Steve Jobs

Steve Jobs Walter Isaacson

Resenhas - Steve Jobs

Roseli Camargo 13/01/2012

Incrível
Antes de mais nada quero deixar claro que o que será escrito aqui não é uma resenha como todos exigem que seja. Prefiro chamar de " minha impressão", uma vez que não é uma escrita técnica ( até pq não sei fazê-la) e nem algo para figurar como sinopse num livro. Tudo que escrevo acerca dos livros que leio é como um comentário a um amigo quando estamos conversando e não tem pretensão alguma de ser algo espetacular.

Espetacular mesmo é esse livro. No geral, a vida de Steve Jobs a maioria das pessoas tem mais ou menos uma ideia de como foi e o que ele fez. Isso é notório. Mas nessa biografia minimalista a emoção de quem lê aflora de uma forma incrível, seja ela pelo espanto, pela raiva ( sim pela raiva ) ou pela comoção em certos momentos. Não sou muito dada a biografias pois elas tendem a ser muitas vezes parciais, até porque o a pessoa retratada a revisa antes. No caso de Steve Jobs o mesmo não o quis fazer e agradeço por essa opção. Sabendo de uma pessoa dominadora do inicio ao fim de qualquer processo, imagino qual não seria o estrago feito ao trabalho de Walter. Ou não.

A narrativa de Walter Isaacson é leve e não é só interessante pela história que ele conta, de um revolucionário que por si só é incrível, mas pela maestria em conduzir os fatos dentro da verdade sem a intenção de mascarar nada, de deixar a mostra para os leitores o verdadeiro Steve Jobs, suas façanhas, suas esquisitices e na maioria das vezes o quanto ele poderia ser cruel. Walter está de parabéns pelo livro, pois contar a vida de uma figura pública é algo que considero extremamente difícil, pois quando vc é o autor de uma estória pode dar a ela o rumo que quiser e o final que melhor lhe convém. Mas pesquisar, juntar fatos, organizá-los e trabalhar de uma forma que o leitor não enjoe do que lê é algo fascinante quando é bem trabalhado.

Eu não poderia ter aberto o ano com um livro melhor.

Lindenberg 15/02/2012minha estante
Estou aqui só para testar o comentário de resenhas, e para ver se você falou bem do meu tio Steve Jobs. :-)
Depois de testar vou apagar.

Ivi 13/11/2014

STEVE JOBS
"A morte é a melhor invenção da vida. É o agente de mudança e abre espaço para as novidades. O tempo de vocês é limitado, então não o desperdicem vivendo a vida de outra pessoa." (discurso de Steve Jobs em uma formatura na Universidade de Stanford em 2005, 6 anos antes de falecer).

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 53º livro lido em 2014 e foi STEVE JOBS (Walter Isaacson). Já fazia um bom tempo que eu não lia uma biografia e sempre gostei do gênero, então, enquanto arrumava minha estante, deparei com este livro, ainda na embalagem e decidi que eu precisava ler e conhecer a história do homem que ainda vivo, já era uma mito.

Não lembro exatamente se este livro foi lançado antes ou depois da morte de Steve Jobs, mas sei que a morte de determinadas celebridades acabam por aquecer, às vezes queimar, o comércio que envolve tal personalidade. Tenho a impressão que a pessoa vira moda, músicas encabeçam as listas de mais ouvidas, seus respectivos downloads pagos alcançam os primeiros lugares e seus produtos, sejam eles o que for, discos ou livros, aparecem como os mais desejados, porém no caso de Steve Jobs eu achei um pouco diferente, talvez porque ele não era um músico ou um ator, ele foi um empresário que criou uma série de produtos que a grande maioria da população mundial desejava ter e quando ele morreu, sua morte foi considerada como se fosse de um ídolo. E para muitos, ele era.

Quando comecei a ler o livro, tudo o que eu queria era conhecer a história do homem que usava drogas, não tinha ensino superior e ainda assim, fundou uma das empresas mais prósperas do mundo.

