Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Danilo 24/12/2023

Nossa hostilidade
Senhor das moscas é um livro que traz uma perspectiva mais dura da natureza humana. Em condições extremas e diante de privações básicas, o ser humano se revela violento. Porquinho (chamado assim pelos garotos do livro) me fez pensar bastante sobre o lugar que a racionalidade tem diante das crises. Ele tentava trazer sabedoria para os problemas, mas era rechaçado o tempo todo. O livro é de narrativa simples, mas te faz perceber uma série de facetas quando nos deparamos com situações difíceis. Mostra a nossa tendência a se esquivar da realidade produzindo uma outra, mostra a dificuldade de admitirmos nossas limitações e para isso ridicularizamos os lúcidos. Eu nunca esqueci que era um grupo de garotos tentando sobreviver, mas gostei das reflexões que o livro me fez pensar.

Gerson91 24/12/2023

Um livro necessário
O livro narra com propriedade e profundidade a perda da inocência de um grupo de crianças naufragadas em uma ilha. Da pureza à crueldade absoluta.

anab.1 23/12/2023

Senhor das Moscas
Iria ler esse livro somente para um trabalho acadêmico, porém todo contexto do livro me puxou de uma maneira inimaginável!
É um livro surpreendente, cada capítulo dele é uma descoberta, um sentimento e/ou um medo novo, e os meninos têm que aprender a lidar com o isso, o que é o mais legal do livro em si.
Esse, definitivamente, foi o livro do século passado que mais me comoveu e me fez querer lê-lo.

lleandrosm 21/12/2023

Fenomenal
"Como os adultos reagiriam nessa situação?". É um questionamento frequente na história, mas será se realmente aconteceria algo de diferente se as pessoas da ilha tivessem um pouco mais de idade?

Raiane.Priscila 21/12/2023

Interessante
É incrível a capacidade que o ser humano tem de se adaptar a qualquer situação, mas mais incrível ainda é como podemos nos tornar selvagens ao vivermos isolados e em situação de perigo. O autor foi muito sensível ao colocar crianças nessa situação e demonstrar o que realmente acontece quando o ser humano é acuado.

Maylla.Nogueira 20/12/2023

Podia ser melhor
A história podia ter sido melhor aproveitada, achei a escrita bem massante com detalhes demais que serviu só pra basicamente "encher linguiça". A forma que foi abordado o tema foi por vezes sem sentido e por vezes de uma forma muito forçada com a intenção de chocar, é um clássico, porém não é dos melhores.

ThaiAnilly :) 20/12/2023

Senhor das Moscas
Não foi um livro ruim,mas também não foi lá aquelas coisas!
Mas foi um livro que me fez pensar bastante sobre como o ser humano,já nasce querendo o poder e cria rivalidade muita das vezes por nada.
Abihyyh 20/01/2024minha estante
eu fiz um trabalho de filosofia sobre a adaptação desse livro pra filme e por mais que o filme seja ruizinho, dá pra pensar bastante sobre justiça e a corrupção natural humana.

Keka_ 18/12/2023

Garoto abandonado na Bahia é capitão de areia...
Doido pensar como que crianças sobrevivem sozinhos em uma ilha viu kanskaka
É bom, interessante ver o desenvolvimento dos garotos, brigas e a forma que vão vivendo nessa realidade.

Willian 18/12/2023

Ok
Achei um livro ok, esperava mais para o desenrolar daquela ?sociedade? dos meninos na floresta e para o final também, mas contudo é um livro bom para um passatempo.

Raissa.Valderamos 15/12/2023

Demorou, mas foi
Não foi o tipo de livro que me prendeu desde o começo. Porém, dava pra sentir que algo grande estava por vir. É interessante ver como as normas sociais logo se perdem nesse tipo de situação e, quem tenta defendê-las, acaba sendo taxado de louco. Toda a sequência após a divisão do grupo foi realmente de tirar o fôlego.

Mike Willian 15/12/2023

Respeito a proposta e compreendo a reflexão...
...mas que livro chato.

Primeiro que nem define direito os personagens, a escrita é super maçante, não tem um fluxo de acontecimento bem determinado, é uma repetitividade de diálogos confusos extremamente desnecessária, uma gritaria de "eu que tô com a concha" pra "tem que acender a fogueira" o tempo todo.

Não consegui me aproximar de nenhum personagem apesar de serem todas crianças. Os que se destacam (da quantidade nada precisa de sobreviventes) é chata, maldosa e pedante. Não foi uma leitura proveitosa, eu só queria terminar mesmo.

A reflexão que traz, pelo que entendi, aborda o fim da inocência e a famosa questão de Rousseau sobre a humanidade ser originalmente boa ou má e ser corrompida pela sociedade ou acontecimentos. Não sei se estou viajando sobre.

Não é um livro que eu indicaria, apesar de ser um clássico, e também não é um autor que pretendo experimentar outras obras.

Wisley 23/12/2023minha estante
N foi a tradução do livro, o autor realmente escreve dessa forma, comecei a ler em inglês, mas tava tão maçante que recorri ao áudio livro, acho super válido para quem quer saber da história (ou do desfecho dela) assistir ao livro, já que a leitura desse livro realmente n cativa muitos leitores

Izabele24 13/12/2023

Ensaio sobre a sociedade
Que livro meus amigos!
Confesso que não sabia nada desse livro a não ser que era super renomado.
Ele é bem curto mas muito forte! O escritor não tem pena ao fazer as descrições grotescas dos atos praticados pelas CRIANÇAS que são as protagonistas deste livro.
O que aconteceria se crianças ficassem confinadas a uma ilha por causa de um acidente? Que tipo de sociedade seria formada por pessoas de 6-12 anos? Existem instintos primitivos? Eles são bons?
Eu preciso encontrar um amigo para falar por HORAS sobre esse livro!!!
grazi. 15/12/2023minha estante
oi amiga izza eu li ????????

Elisson 13/12/2023

Complexidade disfarçada numa história simples
Através de uma história simples há uma grande complexidade filosófica. Como vi em certeiros comentários: há uma alegoria sobre democracia (Ralph), ciência (Porquinho) e violência (Jack). Ainda:

+ Texto fluido e bem escrito
+ Mensagem ao término interessante
+ Reta final empolgante
+ Bons personagens

- Descrição da ilha em demasia
- Reta final empolgante (isso mesmo)
- Bastante hypado