A Moradora de Wildfell Hall

A Moradora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Adriana1161 20/09/2022

Sofrimento e desilusão
Mais um livro das irmãs Brontë! Esse com uma escrita à frente do seu tempo.
A história parece comum, banal, mas aborda temas importantes.
A autora teve coragem para falar de situações abusivas e problemáticas, e também das diferenças de gênero e falta de autonomia das mulheres na época. Na era Vitoriana.
O livro é escrito em forma de cartas e de diário.
Personagens bem construídos.
Personagens: Helen, Arthur, Gilbert, Milicent, Annabella, Rachel, Rose, Fergus, Frederick Lawrence
Local: Inglaterra - 1821 a 1847
@driperini
Sander.Garcia 28/09/2022minha estante
Sou fã das Brontë. Já li O morro dos ventos uivantes e Jane Eyre. Amei os 2. Esse aqui eu não conhecia.

Manu 20/09/2022

Significativo e marcante
Confesso que estava mais empolgada no início. Creio que pela narrativa ser muito descritiva (formato de carta e diário), algumas vezes me senti cansada ao ler. Porém, em relação a temática e aos diálogos, pude sentir a grandeza da obra e de vários pormenores que aborda, tais como a educação, religiosidade, relacionamento abusivo, entre outros.
A personagem me conquistou pela sua magnitude, poder de argumentação e coragem.
Confesso que gostei mais de "O Morro dos ventos uivantes" (impossível não comprar dentre as linhas das irmãs Bronte). Mas A Inquilina é tão grandioso quanto e acho que deveria ser muito mais estudado e divulgado. 4,5. ?

Renata FSM 20/09/2022

Que livro MARAVILHOSO!!!
É surreal o fato desse livro ter sido escrito em 1848, a forma como ele destrói estigmas e nos apresenta uma personagem tão forte, instruída e singular é magistral, todos deveriam ler esse livro, pois ele vale cada página.

Lu Tibiriçá 10/09/2022

Um livro diferente da Anne Brönte
Tive dificuldade com esse livro. O início é lento. Muito lento. Depois, quando a história começa a se desenvolver, surge a história dentro da história. E é longa....
Os toques feministas são fortes na personagem principal, assim como o controle sofrido por ela tanto pelo marido quanto pelo sistema da época.
Ao final, se tornou um livro interessante, mas bem diferente de Agnes Grey.

Fernanda.Marques 09/09/2022

amei!
amei tanto esse livro que não conseguia largar!!
embora não tenha se tornado meu favorito pois achei um pouco maior do que o necessário, mas quem sou eu pra criticar a autora ne?
a leitura é fluida, cheia de "treta", acontece algo o tempo inteiro até a parte do bendito diário. A narrativa é feita em forma de cartas contando a historia toda.
amei os personagens, embora ambíguos, ora eu concordava ora achava fora da casinha.
Meu preferido das irmãs até o momento.

José 07/09/2022

Brontë sinônimo de perfeição
Livro incrível, traça uma realidade patriarcal presente no mundo ainda nos dias de hoje. Uma leitura que me gerou diversos sentimentos, creio ser uma leitura obrigatória a todos!

Nanna 21/08/2022minha estante
??????????????????

Carolinad 19/08/2022

A senhora de Wildfell Hall
Escrita viciante, incrível construção dos personagens, um tanto reflexivo e envolvente. Uma leitura que vale a pena degustar de cada página.

Para quem não conhece a escrita da Anna Brontë, esse romance ousado e corajoso é uma excelente leitura.

@ruthlunang 26/07/2022

A inquilina de Wildfell Hall
Aí que história tão boa de ler.

Ódio ao Arthur adulto, queria que ele tivesse sofrido ainda mais. As vezes eu me irritava com a bondade excessiva de Helen, mas considerando a época que o livro foi escrito, ela era até muito rebelde.

A única ressalva que tive com esse livro não foi nem em relação à história, e sim à edição. Encontrei muuuuitos erros de revisão, com palavras escritas erradas, uma palavra grudada na outra, enfim... Nunca tinha tido esse tipo de problema com as edições da nova fronteira, mas nesse livro aqui tava até absurdo.

rana.castillo 23/07/2022

A Anne desenvolveu habilidosamente o relacionamento abusivo vivenciado pela Helen (protagonista), que inicialmente tinha um marido amável e bajulador, mas que não tardou em manifestar seu verdadeiro caráter. E, cara, algumas partes são extremamente aflitivas: faltei perder metade dos meus cabelos de tanto que eu me descabelei. Não tem como não ficar furioso com as atrocidades que os homens empreendem contra as mulheres; é um machismo tão repugnante, que precisei socar um pouco meu travesseiro pra tentar amenizar minha irritação. A autora, porém, não romantiza esses comportamentos perniciosos ? a Helen, inclusive, questiona constantemente as disparidades entre os sexos. Uma das razões de eu gostar dos livros das irmãs Brontës, aliás, é justamente pela presença desses embates.
Rematando, gostei do enredo e da narrativa (é um romance epistolar, amo); gostei da prota também, ela é uma mulher extremamente forte, decidida e resiliente, cheia de fé (o que eu particularmente admiro muito). É realmente lamentável que ela tenha sofrido tanto nas mãos de um homem torpe como o Arthur. Mas o final proporciona bonança após tanto tormento.
E é claro que eu chorei (sou uma manteiga derretida messssmo!!).

Silvana.Tozetto 12/07/2022

A senhora de Wildfell Hall
Que livro maravilhoso! Fazia tanto tempo que eu não lia nada que me prendesse desse jeito.
Depois de tantos "Ceo e a virgem grávida", foi um supro de vida.
Helen foi uma mulher muito corajosa, muito a frente de seu tempo e muito gentil e generosa, mas não no estilo princesa da Disney que eu odeio, mas realmente com devoção e verdade.
Fiquei muito feliz com o final dos personagens e perversamente satisfeita com o final de outros.
Recomendo muito, meu primeiro favorito do ano.
Cinco estrelas!!!