Muito perfeccionista, Steve tinha
dificuldade em escolher os móveis para
a própria casa.
O livro nos conta a sua história de vida desde o seu nascimento até alguns poucos meses antes do seu falecimento. O próprio Steve Jobs entrou em contato com o escritor Walter Isaacson e o convidou a escrever sua biografia o que em um primeiro momento me causou uma certa incredulidade quanto ao conteúdo do livro. Quando uma biografia é autorizada, a primeira coisa que me vem a mente é que o escritor falou sobre a imagem do biografado que melhor o favoreça, porém conforme fui lendo, fui amadurecendo minha crença nas palavras do autor porque ele descreveu Steve Jobs não apenas ressaltando a inteligência grandiosa pela qual ficou conhecido no mundo, mas também falou dos seus defeitos, e nem sempre, foi simpático ao expor as situações que Steve não deveria ser exemplo para ninguém.

Conhecemos então o menino que foi colocado para a adoção antes de nascer e que foi adotado por um casal simples, mas que o amou profundamente. Fala do quanto ele se dava bem na escola, mas o quanto era pouco habilidoso socialmente. Nos fala do período de drogas e do anseio em ser cada mais mais e melhor. Nos conta sobre ter abandonado a faculdade porque sentia que estava perdendo tempo e nos fala também que mesmo sabendo ter sido abandonado pelos pais biológicos, também abandonou sua filha mais velha. E então, atrelada à vida dele, temos a história da Apple e de tudo o que Jobs fez no mundo da tecnologia.

Concluindo a leitura, penso que Jobs queria simplesmente ser o pior e ele se esforçou para o ser: Pior filho, aluno, pai, marido, sócio, presidente e mesmo se esforçando tanto, ele não conseguia ser porque afinal, o cara foi um gênio e em muitos aspectos, injustiçado. Acredito que é de domínio público o fato de que Steve Jobs era um homem difícil e intragável e isso é colocado no livro de forma chocante em algumas situações. Vemos então o mito ser desnudado e nos deparamos com um grande babaca, mas ainda assim, um babaca genial que revolucionou o seu tempo e de certa forma, contribuiu muito para criar o mundo que temos hoje.

Eu adorei a leitura e enquanto estava domesticada pelas quase 607 páginas do livro, me vi paralelamente procurando fotos, dados, depoimentos sobre Jobs na internet. Eu sou assim, quando leio uma biografia, depois saio caçando mais e mais informações sobre o biografado.

Mas ainda que eu tenha gostado demais do livro, não é uma leitura pra qualquer leitor. Até para aqueles que gostam de ler biografias, o livro nos conta com detalhes sobre os avanços tecnológicos que Jobs fez e isso pode ser bastante massante, mas ainda assim, foi uma leitura muito proveitosa para mim. O livro cumpriu com o seu papel e conseguiu me apresentar o homem atrás da lenda, me fez amá-lo e odiá-lo e a sensação ao terminar a leitura foi de saudade, como se eu o tivesse conhecido, como se ele pertencesse ao meu círculo de amigos.

Indico para quem gosta de informática e sobretudo, para quem é consumidor dos produtos Apple. Também indico dois filmes ótimos sobre a vida de Jobs. O primeiro é o PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO, obra em que vemos o Noah Wyle fazendo o papel de Jobs e também o filme JOBS, em que Ashton Kutcher é o protagonista. Diga-se de passagem, atuação magnífica.

