O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Leitora 12/01/2024

Um amor doentio
O livro me surpreendeu pela narração de Nick, que é muito boa, o que faz com que as páginas (as quais já são poucas) terminem logo. Alguns momentos temos trechos de personagens racistas e uma classe burguesa desorientada, o que causa incomodo, mas representa personagens que são muito verossímeis.

Destaque para o amor de Gatsby por Daisy, pergunto-me se ele é inspirador e ao mesmo tempo doentio? Gatsby é um personagem super caricato, um milionário sem freio, que te cativa e você fica ansioso para saber o que ele fará a seguir... E claro, tudo isso acontece regado a muitos drinks e som de jazz.

O filme que faz adaptação do livro (e ganha o mesmo nome) também é excelente, o qual assisti em seguida (já conhecendo a história original), destaque para a atuação do Dicaprio.

“Nenhum fogo poderia destruir o conto de fadas que ele tinha em seu coração.”

“Sempre que tiver vontade de criticar alguém, lembre-se de que nem todo mundo teve as oportunidades que você teve.”

E, assim, com o sol a brilhar e grandes rebentos de folhas a crescer nas árvores, exatamente como crescem as coisas nas rápidas películas cinematográficas, experimentei a familiar convicção de que a vida recomeçava com o verão....

Sem estante 12/01/2024

É bom
Eu sempre me lasco quando coloco expectativa nas coisas e não aprendo. Talvez devido ao nome, eu fui ler esse livro com as expectativas lá em cima. Achei que seria um daqueles livros que muda a vida da gente já que é um clássico bem comentado, mas comigo não rolou.

Não consegui ter empatia com nenhum personagem, achei todo mundo muito superfiicial. Os acontecimentos meio aleatórios, um povo que dá umas doideiras do nada, sei lá. Vale a leitura, até porque esse clássico tem uma linguagem bem fácil de entender, então leia para desgostar, talvez, com propriedade.

Loloves 12/01/2024

Um clássico que não foi chato de ler
Quando li, me surpreendeu muito. Fui obrigada a ler por causa do colégio, mas acabei adorando em razão das críticas sociais, da profundidade dos personagens e da exposição da sociedade rica estadunidense da época.

Isabelle 12/01/2024

"O Grande Gatsby" é uma obra-prima da literatura que me cativou desde a primeira vez que o li. A maneira como F. Scott retrata a decadência da alta sociedade, os personagens intrigantes e a atmosfera vibrante dos anos 1920 é simplesmente fascinante. A história de amor proibido entre Gatsby e Daisy é comovente, e a narrativa revela muito sobre a natureza humana e as ilusões que criamos para nós mesmos.
Além disso, a escrita de Fitzgerald é elegante e envolvente, o que torna a leitura uma experiência verdadeiramente imersiva. É um livro que nos faz refletir sobre a busca da felicidade, os perigos do materialismo desenfreado e as consequências de viver uma vida baseada em ilusões.
No geral, "O Grande Gatsby" é um livro que eu sempre recomendo, pois é uma leitura emocionante e intelectualmente estimulante.
E o plot twist do final foi muito inesperado.

starsvhs 11/01/2024

Gente rica e branca sem ter o que fazer
"Todas as noites ele acrescentava algo à estrutura de suas fantasias até que a sonolência soterrasse essa cena vívida num abraço de esquecimento. Por um tempo, as ilusões lhe propiciaram um escape para a imaginação; eram uma alusão satisfatória à irrealidade da realidade, uma promessa de que a rocha do mundo estava assentada numa asa de fada."

Desde o começo do livro, ele se mostrou diferente do que eu imaginava e ao longo das páginas o enredo continuou me surpreendendo.
Não é um livro ruim, mas também não acho que seja perfeito, porém consigo entender toda a fama dele.
Acredito que se fosse mais longo e mais desenvolvido poderia se tornar um dos meus favoritos, mas a história é muito curta e não é tão fácil criar um vínculo com os personagens (por mais que o final tenha me deixado triste).
As melhores partes do livro na minha opinião foram as que envolviam o Gatsby e seu passado, ele é realmente um personagen interessante e eu teria adorado ler algo mais detalhado sobre a vida dele.

