Marcada P.C. Cast
Kristin Cast

Resenhas - Marcada

Bruna3613 29/01/2024

Marcada
Um bom livro, porém não é meu tipo de leitura favorito.
Em algumas partes é um pouco difícil de entender, como em alguns rituais ou quando falam na língua dos Cherokee.
O ?amor? da Zoey e do Erik não é muito bem trabalhado, por mais de serem uns fofos juntos.
Apesar de tudo, foi um livro bem legal e rápido de ler.
Total post-Its: 14

Amanda3913 27/01/2024

Uma bomba
Que bomba, meus amigos. Li quando tinha 15 anos estava na fase que lia tudo que aparecia e gente, esse livro não desceu por nada
Fluorescentbnny 27/01/2024minha estante
Mano essa foi a serie da minha adolescência, tenho medo de reler e estragar tudo kkkk

Amanda3913 27/01/2024minha estante
Kkkkkkkkkk amg, meu medo é o contrário ?

Nath 16/01/2024

Essa é uma série de livros que sempre me interessou e gostei muito do primeiro livro, espero que os demais continuem interessantes.

Asheri 16/01/2024

Eu já tinha lido antes aí tô relendo porque não tinha terminado a saga. Bom, continuo gostando, lembrei de várias coisas mas é bem juvenil mas é fácil de ler e cativante. Gosto da zoey.

Jade 14/01/2024

Ótimo se você tiver 13 anos
Livro ótimo se você é pré adolescente, mas ao reler depois de mais velha... melhor não fazer isso, ou corre risco de morrer de vergonha alheia. As autoras obviamente tentam colocar o trope da "menina totalmente diferente das outras garotas e que do nada se torna o centro do mundo" e transformam a personagem em uma "pick me" ?. O fato de ser uma escola de vampiros nem é um problema tão grande, na verdade, é a melhor parte do livro. Dito isso, se você tiver de 13-15 anos é um ótimo livro pra entreter, além de ser o melhor livro da saga.

Bel 11/01/2024

A escrita da autora ajudou a leitura ser leve e fluída e os personagens, quando estamos conhecendo você fica se indetificado. Sem falar que a pessoa principal é cativante, onde você se envolver em sentimentos com ela e o trama família. O livro foi perfeito de ler, ansiosa para ler os próximos e ver como terminar.

Rayssa445 10/01/2024

Simplesmente maravilhoso ???
Eu já amava o mundo de vampiros e tal ???, mas depois de ler esse livro, tô ainda mais apaixonada, amei toda a descoberta da personagem nesse novo mundo, da sua nova identidade e tal, como a Zoey é uma personagem forte e incrível viu, tem que tudo um pouco: romance, suspense, mistério e é claro muito poder, então simplesmente amei ???, ansiosa para ler os próximos ???

Vanessa1409 08/01/2024

Uma Releitura Decepcionante
Confesso que, quando li pela primeira, esse título me pareceu ótimo. Uma década depois, minha opinião mudou completamente. Foi uma releitura decepcionante!

O enredo nos prende a atenção. Apesar de ser mais uma série de vampiros adolescentes na escola, a premissa é diferente. O mundo é diferente, uma sociedade distópica que "aceita" os seres sobrenaturais em seu entorno, convivendo de forma mútua e supostamente pacífica.

Bem, essa suposta paz perde o sentido quando falamos de um grupo específico: os Veteranos Povo da Fé ? aquela turma de preconceituosos e falsos moralistas que criticam a tudo e a todos porque apenas eles são santos. Ou seja, nada de novo no reino da Dinamarca, pois é exatamente o que vivemos atualmente. ? Criticar os tão santos, maravilhosos e perfeitos "cristãos" (puro sarcasmo) foi a jogada ousada das autoras, o primeiro ponto que ganhou minha atenção.

Odeio enredos mimizentos e cheios de firulas, onde o "bem vence o mal, espanta o temporal" e blábláblá. Se falamos de vampiros, vamos falar direito, vamos ousar, chocar, fazer da série um marco contra essa patifaria preconceituosa da massa que se acha digna e santa ? A verdade é o total oposto disso. Eeita povinho maléfico esse bando de falsos cristãos...

A cultura Cherokee é explorada, mostrada ao leitor em doses homeopáticas, algo novo nesse tipo de enredo; e acabei descobrindo que uma das autoras realmente é uma mestiça com sangue Cherokee nas veias. Aliás, as autoras são mãe e filha. No caso, a filha, Kristin Cast, é a indígena em questão.

Vovó Redbird, ainda que em sua simplicidade indígena e completamente conectada à natureza e à magia, surge sempre como uma sábia anciã, assemelhando-se a uma divindade ancestral.

Neferet é uma personagem ímpar. Forte, imponente, respeitada. Enigmática, fato que a torna interessante.

Na Morada da Noite, o grupo de Zoey passou a impressão de que as autoras quiseram enfatizar o estereótipo dos "rejeitados", tendo: Damien, um gay; Erin, a loira metida; Shaunee, a negra; Stevie Rae, a caipira; e a própria Zoey, descendente indígena.

Em certa conversa, Stevie Rae fala sobre um garoto homofóbico, citando que ele havia mudado o nome para Thor quando chegou à Morada da Noite, e completando: "isso não diz tudo"? ? colocando todos os nórdicos como homofóbicos. Não, eles não são. A cultura escandinava, bem como seus achados arqueológicos, nos mostram ritos ao deus Freyr, onde relações sexuais homoafetivas eram normais. Mais pesquisas e menos estereótipos fariam bem para a construção de uma série desse porte.

