A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

Lillian 29/10/2020

Eu amei esse livro, li um pouco mais devagar, mas amei do mesmo jeito. Embora em alguns momentos achei que os ganchos feitos entre os capítulos não estavam me deixando com vontade de ler mais, porém isso mudou quando eu estava perto do finalzinho.
Maze runner é sempre um misto de sensações e nesse não poderia ser diferente. Tivemos perdas significativas que me deixaram com o coração apertado e tivemos muita ação também. Sobre o final, não tem muito o que falar, foi apenas ok.

Mila 30/12/2014

...
CONTÉM SPOILERS!

Saiba o leitor que essa resenha contém apenas críticas negativas. Mas espero que considerem que elas têm fundamento. Bem, pelo menos para mim, elas têm.
Correr ou Morrer foi um dos melhores livros que já li. Essa triologia começou incrivelmente bem, e não pude esperar para ter os próximos livros. Não gostei do segundo, mas o considero um bom livro. Mas este terceiro... veio para nos ensinar que escrever uma triologia decente é para poucos.
Já deixo minha maior insatisfação bem clara: minha maior frustração, de longe, é o destino de Teresa, minha personagem favorita. Todos a odeiam, todos falam mal dela, mas não posso ver como qualquer pessoa faria de modo diferente quase tudo que ela fez, levando em conta que ela estava tentando salvar o bendito do protagonista. Tudo o que ela fez foi para salvar a pele dele. Como ela mesma disse, ela abriu mão do relacionamento que eles tinham para salvá-lo, e sofreu com isso. Não sei como isso a transforma num monstro. Depois as opiniões dela em relação a "que lado está" fica confusa porque Thomas não lhe dá a menor chance de se explicar e porque nosso autor não nos esclarece nada. (Sinceramente, porque ele não explicou aquela confusão sobre quem fugiu primeiro do CRUEL?!) Matá-la só para fazer Tom ficar com Brenda (que é a personagem mais sem graça que já vi na vida) foi simplesmente ridículo. Brenda também mentiu, também o enganou porque CRUEL mandou que ela fizesse assim, mas nem por um segundo sequer ele se irrita com ela. Isso me pareceu imaturidade literária do autor, sinto admitir. Ficou bem contraditório, para não dizer pior.
Ao contrário de muitos, achei o fim de Newt interessante, embora triste, e acho que esse é meu único elogio para esse livro. Sim, eu gostava muito dele, mas achei seu fim emocionante e bem mais tocante do que de muitos. E a gente sabe que um queridinho sempre tem que morrer, né?
A volta de Gally conseguiu ser mais inútil do que o bilhete de Newt.
Eu realmente me enjoei de Thomas, principalmente por não concordar com muitos de seus pensamentos e atitudes. Senti muita vontade de saber a história pelo ponto de vista de outro personagem, em certo ponto. Ele ter recusado se lembrar de seu passado foi broxante, e mais uma vez tive a sensação de que o autor fez isso só por preguiça mesmo de não ter de dar mais explicações.
Gosto muito de Minho, mas no segundo e terceiro livro ele nos é apresentado de modo diferente do Minho que conhecemos em Correr ou Morrer. Newt também. Há diferenças em suas personalidades que não fazem o menor sentido. Newt era mais irritadiço e se tornou um anjo, Minho era super camarada antes, e depois, e em vários momentos, disse e falou como um verdadeiro idiota. Minha conclusão é que James não é muito bom com construção de personagens, ele se perde facilmente.
Um grande problema em A Cura Mortal, também, foi a explosão exagerada de ação, do começo ao fim. Sabemos que a intenção disso é prender o leitor e criar uma "leitura frenética", mas o efeito foi o contrário em mim. Em dado ponto o corre corre sem fim, e sem nenhum embasamento, ficou maçante, sem explicação, um tanto de ruídos sem nenhum significado.
Enfim, não recomendo a triologia, mas definitivamente recomendo Correr ou Morrer. E só. Mas, como cada um tem um gosto, reconheço e compreendo que muitos também gostarão de A Cura Mortal.
Nathan 01/01/2015minha estante
Pensei a mesma coisa! Fizeram de Teresa uma "pseudo-vilã", donde todos a odeiam por ter salvado Thomas!!!

