Maldosas Sara Shepard

Resenhas - Maldosas

folktana 19/01/2024

Pll foi a primeira série que assisti na minha vida e até hoje apesar de seus infinitos defeitos continua sendo um guilty pleasure. já tinha lido esse e o segundo livro uns dez anos atrás, e do nada me deu vontade de reler e tentar continuar a serie - sei que as coisas nos livros tomam um rumo bem diferente, e fiquei curiosa pra ver como vai ser isso.

a escrita é bem estilo farofa anos 2000 e isso pra mim foi um ponto super positivo, é bem gostoso de ler, e o fato de eu gostar da série também me prendeu muito pra descobrir quais seriam as semelhanças, diferenças e etc

tem algumas (várias) coisinhas problemáticas aqui e ali, bem inerentes a obras adolescentes dessa mesma época, mas são coisas que eu já conhecia e estava esperando.

a tradução do livro me pareceu um pouco engessada, com algumas expressões mal adaptadas e com diversos erros de revisão (até fiquei assustada com isso vindo de uma editora como a rocco), mas nada que prejudicasse a leitura ou algo do tipo, então passei um pano.

sobre os personagens: emily vai ser eternamente minha protegida, minha primeira representatividade lésbica (de forma positiva) na tv e nunca vou superar esse carinho que tenho por ela, então sei que pll sempre vai ter um espacinho especial no meu coração. ela e a maya são tudo pra mim e as cenas delas foram as minhas favoritas.

senti que a série de tv deu uma humanizada boa nas personagens, principalmente spencer e hanna, no livro elas são beeem mais detestáveis - mas continuo achando kingas. a aria também continua sendo a mais chata e os capítulos dela eram um porre, de longe os piores, mas vamos ver o que vai acontecer no decorrer dos livros.

acrescentando uma coisa que esqueci de comentar: o livro tem uma imensa falta de representatividade, todo mundo é branco, magro e de olho claro. a única personagem não branca relevante é a maya, que é uma menina preta. nesse quesito conseguiu ser até pior que a série, que também já não tem muita, mas lá pelo menos a emily não é branca também. novamente, esse tipo de coisa é padrão de obras da época, mas poderia ter pelo menos um pouquinho a mais.

vou continuar lendo a série e ver no que vai dar! minha próxima leitura vai ser o segundo livro que ainda tenho aqui. meu apego com as personagens e o plot ainda é grande demais, e fico curiosa pra ver se o livro vai ter alguma coerência ou se vai se perder tanto quanto a série kkkkk

Vi.cris 14/04/2022

Got a secret
Esperava mais? Sim, kkkk triste de ter assistido a série e ver que as características dos personagens não condizem com a série. Mas é um bom livro.

Fagner Viana 10/06/2020

um história interessante bem parecido com a série e a continuação promete

Leticia Michelson 04/01/2022

Maldosas
Após a morte de Alisson, suas amigas Ária, Spencer, Hanna e Emily começam a receber algumas mensagens estranhas assinadas por -A.
- o que eu achei -
Eu amei o livro, cada capítulo é a visão de uma das liars, tem bastante representatividade como LGBTQIA+. Um livro realmente muito bom, e com uma leitura bem leve.

manuelaaz 19/07/2022

PLL
Amo a série e já terminei tem um tempo então, decidi ler o livro.
Esse livro é uma introdução à série, então nada foi resolvido nele, mas nem por isso ele é chato.
Foi rápido de ler porque a escrita é fácil e simples, chega a ser até meio clichê, e os capítulos vão intercalando entre as 4 meninas.
No livro elas são um pouco diferentes e têm um desenvolvimento muito melhor do que na série. Também são bem mais atentadas.
Acho que se eu não tivesse visto a série, eu não teria gostado tanto quanto eu gostei.
Lyta @lytaverso 25/07/2022minha estante
Eu também amo a série, é uma das minhas favoritas mas o livro já achei um pouco mais adolescente e mais chatinho mas ainda quero ler a série inteira.

manuelaaz 26/07/2022minha estante
Concordo super sobre o livro ter esse ar bem mais adolescente, acho que em algumas partes chega a ficar até um pouco "clichê" demais. Mas eu preferi as personagens do livro msm. Eu também pretendo continuar a série mas vi que tem mais de 10 livros??

