Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Kenia 21/09/2020

"As pessoas não ajudam muito. Ralph queria dizer que as pessoas nunca eram bem o que se pensava delas."

Prestes a explodir mais uma guerra mundial, um avião cai em uma ilha desconhecida, deixando encalhado um grupo de estudantes. No início, sem supervisão de adultos, sua liberdade é algo a se comemorar; tão longe da civilização os meninos podem fazer o que quiserem. Qualquer coisa. Eles tentam forjar sua própria sociedade, falhando, no entanto, diante do terror, do pecado e do mal. E à medida que a ordem entra em colapso, enquanto estranhos uivos ecoam na noite, à medida que o terror começa seu reinado, a esperança de aventura parece tão longe da realidade quanto a esperança de ser resgatado.

Os protagonistas são Ralph, Piggy, Roger, Jack e Simon, todos retratados ao longo do romance. Ralph é o chefe do grupo eleito por todos através de uma votação; Piggy, que enxerga bem pouco e acima do peso é seu braço direito; Roger é um dos primeiros a desenvolver tendências animalescas; Jack simboliza os piores aspectos da natureza humana enquanto Simon é a representação de paz e tranquilidade.

"E no meio deles, com o corpo imundo, o cabelo emaranhado e o nariz precisando ser assoado, Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano."

É uma história provocativa de sobrevivência assim como também uma reflexão das três características mais importantes da natureza humana. Primeiro: o desejo humano pela ordem social e política através de governos, leis e parlamentos, retratado pelo símbolo da concha e da plataforma.

Segundo: a tendência natural dos humanos em relação à violência, à selvageria e à necessidade de toda nação por militares em busca de proteção, retratada pelo grupo dos meninos caçadores que acabam se transformando em assassinos.

E terceiro: nossas crenças nas intervenções divinas e poderes sobrenaturais, retratadas pelos sacrifícios e danças cerimoniais para apaziguar a "besta".

"Vocês tem que entender que o medo não pode trazer mais danos que os sonhos."

O Senhor das Moscas é um romance histórico e fictício que foi escrito em 1954 pelo premiado autor britânico William Golding. É um romance alegórico que foi inspirado e influenciado pelas experiências de Golding como membro da Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial assim como seu objetivo de longa data de escrever um romance. Golding foi se tornando mais consciente sobre a humanidade e parecia desenvolver uma visão mais ampla da psique humana, da qual o tema do romance tomou forma. O bem contra o mal, civilização vs. selvageria, e moralidade vs. imoralidade são os principais temas desse livro.

Aqueles que não tiveram a oportunidade de ler essa obra prima, não deixem de aprender com esse clássico incrível. É uma leitura arrepiante, mas convincente, com imagens impressionantes e grande uso de simbolismo, O Senhor das Moscas é uma grande obra da literatura e um aviso terrível sobre a humanidade.

Fabi 10/08/2021

O Senhor das Moscas
Se você esta procurando uma leitura intensa e subversiva, aposte em O Senhor das Moscas.
Um clássico de língua inglesa recheado de simbolismos. Aqui a gente se pergunta se existe algo chamado ?humanidade? e se podemos associa-la com qualquer coisa boa.

Acho que vou passar um bom tempo ainda pensando nesses meninos...

Mari 26/10/2020

Incrível!!
O livro é incrível, com uma leitura dinâmica e que você fica com vontade de ler sem parar.
A abordagem do autor mostra como a condição humana de civilidade e selvageria, é frágil e define apenas o lugar de onde nos encontramos.
Sair do concreto ou de um lugar com normas sociais e leis definidas pode mostrar como algumas práticas não tem sentido fora desse lugar. Agora imagine isso tudo acontecendo no meio de crianças de idades variadas.
Super recomendo!!

Dave.Christian 13/01/2021

Uma distopia sobre natureza humana
Um livro que de forma figurativa trata democracia X totalitarismo, racionalidade X Instinto irracionalidade, fanatismo x indiferença...
Um livro maravilhoso de antropologia...

Francisco240 22/10/2021

Que final assustador?
Minha gente que livro mais escabroso!
O Enredo se resume em criança que são deixada em uma ilha por motivo X e com o decorrer do tempo elas vão perdendo a civilidade e foram visitados infelizmente pelo senhor das moscas (Belzebu) mais de uma vez...

Lady Zulis 02/03/2024

"O Senhor das Moscas seguia preso à estaca."
Um clássico é um clássico! Muitos apresentam nuances que só o autor é capaz decifrar, isso não é ruim, embora nem sempre é mágico. Após ler a biografia do Golding, fica "fácil" interpretar a obra e decifrar a sua mensagem.

Publicado pela primeira vez em 1954, após ser rejeitado por uma série de editoras, "Senhor das Moscas" retrata a trajetória de um grupo de meninos com idade inferior a 12 anos, perdidos numa ilha após um desastre aéreo. Sem a presença de um adulto para orientá-los, cabe a eles a triste missão de buscar por conta própria sua sobrevivência.

