O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Micelandia Lima 28/01/2024

Gatsby é um milionário que ama fazer festas grandiosas e extravagantes em sua mansão, que vivia aberta a todos os que quisessem participar. A princípio ele é um personagem misterioso, envolto de diversos mitos sobre como tinha adquirido sua riqueza. Nick ouve as mais absurdas teorias sobre a vida de Gatsby quando frequentava as festas, mas na realidade muitos dos convidados nem sabiam quem era o anfitrião e muito menos Gatsby os conhecia.

Kah 28/01/2024

O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
“Sempre que tiver vontade de criticar alguém, lembre-se de que nem todo mundo teve as oportunidades que você teve.”

Nick Carraway se muda para Long Island e fica intrigado com seu vizinho milionário Jay Gatsby, que todas as noites organiza festas grandiosas em sua mansão. Apesar de viver cercado de pessoas influentes e das mais altas esferas sociais, ninguém realmente conhece seu passado.
Gatsby era pobre e conseguiu enriquecer sozinho, no passado, era apaixonado pela prima de Nick, Dayse, mas as diferenças sociais os separaram, agora que está rico, Gatsby tenta reconquista-la.

A história se passa nos anos 20 e critica a sociedade decadente da época e o próprio ideal do "Sonho Americano".

Saay! 28/01/2024

Manos, esse livro é uma delicia de ler, não é tão difícil (sou lerda demais lendo e tive facilidade nesse, ent acredite em mim quando eu falo q é a leitura é bem ok) e têm algumas reflexões que fazem a gente parar um pouquinho e pensar. Fiquei muito apegada no Nick e no Gatsby, que são as únicas criaturas não tão esnobes do livro inteirinho. eh isso queridos, bjos
luttii 28/01/2024minha estante
nunca tinha cogitado >realmente< ler esse livro, mas você meio que me convenceu do contrário, obrigada!

vinirc 28/01/2024

Self-Made Man
Um dos maiores clássicos da literatura americana. Apesar de trazer na premissa uma história de amor clichê, um homem agora rico retornando em busca da mulher que ama e que antes não puderam ficar juntos por conta da diferença de classe social, O Grande Gatsby é muito mais do que isso.

Uma critica ao sonho americano e a vida de extravagâncias da alta sociedade de New York na década de 20 está presente no livro.

Gostei da leitura, escrita evolvente e fácil de entender.

laiscunhaf 26/01/2024

Riqueza, status e decadência moral
Fui transportada para a vibrante e glamorosa década de 1920, onde acompanhei a história do enigmático Jay Gatsby e seu mundo de festas extravagantes, luxo desmedido e amores proibidos. Narrado pelo observador e perspicaz Nick Carraway, o romance oferece uma visão penetrante da sociedade americana pós-Primeira Guerra Mundial, marcada pela busca desenfreada por riqueza, status e decadência moral.

Fitzgerald tece uma trama envolvente e intrincada, repleta de personagens cativantes e complexos. Jay Gatsby, com sua aura de mistério e sua obsessão pelo passado, é uma figura fascinante que personifica o sonho americano em sua forma mais deslumbrante e ilusória. A paixão ardente entre Gatsby e Daisy Buchanan, uma mulher bela e sofisticada, lança uma sombra de tragédia sobre o romance, enquanto os segredos do passado e as mentiras do presente colidem em um desfecho devastador.

Além do enredo envolvente, a prosa de Fitzgerald é um deleite para os sentidos, rica em imagens vívidas e metáforas poéticas que capturam a essência da época e do lugar. Seus retratos da opulência excessiva e do vazio moral da elite americana são tanto deslumbrantes quanto angustiantes, refletindo uma sociedade que, apesar de sua fachada brilhante, está corroída por corrupção e hipocrisia.

Sua exploração da busca humana por significado, amor e identidade em um mundo marcado pela ilusão e pela desilusão, é verdadeiramente digna de seu sucesso.

[2022]

jubeatriizz 26/01/2024

O Sonho Americano
O Grande Gatsby é um livro que mostra a realidade da sociedade americana nos anos 1920. Ele deixa claro questões sociais como o racismo, a misoginia e preconceitos em geral.
Conseguimos ver muito bem como tudo é feito de aparências, de luxo e dinheiro, e mesmo quando os personagens tem ações moralmente erradas, todos fingem não saber para não manchar a sua imagem ou relações.
Achei a leitura fácil mas não tão fluida, não foi uma história que me prendeu, mas considero um livro bom! Que demonstra muito bem que dinheiro e luxo não compram tudo, principalmente amizades.

Raphaella.Sgrignol 26/01/2024

Eu queria ter um olhar mais crítico sobre o livro, pq assim talvez eu gostaria mais.
Não é um livro ruim, mas eu achei uma leitura bem cansativa, apesar de eu ver preconceitos e principalmente a ganância, eu achei só okay!