beccaalvesf 06/01/2015minha estante
Gostei muito de correr ou morrer, e isso fez com que eu comprasse o box completo. O que foi bem frustrante na realidade. Concordo com cada palavra sua. Acredito que se o livro trouxesse a perspectiva da Teresa no lugar do Thomas poderia ter sido melhor, a Teresa era minha personagem preferida, mas essa tentativa falha do autor em canonizar o Thomas só fez com que ele se tornasse chato e entediante. A perspectiva de algum outro clareano também poderia ter sido interessante por dar elementos dos anos anteriores na clareira. Esperava muitas respostas no terceiro livro que não aconteceram, ouvi falar que a prequela o livro "Ordem de extermínio" tem mais respostas, inclusive ouvi muitas criticas boas a respeito. Não acho que o autor tenha tido preguiça porque em todos os livros ele se estendeu demais nas partes de ação do livro, deixando de dar informações imprescindíveis a respeito da história por trás do que acontece. Acredito que ele se perdeu e não soube como construir os personagens, apesar de ter gostado bastante do primeiro livro é perceptível que os personagens são rasos, não dá pra entender muito bem o que fermenta a raiva de quem passa pela transformação. Os personagens mudaram, as personalidades se alteraram, acredito que o autor tinha muitas ideias e acabou colocando informação demais, como por exemplo eles voltarem ao labirinto e resgatar os imunes, o que foi confuso e raso também. O final do Newt fez bastante sentido, apesar de ter sido triste. A impressão que tive foi que no último livro o autor se estendeu demais na ação e em detalhes desnecessários, e depois tentou correr e deixar detalhes importantes de lado pra finalizar o livro. O autor poderia ter se aprofundado mais no grupo B também, e ele o tratou quase como desnecessário, poderia ter dado mais informações a respeito da chanceler Ava e do Jason, mas ele se perdeu, ele simplesmente se perdeu. Ele colocou informações demais e não conseguiu lidar com todas elas. Não recomendo essa trilogia e existem outras distopias bem melhores, e melhores construídas também.

Mila 10/01/2015minha estante
Concordo plenamente com vocês!
=D

julieantunes 02/09/2021

me arrependo de não ter lido mais nova
a trama ta se desenvolvendo muito bem, a história não ficou chata e acho que esse é o último livro da trilogia principal
vou continuar a saga

Giovanna 13/06/2014minha estante
Exatamente Joyce, fiquei com as MESMAS DÚVIDAS!

Luana 19/02/2015minha estante
Eu gostei muito do livro, e achei que poucas questões ficaram no ar, e mesmo assim nada grandioso que fosse mudar o rumo da história. Como toda grande história de guerra há baixas.

1.Não mandaram porque eles acreditavam que eram capazes de encontrar uma cura e salvar a todos e não somente os imunes.
2. Um pedaço de mundo isolado e que não foi afetado pelo fulgor, tudo foi providenciado desde o começo pela Chanceler Paige (Onde é não faz diferença para o desfecho)
3. Só sei que ela é a fodona, uma das principais idealizadoras do CRUEL e que no fim das contas foi a única que percebeu que não chegariam a uma cura e haviam reservado um paraíso para o Grand Finale, com o objetivo de conservar a raça humana. (Acredito que em "ordem de extermínio" tenha mais explicações sobre ela. Começarei a ler em breve
4. O governo anterior ao CRUEL disseminou o vírus como forma de controle populacional após os clarões solares, já que os recursos estavam escassos e não davam conta da população.
Suas últimas perguntas fiquei sem entender..
5. Você está falando da fuga do quartel? Essa ficou solta pra mim também.. mas ao que deu a entender foi mais uma manipulação, ou talvez tenha sido coisa do braço direito.
6. Qual o verdadeiro nome da galera? Para o CRUEL eles são cada, um indivíduos, e para o grupo A, o de Thomas, eles são Clareanos (nomeados assim por eles próprios) O grupo B é apenas Grupo B.
7. Essa é uma questão realmente importante. Porque mesmo se eles tiverem filhos, mesmo sendo imunes, eles possuem o vírus, o que gera uma pequena chance de que a criança possa vir a ter o vírus e não ser imune, mas são chances remotas. Depois de todos os riscos que correram em busca de uma cura, essa não seria uma dúvida para deixar que os únicos capazes de dar continuidade a raça humana sucumbissem.