Enfim, eu adorei a leitura!!!
"Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que vêem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discorda-los, glorificá-los ou difamá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles inventam. Eles imaginam. Eles curam. Eles exploram. Eles criam. Eles inspiram. Eles empurram a raça humana para frente. Talvez eles tenham que ser loucos. Como você pode olhar para uma tela em branco e ver uma obra de arte? Ou sentar em silêncio e ouvir uma música jamais composta? Ou olhar para um planeta vermelho e ver um laboratório sobre rodas? Enquanto alguns os vêem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato, mudam." Texto criado pela Agencia Publicitária contratada pela Apple

site: http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/2014/11/steve-jobs-biografia-walter-isacson.html
Rui 21/11/2014minha estante
Ótima resenha. Realmente, para quem não gosta muito de assuntos mais técnicos, sobre tecnologia, pode ser um pouco massante o livro, mas para mim que estudo essa área é um prato cheio. Steve Jobs era um gênio mas também se cercava de pessoas nível "A", como ele mesmo costumava falar.

Trevas 28/06/2022

O cara que mudou o mundo
A Apple sempre foi referência para mim quando o assunto é tecnologia e a história de seu fundador, Steve Jobs, sempre me intrigou, especialmente após o lançamento de seu filme, o que me animou a ler este livro. Quando comprei achei que fosse levar ume eternidade para ler, até achar chato, mas este livro em surpreendeu a cada página que lia, e cada fim de capítulo mais eu queria ler, tanto que terminei bem rápido, comparando aos meus padrões de leitura, kkk.
Mas quanto ao livro, a maneira de Steve de liderar e inovar produtos eram excepcionais, a cada capítulo que eu lia sobre como suas ideias para criação de um produto eram expostas, mais eu me apaixonava.
Um dos meus capítulos favoritos é a criação do Ipod e do Itunes, o que ajudou a praticamente dizimar a pirataria no mercado musical, e claro, três aparelhos em um, que foi o que ele disse, quando lançou o Iphone.
Contudo, havia controversas quanto ao modo que tratava as pessoas na Apple, sendo extremamente sinceros com elas, chegando ao nível da grosseria. Apesar de tudo, esta maneira, como exposta no livro, fazia as pessoas se esforçarem ao extremo na busca da perfeição de um produto, e no final fazendo-as incrédulas com o que produziram.
Essas e outras formas é que contribuem para hoje a Apple ser a segunda empresa mais valiosa do mundo, ela foi passada recentemente por uma empresa árabe de petróleo, pois até 3 meses atrás era a empresa mais valiosa do mundo. Mas, com toda certeza, é a empresa mais inovadora do mundo, onde design vem na frente da engenharia, marketing exuberante, integração de sistema perfeito.
Concluindo, mesmo 11 anos após a morte de seu fundador, a Apple segue suas tradições primárias, realizando um sonho do qual Steve Jobs citava a cada momento no livro que era montar e fazer uma empresa duradoura de sucesso.
Muito do que li neste livro pretendo levar na minha vida empreendedora.
Parafraseando Jobs, ''Ah, só mais uma coisa'' Não deixem de ler esse livro encantador, especialmente se for um fã da Apple como eu, ou pretende seguir uma vida voltada ao empreendedorismo.
Manoela 05/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha!! Me interessei mais ainda sobre o livro agora!

Ramon 21/05/2024

Uma história incrível mas densa
Sou fã do Steve por suas invenções. O livro me trouxe a realidade da vida deste gênio, muitos supressas sobre a pessoas, mas tive ainda mais supressas sobre o impacto da sua vida no mundo. Uma leitura densa mas inteligente. Recomendo para aqueles que constam de tecnologia e da Apple

Rodolfo Tait 31/10/2012

Brilhante a forma como Walter Isacson escreve a obra sobre este gênio do mundo moderno.
Um livro que lhe prende do começo ao fim, passando dos problemas da infância até a morte pelo câncer. A criação da Apple, as suas loucuras, o modo como tratava seus funcionários, suas idéias geniais... Walter consegue fazer com que você se sinta dentro da vida de Steve Jobs e passe a admirar esse ícone que mudou a forma como o mundo vê os computadores, celulares, musicas, filmes...
O livro conta ainda com muitas histórias interessantes sobre o convívio de Steve com Wozniacki antes da fundação da empresa, seus relacionamentos sempre malucos, a negação da paternidade, o problema em comprar móveis, seu famoso e criticado "campo de distorção da realidade", ou seja, Isacsson consegue ser fiel ao que o próprio Jobs havia lhe pedido: "quero que meus filhos me conheçam, como eu sou de verdade e porque eu fiz tudo isso."

