Casamento Blindado

Casamento Blindado Renato Cardoso

Resenhas - Casamento Blindado

Naaah 12/04/2018

Casamento blindado
O livro começa relatando que quando nos casamos não conhecemos a bagagem que o parceiro traz de suas experiências vividas antes de conhecer a pessoa com a qual esta se casando, é como se o parceiro ou parceira fizesse as malas de sua bagagem emocional antes de se casar como se fosse uma mala convencional e aos poucos com a convivência você vai vendo que a mala tinha coisas que você não esperava encontrar que no caso seriam os defeitos do seu parceiro(a).

Página 13
Amar é conhecer a outra pessoa, admirar o que você conhece dele e olhar seus defeitos positivamente. Se nos dedicarmos, podemos aprender a amar qualquer pessoa ou coisa.

Logo nas primeiras páginas leio essa frase seguida de uma estatística, a cada dez casamentos seis terminam com o divórcio, e essa frase em destaque tem tudo haver com isso , afinal quem casou foi porque ama e no primeiro defeito um dos dois já quer se separar, nessas horas que a inteligência do casal deve ser usada para se aprofundar na bagagem emocional de cada um.

O livro é bem claro e objetivo nos assuntos que atormentam a vida de qualquer casal, eu adorei as dicas que Renato e Cristiane dão, pois a primeira lição do livro é aceitar os defeitos do seu parceiro ou parceira como algo positivo, ele dá o exemplo de uma empresa onde praticamos isso todo dia, mantemos a boa convivência com quem não gostamos no nosso trabalho pelo ambiente pedir, então porque não aceitar o defeito de quem amamos ? Que tal entender um pouco da bagagem que cada um carrega e entender o comportamento do seu atual marido ou esposa?

Página 18/19
A maioria dos problemas matrimoniais é recorrente, portanto não basta você saber resolver o problema de hoje, é preciso cortar o mal pela raiz para que ele não surja de novo lá na frente.

cortando o mal pela raiz
(fonte: foto tirada do Google)

Essa frase parece até óbvia, mas quem pensa nela no meio de uma discussão ? Então esta é a chave para resolver de vez os problemas que enfrentam, cortar o mal pela raiz, ser prático e ir direto ao ponto, deixar de ter discussão que não leva a lugar nenhum, e resolver o problema, novamente ele usa o exemplo de uma empresa, quando o seu chefe fala algo que você esta fazendo não está bom você logo pensa em uma solução, no casamento deve ser a mesma coisa, planejar uma melhoria e executar.

Apesar dos autores serem evangélicos e comentarem algumas coisas que se baseiam na bíblia, eu não me senti desconfortável em nenhum momento, pois a leitura fluiu rápida e contém dicas bem diretas e objetivas.

Página 46
Sozinho você consegue o possível. Com Deus você consegue o impossível.

Essa frase que ele comenta no livro é bem interessante pois em um determinado momento mais adiante ele escreve um capitulo falando sobre pessoas com coração de pedra, que são muito orgulhosas e isso sempre dificulta o relacionamento pois a pessoa com o coração de pedra prefere nuca dar o braço a torcer.

Página 141
Muitos problemas seriam resolvidos se o orgulhoso apenas dissesse: "Me desculpe, eu errei, não vou mais fazer isso."

Renato diz "Todo sentimento negativo que não é devidamente processado e eliminado do coração acaba se tornando pedra. Uma das principais é o orgulho." Se você é casado com uma pessoa orgulhosa normalmente ela nunca fala o motivo pelo qual está chateada com você e o fato dela guardar isso vai fazendo com que o seu coração fique pesado e isso acaba com qualquer relação, ele dá até um exemplo bem engraçado.

Página 141
O orgulhoso prefere extrair um dente sem anestesia a pedir perdão.

Por isso coloquei aquela frase do começo do livro para ilustrar esse capítulo na verdade, pois só acreditando em Deus para acreditar o que orgulhoso mude seu jeito e resolva pedir perdão quando estiver errado rsrsrs.

Brincadeiras a parte o livro é muito bom e para quem estiver disposto a manter a relação saudável é uma ótima dica.

Página 142
Deus permite que duas pessoas totalmente diferentes fiquem juntas não para torturar suas criaturas, mas para que uma desafie a outra a ser uma pessoa melhor.