Lyta @lytaverso 30/07/2022minha estante
Siim, é uma porrada. se não me engano são 11 ou 13 e ainda tem dois spinf offs

winky 22/04/2021

Completamente diferente da série, não curti muito a narração portanto não conclui a leitura.

Ana Sara 10/11/2022

Maldosas
Eu gostei, porém eu conheci a serie primeiro e é idêntico em quase tudo, então não foi muito surpreendente na hora de ler, estou indo para Impecáveis agora.

Karen546 23/12/2022

?(?) eu sei de tudo. - A.?
Tive uma ótima leitura nesse livro, que fluiu bastante. Só conhecia a série, mas de repente, bateu uma certa curiosidade em conhecer esse mundo dentro dos livros. Até o momento, estou no segundo livro e estou achando muito cativante. Depois que você já viu a série, muita coisa deixa de passar despercebida, no entanto, tem muitos pontos diferentes da série. Muitas mudanças. Mas ainda assim, estou gostando bastante, e pretendo terminar.
Eduarda 23/12/2022minha estante
Oi Ketlen.
Conheço a série mas quero muito ler os livros, os personagens são bem diferentes né??

Karen546 23/12/2022minha estante
oiii, eu achei as protagonistas da série bem fiéis ao livro quanto a personalidade, atitude, gosto, etc. Acho que entre elas a maior mudança é nas características físicas. Agora nos personagens secundários, tem muitos diferentes mesmo, muitos que são legais na série, no livro já não pode dizer o mesmo kkkkkk e alguns da série nem existem nos livros, por isso, já vemos que certas coisas terão rumos bem diferentes ?, mas super recomendo

Eduarda 23/12/2022minha estante
Perfeito! Vou ler em breve, sei de alguns casais também que fiquei chocada quando soube no livro kkkkkkkk

Karen546 23/12/2022minha estante
simmm kkkkkkk acabei pegando muita spoiler também ??

Gabi 13/02/2023

Gostei demais do livro. Mesmo tendo assistido a série a anos atrás, achei que não fosse gostar tanto assim ou enrolar pra ler. Mas aconteceu o contrário e bateu uma nostalgia muito boa da série. Esse primeiro livro é bem parecido com a primeira temporada e já estou na expectativa pra começar o segundo.

luciana 17/07/2021

Comecei a ler o livro por já ter assistido a série, e por querer ler algo mais leve.
É uma leitura bacana, leve, e legal pra comparar as diferenças entre o livro e a série.

Helo 24/07/2021

Permanece intacto...
Li Maldosas pela primeira vez em 2015, com 13 anos e relendo hoje, quase como a primeira vez porque muito pouco eu me lembrava da história, acho que gostei mais e pude aproveitar mais do que quando li mais nova.
Certamente é um livro que junto com a série marcou minha adolescência é bom ver que ainda hoje eu consigo desfrutar dele sem que o tempo o fizesse perder qualidade.

AtAlio.Martins 16/04/2023

Tudo!
A perseguição perfeita, simplesmente muito viciante, terminei em pouquissimo tempo! Os segredos, o drama, a rivalidade. Simplesmente demais

Nayara.Moura 04/06/2020

Fidedigna
É um trabalho árduo e uma penúria desalentadora para os leitores, encontrar boas adaptações de seus livros favoritos, até mesmo em séries, onde por conta de sua extensão teriam em tese uma maior probabilidade de se manter fidedignos a sua inspiração. No entanto o primeiro volume da série Pretty Little Liars é um exemplo de como uma adaptação deve ser feita, e ressalto que me refiro apenas as cenas apresentadas no livro, e repassadas na série.
Os pormenores dão uma ferramenta a mais. As características, o convívio e personalidade das garotas são expostos com mais detalhes, e possuem maior relevância assim como suas felicidades e receios aumentam de volume.
A narrativa é leve e ao mesmo tempo cativante. Um livro para se ler em questão de horas, com seu revezamento no ponto de vista de cada uma das personagens que torna o processo muito mais fluído.
Para os fãs da série de TV vale a pena dar uma conferida nesse primeiro, e espero que também no restante da série.