A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Thifa 25/07/2020

A história se passa por um personagem contando a história de Armand e Marguerite, mas, ao decorrer do livro, a relação é descrita de tal forma que é como se pudéssemos visualizar as cenas. Além disso, uma das partes mais interessantes é que foi inspirada em uma experiência real.

Daniel.Cardoso 04/08/2020

O amor
Este é daqueles livros que nos prende,conta como o amor é capaz de mudar pessoas e que por ele somos capazes de nós sacrificarmos.

Cris Moraes 30/08/2020

Um excelente clássico.
E eu concluí a leitura deste Clássico agora à tardezinha. E estou sem palavras para falar de Marguerite e sua impossibilidade de viver com aquele que poderia ser o grande amor de sua vida!
A leitura foi meio lenta para mim porque estive muito envolvida com outros romances mais contemporâneos ao longo do mês. Entretanto, Alexandre Dumas conseguiu me fisgar completamente ontem e hoje com a sua história da cortesa tão sofrida, tão cheia dos seus ardis, tão bela e tão encantadora. É uma história simples, mas contada com uma grande dose de crítica a uma sociedade e a uma época em que transbordavam os preconceitos, a retirada de direitos humanos, a hipocrisia e a luxúria.
Acabei me emocionando com a paixão entre Marguerite e Armand e a total impossibilidade de essa paixão ser vivida pelos dois por causa da segregação social da sociedade burguesa (e muito hipócrita na minha opinião).
Enfim, sabia que a leitura de um clássico assim poderia me levar a reflexões sérias e tensas. Novamente enxergamos o papel tão insignificante que era relegado às mulheres (neste caso, as cortesas eram seres que deveriam proporcionar divertimento aos homens burgueses, sem nenhum direito e dignidade de serem vistas como pessoas providas de sentimentos). Não podiam amar. Não podiam ser amadas. Não podiam fazer parte da sociedade, embora a mesma sociedade jamais tenha dispensado a sua presença. Eram frivolas, impuras, perdidas, abandonadas... "Um mal necessário". Aff! Isso quebra qualquer coração.
Gostei... Mas, foi tenso!

Juu 09/09/2020

"A vida é encantadora, meu caro, dependendo do prisma através do qual a vemos."

Uma leitura fluída, que te prende do começo ao fim.

Jão.Silver 13/09/2021

A Dama das camélias
"A felicidade não pode entrar de repente num coração desolado sem sufocar um pouco. Às vezes, a alegria dói tanto quanto a dor."

Uma experiência diferente! Não costumo ler clássicos e esse, apesar disso, tem uma escrita super simples e fluída. Foi uma leitura agradável do geral, embora meio sem sal, não conseguiu me emocionar tanto quanto esperava (acho que também por ser um livro datado). Provavelmente quem está iniciando ou já gosta do gênero vai adorar, ele funciona bem como introdutório.

Polliana 14/01/2021

A Dama das Camélias
Autor: Alexandre Dumas Filho
Publicado: ano de 1848

Minhas impressões da leitura do livro A dama das Camélias.
A história inicia com o narrador entrando por curiosidade numa casa que estava ocorrendo um leilão, e tem informações que se trata da casa da cortesã Marguerite Gautier, famosa cortesã de Paris que morrera de tuberculose. Seus bens foram leiloados para saldar as dívidas, contraídas por Marguerite em vida. Por impulso adquire um livro por um valor bem superior, nele tem a dedicatória de Armand Duval, após um tempo o narrador recebe a visita do Armand Duval, que tinha a intenção de reaver a lembrança de sua amada.

Com essa aproximação nasce uma amizade entre o narrador e o Armand Duval, que aos poucos conta sua história, com a bela cortesã e todos os eventos que transcorreram até aquele momento. Marguerite era uma cortesã que se dividia entre muitas festas e teatros; quando ia aos teatros sempre levava um binóculo, um saco de bombons e um buquê de camélias. As camélias eram suas flores preferidas, pois, devido sua constituição delicada, não suportava o aroma de outras flores.