O livro mostra exatamente o que essa frase fala, fazer com que cada um se torne uma pessoa melhor, afinal é para isso que existe um casamento, é uma troca de aprendizado constante, é só usar isso ao nosso favor que tudo dará certo!
kiverdego 27/06/2019minha estante
resumo: a blindagem é um processo.

Dai 25/02/2021

Gostei
Livro muito bom, leitura fácil. Muitos ensinamentos e reflexões . Vale a pena ler com calma e fazer os desafios.

Olgashion 25/05/2020

Livro sobre dicas para casamento mas nada obsta que seja usado em relacionamentos como namoros e noivados

Grazi 12/05/2014

Um livro que nos ensina a valorizar o casamento que é tão banalizado nos dias de hoje, que nos ensina a lutarmos pela união com uma única pessoa, a qual amamos de verdade e não seguir a moda da rotatividade de parceiros...
Relata experiencias dos autores e de pessoas que certamente existem em qualquer casamento.

Recomendo para casados, namorados, noivos e para quem pretende se casar um dia.
Muito bom.

- EU ACREDITO QUE O AMOR VALE MUITO A PENA. FAMÍLIA É VALIOSA E NÃO É DESCARTÁVEL COMO HOJE EM DIA É MODA.

Katia Faria 28/03/2016

Ãtimo para aprender mais e PRATICAR
De nada adiantará ler se não praticar, mas o livro é ótimo!

Priamaral85 14/03/2016

Ok...
Livro interessante em alguns pontos. Muitos clichês, poucos detalhes de problemas reais da vida a dois do casal Renato e Cristiane...mas que não tiram a utilidade do livro. Família perfeita não existe e em uma coisa eu concordei, para ser feliz no casamento, há que se trabalhar muito para fazer isso acontecer. Do ponto de vista teológico, a definição das coisas do ponto de vista da Universal é muito claro, num "machismo" bem mais brando que o verificado diuturnamente na rotina da Igreja. Mas sem dúvida pode ajudar e muito os casais que estejam em dificuldades simplesmente por não entenderem o sentido bíblico dessa palavra e a responsabilidade que essa decisão implica em nossa vida e rotina. Classificaria como "ok".

@clubethebookonthetable 06/03/2016

Até pra mim serviu!
Não sou religiosa, sou extremamente racional e consequentemente algumas limitações no que concerne aos relacionamentos.

O que mais me agregou nesta leitura foi a analogia que eles fizeram com relacionamentos dentro de uma empresa e dentro de um casamento.

BINGO!

Quando eles usaram esta analogia, coloquei em prática e tudo começou a engrenar.

O autores são evangélicos se não me engano, mas não se precipite, não tem a ver com religião e sim com relacionamentos.

Algumas coisas não concordei, a grande maioria sim. E como tudo na vida, absorva o que te serve e descarte o que não tem serventia.

Conclusão: vale a pena!
LeLOUCA 05/08/2016minha estante
É isso que eu digo, penso que o livro deve ter influências religiosas por ser escrito por um casal de evangélicos. Mas como você sabiamente disse a gente tem que usar o que não deve e descartar o resto.

