Habibi Craig Thompson

Resenhas - Habibi

Thábata 24/04/2021

Mais que uma história de amor
A história de Dodola e Zam é muito mais que uma história de amor, é um encontro de almas - sim, sei que soou um tanto quanto brega, mas o que esses personagens passam, pra mim, foi isso. Uma HQ maravilhosa, uma incrível oportunidade de conhecer um pouquinho mais da cultura árabe.

Luan Rocha 29/05/2021

Habibi
Habibi significa "amado". Aqui temos uma genuína história de amor, um amor cheio de problemas e dificuldades, mas um verdadeiro amor, longe de qualquer clichê. Simplesmente perfeito do início ao fim.

sbvrsve 29/05/2021

Emocionante
Que história! Habibi foi uma grata surpresa, é impossível não ficar imersa nas 600 páginas até acabar a última palavra.

Cinara... 31/05/2021

a partir
de água
com areia.

Lama."

Não é uma história fácil! É triste, é violentamente gráfica e ao mesmo tempo terna.
Os traços nem preciso falar! Adoro os trabalhos do Craig e fico imaginando o trabalho que deu desenhar esse calhamaço!

Camila.Stephane 24/06/2021

É uma triste e linda história de vários tipos de amor.
É uma história muito tocante por diversos motivos,principalmente pelos detalhes da violência nos gráficos que são perfeitos e impactantes. Mas ao mesmo tempo que é dura tbm é doce e faz criar um grande apego aos personagens,com certeza vou pensar neles por muito tempo.

Um livro na minha casa por Ariane 02/07/2021

Não sou uma leitora de HQs, mas buscando variar minhas leituras me interessei em ler Habibi, a promessa do amor impossível entre escravos, juntamente com uma pegada de As minhas e uma noites e todo o encantamento da cultura árabe me convenceram a iniciar essa jornada.
Posso dizer que encontrei tudo o que foi prometido, a obra é esteticamente lindíssima e faz jus á fama.
No entanto certos pontos me incomodaram, acredito que tenha escolhido uma história forte demais para começar nesse estilo, ele possui uma forte crítica social e determinadas cenas com conteúdo de violência sexual são fortes, algumas referências a textos religiosos foram confusos para mim, e senti falta de algo no final.

Guilherme 27/08/2021

Habibi
Comparar obras distintas de um mesmo meio e dizer que determinado título é "o melhor que já li" é uma tarefa injusta, já que cada história é uma experiência diferente, com uma proposta diferente. Mas ao concluir a leitura de "Habibi" fica difícil não colocá-la no topo, entre as melhores leituras da minha vida.

Esse meio dos quadrinhos, erroneamente compreendido por leigos como o reino dos super heróis, guarda em seu estilo narrativo a opção de ilustrar visualmente sua história e seus conceitos, eu nunca havia visto esse potencial ser tão bem utilizado como nessa história escrita e desenhada por Craig Thompson. Seu traço rico e detalhista lembra o do gigante Will Eisner, uma narrativa gráfica complexa e fluída misturando diversas influências e técnicas inventivas na hora de conceber os balonamentos e os quase infográficos que permeiam a história em suas passagens mais conceituais.

O drama épico compartilhado pelos protagonistas Zam e Dodola explora a dicotomia entre o que há de melhor e pior na humanidade, sem nos poupar de passagens muito pesadas, sempre mirando no fator psicológico da coisa. O arco único narra a vida dos protagonistas pelo ponto de vista deles próprios, explorando profundamente suas distintas sexualidades, religiosidade, traumas, sonhos e medos.

Realmente um trabalho impecável, facilmente uma das melhores leituras que já tive. Indispensável.

Milena 24/10/2021

Habibi
Conheci, primeiramente, a obra de Craig Thompson (Retalhos) e agora, mergulhei em Habibi!
Em poucas horas, concluí essa bela leitura, que apresenta a história de Dodola e Zam, cercada de referências ao Corão, seus encontros e desencontros.
Sem dúvida, uma bela HQ!

Margô 31/10/2021

Um mulher, Dodola.
Antes de qualquer registro a respeito da leitura, devo considerar o quanto me surpreendeu o fato da protagonista, chamar-se Dodola, que é meu apelido entre meus familiares, e até então, nunca tinha visto nenhuma pessoa com este nome...foi uma grata surpresa!
Em termos de HQ, fiquei extasiada com tantos detalhes, miudezas, arabescos, etc. O autor é um retado mesmo! E pasmem, o homem é nascido e criado nos EUA, e você poderia apostar que o cara era árabe.( Creio que seja muçulmano).

Não tem spoiler na resenha, a intenção é recomendar com o mínimo de detalhes para quê, quem quiser trilhar 600 páginas de puro deleite, se surpreenda tanto quanto eu.
De qualquer forma é válido informar, que o tempo e espaço é uma coisa tão lindamente confusa, que te faz buscar a toda hora, o famoso "onde eu estava mesmo?"...rssss. Você está em pleno deserto em uma caravana, basta virar uma página, e já se encontra em uma turbulenta cidade, com gigantescas favelas, muito lixo, poluição, e até em um belo palácio do Sultão.( com direito a Harém...rsss).
Pois é, o tempo é esquisito, até achei que era uma Distopia... será que é?
Mas o grande lance da leitura do Habibi, está na apresentação do Alcorão de uma forma lúdica, bonita, e com ilustrações belíssimas, apresentando o ideograma Árabe, e sem a visão idólatra tão aparente!

Para manter a promessa de não dá spoilers, encerro por aqui na certeza que estou recomendando uma excelente obra atemporal e alinear!

Boa leitura.

Mama 17/11/2021

Um dos melhores quadrinhos que já li!
A história de Dodola e Zam se conectam no mercado de escravos e, a partir de então, somos imersos nas mais diversas histórias e aventuras! Amei esse mergulho na cultura árabe! Livro recomendado pra todos e todas!

Edu 27/11/2021

Lindamente Tocante
Isso aqui é uma obra de arte, extremamente respeitoso com a religiosidade, maternidade e força e determinação Feminina, perfeito.

Tha_Reis 17/12/2021

Haab
"Quando a última letra dos quadrados mágicos estica-se para conectar-se à primeira, forma a palavra HAAB que significa AMOR." (p.659)

Provavelmente "Habibi" vai ser minha última leitura de 2021 pois entrarei numa ressaca literária pra digerir todas suas alegorias até o ano que vem. Não lembro quando foi a última vez que li uma história tão bem feita, tão poética, tão miserável, tão emocionante!

Essa graphic reuniu tudo o que eu mais amo: desenho com traço bonito, referências a culturas e crenças, alegorias e simbolismos poéticos. Sem contar com personagens cativantes sob uma trama sensível e bem amarrada que te causam um misto de emoções.

Amei muito mesmo!

Helena.Melo 02/01/2022

Livro lindo
A história tem momentos bem pesados, mas é linda. Muitos conteúdos orientais são abordados no livro, adorei! Os desenhos são maravilhosos!