O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Julia 22/01/2024

Só eu que não gostei?
Desde o início, eu já imaginava que não iria gostar tento desse livro. Achei a narrativa entediante, apesar da linguagem não ser complicada, ela fala muito sobre o universo dos anos 20 no leste dos Estados Unidos e, por consequência, faz referência à diversas coisas dessa época que foram um pouco difíceis de entender. É um livro curto e com muitos personagens, por isso me pareceu que a história “corre” muito, fazendo com que seja complicado lembrar dos detalhes de algumas partes. Além disso, não achei nenhum dos personagens cativantes e não tive empatia por ninguém.
Tem umas questões interessantes que são abordadas no livro, principalmente sobre essa dualidade entre pessoas nascidas ricas e pessoas que construíram a sua riqueza e como para as segundas sempre haverá obstáculos para se encaixar dentro da alta sociedade. Mas isso não é algo explicitamente discutido na narrativa, fica no ar. No final até acontece umas coisas meio “avassaladoras”, só que eu já estava tão de saco cheio de tudo que nem me tocou tanto assim.
Simplificando, não achei um clássico bom. Mesmo lendo o livro acompanhando com o audiobook, foi maçante. Mas, para início de conversa, eu só quis ler esse livro por causa de “Young and beautiful” da Lana Del Rey, então já posso dizer que cumpri meu papel como fã.

Rick Shandler 22/01/2024

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Clássico absoluto, O grande Gatsby reúne aquelas características que tornam a literatura uma expressão cultural única, que tanto nos encanta. Fitzgerald escreve como poucos, nos entregando uma história sedutora, repleta de personagens marcantes e que retrata à perfeição os intensos anos 20 nos E.U.A..

Primeiramente, há de se falar da escrita de Fitzgerald. Eu já tinha lido alguns de seus contos antes de O grande Gatsby. É algo fascinante, soa feito música (jazz no caso). Impossível não se envolver. Cada palavra, cada ação, cada detalhe em sua escrita é pensado. Fitzgerald envolve e conduz o leitor como poucos escritores são capazes de fazer. A ideia é não dar spoilers, então vou me conter. Mas, acredite, tudo em O grande Gatsby é pensado. De pequenos gestos dos personagens à cor dos carros. Cada detalhe tem sua participação na mágica que Fitzgerald faz com sua escrita.

É com essa escrita mágica que Fitzgerald nos apresenta sua historia. Não tem como não se interessar pelo misterioso Gatsby, recluso em ostentosas festas em sua luxuosa mansão. Impossível não se envolver com os segredos desta figura emblemática que em meio a rios de champanhe e dinheiro se mistura a ?alta sociedade? norte-americana, sem nunca pertencer a ela. Assim como Nick, narrador da história, queremos desvendar quem é, qual sua origem, o que motiva seus atos, o que está pro trás da imagem do grande Gatsby e todo burburinho que ele causa.

Nesta jornada de descoberta Fitzgerald faz um retrato único da sociedade norte-americana entreguerras. Somos apresentados ao auge do American Way of Life. Luxo, ostentação, jazz, champanhe, carros velozes e risadas, mas também desigualdade, alienação, exploração, futilidade e materialismo. O sonho americano é posto no divã. O resultado? Tem que ler.

Ralle 22/01/2024

Fitzgerald mergulha na efervescente década de 1920, explorando o conto de Jay Gatsby, um magnata misterioso, e seus anseios por amor e status. A narrativa revela uma sociedade decadente e a ilusão do sonho americano. No cerne, o romance convida à reflexão sobre a fugacidade do sucesso, a fragilidade das relações humanas e a busca incessante por significado em meio à opulência superficial da época.
O Grande Gatsby" é essencialmente uma reflexão sobre os desejos humanos, ilusões e a fragilidade do sonho americano. A história destaca como a busca por amor, riqueza e status social muitas vezes leva a vidas vazias e relações superficiais. Fitzgerald usa os personagens, especialmente Jay Gatsby, para explorar a natureza efêmera do sucesso e da felicidade, instigando os leitores a refletirem sobre o verdadeiro significado da realização pessoal em meio a uma sociedade marcada por extravagância e superficialidade.

Lary 21/01/2024

É bom e é isso.
Confesso que não consegui me conectar muito com a história, não tive empatia pelos acontecimentos como achei que iria ter. Talvez pelas altas expectativas que criei em cima da grandiosidade e importância do livro. É bom e é isso.

Natieli Wenzel 20/01/2024

Clássico a frente do seu tempo
Ainda estou me acostumando com a leitura de clássicos, então foi um pouco difícil pra mim, devido a escrita antiga e formal.

A história em si é boa e retrata perfeitamente a relação de dinheiro x mentiras x amores. Gatsby é mais uma prova de que você pode estar rodeado de pessoas, mas ainda estará sozinho.

Fiquei triste pelo final. Mas vale a pena a leitura!

Jef 20/01/2024

O ?AMERICAN DREAM? É AQUI
O grande Gatsby, obra de F. Scott Fitzgerald é uma viagem através do ideário estadunidense American Dream, ou ?Sonho americano?. Aqui vê-se a elite estadunidense no seu dia a dia, assim como a busca pela ascensão social pelos menos privilegiados. A história gira em torno de Gatsby, um homem extremamente rico, mas que ninguém sabe como ele conseguiu tal proeza. Diante da sua riqueza, é óbvio que ao seu redor iriam se aproximar pessoas que estavam ali não porque o conheciam ou eram seus amigos, mas apenas por ele ser um homem rico. Porém, Gatsby não está preocupado com isso, ele quer apenas reconquistar uma pessoa do passado e reconstruir sua história.