karoladolfo 30/05/2023

Assim, já sabia que um pessoal ia ir de arrasta pra cima, mas mesmo assim me doeu quando li, tanto que tive de fazer uma pausa pra ler outra coisa e não cair na ressaca literária.
Pô, QUE BOM que existem os prequels da trilogia porque se terminasse aqui ia ter muuito furo que ia fazer a nota cair (ainda mais)
É um encerramento bom, pra uma trilogia 3.5 sobre como a humanidade pode ferrar tudo (em mais de uma maneira
PS: QUERIA AS MEMÓRIAS DO TOM

Evambertson 29/04/2020minha estante
Recomendo ler ordem de extermínio e o código da febre, trazem um pequeno complemento da série, são livros muito bons, que poderiam ser melhores kkk, mas como eu amo a série não pude deixá-los de fora

mundinfeysand 29/04/2020minha estante
Vou começar amanhã mesmo O Código da Febre, vou ler todos haha, terminei agora Maze Runner ARQUIVOS.

Evambertson 29/04/2020minha estante
Hahaha vou aguardar terminar todos, adoro debater sobre essa série hahaha

Denilson Diniz 22/03/2020

Então...
Meu amigoª, que livro foi esse?. eu gostei pra caramba.
Falando especificamente dessa trilogia e sei que há os spin off (que desejo ler em breve, claro rsrs), analisando ela em sua unidade, vou te contar... não tem comparação com as adaptações (não que a mesma seja ruim) mas aqui na leitura desses três volumes se tem um aprofundamento, dá uma vibe ao se ler, ou seja, tem conteúdo pra cassete (desculpe o palavreado).
em relação a "A cura mortal", eu fiquei surpreendido com os muitos acontecimentos, há no livro muita ação, um amadurecimento nos personagens, temos perdas que vc diz "poxa" mas que são relevantes para a trama, emfim... o livro é top, sem contar na escrita maravilhosa do autor.
Ah, sim... ia esquecendo, que epílogo loco, só você lendo a trilogia por completa para saber tudo rsrsrs . Se você curtiu ao assistir os filmes, sem dúvidas nenhuma, você vai amar os livros.

um abraço.
Jaque 22/03/2020minha estante
Eu amei Maze Runner, só odiei a morte de um dos personagens. Até hoje, depois de quase 5 anos, ainda não superei tal morte desse personagem.

Denilson Diniz 22/03/2020minha estante
né isso rsrsrs.

Isa 08/05/2021

Cansada
quando chegou nesse eu já estava um pouco cansada da leitura, sempre acontecia alguma coisa nova e nunca acabava, eu não estava conseguindo me concentrar tão bem, mas não me arrependo de ler

mari 27/03/2021

O final de uma saga.
E o momento que eu não queria que chegasse, infelizmente, chegou. Sim, ainda há dois prequels, mas não vão ser iguais à trilogia principal. Esses personagens incríveis que merecem o mundo e esse universo, que apesar de ser cruel (e do CRUEL kkkkk) sensacional que o James construiu me marcaram muito e com certeza vão ficar comigo para sempre. Esse é o segundo melhor livro da trilogia, na minha opinião, mas é sem dúvidas o mais emocionante: é uma montanha russa de sentimentos, raiva, alegria, ódio, orgulho e muita tristeza. A melhor saga que eu já li.

