Noite de Reis

Resenhas - Noite de Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

se.renata 01/01/2023

noite de reis
O motivo de eu ter começado a ler não é nobre, mas que bom que eu li. O motivo? Fui instigada a ler por conta do filme 'Ela é o cara', que é baseado nessa peça.
Essa peça narra a história de Viola e Sebastião, irmãos gêmeos que passaram por uma tempestade e foram separados, portanto, ambos acham que o outro está falecido.
Viola precisa se vestir como homem para conseguir um emprego com o Duque de Hastings, na tentativa de ser o intermediário para o cortejo de Olivia, entretanto Viola acaba se apaixonando.
O enredo se desenvolve a partir disso e tem seu ápice quando Sebastião aparece, causando grande confusão e trazendo o suposto humor da narrativa.
Achei uma peça razoável, a escrita de Shakespeare é diferente e um pouco mais erudita, mas o enredo me tirou certas risadas.

lasthours 22/05/2020

É como ficamos os verdadeiros amantes: instáveis e retraídos em todos os movimentos de seu coração, exceto no levar dentro de si a imagem constante da criatura amada.

Isabele240 17/05/2020

Melhores falas
Não é nem de longe meu favorito, mas nunca grifei tantas partes de um livro. Tem falas muito inteligentes, mas a comédia acaba ficando em segundo plano, se arrasta um pouco. Os momentos mais divertidos se reservam ao Feste, Sir Toby e Sir Andrew.

booksdreamz 29/03/2023

Achei a história bem mais ou menos mas deu pra ler, por ser Shakespeare achei um pouco confusa no entanto um ponto positivo foi a personagem viola/cesário

Tirza 30/05/2021

Grandioso
A grandiosidade de Shakespeare me espanta.

Forma de escrita, frases marcantes e claro, o pandemônio que é essa história me faz amar esse autor. A cada peça lida eu fico mais apaixonada por ele. ??

Não é a toa que entra ano e sai ano,
Shakespeare continua sendo aclamado.

Frases:

?A Juventude não dura e já vai passar..?

?Ah tempo, tempo, tu precisa desenredar isto, não eu; é um nó apertado demais para eu desfazer.?

?Os que flertam muito bem com as palavras podem rapidamente torná-las devassas.?

?O amor que se conquista é bom, mas o amor que nos é dado é ainda melhor. ?

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

Tudo pode acontecer na Noite de Reis...
Em "Noite de Reis", ou no original "Twelfth Night", temos uma comédia sobre o amor. No reino de Illrya, o duque Orsino está apaixonado por Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Viola, chega a Illrya levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gêmeo identico, Sebastian, o qual ela acredita que morreu afogado no naufrágio. Viola se disfarça de homem, muda seu nome para Cesário, e encontra trabalho como mensageiro de Orsino. Viola (vestida de Cesário) é incumbida de transmitir mensagens de amor do Duque Orsino para Olívia. Ocorre que Olívia acaba por se apaixonar pelo mensageiro Cesário (Viola), achando que ela é um homem. Para piorar ainda mais as coisas e formar de fato um triângulo amoroso, tão presente nas obras shakesperianas, Viola acaba se apaixonando pelo seu patrão Duque Orsino, mas obviamente não pode revelar seu amor, já que para ele se trata de um homem. Enquanto isso, o tio de Olívia, Sir Toby, e sua empregada Maria, pregam uma peça no pretensioso Malvólio, quando Maria falsifica uma carta para fazer Malvólio pensar que Olivia está apaixonada por ele. Na carta, é pedido que Malvólio se vista com meias amarelas e ligas, e sorria constantemente para ganhar o amor de Olívia. Malvólio acredita na carta e segue as instruções, o que leva Olívia a acreditar que ele está louco. Levando a brincadeira mais longe, Feste, o bobo da casa, tranca Malvólio num pequeno quarto escuro como se estivesse louco. No restante da obra acompanhamos o desenrolar dos encontros e desencontros do triângulo amoroso apresentado pelo autor e com cenas divertidíssimas podemos apreciar o excepcional talento do Bardo. Uma curiosidade é que no filme "Shakespeare Apaixonado" (1998) temos referências à Viola como uma amante de Shakespeare e que em homenagem a ela ele criaria uma personagem, tanto que a cena final do filme é Shakespeare terminando justamente o livro "Noite de Reis".

Lara 09/03/2020

Esta é a segunda peça de Shakespeare que leio. Gostei, mas não se compara à primeira (Otelo).
Ainda assim, é divertida e tem a presença do típico bobo da corte, que tem licença para dizer o que os outros não se sentem na liberdade de dizê-lo. A trama em si é bem bobinha, mas ainda assim interessante.
Fiquei muito surpresa com a trama em seu sentido sexual, por conta do disfarce masculino da personagem feminina Viola, mas mais ainda pela paixão de Olívia por esse disfarce. Imagino que tenha sido muito polêmico na época, principalmente entre os puritanos que eram contra a arte teatral.
tati.ANNa 01/05/2020minha estante
Não sei se isso é de conhecimento geral (eu mesma descobri recentemente) mas na época no teatro só permitiam homens atuarem profissionalmente, então todos os papéis eram interpretados por homens. Então o papel de Viola foi mais usado como comedic effect (parcialmente), já que era um ator fingindo ser uma mulher fingindo ser um homem.
Acredito que não tenha sido um alarde mais que o comum pra quem já não era fã de Shakespeare.

Leninha 20/11/2021

Divertido
O que hoje seria considerada uma farofa de respeito, a 500 anos atrás era uma comédia romântica extremamente cômica. Recomendo pra quem quer uma leitura leve e rapidinha, deixa com um gostinho de quero mais além de ter uma linguagem acessível com ótima tradução...

jAlia372 06/03/2022

mt cativante
eu ri muito, muito mesmo, gostei muito do enredo e da trama, não sei mt o que falar, leitura rápida porque é peça, acho que li em 2h30 por ai mt legal recomendo

isa.dantas 14/03/2017

Peça bastante divertida de Shakespeare. Mal vemos o tempo passar...

Nanda 14/03/2019

Não gostei da trama
O livro é para peça, o que não me incomoda muito, mas não uma história em si, os acontecimentos não parecem levar a algum lugar

Ana Clara 22/10/2020

"A peste negra que o carregue! Soubesse eu que ele era valente, e ainda ardiloso na esgrima, tratava de lhe rogar uma praga em vez de chamá-lo para um duelo."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6