Thais645 20/01/2024

O grande Gatsby
O livro vai retratar a hipocrisia da elite, e a diferenciação de ?ricos por nascimento? e ?novos ricos?. O livro leve, Gostoso de ser ler algumas partes chega a ser cômicas. Contudo não interfere na análise crítica da obra. Fala sobre manipulação e status, facilmente possível fazer um paralelo com a exposição das redes sociais vale a pena a leitura.

Ana Ceci 20/01/2024

Um clássico surpreendente!
Aqui, acompanhamos a trama pelos olhos de Nick Carraway, que se muda para uma casa vizinha a de Jay Gatsby, conhecido por ostentar luxo e riqueza. A questão é que Gatsby pode ser milionário, mas carrega um grande segredo com ele. Ao longo da história, descobrimos sua obsessão por Daisy Buchanan, seu antigo amor desde a I Guerra Mundial.

Não falarei mais nada para evitar spoilers, mas apesar de certa linearidade na narrativa, acontecimentos e chocantes vão se desenrolando e conhecemos mais da personalidade dos personagens e suas ambições. Vale lembrar que a história retrata a sociedade americana dos anos 1920, a era do jazz, em que o materialismo e o deslumbramento com o poder estavam em alta. O que fiquei me questionando o tempo todo foi: até que ponto as pessoas são capazes de ir para satisfazer seus desejos pessoais?

Em poucas páginas, Fitzgerald cria uma história cheia de nuances sobre essa sociedade poderosa, mas extremamente frágil, que pode ruir a qualquer momento! Será que todo o dinheiro do mundo compensa uma vida de segredos e trapaças? Só lendo para descobrir e se inteirar da vibe dos anos 20, um ponto que gostei muito!

Outro aspecto legal dessa edição da @tordesilhaslivros são os conteúdos extras: o prefácio original à edição de 1934, a cronologia dos fatos vividos e das obras publicadas por Fitzgerald e as cartas enviadas por ele ao seu editor. Para mim, essa parte foi totalmente incrível! Fiquei imersa no processo de criação da história, nos medos, angústias e realizações do autor!

Enfim, é um livro curtinho, mas com acontecimentos e personagens marcantes!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Gabriella440 20/01/2024

Gatsby é o retrato da sociedade americana da época.
Em plena lei seca, todos bebem.
Entre traições, aparências e o desejo de ser notado, no fundo só uma coisa importa, que é o dinheiro.
O dinheiro que faria ser digno de se casar com alguém, ou de poder acabar com vidas sem se preocupar com as consequências.

Aline Bento 19/01/2024

Adorei
Escutei pela Audible, adorei muito. A história é rápida e envolvente, passa voando. Adorei tudo na escrita.

bels 19/01/2024

Um conto do Oeste americano
O Grande Gatsby está para Long Island como Mrs. Dalloway está para Londres. Fitzgerald faz de sua história um confessionário do que é a relação de classe na Nova York dos anos 20. É uma sátira melancólica sobre o fracasso do "sonho americano", que hoje duvidamos ter passado de uma mera propaganda.

100 anos depois de seu lançamento, o livro se mostra de compreensão mais complexa por termos hoje mais críticas do que o autor se propôs a construir. Por exemplo, hoje não concordo com sua posição sobre a aristocracia posta na personagem Daisy, apesar de não sentir simpatia pela personagem, por causa das noções de gênero que nos rodeiam hoje. Podemos realmente considerar a hipocrisia aristocrática na figura de uma mulher que também está em posição de opressão?

Pensando nisso, faz muito sentido a fala de Daisy a Nick sobre a sua filha no momento que ela nasceu: "E espero que ela seja uma tola; é a melhor coisa que uma garota pode ser nesse mundo... uma belíssima tola".

Allan.Franck 19/01/2024

Decadência de uma era
Um dos maiores livros da literatura norte-americana, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald é um livro interessante. Apesar de ter sido escrito a quase um século atrás, continua com temáticas atuais. Sob o relato do narrador Nick Carraway temos um vislumbre da sociedade americana da década de 1920, regrada às artes, ao jazz, à modernidade e também aos excessos. Observamos um núcleo de jovens ricos e envoltos em festas extravagantes, egoísmo, traições, cigarros e bebidas, tudo aquilo que gerou o famoso "American Way of Life". Nessa conjuntura, os sonhos ainda são possíveis, apesar do dinheiro não poder comprar tudo o que se deseja. Bem familiar ao que a nossa sociedade ocidental assimilou ao passar dos anos. O autor desenvolve uma crítica na opinião que se desenvolveu nas pessoas desta terra de oportunidades em que tudo era possível e comprado com o trabalho, não obstante, a decadência desta sociedade. Algumas passagens são cheias de simbolismo, como a do outdoor dos óculos gigantes, que observam os erros desta sociedade. Sobre a leitura, um clássico agradável e fácil de ler.

gylleebooks 18/01/2024

Decepcionante.
"O grande Gatsby" foi meu primeiro contato com F. Scott Fitzgerald, sua escrita é impressionante e de fácil compreensão, mas o livro em si não é nada além de raso. O livro e o filme são extremamente bem elogiados pela crítica e público geral, o que me fez mergulhar em altas expectativas, infelizmente acabou sendo decepcionante. Não posso negar que os personagens são interessantes e o drama da história consegue prender os leitores, mas o número de coisas boas nessa obra é baixo.