Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Cláudia 17/06/2009

A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta.
Carla 16/01/2010minha estante
vi q 3 pessoas gostaram da resenha e 3 não ... será que os q não gostaram não entenderam a regra número 1??? fica a minha duvida.

Ivan Picchi 18/01/2010minha estante
tem a opção de serem retardados tb

Fabio 30/08/2011minha estante
Claudia, a melhor coisa a fazer é seguir a segunda regra do Clube da Luta. ;)

Davi Araya 26/10/2011minha estante
Por que ninguém segue as regras?

Cláudia 27/07/2012minha estante
Exato, não seguem a 1ª e nem a 2ª /o\

VIANA 15/03/2013minha estante
Não vou falar... kkk

Carol.Panaro 16/03/2020minha estante
Hahaha excelente

Alexa 25/04/2020minha estante
Melhor resenha já feita na história kkkkkkk a regra é não falar sobre, fim. Lidem com isso ?

tiago 21/08/2020minha estante
HAHAHAHAHA GENIAL

viscose 12/01/2023minha estante
***** ** ****

CaAque.Fernando 28/06/2023minha estante
acabou as resenhasKKKK

rihsantos 31/07/2023minha estante
A melhor resenha que eu já li KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Renata ð« 19/11/2023minha estante
Não é clube da luta, é***** ** ****

@aprendilendo_ 14/02/2021

Resenha de Clube da Luta
Escrito por Chuck Palahniuk e publicado pela primeira vez em 1996, Clube da Luta é a obra da qual derivou o clássico filme cult homônimo, de 1999, estrelado por Brad Pitt e Edward Norton. Na trama, acompanhamos um personagem sem nome, que, em meio a uma crise dos trinta anos, com insônia e depressão latentes, conhece o excêntrico e violento Tyler Ward. A partir disso, os dois amigos criam e passam a buscar consolo de suas desilusões e faltas de propósitos em clubes de cunho anarquista, baseados na violência sem fim entre os membros.

De início, com uma narrativa em primeira pessoa, a qual é desenvolvida por meio de frases curtas e diretas, o romance, estabelece seu aspecto visceral e singular desde as primeiras páginas. Isso acontece pela maneira como, imbuído de um sarcasmo latente, o autor cria um ambiente desconfortável, o qual não chega a ser melancólico, mas gera toda uma sensação de algo totalmente errado ensandecido estar acontecendo. Nesse sentido, tal elemento é ainda ressaltado pelo estudo de personagem sobre o protagonista, este, o qual tem seus traumas e vazios dessecados durante a obra. Ou seja, há aqui toda uma estrutura que beira a distopia mental, forçando o leitor a adentrar na realidade distorcida de um homem prestes a colapsar.

Prosseguindo, a temática e o enredo, apesar de terem, em si, toda uma composição dura e maligna, em nenhum momento toma tons insuportáveis ou estafantes. Tal fato é sustentado, novamente, pela forma direta da escrita, a qual traz consigo certa fluidez na leitura. Além do mais, os pontos os quais se aproximam do subgênero de ação funcionam como uma faísca de adrenalina, responsável por realçar a curiosidade do que pode vir a acontecer e tirar o excesso de peso temática da trama já citado. Os personagens, por fim, ganham todo o destaque do livro. Repleto de uma dor emocional, misteriosa e crônica, somos expostos a personalidades solitárias, desesperadas por algo, mas ainda sem saber o que. Toda essa gama é excentricamente cativante, o leitor se apega aos sujeitos, ficando instigados a entender o porquê de suas atitudes, enquanto, de forma única, entendemos o quão fundo uma vida sem propósitos ou amor consegue levar um ser humano.

Clube da luta é extraordinário. Com um jogo de veracidade e surreal, somos expostos à uma diversidade ensandecida de personagens icônicos e instigantes, isso, enquanto a história envolvente prende até o fim.

Nota: 9.6
Instagram: @aprendilendo_
nana 21/02/2021minha estante
ótima resenha!

@aprendilendo_ 21/02/2021minha estante
Muito obrigado!!

Deise 17/11/2009

"A propaganda põe a gente pra correr atrás de carros e roupas, trabalhar em empregos que odiamos para comprar merdas inúteis.
Somos uma geração sem peso na história, sem propósito ou lugar
Não temos uma guerra mundial
Não temos a grande depressão
Nossa guerra é espiritual
Nossa depressão, são nossas vidas
Fomos criados pela TV para acreditar que um dia seríamos milionários e estrelas de cinema,
mas não somos.
Aos poucos tomamos consciência do fato,
e estamos muito, muito putos!"