Danny 07/11/2021

Esse foi o livro mais confuso até agora, senti que o livro não tinha um objetivo claro e as coisa só aconteciam numa confusão só.

Após sobreviver ao labirinto e ao deserto, os clareamos se veem mais uma vez sob domínio da CRUEL. E agora eles querem devolver a memória de todos e dar início a ultima fase de testes e conseguir a cura do fulgor. Tomas como sempre foge da cruel com seus amigos e vão atrás de cientistas, ex empregado da cruel, para tirar o chip de suas cabeças e nessa aventura por cidades tomadas por fulgor vão encontrar um grupo ?braço direito? que quer destruir a cruel. Tomas ver ai uma oportunidade de fazer uma aliança e acabar com a cruel de vez.

Alice 28/05/2021

melhor livro da saga
extremante lindamente maravilhosamente perfeito!!!! não é um livro parado sabe, sempre tem coisa acontecendo! chorei muito

maria.cici 19/12/2021

#tristeza #surtos
Eu fiquei bem triste lendo esse livro, e acredito que por esse motivo eu não fui com tanta felicidade para ler, pois eu recebi spoiler da morte de um personagem em específico, então fiquei muito sensível quando li essa parte...
Se tu já leu, tu sabe de quem eu estou falando, inclusive, eu entendo a dor que vc sente.
A Cura Mortal, tem bastante ação e só não me prendeu mais, pois eu recebi spoiler e estava com medo da dor que iria sentir na hora da morte dele...
Inclusive recomendo muito, não só esse livro mas como a coleção inteira!

TioBriel 20/04/2021

De praxe, nada do que esperamos para o final de uma série épica
James Dashner criou um universo sensacional, surpreendentemente frenético e empolgante... nos dois primeiros livros. Sendo impossível também, não fazer a comparação com os filmes, temos falhas consideráveis em ambas as obras, apesar de que em âmbitos diferentes. De todo, não é um livro ruim, apenas a conclusão de uma história que apesar do sangue e destruição, não entregou o que queria entregar.
Acredito que o que pode ter acontecido é que o autor se preparou até razoavelmente para escrever os primeiros livros, mas aí o sucesso foi tanto, que a exigência do fechamento acabou causando tal impacto na obra. Esta "trilogia" acabou me parecendo um pacote de doritos de 300 gramas, no começo é impossível parar de comer, quando se está na metade, você diminui o ritmo e passa a focar apenas em saborear lentamente de um em um, chegando a dois terços, você está cheio e enjoado, e come só pra não deixar o fundo do saco para depois.
Em relação aos aspectos das falhas: são apresentados personagens importantes para a conclusão da história na metade do terceiro livro de uma trilogia! você simplesmente "engole" e passa para frente; o CRUEL passa a imagem de uma organização super avançada, que não mede esforço para cumprir seus objetivos e dá nome à série quando insere pobres vítimas em um labirinto de situações, as vezes falsas e as vezes duvidosas, nos fazendo questionar a todo momento, quem são e o que planejam, e a resposta que o autor nos dá é uma tampinha de água depois de um dia de exercício; diversas outras que não vou pensar e digitar para não massacrar o livro, pois acreditem ou não eu achei... legalzinho.
Quiçá essa regressão de qualidade apareça desde o segundo livro, tendo em vista que conforme passamos para o volume seguinte, o número de páginas diminui, o que geralmente não é o que acontece, mas nem sempre significa algo ruim (nesse caso foi). Em vista do potencial gigantesco que este terceiro volume poderia ter, muitos de nós nos sentimos decepcionados, mas de fato o autor cumpriu com precisão, a conclusão da sua narrativa, as perguntas são respondidas, apesar de ter sido numa forma sem o sal dos outros livros, o o final , bom é um final...