Alecio Miari 26/03/2012

Mudança de paradigma
Engraçado como um livro pode mudar suas ideias, alterá-las de maneira que faça você enxergar o mundo e as pessoas de forma diferente.
Esta biografia do Steve Jobs me fez enxergar dois pontos:
1º o primeiro é que o livro "A cabeça de Steve Jobs" é uma bosta! Num primeiro momento quando o li achei que fosse demais, porém após ler a verdade dita por um cara que acompanhou este fenômeno mundial por longos anos e que fez centenas de entrevistas com familiares, funcionários, amigos sempre tentando ouvir os dois lados da história vi que o livro é fraquíssimo. Walter Isaacson, o autor, conseguiu traçar uma trajetória temporal da vida de Jobs de maneira esplêndida, sempre focando no que realmente houve em determinada situação, e assim deixando nítido como o livro "A cabeça de Steve Jobs" é zuado, além de descrever inverdades (dizer que o projeto Newton foi desenvolvido pelo Jobs por exemplo).
O segundo ponto (e este serei apedrejado) é que Steve Jobs foi um grande de um FDP! O cara era brilhante no que concernia a pensar em produtos nunca imaginados pelo consumidor e em toda a preocupação com seus designs. O grande ponto que pega é que ele não sabia tratar as pessoas de forma decente, nem respeitar regras básicas para o bom convívio social. Situações idiotas como parar o carro de maneira atravessada em duas faixas de deficiente, frequentar reuniões com os pés descalsos (até mesmo cutucar as unhas durante a reunião).
Cara brilhante? Sim! Porém sujeito intransigente e sem escrúpulos seguindo veemente a máxima "os fins justificam os meios".
A mídia sempre o endeusou, porém digo que não vejo tanta diferença dele para o Bill Gates no que tange a questão de "visionários". O grande ponto que pesa é que Bill Gates tem um lado humanitário mais apurado.
Independente do perfil dele, o livro é muito bom e recomendo-o.

Pedro 14/02/2012

EXCELENTE!
Uma jornada magnífica descrita de forma envolvente e brilhante pelo Walter Isaacson. Esse livro é uma joia pra quem quer ser empresário ou tem interesse pelo assunto.

Steve Jobs, com todos os seus problemas (e não eram poucos) foi um dos gênios empresariais desta era. Revolucionou os mercados de computador, musical, editorial, de celulares, de tablets e a forma como consumimos todos eles. A sua tão contestada ideia de integração ponta a ponta da experiência do consumidor deu base para a criação do "hub digital", onde todas as nossas fotos, vídeos, músicas, documentos estão conectadas e sincronizadas em um único aparelho. Ainda, antes de morrer teve a humildade (não recorrente na sua personalidade) de admitir que o hub digital estava sendo deixado para trás, e que o novo hub seria na nuvem - o que o fez criar o iCloud, cujo conceito já havia pensado trinta anos antes e que hoje é a maior tendência tecnológica dos últimos anos.

Seu misto de genialidade, teimosia, dedicação e paixão o fizeram o grande líder da empresa que hoje é a mais valiosa do mundo. Um exemplo não só empresarial como profissional e pessoal. Para quem se interessa a leitura é obrigatória. Não empresto esse livro de jeito nenhum!

Marlo 07/03/2012

História da tecnologia
Bom livro. Mostra as qualidades e defeitos de Jobs com objetividade e leveza (os defeitos são mais divertidos, claro). O autor demonstra realmente a isenção que promete no início.

Além disso, é um interessante panorama dos desenvolvimentos tecnológicos dos últimos 20 anos, contada em forma de história com protagonistas e coadjuvantes do gabarito de Jobs e Gates.

Vale a pena.

