O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

bels 19/01/2024

Um conto do Oeste americano
O Grande Gatsby está para Long Island como Mrs. Dalloway está para Londres. Fitzgerald faz de sua história um confessionário do que é a relação de classe na Nova York dos anos 20. É uma sátira melancólica sobre o fracasso do "sonho americano", que hoje duvidamos ter passado de uma mera propaganda.

100 anos depois de seu lançamento, o livro se mostra de compreensão mais complexa por termos hoje mais críticas do que o autor se propôs a construir. Por exemplo, hoje não concordo com sua posição sobre a aristocracia posta na personagem Daisy, apesar de não sentir simpatia pela personagem, por causa das noções de gênero que nos rodeiam hoje. Podemos realmente considerar a hipocrisia aristocrática na figura de uma mulher que também está em posição de opressão?

Pensando nisso, faz muito sentido a fala de Daisy a Nick sobre a sua filha no momento que ela nasceu: "E espero que ela seja uma tola; é a melhor coisa que uma garota pode ser nesse mundo... uma belíssima tola".

Allan.Franck 19/01/2024

Decadência de uma era
Um dos maiores livros da literatura norte-americana, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald é um livro interessante. Apesar de ter sido escrito a quase um século atrás, continua com temáticas atuais. Sob o relato do narrador Nick Carraway temos um vislumbre da sociedade americana da década de 1920, regrada às artes, ao jazz, à modernidade e também aos excessos. Observamos um núcleo de jovens ricos e envoltos em festas extravagantes, egoísmo, traições, cigarros e bebidas, tudo aquilo que gerou o famoso "American Way of Life". Nessa conjuntura, os sonhos ainda são possíveis, apesar do dinheiro não poder comprar tudo o que se deseja. Bem familiar ao que a nossa sociedade ocidental assimilou ao passar dos anos. O autor desenvolve uma crítica na opinião que se desenvolveu nas pessoas desta terra de oportunidades em que tudo era possível e comprado com o trabalho, não obstante, a decadência desta sociedade. Algumas passagens são cheias de simbolismo, como a do outdoor dos óculos gigantes, que observam os erros desta sociedade. Sobre a leitura, um clássico agradável e fácil de ler.

gylleebooks 18/01/2024

Decepcionante.
"O grande Gatsby" foi meu primeiro contato com F. Scott Fitzgerald, sua escrita é impressionante e de fácil compreensão, mas o livro em si não é nada além de raso. O livro e o filme são extremamente bem elogiados pela crítica e público geral, o que me fez mergulhar em altas expectativas, infelizmente acabou sendo decepcionante. Não posso negar que os personagens são interessantes e o drama da história consegue prender os leitores, mas o número de coisas boas nessa obra é baixo.

Amanda Albuquerque 18/01/2024

Meu primeiro Fitzgerald
Um clássico da literatura norte-americana numa tradução fantástica de Vanessa Barbara. Sobre a edição da penguim, muitos elogios, exceto pela introdução super longa e cheia de spoilers que, logicamente, deixei para ler no final de tudo e achei um tanto chata.

Aqui encontramos um narrador secundário que, particularmente, achei completamente sem carisma. Me incomoda que ele fale mais sobre si do que sobre o personagem principal, Gatsby. Terminei o livro com a sensação de que tenho mais suposições do que certezas sobre Gatsby e Daisy, passei a leitura inteira me perguntando que tipo de pessoas eles são e não consegui descobrir. Me pareceu uma escrita, por vezes, superficial. Mas pode ser apenas uma impressão pessoal.