Su 28/01/2016

Casamento Blindado é um livro que promete ajudar os casais a protegerem seu casamento. Recomendável para aqueles que já estão casados e também para os que estão a ponto de casar. Devo ressaltar que não estou em nenhum dos dois grupos, sou apenas uma pessoa curiosa quando o assunto é livros, como vocês já devem ter percebido.
O livro é dividido em quatro partes. A primeira - Entendendo o casamento, a segunda - Emoção VS. Razão, a terceira – Desmontando e Remontando o amor e a quarta – Fazendo a Blindagem.
O começo do livro é bem atípico para um livro cujo propósito é aconselhar casais, pois nos mostra o quanto nos dias de hoje o casamento pode ser considerado uma instituição falida. Chegando ao ponto de haver uma proposta de lei, no México, com o intuito de tornar o casamento algo renovável de dois em dois anos.
Os autores também nos mostram que apesar de as pessoas geralmente casarem por amor, isso não basta para o casamento dar certo. É necessário empenho e coragem para conviver com uma pessoa que não teve a mesma criação que você.
É difícil dar opinião sobre algo pouco conhecido. Então vou falar sobre o livro. O livro é bem escrito, o que nos incentiva a continuar lendo. Os conselhos são objetivos, ao final de cada capitulo lhes é dada uma tarefa para cumprir. Há algumas alusões bíblicas e até mesmo referencias a versículos bíblicos, mas isso não irá prejudicar a leitura de quem não crê na Bíblia. No geral é um ótimo livro.
Não poderia deixar de lhes deixar um trecho.
“A pessoa que somos em casa é quem realmente somos. Por isso, mesmo se nos
divorciarmos daquela pessoa que achamos ser o problema, e nos casarmos com outra
que nos parece maravilhosa e nos admira tanto, esta pessoa também começará a ver
nossa outra cara e passará a fazer as mesmas reclamações que a primeira. Na verdade,
nós é que estamos errados. Muitos não enxergam isso e vão casando e descasando,
tentando achar “a pessoa certa”. O problema não é que não achamos a pessoa certa. O
problema é que não estamos fazendo as coisas certas dentro de casa com aquela pessoa.
Estamos agindo racionalmente com os de fora, mas emocionalmente em casa, jogando nossas emoções negativas em cima de nosso parceiro.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Erick Damaceno 31/12/2015

Sim, é possível !
Começo minha resenha enfatizando o título dela, Sim, é possível!
Eu digo isso, pois este livro me ajudou a acreditar ainda mais no casamento.
Vou tentar resumir usando um pouco das palavras dos autores, Renato e Cristiane Cardoso:
~ "O Casamento no século 21 não é mais o que tradicionalmente foi. Estamos em um novo mundo, envolvidos por uma cultura de relacionamentos descompromissados. Para quem ainda quer se casar e permanecer casado, a blindagem do casamento não é luxo. E sim necessidade".
Os autores do livro, conseguiram criar uma manual para o casamento, com algumas dicas que podem até parecer clichê, mas que usados na prática, são muito uteis.
Eu recomento para todos os casados e até mesmo para os noivos ou os que pretende casar em um futuro distante.

Leticia.Ficheira 10/09/2015

Resenha Casamento Blindado

Resenha:
Em primeiro lugar,acho que as pessoas tem muito preconceito com esse gênero literário,digo de cara,que quem pensa que coisas do tipo autoajuda são para pessoas muito mais velhas,ou que quem lé esse tipo de livro é uma pessoa ''pobre de espírito'' ou que não tem vontades e opiniões próprias e que esse tipo de leitura não leva a lugar nenhum estão equivocadas.Isto é,na minha opinião.Não estou com casamento em crise nem nada do tipo,mas acho que o tipo de leitura é válido,ainda que não seja o meu preferido.Não acho legal,julgar o livro pela capa(apesar de que muitas vezes fazemos isso)ou então julgá-lo pelo gênero.E fiquei curiosa para saber exatamente o que eles falavam,já que esse livro ficou ''famosinho'' por aí.O livro conta história do casal de autores,com experiências d mesmo e de outros casais que acompanharam em seus aconselhamentos foram do país.Gostei do formato interativo do livro,que é uma das características comuns do gênero.As tarefas sugeridas no final de cada capítulo,cada uma com a sua função foram criativas e de certa forma''obrigam'' o casal a conversarem sobre o assunto e se descobrirem.Sim,descobrirem,aprender a conhecer o parceiro porque infelizmente parece ter casais por aí que não se interessam por conhecer quem está a seu lado e isso traz problemas obviamente.
Um ponto negativo na minha opinião foi a mistura da religião com o assunto.Não concordo com as coisas que eles disseram mas nem é esse o fato,é que na verdade não acho que a religião deveria interferir nestes assuntos,ou que pelo menos,eles não tinham que dar seus posicionamentos sobre isso.Mas,admito que a didática usada foi muito boa para explicar cada situação,e os motivos para cada problema ocorrer e quando eles usam a religião para explicar e fundamentar o que dizem realmente para quem com partilha dos mesmos valores deve ter sido mais esclarecedor e confiável e deve ter ajudado na compreensão dos ensinamentos.Outra coisa importante a ser destacada é que,o livro não traz uma fórmula pronta para resolver todos os problemas(isso para mim é bom,porque não acredito em nada que faça a resolução de todas as situações porque cada caso é um caso)e não traz também nada de muito inovador.Apenas,traz as experiências do casal em forma de dicas,para que o leitor possa resolver o problema se está passando por ele,ou para que aprenda a evitá-lo,concordo com a maioria adas coisas que elsa disseram,porém é como eu disse,não é nada que eu ou você,não pudéssemos pensar(inclusive,algumas coisas citadas eu já tinha pensado sobre e obtidas mesmas conclusões)mas infelizmente,as pessoas não param muito para pensar nessas coisas e o livro está aí para estas pessoas.Um aspecto que na verdade faz referencia a um dos primeiros capítulos do livro,foi a questão da ''bagagem'' que cada um traz de sua vida e leva para o casamento e muitas vezes o parceiro nem sabe da existência e aí vem os problemas e a falta de compreensão do parceiro.Mas como o parceiro poderia compreender algo que não foi dito?O livro explica os pontos de vista e fala da importância de se colocar no lugar do outro.Também tem uma parte que fala muito sobre as diferenças do homem e da mulher,do modo de pensar e etc.
A chei ESA parte interessante(foi o único ponto que para mim,foi de fato inovador)eu nunca havia pensado dessa forma sobre a mente masculina e feminina.Flã também sobre a falta de diálogo dos casais e como isso afeta a relação.O foco na resolução dos problemas com a razão e não com a emoção também é interessante,de modo a ensinar a contornar as emoções para não perder a razão e fazer coisas que não são exatamente o que você quer fazer,mas quando está com raiva por exemplo,mistura as coisas e não discute para resolver o problema,discute por discutir(achei isso interessante,a forma que é retratada no livro).Mas enfim,concordo com quase tudo,mas a parte que eles falam sobre Adão e Eva e tudo mais eu discordo.
Contudo,eu recomendo o livro para quem está com problemas mas principalmente para quem não está,acho que no livro tem muitas coisas que quem não tem esses problemas ainda pode tirar proveito das experiências alheias e não cometer os mesmos erros.E´um bom livro,na verdade tinha muito mais coisas pra falar sobre ele,gostaria de analisá-lo um capítulo por vez,mas não posso pois certamente seria uma sequência de spoillers.Valeu a experiência.