***

Já aconteceu de algum maluco psicopata responsabilizar Clube da Luta por suas atitudes criminosas. O filme contém violência, sim - e muita, mas não a incita.
Na verdade, sua virtude é a capacidade que tem de traçar uma crítica dos vícios da sociedade, questionando a importância dos nossos valores e futilidades. É um perfeito retrato perturbador do homem diante a percepção de sua existência vazia, existência essa que segue com detalhes regras impostas e de acordo com o 'certo e errado' do geral, bem como as mesmas metas e ideais de realização. O perfil de quem finalmente se deu conta de que não se tornará milionário, não comprará aquela Ferrari, não se casará com alguma famosa gostosa da playboy.
É o inconformismo de 'ir com a maré', o medo, a inquietação. E a mensagem de Clube da Luta - dentre tantas - é justamente essa, mostrar-lhe que você não precisa fazer o mesmo que todo mundo, seguir as mesmas regras. Faça as suas próprias! Siga seu próprio caminho! Conquiste apenas aquilo que lhe é desejado, não o desejo imposto pelos outros!
Cada golpe dado seria um tipo de libertação, e cada golpe recebido seria uma auto-punição pela sua passividade.

Clube da Luta é uma obra-prima, um livro (e filme) brilhante! Mas infelizmente não foi bem recebido pela crítica na época de seu lançamento pois visaram apenas a violência contida nele; mas essa atitude tem uma certa explicação: seu roteiro pode ser facilmente odiado por pessoas que tem preguiça de pensar e com valores muito conservadores.
Guilherme 27/03/2010minha estante
Excelente resenha!

Não li o livro ainda, mas o filme é um dos meus favoritos.

Matt 02/07/2012minha estante
"infelizmente não foi bem recebido pela crítica na época de seu lançamento pois visaram apenas a violência contida nele; mas essa atitude tem uma certa explicação: seu roteiro pode ser facilmente odiado por pessoas que tem preguiça de pensar e com valores muito conservadores."

Parabéns.

Tarciso 28/05/2013minha estante
Pois é, somos os filhos do meio e precisamos ser notados!

Claudio.Costa 12/02/2016minha estante
Gostei da resenha. Me deu vontade de ler!

Bruno 27/08/2013

Profundo...
“Estou rompendo meus vínculos com a força física e os bens materiais, porque só destruindo a mim mesmo vou descobrir a força superior do meu espírito”

“Clube da Luta” retrata as experiências de um funcionário bem-sucedido propenso a depressão e com graves crises de insônia. Recomendado por seu médico, que queria lhe mostrar o verdadeiro sofrimento, ele procura diversos grupos de apoio fingindo possuir diversos tipos de doenças. Nestes grupos de apoio, ele consegue achar o tão procurado alívio e suas crises de insônia começam a ter fim. Mas nada se compara à experiência de ter conhecido um homem misterioso chamado Tyler Durden. Com a amizade dos dois nasce uma parceria que os leva a criar um clube de lutas, onde o objetivo principal é: fugir das regras da sociedade e libertar todos os sentimentos resguardados.
-----------------------------------------------

O livro não traz questões sobre violência gratuita, ele nos leva a pensar sobre o porque trabalhamos em empregos dos quais não gostamos; porque gostamos de comprar coisas das quais não precisamos; porque temos os vícios que a sociedade nos impõe e porque não lutamos para ser quem gostaríamos de ser.

O Clube da Luta é um refúgio. É o lugar onde você gostaria de ir para se libertar das amarras da rotina. É o lugar onde você tem certeza que irá encontrar pessoas tão danificadas quanto você. Pessoas que anseiam fugir da realidade e procuram um momento de perfeição, mesmo que dure apenas alguns minutos.

Como Tyler disse, sabiamente: “A grande depressão é a nossa vida. Nossa depressão é espiritual.”

nana 28/02/2021

"nada é estático. tudo está desmoronando."
quebrando a primeira regra do clube da luta.. rs
"Sabe o velho ditado que diz que você sempre mata aquilo que ama? bom, veja, a recíproca também é verdadeira."

aqui temos uma série de acontecimentos narrados em primeira pessoa, de uma forma bem direta, por um personagem que possui uma personalidade um tanto instável e questionável, passando por uma 'crise dos 30 anos' com insonia, diversos traumas, depressivo e frustado, de um jeito caótico, não muito sentimental ou tocante, mas instigante.