É um livro que não me arrependo de ler, porém, não teria mudado nada da minha vida se não tivesse lido. Acho que isso resume tudo.
trizisreading 20/01/2024minha estante
bom saber, quando eu for ler vou pular a introdução também

Claritta 18/01/2024

Muito bom!
Esse livro me surpreendeu em como sua leitura é fácil, os clássicos costumam ter uma escrita difícil de ler e muitas vezes intediante,porém esse tem uma escrita muito fluída e simples, além de uma história instigante que te faz refletir sobre a relação da sociedade com o dinheiro e a ostentação.

bia 16/01/2024

Uau...
Eu não tinha expectativa nenhuma com esse livro e verdadeiramente não sabia o que esperar, mesmo tendo visto a adaptação com o Leonardo DiCaprio. Eu entendo o Gatsby ao mesmo tempo que o acho meio doido e não suporto a Daisy mesmo entendendo ela. Estes são personagens perfeitamente imperfeitos e o Nick se tornou meu narrador personagem favorito, apesar de desconfiar dele o tempo todo. Sobre a escrita: IMPECÁVEL. Estou obcecada pelo jeito descritivo mas nada chato de Fitzgerald.

lucca 15/01/2024

Nossa f. scott você é bom

quotes:

? Sempre que tiver vontade de criticar alguém ? ele disse ?, lembre-se de que ninguém teve as oportunidades que você teve.

Abster-se de julgamentos é questão de esperança infinita.

Eu lhe dei as indicações. E, conforme ia caminhando, não me senti mais solitário. Eu era um guia, um pioneiro, um autêntico colonizador. Ele havia casualmente me conferido o status de morador da região.

?Veja, não pense que a minha opinião sobre esse assunto é definitiva?, ele parecia dizer, ?só porque sou mais forte e másculo do que você.?

? Vocês também costumam esperar o dia mais longo do ano e, quando ele chega, acabam esquecendo? Eu costumo esperar o dia mais longo do ano e, quando ele chega, acabo esquecendo

[...], e da sensação de querer olhar diretamente para todo mundo, e ainda assim evitar todos os olhares.

? Espero que ela seja uma grande tonta: é o melhor que uma garota pode ser neste mundo, uma belíssima tonta.

É absurdo ter que abrir mão de uma amizade feminina só por causa de rumores, e por outro lado eu não tinha a menor intenção de ceder a eles e me casar.

Embora eu estivesse curioso para vê-la, não tinha nenhuma vontade de conhecê-la ? mas a conheci.

? É o que eu sempre digo, por que continuar vivendo com alguém que não se pode suportar?

Parecia encarar a eternidade do mundo inteiro por um instante, e então se concentrava em você com uma irresistível tendência a seu favor.

? É preciso duas pessoas para haver um acidente.

Todo mundo gosta de se atribuir ao menos uma das virtudes cardinais, e esta é a minha: sou uma das poucas pessoas honestas deste mundo.

No decorrer daquele mês, havia conversado com Gatsby meia dúzia de vezes e descobrira, para minha decepção, que ele tinha pouco a dizer.

? Veja, sempre estive entre estranhos porque ando pelo mundo tentando esquecer as coisas tristes que me aconteceram.

"Existem apenas os perseguidos e os perseguidores, os ocupados e os fatigados?.

Nem as maiores lufadas de fogo e vento seriam capazes de competir com aquilo que um homem pode guardar em seu coração etéreo.

? Veja, eu não pediria tanto assim dela ? arrisquei. ? Não dá para repetir o passado.

Gatsby falou bastante sobre o passado e entendi que desejava recuperar alguma coisa, talvez a ideia de si mesmo, que perdera ao se apaixonar por Daisy.

Mas não consegui dizer nada, e minha quase lembrança se fez incomunicável para sempre.

? E mais: eu também a amo. De vez em quando dou uma de minhas escapadas e caio no ridículo, mas sempre volto para ela e, no fundo, sei que a amei esse tempo todo.

? É uma gente ordinária ? gritei, através do gramado. ? Você vale muito mais do que todos eles juntos.

Se isso é verdade, deve ter percebido que perdera seu bom e velho mundo, pagando um preço alto por viver tanto tempo com um único sonho.

