A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres

Resenhas - A Ditadura da Beleza e a revolução das mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cris 25/04/2018

Muito pertinente
“O objetivo da ditadura da beleza é promover inconscientemente a insatisfação, e não a satisfação. Pois uma pessoa satisfeita, bem-humorada, feliz, tranquila não é consumista. Consome de maneira inteligente, não precisa viver a paranóia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos. Todavia, pessoas insatisfeitas projetam sua insatisfação no ter. Consomem cada vez mais, porém, sentem cada vez menos.”

Este é o segundo livro do autor que eu leio, e uma das coisas que eu acho mais interessante na escrita dele é a forma como o texto é claro e simples de entender, e como conseguiu tocar meu coração e me fazer pensar.

O livro começa contando uma história fictícia para que possamos nos inserir em toda a discussão sobre os padrões de beleza em nossa sociedade atual.

A narrativa mostra um grupo de mulheres, que junto com um psiquiatra e um filósofo, e baseadas nas suas experiências pessoais se juntam para formar um grupo de revolução contra a chamada Ditadura da Beleza, que nada mais é do que o modelo da nossa sociedade atual, em que os padrões de beleza impostos às pessoas é inatingível e tirano.

O livro possui algumas falhas ao meu ver, como uma parte muito dramática que eu achei exagerada, fora isso, eu adorei a história.

Eu acho que nada do que o livro conta é novidade pra ninguém. Mesmo assim foi uma leitura que eu gostei muito de fazer e me identifiquei com muitos dos personagens.

"Sem a auto-estima, os homens se transformam em miseráveis, as mulheres não têm saúde psíquica e os jovens esfacelam o encanto pela existência. ”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Fabrícia 16/07/2009

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres é um livro escrito em forma de romance, mas que tem um tom de auto-ajuda. É um livro para fazer cada mulher repensar seu estilo de vida. Com a frase “a beleza está nos olhos de quem observa”, repetida várias vezes, Augusto Cury quer mostrar para as pessoas que cada uma deve se aceitar como é, se sentir bonita, inteligente, acreditar em si mesma e não querer ser igual a ninguém. Como história, é um livro previsível. A mensagem desse livro é: acredite mais em você, não espere pelos outros. Acredite na sua beleza interior, na sua bondade, na sua felicidade, pois só assim será possível alcançá-la. Foi essa a minha percepção.

@mickaelyrodriguees 10/11/2017

Ótimo para refletir.
Sem que a gente perceba a ditadura da beleza se encontra presente em nossas vidas, seja por uma não aceitação do seu corpo, do seu cabelo, de um traço que possua, enfim, e muita das vezes a vítima pode ser alguém próximo e não conseguimos notar ou até si próprio, e esse livro nos mostra isso e é importante que nos atentemos, pois a beleza que nos é imposta é intangível, muitas vezes fazemos barbaridades com nosso corpo em busca de algo superficial que muitas das vezes não nos faz feliz, e só recorremos pelo fato de querermos nos “encaixar”.
Este livro nos traz muitos paradigmas, recomendo que leiam e que repassem a mensagem que ele nos traz, você é lindo(a), não por sua aparência, mas pelo seu caráter e por ser único.

Carol 06/06/2017

Padrão INATINGÍVEL de Beleza
O livro fala sobre o padrão de beleza que obviamente o ser humano não alcança, e que na tentativa de conseguir fazer parte dessa cadeia destrutiva acabam se destruindo... Fala de pessoas que tiveram uma boa parte da vida acabada por quererem se encaixar nessa ditadura. Ele esclarece muito bem como devemos olhar pra dentro de nós mesmos, e nos amar como nós somos.

Letícia 05/04/2011

Pode não parecer, mas Augusto Cury ganha duas estrelinhas por ser fluente na escrita. Quanto ao enredo e desenrolar da trama, pode-se dizer que é o livro mais fraco que eu já li. Não tem a mínima verossimilhança e peca por ser muito previsível, como uma novela.

Laura Irthes 02/09/2016

Decepção
Eu peguei o livro emprestado e, pelo título, achei que se tratava de algo. Porém, na realidade o livro não mostrava nada disto. Ao ler que se tratava de um romance eu desanimei, mas resolvi ler. A cada página, uma nova decepção. Começando pela escolha das personagens que são muito distantes da maioria da população brasileira. Resultado? Desisti da leitura. Esperava um livro que tratasse o assunto com mais seriedade e sem tanta utopia, além de um texto que não fosse ficção.
Adrielly 21/02/2017minha estante
undefined

Quel 14/07/2009

Mulheres,leiam!
Um livro para despertar as mulheres que vivem o pesadelo de perseguir uma "beleza" que não é saudável. Como psicanalista,Cury retrata a insatisfação,solidão e a angustia que permeiam a vida de uma linda modelo escrava de sua aparência.Quando ela está a ponto de perder completamente sua alegria de viver,uma revolução contra a ditadura da beleza começa.
Só faltou aí um dvd da "Campanha pela real beleza" promovia pela Dove.(rs)
Gordinhas e magrinhas,leiam!!

Nana 22/12/2015

Um pouco cansativo.
Gosto de Cury , mas as vezes acho um pouco cansativo ,tenho a impressão de que ele trás as mesmas ideias com diferentes roupagens em seus livros. Esse me cansou um pouco ,mas conseguir extrair o máximo que pude.