lidando com o abismo da sua existência, o ppp (principal personagem perturbado, pq todos são, risos) conhece Tyler Durden, com quem idealiza um Clube da Luta, que conta com algumas regrinhas..
nesse clube, eles acumulam um número cada vez maior de homens que alcançam uma redenção momentânea da própria ira, e se aliviam do peso de uma existência vazia e sem propósito, despertando gatilhos passados e lutando contra seus ideais e frustações com a realidade.

a trama é constantemente 'cortada' e pula de uma cena para a outra, sem perder o leitor pelo suspense que fica no ar.
o mesmo vale para as interpretações da obra. você consegue abordar aspectos muito mais profundos se notar as entrelinhas, explanando a estória em si de maneira mais sofisticada, indo além do objetivo do autor, que foi criar uma obra crua e sem rodeios, ao mesmo tempo em que fosse envolvente para quem o lê.
(se seguir por este caminho, você provavelmente notará pormenores muito desagradáveis do universo aqui criado, como por exemplo a representação da mulher nesse livro. chega a ser um incômodo a superficialidade das (pouquíssimas) personagens femininas mostradas aqui... etc etc)

tive uma ótima experiência. a escrita foi muito fluída, o que fez com que os capítulos passassem rapidamente. tb há uma forte repetição de diversas falas e pensamentos, que funcionam como uma especie de 'slogan' ou algo do tipo. eu particularmente não acho que torne a obra cansativa, inclusive esse é um aspecto que gosto bastante, mas é algo q fica realmente bem nítido.
no final o autor conta brevemente sobre as medidas extremas que alguns fanáticos desse universo tomaram. chocantee, é bom ter limite hahahs

"por que causei tanta dor? não conseguia ver como todos nós somos manifestações do amor?"
Alberto.Tisbita 01/03/2021minha estante
PPP foi ótimo! Rsrs

Kamii_Berthier 02/03/2021minha estante
Amiga não creio que tu leu aaaa
Nada menos que o esperado, resenha incrível!!

nana 02/03/2021minha estante
Alberto, é muita criatividade hahaha

nana 02/03/2021minha estante
Kamii você ja leu??
muito obrigada amiga ?

Kamii_Berthier 03/03/2021minha estante
Não li, mas é uma obra tão comentada e debatida que não descarto para futuramente.

Darezzo 10/03/2021minha estante
Está gostando?

nana 16/03/2021minha estante
Darezzo, já concluí a leitura! gostei sim!

Lara.Bia 06/05/2020

E vamos quebrar regras: vamos falar sobre o clube da luta!
Sinceramente, não sei se foi pq eu ja conhecia o plot ,mas o livro não me conquistou. Tem todo um estigma em torno do personagem principal, que é tratado como se fosse um deus, que criou uma seita de pessoas que cumprem ordens sem pensar.
É um dos poucos casos que o filme é melhor do que o livro, já que no filme conseguimos perceber a importância da história pra sociedade e as mensagens que ele carrega, que na minha opinião, não ficou tão explícita no livro

Rosangela Max 23/11/2022

Muito bom!
Gostei da história, da escrita do autor e do protagonista.
Apesar de, na reta final, algumas coisas ficarem previsíveis, o enredo foi desenvolvido de forma original e inteligente.
Recomendo a leitura.

Vênus_Alice 29/06/2022

Clube da luta
É um marco do non sense style.
Sem dúvidas é um livro muito sagaz, peculiar e autêntico.
Queria muito ter lido antes de ver o filme, acho que a experiência seria muito mais impressionante.

O livro é muito bom, dá muita agonia pela falta de sentido do protagonista, você lê começa a entender a a narrativa e se perde totalmente, até entender a vibe e a disassociação do personagem.

Mesmo assistindo ao filme, foi uma experiência muito boa ler, entrar na vibe e sentir toda a agonia, adorei o estilo da escrita.

Jackeline 07/05/2020

então né, a regra do clube da luta é não falar sobre o clube da luta. No caso, vocês que lutem para saberem mais sobre esse livro. Mas digo a vocês que tanto o filme quanto o livro, valem muito a pena.
daydarocha 07/05/2020minha estante
"vcs que lutem" kkkkkkk boa boa

Jackeline 07/05/2020minha estante
kkkkkkkkk gostasse?

daydarocha 07/05/2020minha estante
Sim sim!! ??

Jackeline 07/05/2020minha estante
Lisonjeada pelo seu comentário ???

Deco 07/05/2020minha estante
Mas e aí? Gasolina com suco de laranja congelado ou gasolina com pó de serragem para gato? kkkk

Fdesiderio5 08/05/2020minha estante
Amo um livro esse é o Clube da Luta. O filme digo que não gosto, o livro é uma coisa maravilhosa.