? É preciso demonstrar a amizade quando a pessoa ainda está viva, e não depois que morreu ? observou.

rafamassagardi 15/01/2024

"Gatsby acreditou na luz verde"?
O grande Gatsby é um livro excelente. Com Long Island na década de 1920 como cenário, o autor desenvolve uma trama que explora classes e relações sociais, implementando uma crítica fina ao "American Dream" e estilo de vida materialista.
A escrita é deleitante, bonita e irônica simultaneamente, e a história é repleta de acontecimentos trágicos e tocantes. Os personagens são bastante representativos, e o Jay Gatsby, especialmente, é incrivelmente complexo e profundo.
É impressionante como Fitzgerald consegue passar uma mensagem tão significativa em tão poucas páginas. Definitivamente uma obra fantástica ;)

Quesia.Marco 15/01/2024

Fascinante!
Nick, o narrador da história, muda-se para uma residência ao lado do misterioso vizinho Jay Gatsby, um homem muito rico, que dá muitas festas, mas ao mesmo tempo muito misterioso, ninguém sabe ao certo quem ele é e o que faz. O narrador é também primo de Daisy, uma jovem casada com Tom, ambos muito ricos e que representam a aristocracia da época. Ao longo da história, percebemos que Daisy e Jay eram antigos namorados, os quais nunca foram capazes de superar sua história de amor não vivida, e Nick age em favor dos dois promovendo um encontro.

A história é cheia de mistérios, desencontros e encontros, amores e tragédias, que o leitor não tem como tirar a cabeça dela. Um clássico imperdível, com personagens muito marcantes.

Fernando Almeida 15/01/2024

Eat the rich
Livro curto e escrita bem leve. É recomendado uma leitura sobre o contexto americano do início dos anos 20 pra uma melhor experiência.

Depois de uma guerra mundial que destruiu nações inteiras, o EUA tiveram uma ascensão econômica, que também impactou a industrial cultural e os modos de consumo da população. Nesse cenário surgiu a concepção de Sonho Americano que serviu de base pra esse livro.
Retrata bem a ascensão do capitalismo e a crescente futilidade que criou raízes nas relações humanas. Os personagens são intencionalmente superficiais e mesquinhos, e toda história convoca uma reflexão sobre o paradigma que o mundo capitalista veio a difundir em nossas vidas desde àquela época até os dias de hoje.

Júlio 14/01/2024

Clássico + emocionante + crítico = Perfeição
Nesta segunda leitura - já que o havia lido em 2022 -, consigo ser tocado pelas linhas escritas por F. Scott Fitzgerald. Com uma trama bem elaborada, o livro acompanha a história de um relacionamento do passado, não aceito por aquele que dá nome à obra, através da visão de seu amigo mais próximo, o Sr. Carraway.

A obra me faz refletir sobre diversos temas, desde a filosofia de vida do narrador até sua amizade e fidelidade com Gatsby, destacando também a futilidade do mundo. A narrativa permanece atual ao abordar discursos preconceituosos sobre casamentos, superioridade racial, e reflete questões presentes na nossa realidade, como privilégios e impunidades em classes sociais privilegiadas.

Fitzgerald aborda as facetas da sociedade americana burguesa da época e destaca que, no final, poucos permanecerão conosco: muitos se aproveitarão do que podemos oferecer, mas desaparecerão quando não há mais nada.

O título de clássico é merecido, e recomendo a leitura com certeza.

Jennyffer.Vitoria 14/01/2024

?sempre estive entre estranhos porque ando pelo mundo tentando esquecer as coisas tristes que me aconteceram?

JellS2 14/01/2024

Ótima leitura
É um livro bem leve de se ler (ou pelo menos de se ouvir, porque eu ouvi o audiobook), no qual Nick, um cara normal, nos apresenta as vidas de seus velhos amigos ricos e do seu próximo amigo também rico, Gatsby, envolvendo traições, romances antigos e problema de gente rica, foi uma ótima experiência de leitura

valentinaglima 14/01/2024

Great Gatsby
Rapaz, é tão bom q eu fiquei sem palavras,indico até mesmo pra quem não é muito fã de clássicos. A história é muito mais do que um romance turbulento, se eu passasse o dia todo contando eu não chegava nem perto da metade