site: http://resenhasdaleeh.blogspot.com.br/

Gabriela.Baumam 21/09/2022

Boas reflexões sobre relacionamentos
O livro traz reflexões e ensinamentos para ajudar a manter um relacionamento saudável e duradouro. Algumas explicações sobre a diferença entre homens e mulheres são um tanto machistas e irritantes, mas, no geral, é um livro que pode ser bastante útil.

@detalheseartes 08/06/2015

Manual de Casais
Este livro me veio como um presente de Deus, no momento certo da minha vida: no início do meu casamento.
Muitas pessoas se casam, passam por uma vida inteira de sofrimentos, mágoas e frustrações, e mesmo assim não aprendem a conviver com a pessoa amada, que depois de tantas decepções se torna a pessoa odiada.
Este livro de guia, ilumina seus passos através dos ensinamentos bíblicos e também da experiência de vida dos autores.
Não o intitulo auto-ajuda, e sim um manual, que podemos ler quando precisamos.
Vale muito a pena.

Roberta.AdAo 10/04/2015

Casamento Blindado
Então, o que eu achei ou aprendi:
O livro tem uma visão do casamento enquanto decisão. Da união enquanto decisão. Do amor enquanto decisão. Tudo baseado na bíblia, que é o que rege a vida do casal que o escreveu.
Não sou casada, nem tenho namorado (nem penso em casar agora) , mas o livro tem ótimas dicas que cabem, inclusive, em outros relacionamentos, como de mãe e filha , irmãos, enfim, dicas de decidir viver bem, de não protelar problemas!!
Acho válida a mensagem que o livro passa de que o amor é uma prática: Uma decisão! Uma decisão diária! Decisão de perdoar, ajustar-se, focar sempre pensando no bem-estar de ambas as partes. A maioria das pessoas pensa em amor como apenas sentimento, mas o amor deve ser praticado tomando essas decisões diárias de ajuste a uma vida comum, a uma vida que beneficie o casal , mesmo que em alguns momentos alguém tenha que perder ou ceder.É uma troca. Amor enquanto ação!!Amor em ação!
Funcionou para o casal que escreveu o livro pois os dois tem o mesmo objetivo e se fundamentam ambos na bíblia, são regidos pelo mesmo credo.
Creio que o livro funciona sim para ajuda de casais, mas o casal que está sendo ajudado pelo mesmo deve ter os objetivos iguais e ajuda muito se tiver a mesma base cristã dos autores,fora isso, creio que não funcione muito, pois o cristão acredita que o casamento foi instituído por Deus,que agora ele não é mais um ser separado e sim um só corpo e um só espírito com o cônjuge e que a separação é abominada por Deus .
Tendo como base esse pensamento, ambos irão lutar com o mesmo alvo: Não se separar! Sendo assim, farão tudo para que essa união dê certo.
Acho que esse é o principal foco do livro, não se separar! Ambos, homem e mulher devem estar muito centrados nesse objetivo e ler o livro antes dos problemas deve funcionar, (com aquelas condições que citei antes), para mim, serve como dica, como prevenção para um futuro relacionamento e para relacionamentos em geral, com mãe, irmãos, amigos...
Eles mostram que tudo depende de prioridades e paciência um com o outro.