Jackeline 08/05/2020minha estante
Hmmm, gasolina com suco de laranja congelado ?

Jackeline 08/05/2020minha estante
Pq tu não gostou do filme?

Fdesiderio5 08/05/2020minha estante
Já assisti até a metade do filme, sei que segue o livro, só o final que muda,( não sei o final do filme) a minha construção de personagem de paisagem não era aquilo, sei lá, eu já tinha na cabeça, o que era a história, o Tyler não seria o Brad Pitt kkk

Fdesiderio5 08/05/2020minha estante
O Plost no livro é melhor que no filme.

Jackeline 08/05/2020minha estante
KKKKKKKKKK é tipo isso véi

Diego Lima 10/11/2021

Regra número 1 ...
Sabe quando a arte transpassa sua mídia e atingi a sociedade? Esse livro foi esse fenômeno, ganhando mais força ainda com o filme. Na década de 90 essa história tocou as pessoas de uma forma tão profunda virando quase uma filosofia de vida e receita para diversas empresas as quais apostaram em trazer para a vida real referências do enredo. Foi uma febre para os americanos.

Vamos acompanhar um homem de trinta anos narrando sua vida cheia de altos e baixos - muito mais baixos. Vamos ficar sabendo de sua vida solitárias sem amigos, namorada, o emprego o qual é insatisfeito e vive sempre sem energia para nada - parece até os problemas de todos os trabalhadores. Sem falar nas isonomias e muitos problemas psicológicos. Quando em um belo dia nosso protagonista conhece Tyler Durden, um cidadão aparentemente intocável pelo mundo organizado pelas empresas multimilionárias as quais sugam as vidas de seus funcionários, principalmente os de menor classe social. Tyler um ser humano simplesmente a sempre de seu tempo irá criar uma filosofia e estilo de vida um pouco excêntrico; para muitos poderia ser confundida apenas com um bando de marmanjos se esmurrando, porém, vai além, existe uma ideia revolucionária anarquista por trás. Todavia, apesar de parecer algo até belo, existe um grande problema ...

Tive algumas dificuldades em entender certos pontos inicialmente, porém, na medida a qual você vai absorvendo as informações, tudo vai se encaixando até explodir sua cabeça com as reviravoltas. Confesso ter perdido boa parte da experiência do livro por ter assistido ao filme, mesmo assim, o autor nos entrega uma obra marcante.

cat lohn 06/02/2022

Brutal
Senti como se levasse tapas na cara a cada página KKKKKKK é uma escrita brutalmente verdadeira e chocante? amei!

Chico 12/08/2009

Sobre o caos.
Pela popularidade alcançada, e potencial de estrago inerente, provavelmente seja o livro mais subversivo e perigoso dos últimos 20 anos. Laranja mecânica dos anos 90.

Ivan Picchi 18/01/2010minha estante
comentário foda ;P

Julyana. 04/04/2010minha estante
Grande livro mesmo!

William LGZ 17/05/2022

Não foi o meu tipo de leitura
Um livro com um estilo bem diferente do que costumo consumir, o que até aprecio bastante quando tal obra consegue me conquistar mesmo com esse empecilho, mas este infelizmente não foi o caso.

O autor fez um ótimo trabalho narrando a história na primeira pessoa como alguém "fora da casinha", tão bem que acabou me causando um certo desconforto e distanciamento da trama. Seus distorcidos pensamentos e as situações mirabolantes que ocorriam na narrativa romperam com minha imersão.

Mas não posso dizer que o trabalho é de todo ruim por isso pois tem seus méritos, como sua reviravolta muito engenhosa e de sua sátira por trás de todo o absurdo (que não captei enquanto lia), e por isso o avalio como 3 estrelas. Acima da média, mas não algo que me brilhou os olhos.
Marceelyy 25/05/2022minha estante
Esse é aqueles raros casos que o filme é melhor que o livro, na minha opinião.

William LGZ 25/05/2022minha estante
Yep, pelos problemas que tive acho que assistir ao filme será bem melhor e farei isso em breve

Igor Gabriel 20/06/2012

A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta
Lamento, não posso falar sobre o Clube da luta.

Lali 07/06/2021

A primeira regra do clube da luta é não fale sobre o clube da luta.
Realmente, você não quer falar sobre o clube da luta. Pois qualquer coisa que você fale sobre o livro impactaria não experiência do leitor.
Dinâmico, intenso, visceral? de um jeito que só Palahniuk sabe escrever.
Não perdemos tempo com amenidades, só o que importa nas páginas do livro. Se não vai te acrescentar em nada então não tem porque estar lá.
Excelente leitura.