Um enredo primoroso sobre as condições da natureza humana até o seu rompimento hostil. Uma premissa um tanto simples, mas deveras proveitosa. A escrita é instigante e descritiva, mas sem excesso ? fica fácil saber o porquê ele ganhou o Nobel de literatura mais tarde.

Foi uma experiência boa, mas não das melhores. Durante a leitura, eu passei o tempo inteiro esperando por algo que não veio. Procurei nas entrelinhas e nada, desse modo, sinto que a obra deixou a desejar em alguns aspectos, mas nada que tire o mérito do escritor. É isso, equivale a uma recomendação!

Pedro Octaviano 20/10/2020

Mais um bom achado de 2020, dessa vez uma indicação de um professor de física amigo meu. Bastou ler a sinopse para que ele furasse fila na minha lista de leituras.
Não decepcionou em nada do que eu esperava. O senhor das moscas é realmente uma leitura muito gostosa e que levanta sérias reflexões, extrapolando o limite dos livros que são apenas um bom conteúdo sem ter, no entanto, um lado reflexivo importante.
Sempre que se coloca crianças nas equações tornam o problema bem maior e William Golding consegue com essa obra criar um baita problemão.

site: @descansandoavista
@karolineraraujo 20/10/2020minha estante
Muito bom esse livro!

Lucas.Rocha 15/11/2021

''Belzebu tem um demônio reservado para mim!''
O homem é mau por natureza ou a natureza o torna mau? Antes de responder, gostaria de expressar quanto essa obra é reveladora e até impactante. A ficção ou alegoria criada pelo autor é assustadora, não que a maldade humana, a brutalidade e a falta de civilização sejam novidade em nossa era, porém do jeito que a história é descrita, tratando-se de crianças, é brutal.

Somos maus, ou nos tornamos? Damos ouvidos aos demônios, ou eles nos fazem praticar atrocidades? Uma sociedade em pura anarquia é o terror, por mais que seja burrice ou falta de liberdade, precisamos de um estado, líderes que nos botem rédeas? O estado é um mal necessário, infelizmente sem ele, e sem a "democracia" a humanidade se destruiria, por inteiro.

Sim, nossa natureza é cruel e praticamos o mal diariamente, somos terríveis. Em situações de necessidade ou de fartura. A humanidade sempre foi a mesma, não importa se crianças ou adultos, praticamos a maldade, a crueldade, a brutalidade... Está em nossa natureza e no nosso instinto, por mais que tenhamos leis, e regras a seguir, basta ligarmos a TV e assistirmos aos noticiários, para nos depararmos com a nossa realidade.

Porém, nem tudo está perdido, temos um norte a seguir, devemos ouvir sempre o chamado da concha e nos reunirmos para discutir, estando sempre em harmonia, em acordo um com os outros, por mais que tenhamos morte, guerra, fome, doenças, pestes e crimes, nunca podemos deixar de praticar nossa civilidade, afinal de contas não somos selvagens.

''Ouça os tambores, eles vêm do mar
Traga o espírito tribal em mim
Porque meu orgulho e nas minhas raízes eu acredito
Não, esta tribo você não pode tirar de mim''

Tribe - Soulfly
Silvia Cristina 17/08/2023minha estante
Gostei da resenha

Lucas.Rocha 18/08/2023minha estante
Obrigado

Bruno 04/01/2024

O que é um selvagem?
A resenha vai ser menos técnica do que eu poderia e mais emocional do que eu gostaria.

Se você faz parte de alguma minoria, não tem como não associar o livro com questões que trespassam a juventude de quase toda minoria.

Bullying deve ser algo universal entre jovens de qualquer lugar do mundo. E no livro, as crianças já são apresentadas com características disso desde as primeiras páginas.

O livro começa leve, a liberdade de não ter nenhum adulto, poder viver sobre as próprias regras. Só um apelido aqui, umas risadas ali (só?). Dão o primeiro tom do livro. A evolução é constante e bem ritmada. Vamos nos envolvendo conforme as coisas vão ficando mais difíceis pras crianças. Capítulo a capítulo, a história vai se tornando mais densa. O amadurecimento precoce forçado pelas circunstâncias não quer dizer que seja um amadurecimento completo que só o tempo permite. É a perca da inocência ao final do livro tampouco é amadurecimento completo. Saber quais regras podem melhorar a sociedade é algo que nem adultos sabem e estão em constante processo de tentativa e erro. Como exigir isso de crianças? O cenário exige e elas precisam lidar.

Os grupos, posteriormente tribos, são onde as crianças se sentem acolhidas. Pertencer a um grupo é ter proteção sobre os outros grupos, é não sofrer bullying e só fazer isso com os de fora, o que nem sempre acontece. Quem lidera não é quem tem as melhores condições de liderar, é quem se mostra mais disposto a enfrentar a todos. Isso não é algo também de adultos? Tribos punks, skatistas e tantas outras não é uma busca por pertencimento e defesa?