Karina.Calheiros 11/01/2024

Sensacional!
O Grande Gatsby é um livro maravilhoso, cheio de reflexões inseridas numa narrativa leve e instigante.

A escrita de Scott Fitzgerald é como um passeio em uma cidade desconhecida orientada por um guia experiente. O livro apresenta os personagens aos poucos, com um toque de mistério que instiga o leitor a permanecer com o livro em mãos e descobrir o que vem a seguir.

Gatsby é apresentado ao leitor (e ao Nick) por terceiros que possuem opiniões variadas e mirabolantes sobre ele. (Parece até aquela cena de Meninas Malvadas em que os alunos da escola começam a falar sobre a Regina George rsrsrs). A incerteza da veracidade desses boatos eleva mais ainda mais a curiosidade, até que a verdade é apresentada e ao invés de termos as dúvidas sanadas, começamos a nos perguntar o porque das coisas serem como são.

Somos apresentados a personagens que possuem relações vazias e fugazes. Não há compromisso, lealdade, amor, confiança... Há somente o desejo de ter sua própria satisfação atendida. Cada um está em busca de um sonho ilusório e por acaso, e só por acaso, esses sonhos incluem um expectro que se parece, mas não é realmente aquela pessoa que está ao seu lado. Nesse sonho, das pessoas reais são extraídos vislumbres, a fim de moldar o produto do próprio desejo de quem sonha.

É um livro instigante e fascinante, que me deixou muito admirada pela capacidade de escrita que o Scott Fitzgerald possui.

(Agora sou uma mulher livre para assistir a adaptação do livro com o Leonardo DiCaprio).

Lermetransforma 11/01/2024

Um grande clássico!!

Gatsby, protagonista, mora em uma mansão que sempre dá muitas festas, e é famosa por isso, frequentadas, muitas vezes, por pessoas que nem conhecem ele.
Luxo, bebidas, muito dinheiro e tudo que tem direito, as festas dão o que falar.

Nick, vizinho de Gatsby, simples, que mora numa casa ao lado dele.

Daisy e Tom, casados, frequentam as festas dadas por Gatsby. Ela é prima do Nick e um amor antigo de Gatsby, o que faz ter interesse em se aproximar do vizinho.

A história é narrada por Nick, então, me aparentou um narrador nada confiável. Perspectiva de uma única pessoa.
E aí, você sempre vai ficar naquela dúvida, se pode confiar ou não naquilo que está lendo.

Há muitos boatos sobre de onde veio a riqueza de Gatsby. Nick, vai narrando as fofocas ao redor dele, e a relação que tem com o vizinho.

Sem spoiler, achei uma leitura super interessante, fora que essa edição é belíssima!!!

Esse livro é muito famoso nos EUA, inclusive um clássico indicado nas escolas.

taezices 11/01/2024

A realidade do sonho americano
Livro bonzinho mas sinto que minhas expectativas não chegaram perto do que é esse livro.
Não sei se li com uma interpretação e sentimento equivocado, mas não me apeguei tanto aos personagens e confesso que demorei muito para terminar a introdução. Achei alguns momentos da história meio confusos e pensei que os personagens com mais foco iriam ser mais aprofundados. Até mesmo Nick e Gatsby ficaram com algumas lacunas que eu gostaria de ter visto sobre.
Porém, uma das coisas que gostei foi sobre mostrar esse sonho americano, onde Gatsby e o casal Buchanan são exatamente o estereótipo de estadunidenses extravagantes na década de 1920. E também a decadência deles ao longo do livro foi interessante de ver também.
Talvez minhas expectativas que tenham sido demasiadamente altas, futuramente pretendo ler novamente, assim talvez eu goste mais!