camila 07/01/2019

O QUE O TEMPO NOS MOSTRA
O livro é dividido em 4 partes. Parte I: Entendendo o casamento, Parte II: Emoção vs. Razão, Parte III: Desmontando e Remontando o Casamento e Parte IV: Fazendo a Blindagem.
Na primeira parte temos um vislumbre do que é o casamento. A obra parte da perspectiva cristã, tendo como base a primeira união formada no mundo: Adão e Eva. Esta parte aborda também as bagagens que cada ser humano forma ao longo da sua vida e que levam para os seus relacionamentos. E muitas vezes essa bagagem precisa ser esvaziada para uma união mais satisfatória. Entender a bagagem do outro também contribui para a harmonia do relacionamento.
A segunda parte me surpreendeu muito. Você já parou para pensar como nós agimos no nosso trabalho e como agimos na nossa casa? No trabalho suportamos tudo, o chefe mais chato do mundo, o colega de trabalho que só fala sobre assuntos que não nos interessa, as longas reuniões... E tudo isso sem cara feia. Não demonstramos nossa raiva, somos educados e corteses. Em casa parece que fazemos questão de extravasar nossas emoções, ficamos de cara fechada, falamos o que vem à cabeça. Os autores do livro nos chamam a atenção para esse fato, se tratássemos o nosso casamento como uma empresa viveríamos melhor. Numa empresa focamos nos resultados, na razão e não na emoção. Ao resolver um problema em casa foque no seu objetivo, deixe sua razão decidir e não suas emoções.
Se a segunda parte me agradou a Parte III me abriu os olhos para algo completamente novo: a explicação da maldição do homem e da mulher lá no jardim do Éden. Isso eu não vou contar! Vou deixar você descobrir no livro! Só adianto que é algo que nós mulheres fazemos e que buscamos sem saber que é uma maldição em nossa vida. Com esse segredo revelado você poderá viver mais leve, mais segura... Conhecer a maldição do homem também o pode libertar de um pesado fardo que carrega. Leia e confira!
Na parte IV há um resumo das necessidades básicas da mulher e do homem e maneiras de preencher essas necessidades. A obra parte do pressuposto de que a blindagem do casamento é feita com o preenchimento das necessidades de cada um. Com as necessidades preenchidas de cada um não há insatisfação, sem insatisfação o casamento se torna uma instituição agradável e prazerosa que nenhuma união da Terra pode se igualar.
Recomendo a leitura para casados e principalmente para solteiros e noivos, pois o quanto antes você ler mais preparado estará para ter um relacionamento feliz. É um livro para ler com o seu Amor ou individualmente, o importante é ambos lerem e aplicar os conhecimentos. A leitura é muito fácil, os capítulos são curtos e os ensinamentos muito práticos. A experiência e a vivência dos escritores também contribuem para a obra ser completa. Além de ser um casal com suas lutas e aprendizados possuem uma longa experiência de aconselhamento de casais. Nos dias atuais o que não faltam são piadas sobre casamento, sobre fidelidade, etc, e este livro vem para mostrar o outro lado: o casamento não é sinônimo de infelicidade.

Paula 20/04/2024

Razoável. Um pouco chato e entediante, mas não deixa de ser uma leitura interessante para casais. Valeu a pena