Milla 08/09/2015

Se ame!
Sempre vi os livros de Augusto Cury como livros de autoajuda e me negava a lê-lo, não sou muito fã. Porém, para minha grande surpresa esse livro se diferenciou bastante do termo autoajuda, ele está inserido como romance, mas é aquele livro que te faz refletir bastante. Sabe?
A ditadura da Beleza e a revolução das mulheres retrata a realidade em que vivemos, uma sociedade que exibe modelos de uma beleza incomum em comparação a mulheres normais. Fala sobre o processo de bulimia e anorexia que essa pressão da sociedade causa em muitas mulheres e crianças que buscam se enquadrar no padrão imposto pela sociedade, a vida de modelos que por pressão de ter um corpo perfeito ficam doentes, morrem e/ou são excluídas do mundo da moda por não terem os parâmetros desejados.

Cury mescla toda essa polêmica sobre beleza com trechos da bíblia, relatando como Jesus amava as mulheres do jeito que elas eram e toma como exemplo Maria Madalena.

É um livro que te faz meditar e se aceitar, pois você é perfeita aos olhos do Pai e não precisa entrar em um padrão para poder ser vista ou se sentir bela. Um livro muito bom e que tenho certeza que mudou minha forma de pensar sobre todos esses padrões que nós mulheres ou homens temos que seguir para poder sermos aceitos nessa sociedade em que vivemos.

É de uma leitura gostosa, não te cansa, pelo contrário, ele faz tua mente ferver de questionamentos, desafios e faz você abrir os olhos para você e para a sociedade em nossa volta. Gostei bastante deste livro, e com certeza Augusto Cury estará mais em minha estante.

site: http://bit.ly/1VLz4jw

Kyuketsu 05/09/2015

Um livro que todos deveriam ler. Mas por motivos distintos
Augusto Cury é talvez um dos maiores autores lidos na atualidade. Não apenas por seu volume de publicações e abrangência intercontinental, mas (principalmente) por seu conteúdo abordado: temas que convidam à reflexão, aliados à provocações pertinentes nos diversos setores sociais.

Contudo, este autor vem, ao longo dos anos, sendo considerado "mais um escritor de livros de auto-ajuda", fator esse que, dentre os auto proclamados "inteligentes" não contribui para a sua popularidade. Independentemente do seu gênero, convém ressaltar os seus trabalhos iniciais publicados, com destaque para "O Código da Inteligência" e "Inteligência Multifocal", teorias difundidas em alguns segmentos do meio acadêmico, com destaque para a área de psicologia e psiquiatria.

Feita esta contextualização, pode-se dizer que, apesar de apresentar (superficialmente) estes elementos (que aliás podem ser vistos em seus outros romances - O Futuro da Humanidade, na série O Vendedor de Sonhos bem como no livro O Colecionador de Lágrimas), trata-se de mais um livro escrito na forma de romance que apresenta ideias já discutidas em outros livros, com a diferença de que temos personagens fictícios (inclusive o livro nada mais é do que uma continuação do livro O Futuro da Humanidade - haja vista o protagonista da história: Marco Polo).

Mesmo sendo "conteúdo repetido", recomendo a leitura, visto que o processo de incorporação de informações ocorre (também) através do mecanismo de repetição. E, considerando-se que as ideias defendidas são de fato bastante relevantes (como o próprio título sugere), acredito que homens e mulheres (e não apenas o grupo feminino) podem extrair valiosas lições desta leitura.

Aline 31/05/2015

Liberti - se
Amo os livros de Augusto Cury, me sinto melhor quando os acabo de le.
Neste livro o autor denúncia o massacre que o ser humano, principalmente as mulheres e os adolescentes, sofrem diariamente por causa da busca pela " perfeição ", ditada por as revistas e as publicidades das empresas de cosméticos.

RafaelG 03/08/2009

História inverossímil
O livro pode ter uma mensagem importante, que não é para se preocupar demais com a beleza a ponto de morrer por ela, mas a história é meio forçada.

Juliana Coelho 08/09/2011

A ditadura da beleza e a revolução das mulheres
O livro é muito bom,apesar de em alguns momentos ficar muito enfadonho vale a pena continuar com a leitura, pois você ganha uma nova perspectiva do mundo da moda e beleza.

Isah 23/08/2010

Well...
Narrativa fraca, mas aborda um tema interessante. Vale a pena, apenas pela discussão levantada.

Nah S 09/04/2024

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres - Algusto C.
Poderia ter sido melhor. O livros tem algumas partes boas que demonstram a realidade das mulheres com disfunções alimentares trazidos pela excessiva preocupação com o próprio corpo.
Para mim, Augusto Cury é um excelente profissional, mas como escritor de romance, deixa muuuuito a desejar. A leitura é na maior parte maçante, o enredo, raso, com "frases feitas" bastante batidas, e só não abandonei o livro por não gostar de fazer isso. Só não foi pior que Prisioneiros da Mente, que na minha opinião foi 100% horrível, contraditório e sem lógica.
Estava muito interessada em ler esse livro sobre a ditadura da beleza e distorções de imagem, muito provocadas pela nossa atual e excessiva exposição à mídias que estabelecem padrões de beleza rigirosissimas e inacessíveis, que provocam uma constante comparação interna e por conseguinte, a insatisfação com a própria imagem.
Até foi uma leitura que provoca reflexão, porém, gostaria que o livro tivesse sido escrito de maneira direta e não em forma de romance. O espaço teria sido melhor aproveitado, o tema mais diretamente abordado e acredito que teria sido bem mais proveitoso e muitas mais pessoas poderiam vir a ler este livro e ter uma boa experiência.
De qualquer forma não me arrependi de ter lido, no entanto, mereceu apenas duas estrelas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6