O paganismo apresentado na Morada da Noite é baseado em cultura wicca, destacando-se nos cumprimentos típicos desse antigo ? e extinto ? Coven, como "abençoada seja" e "merry meet". O ritual ? Esbbath ? da Lua Cheia, apesar da deusa matrona ser do panteão grego ? Nyx ?, segue a tradição celta da religião druida. Ou seja, uma miscelânia digna de neo-wiccanos universalistas que não sabem mais o que fazem.

A protagonista é muito crítica em relação a tudo e a todos, chegando a criticar até um cabelo tingido, como se isso fosse um dos crimes mais hediondos do universo. Em um dos rituais das Filhas das Trevas ? grupo de Aphrodite ? é usado incenso de maconha ? erva típica desse tipo de celebração, principalmente para conduzir os participantes à viagem astral. ? Zoey volta a criticar mentalmente, zombando de tudo em sua narrativa. Tais críticas deixaram claro o preconceito das autoras com tudo, o que é uma pena, já que duas mitologias foram bem abordadas.

O primeiro Esbbath que Zoey participa é um ritual da Lua Cheia, em pleno outubro, e as autoras não citaram que essa seria uma Lua Rosa ? Lua Cheia que antecede um grande Sabbath; no caso, o Halloween; ou, para os pagãos druidas, o Samhain ?, provando que a pesquisa não foi feita. Elas poderiam ter explorado a situação, já que a Lua Rosa é considerada a Lua dos Desejos, sejam eles quais forem, bons ou ruins.

Vovó Redbird é humildemente mestra na magia, chegando a ensinar para Zoey sobre banho de purificação e como montar um bastão de defumação com sálvia e lavanda, ervas usadas justamente com esse propósito. Melhor personagem!

NOTA FINAL: As autoras deixaram a impressão de que, um belo dia, sentindo-se experts em mitologias grega e Cherokee, decidiram escrever sobre o assunto. Fizeram uma pesquisa bem básica sobre wicca e se deram diplomas de mestras no assunto. Envolveram um paganismo daqui e dali, encheram a protagonista do que estava em seus próprios corações ? ou seja, preconceito, racismo, machismo, inveja e mais um monte de ?faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço? ? e criaram a série. A premissa era boa, se as autoras não estragassem tudo com suas enxurradas preconceituosas. O problema é que... agora que comecei, lerei todos os volumes. Indico? Não. A protagonista é irritante, crítica demais e imensamente hipócrita. E não se trata de verossimilhança, pois nós sabemos que adolescentes se sentem os donos do mundo e da verdade absoluta. O problema é que os adolescentes desta década não aceitam mais isso, eles são mais inteligentes e desconstruídos que nós, e a série cairia por terra se fosse republicada atualmente. Então, não... não indico. A não ser que você queira passar raiva, aí é por sua conta e risco.

Amanda3913 07/01/2024

Marcada
O maior aprendizado foi: ouça a sua intuição e se conecte com as suas raízes! Livro envolvente do início ao fim... esperem mudanças para as "FILHAS DAS TREVAS"

Gabriela 05/01/2024

Entregou o que prometeu
Esse livro não promete muita coisa não kkkk mas é divertido, apesar de eu achar ser meio lenga lenga no quesito acontecimentos, é legal acompanhar os personagens e o caminho que eles estão traçando ao longo da história, eu só não sou o público alvo desse livro, mas recomendo quem quer uma fantasia simples e boa.

ferohl 04/01/2024

Primeira leitura do anoo, eu ja tava c esse livro na estante uns 2 anos quase e finalmente consegui pegar ele p ler. Foi uma leitura rapida e bem divertida, tiveram partes que foram sim gordofobicas e homofóbicas de um jeito ate meio absurdo, mas acho q ler livros mais antigos é infelizmente ter q fechar os olhos pra alguns desses comentários. Tirando isso, a história é bem legal, fluida e divertida, to curiosa p ler a continuação!

Erica201 01/01/2024

A introdução de um mundo incrível
Eu estou fazendo a releitura dessa série de livros que acompanharam a minha introdução ao mundo da literatura, então é nostálgico rever personagens e cenas que quando eu li pela primeira vez eu amei. Devo admitir que a história tem um pequeno laço de drama, uma história adolescente. Mas ao mesmo tempo, ela envolve o leitor de modo que desperta a curiosidade de qualquer um.

Em síntese, a leitura foi ótima e fluida, não tenho do que reclamar sobre. Estou ansiosa para continuar a reler os livros que já tinha lido da série, e continua de onde parei de ler, para que assim dar o devido encerramento a esse universo.

Gabii Bilk 29/12/2023

Perfeito pra quem gosta de fantasia
A história fala sobre Zoey e a transição da vida normal dela para a nova vida possível, ela é marcada para virar vampira e sua vida vira de cabeça pra baixo, indo viver em uma nova escola, com novos amigos e aventuras.

É ótima pra quem gosta de fantasia, envolve vampiros, deuses e espíritos, e muitos dos rituais e crenças vem de religiões pagãs reais, gostei muito disso.

O começo é aquela parte introdutória meio chatinha mas logo melhora envolve muito a gente, o final me deixou meio blé pq não explicou nada só obrigando a gente ler o próximo livro mas okay.