Armand a conheceu em uma noite no teatro, e chegou a Marguerite através de Prudence, uma modista, que era amiga e vizinha da jovem.
O rapaz foi convidado a cear com Marguerite e seus amigos, porém durante o jantar, a jovem começa a tossir sangue, retirando-se para o seu quarto.
Armand a segue e demonstra preocupação por sua saúde e declara o seu amor.
Após esse episódio o jovem advogado se aproxima da bela cortesã, e uma trama que envolve amor, mentiras, dinheiro, inveja se desenrola, eu adorei esta releitura principalmente por se tratar de uma história autobiográfica, o autor teve uma relação proibida pelas normas socias com uma bela cortesã parisiense a Marie Duplessis, assim como a Marguerite teve uma vida difícil.
Não é só uma história de um amor proibido, este romance traz questões bem pertinentes , principalmente a hipocrisia da sociedade do século XIX, que usavam as mulheres cortesãs como troféus para mostrar seu poderio e ascensão financeira, outro destaque é a descrição da cidade, parece que estamos andando pelas ruas de Paris.
#adamadascamelias #teindicoliteratu

site: https://www.instagram.com/p/CI0xb4_jcGB/?utm_source=ig_web_copy_link

Adlya.Gazio 03/01/2022

Resenha - A Dama das Camélias
Um livro lindo sobre um amor tão genuíno, me fez chorar, amar e me fez triste.
A história de um amor impossível entre a Madame Marguerite Gautier e Armand Duval é tão genuína e envolvente que torna esse livro uma explosão de sentimentos.
Comecei a ler sem muita expectativa, mas me surpreendeu muitíssimo, quanto amor se é possível encontrar em meio aos exuberantes luxos de Paris? E por quanto vale a pena viver por esse amor?
Recomendo muito! Virou um favorito!

Loanfi 27/01/2021

É um bom livro e a leitura é fácil e fluida, mas não me prendeu tanto. Talvez seja pelo fato do prefácio desta edição ter contado a história toda deste livro e de bônus de Lúciola.

nopedaorelha 05/01/2023

A Dama das Camélias me inspirou a ler mais romances clássicos devido à sua objetividade e simplicidade ao contar um grande caso de amor entre um jovem estudante de direito e uma cortesã (prostituta). Esse livro me encantou no progresso da transformação do profano em pureza, e da atração em obsessão.

Indo um pouco além da apreciação literária, me incomodei um pouco sobre onde o feminino se encontrava nos vínculos sociais e amorosos. E pude refletir sobre as diferentes tomadas de decisões entre mulheres e homens, além das formas de ambos aplicarem poder nos relacionamentos.

É importante lembrar que o livro foi escrito em 1848, então vamos encontrar muitas coisas que para nós, hoje, são problemáticas. Particularmente, prefiro não deixar nenhuma questão de costumes e condutas definidos por época na literatura atrapalhar minha experiência de leitura.

Dito isso, creio que A Dama das Camélias é um dos romances mais curiosos e delicados que já li, chorei ao ler uma carta escrita por um dos protagonistas, me espantei com as decisões de alguns personagens e recomendo muito o livro para quem estiver disposto a ser envolvido em um drama comovente e sincero.

Wania Cris 25/01/2023

Duminha teve a quem puxar.
Livro curto, porém, intenso. Emocionou-me bastante. Xandim puxou bastante ao pai Xandão e escrevia muito bem.

Aninhar0 28/02/2021

Lá se foi o tempo em que ainda sorriamos
A Dama das Camélias e Armand vivem uma grande paixão impossível pela segregação social da sociedade burguesa classista. O pai de Armand trama a separação e convence a Dama das Camélias que aquela relação é uma ruína para a família e para o futuro do filho. A Dama comove-se. Num ato de nobreza incomum, renuncia a Armand e, resignada com seu infortúnio, fica reconhecida, pela sociedade, como a cortesã mais honesta, humana, e guardiã da falsa moral burguesa.
Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/a_dama_das_camelias/

Mr. Brownstone 05/04/2021

Esse livro traz uma história muito interessante sobre Marguerite e Armand. Achei a escrita um pouco arrastada no começo mas depois acostuma.

Livinha 13/04/2021

Foi uma leitura relativamente curta mas me fez sentir várias emoções, principalmente raiva, tive muita vontade de estapear o Armand!
Apesar de ser uma história bem melodramática, a escrita de Dumas Filho é muito envolvente e sem muitos preâmbulos, o que deixa a gente preso e sempre querendo saber o que vai acontecer em seguida!

Josiane PADIAR Zoch 19/04/2021

História fascinante que prende sua atenção do começo ao fim. O autor conta o romance entre uma das mais famosas cortesãs de Paris e um jovem loucamente apaixonado por ela. Margareth, a dama das camélias, é dotada de um coração imenso e generoso, capaz de sacrifícios enormes em nome do amor. Armand, cego de amor, só pensa em se vingar, através de atitudes impensadas. O mais intrigante de tudo é a dúvida se a história é real ou não. Alexandre Dumas Filho, filho bastardo de Alexandre Dumas, diz que há sim a possibilidade de ser uma autobriografia, porém, alguns trechos, pode não ter ocorrido.

Erica 11/05/2021

Mediano
Não gostei mto da história... é apenas um menino mimado sendo amado por uma mulher livre, que é julgada o tempo todo. Esperava mais.