais diversas esferas e pessoas do nordeste, do Brasil e do mundo; revelando nossa verdadeira identidade enquanto comunidade.
Por isso, não se pode negar que, verdadeiramente, Ariano é popular!

Thiago 10/04/2024

...só sei que foi assim
Considerado (preguiçosamente) por muitos como um dos melhores filmes brasileiros, "O Auto da Compadecida" também é maravilhoso em seu meio original. Narrativa de tantos momentos emblemáticos, torna-se um exercício divertido e satisfatório notar como a produção da minissérie/filme dirigido por Guel Arraes foi fidedigna e soube expandir os incidentes originais do conto sem perder a sua essência; na bem da verdade, dá pra ficar sentindo falta de passar mais tempo com esses personagens e suas peripécias.
De qualquer forma, a leitura é encantadora, ágil e diverte da mesma forma incluindo gravuras típicas do cordel. A única ressalva fica para a formatação das páginas que deixou o texto muito próximo das margens estilizadas.

Reynaldo15 09/04/2024

Valha-me Nossa Sra., Mãe de Deus de Nazaré!
Se trata de uma peça maravilhosa que expressa a beleza do recitar dum cordel por um sertanejo e a fé do povo nordestino, cuja confiança em Deus é aquilo que lhe dá forças pra lutar contra a dor da pobreza e ainda sorrir

Vanessa 09/04/2024

História muito divertida mas com crítica social! Eu facilmente leria mais e gostaria de continuar acompanhando as histórias do João Grilo e do Chicó. O audiobook da audible só melhorou a experiência. Fiquei com vontade de rever o filme.

whatsmaryreading 07/04/2024

Apaixonante!
Ariano Suassuna tece um retrato caricato e vibrante da vida no Nordeste brasileiro, capturando a essência da cultura popular, da religiosidade e da linguagem regional.

A obra mescla humor ácido com crítica social, expondo as desigualdades e injustiças presentes na realidade nordestina.

Suassuna utiliza uma linguagem rica em regionalismos e expressões populares. A narrativa oscila entre momentos de humor e drama, explorando os diversos lados da natureza humana.

Apesar das dificuldades e sofrimentos, os personagens demonstram fé e esperança, buscando a redenção e a felicidade. A obra convida o leitor a refletir sobre a vida, a morte, o amor, a fé e o sentido da existência humana.

Auto da Compadecida é uma obra imperdível para quem deseja conhecer a cultura nordestina e mergulhar em uma história emocionante, repleta de humor, drama e reflexões sobre a vida.

Bluesrings 06/04/2024

Extraordinário, realmente um clássico da literatura brasileira que faz até quem detesta esse gênero se apaixonar pelo livro !!!!

May 05/04/2024

Universo de situações hilárias e reflexões profundas
Ariano Suassuna nos presenteia com uma obra que transcende as barreiras culturais e nos envolve em um universo de humor e crítica social. Em "O Auto da Compadecida", somos apresentados aos inesquecíveis João Grilo e Chicó, cujas aventuras nos conduzem por uma jornada repleta de situações hilárias e reflexões profundas.

A escrita acolhedora de Suassuna nos faz sentir em casa, mesmo quando explorando tradições e costumes regionais que podem ser estranhos para alguns leitores. A narrativa é permeada pelo humor maravilhoso do autor, que encontra espaço até mesmo nos momentos mais sérios e nas críticas sociais afiadas.

Ao longo da história, somos convidados a refletir sobre as lutas diárias pela sobrevivência em meio a um cenário adverso, enquanto nos encantamos com a complexidade dos personagens e seus dilemas morais. A comparação entre o bem e o mal é habilmente explorada, revelando que nenhum indivíduo é totalmente bom ou totalmente mau.

Mesmo para aqueles que já estão familiarizados com as adaptações cinematográficas e televisivas, a leitura do texto original é uma experiência enriquecedora que não perde o seu encanto. A cada página, somos cativados pela maestria com que Suassuna constrói seu mundo fictício, repleto de cores, sabores e personagens inesquecíveis.

"O Auto da Compadecida" se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano, pela sua capacidade de nos fazer sorrir, refletir e nos emocionar ao mesmo tempo. É uma obra que eu recomendo fortemente a todos, e que certamente merece ser apreciada em suas diversas formas, inclusive em sua versão teatral, como o próprio autor desejava. Como me apaixonei tanto pela obra, eu não sei, só sei que foi assim.

Natalia Oliveira 04/04/2024

Um dos poucos filmes que assisti mais de uma vez... E ler o livro foi tão bom quanto, me arrisco a dizer que foi melhor...Que delicadeza de livro... Chicó e João grilo tem todo o meu coração ??... Relerei todo ano sem dúvidas ???

1924 encontrados | exibindo 16 a 31