Marlete 01/05/2012

Através das entrevistas e apresentação dos fatos a vida do Jobs é posta de maneira bem clara. Até a metade do Livro há uma desconstrução do mito criado pela mídia e pelas apresentação no MacWorld. Da metade em diante fica evidente como a visão de mercado, a afficção pela qualidade e a característica incansável do Jobs contruiu a Apple (duas vezes) e a Pixar, e acabou mudando o mundo sob vários aspectos.

Não sou uma grande leitora de biografias portanto não tenho material de comparação.

Se você acha que o Jobs é um dos maiores gênios que já passou pela face da terra (como eu achava), encare o Livro com coragem. É uma personalidade dificílima e que pagou muito caro por isso.

Thiago Rapsys 03/08/2012

O mundo preto e branco de Jobs
Eu me interessei pelo livro, inicialmente, pelo fato de todos falarem da genialidade de Steve Jobs, dos seus produtos revolucionários e da maior empresa de eletrônicos e internet do mundo: Apple. Mas eu não esperava pegar o livro e ler somente sobre seu trabalho e das desgraças de sua vida. Não digo que me arrependi da leitura, mas que foi cansativa e improdutiva, foi. Demorei dois meses para concluir a leitura (porque eu abandonei de lado o livro por um bom tempo até tomar vergonha na cara e terminá-lo).

Acho que fazer uma resenha de biografia (principalmente de alguém tão famoso no mundo todo) é mais fácil, não há spoiler que precise se preocupar... Todos sabem que ele, o personagem principal da estória, morreu de câncer - e aí algum engraçadinho vai e me diz: "Pô, Thiago... Você acaba de me contar o final do livro!". Enfim. Do mesmo jeito eu tenho que tomar cuidado para não revelar algumas coisas que quem não leu o livro não sabe, porque não foi a conhecimento público.

Steve Jobs já foi muitas coisas em sua vida: drogado, criminoso, podador, pobre, nerd, rico etc. O mundo dele era preto e braco: ou alguém era o melhor do mundo, ou era um merda; ou uma comida era a melhor que tinha comido na vida dele, ou era intragável. Não existia meio-termo para ele. Imagine-se no lugar de qualquer empregado dele! Deveria ser um horror. O interessante era que, às vezes, suas críticas ásperas levantava a vontade de aprimoramento do produto de sua equipe.

Sua personalidade refletia nos produtos que criou. Assim como o núcleo da filosofia da Apple, desde o Macintosh original em 1984 até o iPad uma geração depois, era a integração contínua de hardware e software, isso também aconteceu com o próprio Steve Jobs: sua personalidade, suas paixões, seu perfeccionismo, seus demônios, seus desejos, seu talento artístico, suas estripulias e sua obsessão de assumir o controle de tudo estavam interligados com o seu jeito de fazer negócios e com os produtos inovadores resultantes disso.
Steve Jobs - A biografia | Página 576

Steve poderia ser um doce de pessoa, amável e meigo... quando queria e com quem queria. Geralmente com o objetivo de persuadir alguém. Ou poderia ser a pessoa mais odiosa do mundo, com o seu temperamento explosivo e comentários ácidos contra quem quer que seja.
Ele também tinha, segundo relatos, um olhar penetrante. Ele olhava nos olhos e sem piscar, fazia a pessoa se coagir.

Para não estender muito a resenha, acabo por falar que: Steve Jobs não é aquele Deus Todo Poderoso dos Aparelhos Eletrônicos. Ele tinha muito mais defeitos do que qualidades. Porém, na mesma quantidade de defeitos dele, ele tinha de aprimoramento em design minimalista. E isso prevaleceu na capa do livro: apenas uma foto de Jobs, preto e branco, com "Steve Jobs por Walter Isaacson" em letras garrafais em tons cinzas. Atrás, outra foto em preto e branco de Steve Jobs mais jovem. Não sei se o preto e branco faz alusão ao luto ou ao mundo preto e branco (respectivamente "intragável" ou "magnífico") dele.