Quando o conflito de divisão das tribos se dá, o livro trata de nos lembrar que apesar de todo o peso, ainda estamos lendo sobre crianças quando é dita a frase "assim não brinco mais". Porém, entretanto, contudo, o livro também vai nos lembrar que crianças também podem ser cruéis e faz isso muito bem.

E é nessa parte que ser do estado de São Paulo vai me fazer pensar se não é exatamente assim que vivemos por aqui. Como tribos, a maior parte de selvagens, tentando sempre se dar melhor que o outro. Pedras não são despencadas sobre cidadãos paulistas, mas alguém ser pisoteado, esmagado para entrar no trem é "foi um acidente" também, ou como diria Belchior "caso comum de trânsito" sobre as inúmeras vidas perdidas por "acidentes". A loucura da sobrevivência na cidade grande me parece a mesma a qual as crianças foram submetidas no livro.

Foi um livro extremamente impactante pra mim porque eu não conseguia não fazer associações a cada capítulo lido. Antes fosse cruel demais para ser verdadeiro, mas infelizmente é verdadeiro demais pra ser cruel porque parece que já perdemos nossa humanidade e nos comportamos feito selvagens. Eu disse que seria uma resenha mais emocional do que técnica e até bastante pessoal, o que me desagrada um tanto. Rs

O final me desagradou um tiquinho pela interrupção abrupta, mas nada que prejudique uma obra tão primorosa quanto essa.

Resenha feita por um preto de periferia que posteriormente foi estudar em colégio particular. Eu mesmo!
Karen.V 04/01/2024minha estante
Mais uma excelente resenha, Bruno. Parabéns ??????

Bruno 05/01/2024minha estante
Obrigado, Karen! Você é sempre muito gentil em suas palavras. ?

Lohane 05/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, Bruno!

Bruno 06/01/2024minha estante
Obrigado, Lohane! ?

Pri.Kerche 01/02/2024minha estante
Adorei a resenha! Mto intensa e próxima ao mesmo tempo.

Bruno 02/02/2024minha estante
Obrigado, Priscila! ?

VictAria109 20/09/2022

Uma leitura significativa
Foi um livro que mexeu comigo, tive que parar algumas vezes. Sinceramente, eu senti resquícios da minha visão romantizada da vida sendo tirados de mim a força.

Hobbes estava certo, o homem não é bom por natureza.

O livro foi escrito com uma descrição diferenciada das paisagens e eu me senti em determinados momentos como parte da história. Mesmo com todo o terror e visão negativa do ser humano, foi uma história de tirar o fôlego.
Joao 20/09/2022minha estante
A forma como Golding descreve o ambiente é realmente diferenciada.

Beto | @beto_anderson 03/03/2021

Podia ser melhor
Quem sou eu pra falar desse clássico. Nem sei se posso dizer que minha expectativa foi frustada, porque depois de ter lido recentemente alguns clássicos e me decepcionado, já não esperava que este fosse o super livro que muitos falam. A história demorou a engrenar, achei algumas falhas, coisas besta que eu eu fiquei me perguntando o motivo do autor não mencionar. Mas a ideia da narrativa é muito boa. Esse embate entre o civilizado e o bárbaro a partir de uma mudança de condições de vida é bem construído. Mas e o avião? O que aconteceu? Não tinha carcaça, não tinha metal, não tinha malas com roupas e pentes nas malas? E esse Senhor das Moscas do nada? Bem, não vou me alongar para não criar polêmicas.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Iva Ulisses 22/12/2022minha estante
Concordo.

Durães 19/06/2021

Bom, mas esperava mais.
Não gostei muito da estrutura do livro. O autor parece estar te preparando para um conflito que acaba não acontecendo. Parece apenas mais um ensaio do que uma história.
@apilhadathay 19/06/2021minha estante
Eu li e compartilho da sua opinião!

Gláucia 09/05/2011

O Senhor das Moscas - William Golding
Tenebroso. Se eu tivesse que descrever esse livro em uma palavra, seria essa.
Um grupo de garotos entre 6 e 14 anos sobrevivem à queda de um avião numa ilha. Os grupos começam a se formar, os líderes aparecem e o instinto básico de cada um aflora, mostrando que a maldade e a crueldade já estão presentes no espírito desde a mais tenra idade, precisando apenas de uma situação limite e da falta de regras e vigilância para se manifestarem.
Briena 27/04/2012minha estante
Exatamente, tenebroso. Tinha algumas partes que eu parava de ler por ficar chocada com o a reação deles para algumas situações. É no mínimo pertubardor ler esse livro.

Ana Maria 27/01/2013minha estante
Também estaquei minha leitura em alguns momentos para "digerir" tudo o que acontecia...