Icaro 25/01/2024

Um drama da Belle Époque
Vez ou outra me lembro de um professor da faculdade dizendo que, historicamente, as décadas de 20 seguem um padrão de serem revolucionárias, palco de grandes mudanças sociais.
O que me chamou atenção em na obra, para além da trama amorosa entre Daisy, Tom e Jay Gatsby, foi o acesso a uma época considerada pelos mais conservadores como "perdida". Tempos em que a luxúria e o mundano imperavam na grande metrópole de Nova Iorque, já naqueles tempos o signo da modernidade. Através de metáforas e sutilezas, Fitzgerald narrou bem as marcas de seu tempo: o aumento da possibilidade de mobilidade social, as contingências da vida cosmopolita e a impossibilidade de se encontrar um verdadeiro amor.

Luana 25/01/2024

A história é boa, mas eu achei extremamente desconexa. Parecia que estava lendo capítulos aleatórios ou que alguém com amnésia contava partes do ocorrido. Gatsby é um personagem misterioso e a história não é ruim, mas parece que faltou algo...

aaclrsz 24/01/2024

Por muita das vezes, esse livro divide diversas opiniões. Fiz parte daqueles em que gostaram um tanto a mais do que o esperado.

Uma escrita, digamos que fácil, comparado a outros clássicos que já li. Encarei toda a obra como uma grande fofoca sobre a vida escandalosa dos americanos no século 20. Trazendo consigo uma escrita um tanto madura e de grandes reflexões.

Meio triste se deparar com um final em que o único que conhece a verdade sobre Gatsby é o narrador. Levando consigo todos os segredos bem guardados, e a solenidade de conhecer o homem que ele é, além de toda sua fortuna e ambição.

Fora as grandes críticas ao acaso em que a fortuna nos leva, a falsidade que nos cerca em meio a tantas festividades e esbanjamento de suas conquistas banais.

Uma obra que particularmente gostei, leve e rápida de concluir.
nuvemsamu 25/01/2024minha estante
e de novo, meu amor arregaça na resenha

nuvemsamu 25/01/2024minha estante
vdd vdd vdd amor concordo vida

da CURIOSIDADE E VONTADE D LER SO COM SUA ESCRITA

aaclrsz 25/01/2024minha estante
HAUHAUAHAUAHAUAH

nico 24/01/2024

Bom, essa é a minha leitura favorita então eu não consigo não dar 5 estrelas. Eu sei que parece ser apenas um daqueles livros chamados de "clássico" que parecem ser lidos mais por obrigação do que por interesse, mas não. É um livro verdadeiramente cativante e emocionantes.

Cada página vale a pena, cada personagem vale a pena e tudo é sentido de maneira intensa.

Lendo agora bem mais velho do que a primejra vez que eu vi (tenho 26, li a primeira vez aos 13) percebo que é um livro muito mais rápido do que eu lembrava, tudo é rápido mas também é intenso e muito bem escrito, aguçando a imaginação em cada cena.

Bom, vale muito a pena.

julia 23/01/2024

O sonho americano é real?
é isso que O Grande Gatsby responde. e eu adianto: nem um pouco.
mais do que uma história de amor, é um livro sobre a sociedade americana, suas superficialidades, e a inexistência da tal da igualdade e da meritocracia que alguns afirmam existir.
enquanto os ricos vivem sem ter que lidar com as consequências de seus atos, os mais pobres perdem a vida de forma insignificante.
ao mesmo tempo que acreditam que podem conseguir tudo o que quiserem se esforçando ao máximo, mas ao atingirem o nível "mais alto" continuam sendo diferentes daqueles que já nasceram e herdaram essa posição.
rápido e fácil de ler, o livro traz tantas camadas dessa realidade que é difícil capturar tudo na primeira leitura. vale a pena demais dar uma chance.

YoJujubs 23/01/2024

Abaixo das minhas expectativas
Apesar de ser um clássico que muitas pessoas gostam, eu particularmente não gostei. Talvez eu tenha colocado muitas expectativas no livro.
Nenhum dos personagens me cativou, e a leitura se torna maçante em certos momentos. Embora eu não tenha gostado tanto do livro, percebi que é uma boa crítica ao "sonho americano" propagado na epoca.

Julia 22/01/2024

Só eu que não gostei?
Desde o início, eu já imaginava que não iria gostar tento desse livro. Achei a narrativa entediante, apesar da linguagem não ser complicada, ela fala muito sobre o universo dos anos 20 no leste dos Estados Unidos e, por consequência, faz referência à diversas coisas dessa época que foram um pouco difíceis de entender. É um livro curto e com muitos personagens, por isso me pareceu que a história “corre” muito, fazendo com que seja complicado lembrar dos detalhes de algumas partes. Além disso, não achei nenhum dos personagens cativantes e não tive empatia por ninguém.
Tem umas questões interessantes que são abordadas no livro, principalmente sobre essa dualidade entre pessoas nascidas ricas e pessoas que construíram a sua riqueza e como para as segundas sempre haverá obstáculos para se encaixar dentro da alta sociedade. Mas isso não é algo explicitamente discutido na narrativa, fica no ar. No final até acontece umas coisas meio “avassaladoras”, só que eu já estava tão de saco cheio de tudo que nem me tocou tanto assim.
Simplificando, não achei um clássico bom. Mesmo lendo o livro acompanhando com o audiobook, foi maçante. Mas, para início de conversa, eu só quis ler esse livro por causa de “Young and beautiful” da Lana Del Rey, então já posso dizer que cumpri meu papel como fã.