Mavi 11/01/2024

Não sei se entendi o propósito do livro
Queria gostar mais desse livro. A história infelizmente não me pegou. O gatsby foi um personagem intrigante somente até a página 2, depois não consegui me importar ou comprar suas motivações. O nick é chato demais e é outro personagem que fazia eu me perguntar "eu quero mesmo saber?". No final, apesar da atmosfera do glamour dos anos 20, das festas, bebida e música, sinto que é um livro que não me provocou muita coisa não.
Ananda 17/02/2024minha estante
está na minha lista

MaGiaC 11/01/2024

Daisy muito 🤬 #$%!&
gatsby o último romântico

"No crepúsculo encantado da metrópole, por vezes eu sentia uma solidão fantasmagórica, e sentia o mesmo em outros"

Ingrid1047 10/01/2024

Esperava mais
Ou talvez eu seja só burra e não tenha entendido metade da história rs.

?Tenho trinta anos (?) já faz cinco anos que passei da idade de mentir para mim mesmo e chamar isso de honra?

Gatsby é um homem peculiar. Com uma fortuna imensa que ninguém sabe ao certo de onde veio, ele passa seus dias e noites dando festas em sua mansão para pessoas que não o conhecem.

Nick Carraway, seu vizinho, se aproxima do anfitrião e descobre alguns de seus segredos, dentre eles uma paixão antiga que está prestes a voltar à tona.

O livro é repleto de traição, luxo, fofocas e, claro, tragedias. O final é muito bom, mas o começo e o meio deixaram a desejar. Achei a escrita muito aleatoria, os fatos eram narrados de uma ordem não cronológica e isso dificultou a interpretação em alguns momentos. No geral eu gostei, valeu pela experiência, mas sinto que preciso assistir o filme pra tudo fazer sentido na minha cabeça.

?Uma coisa é verdade e jamais sai dos trilhos: os ricos ganham dinheiro e os pobres ganham filhos?

Fiuza 10/01/2024

Vale a pena
Honestamente não sei muito o que falar dessa obra
É um livro rápido, simples, fácil de se ler e que vale a pena.
No começo a historia é um pouco tediosa, mas com o desenrolar dos eventos a trama ganha corpo e prende a atenção.

LuizaSH 09/01/2024

Não sei o que ando tendo com os ditos clássicos, mas muitos que leio não consigo curtir.
Não assisti às adaptações cinematográficas ainda, então fui pra leitura sabendo pouco ou quase nada.
O porém é que a edição que eu peguei contém um prefácio, eu imaginei que seria só uma introdução, um breve relato sobre o autor e a obra, mas na verdade foi quase um ensaio, acabei até lendo um importante spoiler, acabou estragando a experiência pra mim.
Enfim, a história é narrada em primeira pessoa pelo personagem Nick, o Gatsby é quase um coadjuvante, mas que vira o principal personagem alvo dos relatos, acaba que gira tudo em torno dele. Mas achei um dramalhão meio chatinho, o romance não romance, enfim sei lá, no geral não foi uma leitura que gostei.

artemisia0 09/01/2024

Desculpa por isso, sei que o livro é muito aclamado mas não achei tudo isso não.
Pode ser que algo tenha me escapado e não consegui ver seu brilho, quem sabe algum dia em uma possibilidade de releitura minha opinião mude.

Ykke 09/01/2024

Mais um sonho americano!
"O Grande Gatsby" é um romance clássico escrito por F. Scott Fitzgerald, publicado em 1925. Ambientado na década de 1920, durante a era do jazz nos Estados Unidos, o livro explora temas como a busca do sonho americano, a decadência moral e a ilusão do sucesso.

A narrativa é centrada em Nick Carraway, que se muda para Long Island e se torna vizinho de Jay Gatsby, um homem misterioso e rico que organiza festas extravagantes em busca do reavivamento de um antigo romance com Daisy Buchanan. Daisy, no entanto, é casada com Tom Buchanan, um homem rico e arrogante. O enredo desenrola-se em torno dos relacionamentos complexos e das aspirações inatingíveis dos personagens.

Fitzgerald critica a sociedade americana da época, destacando a superficialidade, a obsessão pelo dinheiro e o consumismo desenfreado. A prosa elegante do autor, permeada por simbolismo e metáforas, contribui para a profundidade da narrativa.

"Sempre que sentir vontade de criticar alguém, lembre que nem todo mundo teve os mesmos privilégios que você."

"As melhores pessoas... são aquelas que estão cientes de suas falhas."

"Então continuamos, barcos contra a corrente, impelidos incessantemente de volta ao passado."