A vida de Steve Jobs se resume em seu trabalho (seja na Apple, na NeXT ou na Pixar), portanto recomendo o livro apenas para aqueles que querem saber dos bastidores dessas empresas e de sua meia-vida-pessoal.

Leia mais: www.ecolivros.com.br

Ana_Lu 13/02/2012

Steve Jobs
Uma biografia que se confunde com a história da mais moderna e intrigante empresa do mundo. É a história da Apple que se confunde com a biografia do líder mais visionário e intrigrante dos últimos tempos. Vale a leitura!

fabianelima 29/12/2011

Traduzir é uma arte para poucos
Em resumo: leia no original. A morte de Jobs fez com que a editora apressasse o trabalho dos três traduttori traditori à base de chicotadas e traduções automáticas, porque somente isso explica os erros grosseiros cometidos pela trupe. Chegar ao ponto de traduzir “smartphone” como “celular inteligente” e “iCEO” como “iPresidente executivo” é absurdo. Ou ainda, que Jobs comprou uma casa “adequada” – o que não faz o menor sentido em português e poderia ser feito de outro jeito sem perder o significado. Dá vontade fazer o Jobs e chamar todo mundo de incompetente. Botaram três negos pra traduzir o calhamaço mais depressa mas não se deram ao trabalho de botar um nerd macfag pra revisar.

Ryllder 02/01/2012

Este livro,ao tratar da vida de um ícone que faleceu recentemente,foge do princípio de que todo aquele que partiu para o além não possui vícios de personalidade.Pelo contrário,um fator extremamente interessante nesta biografia é a constatação de que,por mais que um indivíduo se destaque em alguma área profissional,o que no caso de Jobs,ele ultrapassou este estágio,sendo considerado um gênio revolucionário,este indivíduo não perde sua essência humana.O erro é uma definição antropomórfica.Os outros animais talvez não tenham um conceito que defina uma atitude considerada errônea,pois a moralidade inexiste no ataque de um predador.E Steve Jobs era um predador no mundo corporativo,sempre em busca de seus interesses,e quem não está que jogue a primeira pedra.

Wallace 04/04/2012

Grosso e mal educado!!!
Poxa vida!! Decepcionei!!
Imaginei Steve Jobs como um cara super zen e sábio. Ele se mostrou um arrogante e estupido!!
Foi super exaustiva a leitura. Primeiramente, porque ele não teve uma vida tão interessante, daí o autor faz milagre pra conseguir arrastar o leitor até o final do livro. Em seguida, eu descobri que biografia não é meu tipo de leitura predileto!!!
Enquanto o autor contava a história de Jobs, eu encontrei uns 2 ou 3 capítulos que me interessavam. Ele é muito chato com todas aquelas rotinas esquisitas, dietas malucas e teorias esquisitas. Também me decepcionou muito saber que ele pertence ao grupo das pessoas que eu não suporto conviver: Os arrogantes e mal educados!
Mas os capítulos que fizeram minha leitura ter valido à pena foram os últimos. Da criação do iPhone ao iPad. É muito interessante ver que cada detalhe não foi ao acaso. Foi tudo MUUUUITO pensado e arquitetado. Estes últimos capítulos justificam muito mais!! Justificam boa parte da arrogância de Jobs, pois na verdade ele simplesmente idolatra os produtos da Apple e passa por cima de tudo e de todos para os exaltar ao extremo!! Ele mostra como a simplicidade é complicada! E o incrível resultado alcançado por funcionários que trabalham duro até que Jobs fique satisfeito, isto é, a perfeição!!!
Também me comoveu as lutas contra a sua doença!! Sua determinação, seu orgulho, sua dedicação... Mesmo uma pessoa tão insuportável pode acumular qualidades tão incríveis. Qualidades que fizeram da Apple a empresa que é hoje!!
Toda vez que eu pegar meu iPhone. Vou lembrar dos pouquíssimos, mas estimados, valores que aprendi com Jobs.