Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Bruna 08/10/2023

Do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1962 esse livro diz muito mais do que escrito nas suas breves 142 páginas. São camadas e mais camadas de reflexões sobre comportamento humano, considerando o período histórico retratado. Em um época onde pouca coisa relevante era considerado crime e onde muita coisa banal era tido como pecado mortal, a individualidade das decisões e ações são um prato cheio para análise. O final do livro é emblemático e para mim deixa muito claro o caminho de pensamento que o autor pretendia nos levar ao longo da narrativa. Ótima e rápida leitura.

Gilberto Alves 28/09/2023

Homens, sem ratos.
"Ratos e Homens", e um livro curto, de escrita simples e com uma temática bem interessante: 2 amigos, George e Lennie, que migram de fazenda em fazenda um busca de trabalho e carregando um sonho de um dia possuir sua própria terra.
George e um sujeito esperto e prático. Lennie possui necessidades especiais, é bastante sonhador e que não quer o mal de ninguém. Estas duas personalidades contrastantes criam uma dinâmica fascinante. A relação entre ambos pra mim foi o ponto alto do livro.

A trama é ambientada em uma fazenda, onde os personagens encontram uma variedade de personagens secundários que adicionam camadas extras à narrativa. Nestes personagens o escritor explora bem brevemente temas sensíveis como como solidão, isolamento, desigualdade social, preconceito, racismo...

Ler clássicos de outra época pra mim é sempre um desafio, pois os estilos e as influências da época podem ser diferentes dos atuais, então as vezes é preciso se abster a algumas questões.
No entanto, para mim essa característica é parte do que tornou a leitura interessante, pois você e transportado para uma realidade distinta, o que cria uma atmosfera que me permitiu apreciar ainda mais a obra.

O livro é uma metáfora rica e cheia de simbolismo. Ambos personagens são sonhadores, correndo atras de um sonho que nem eles de fato acreditam ser possível. Uma vez que o leitor entende essa camada simbólica, toda a história adquire uma nova perspectiva (pra mim aconteceu só depois de terminar o livro e refletir um pouco sobre).

Um elemento do livro que não me agradou, é a sensação constante de que algo dará errado, desde as primeiras páginas. Isso cria uma angústia constante no leitor. É claro que essa tensão persistente acrescenta uma dimensão emocional intensa ao livro, mantendo o leitor cativado e preocupado com o destino dos personagens. Sei que foi proposital, mas em uma obra talvez um pouco maior, eu realmente não sei se gostaria de seguir mais capítulos assim.

O estilo de escrita é algo que me cativou muito, principalmente na forma de diálogos com um vocabulário simples, mas repleto de nuances e trejeitos que me ajudaram muito a construir as personalidades dos personagens em minha imaginação. Uma ressalva, no entanto, que pontuo negativamente é a brevidade de um estilo de introdução nos capítulos, bastante detalhista. Mas dura apenas 2 ou 3 parágrafos, então se dissolve.
O livro é curto, mas apesar disso achei que o desenvolvimento dos personagens fui muito bem trabalhado, na medida certa para despertar todos os sentimentos necessários para o leitor.
O final me balançou bastante, mas detalhar aqui seria spoiler, então deixo por isso mesmo.

Em resumo, gostei bastante. Como uma obra curta, funcionou muito bem pra mim. Me apeguei bastante aos personagens. Gostei do estilo. Me fez refletir um pouco após terminar. Valeu o tempo empenhado na leitura. Pra mim vale fácil 4/5.

Cris 27/09/2023

Problema com a edição
Eu teria adorado esse livro, teria sido uma experiência de leitura única, não fosse a edição que tive acesso. Leio os livros da biblioteca pública da cidade, e esta é uma edição de 1980, e eu não sei o que a pessoa tinha na cabeça, que fizeram uma introdução no livro com o enredo completo, contando toda a história, inclusive com o final inesperado. Nunca imaginei que diria isso, mas vontade que dá é de queimar um exemplar desse. É um crime aos leitores. No mais, é meu quarto livro do Steinbeck e até agora não decepcionou, gostei de todos.
Raul.Grenchi 25/10/2023minha estante
Que azar, que merda de edição hein

Sara277 27/09/2023

O verdadeiro EUA
Livro curtinho, fácil de ler, que mostra a realidade do "sonho americano", final surpreendente e que mostra que em certos aspectos os EUA não mudaram muito...

Ellen Rayane 27/09/2023

Que livro senhoras e senhores.....
Amei esse livro e essa narrativa simples e cheia de camadas e o maravilhoso trabalho do autor de uma história tão, tão fora da minha bolha mas que eu consigo me imaginar e apegar aos personagens...
Nunca vi os filmes adaptados desse livro... mas já estou com vontade de ver.

Robtavares 22/09/2023

Não gostei
Leitura rápida. Porém, história que não flui... estranha... não conta do contexto histórico... final surpreendente.

Camila.Felippio 20/09/2023

Ratos e homens
Uma história bem fácil de ser lida. Uma época difícil, uma dupla inseparável?um objetivo de ganhar dinheiro para comprar a sua casa, viver da terra?mas, as coisas acontecem muito rápido e tudo muda?

lucianem 18/09/2023

Ratos e Homens
Durante a Grande Depressão americana, dois homens vagam pelo sul da Califórnia á procura de trabalho nas fazendas da região. George e Lennie não poderiam ser mais diferentes, mas cuidam um do outro.
Começam a trabalhar carregando cevada em uma fazenda, e dessa forma, sonham em juntar algum dinheiro para terem a própria terra e viverem com liberdade.

Gostei muito do livro, é o primeiro que leio do autor.
Achei sua escrita muito boa e também gostei da sensibilidade com que conta a história.

Livro de setembro do Desafio Bookster 2023.

ametista 17/09/2023

A ilusão do sonho americano
Esse livro é bem simples e curto, mas trás algumas reflexões boas sobre a crise de 1929 e o american dream. Os personagens estavam fadados a terem o final que tiveram desde o começo e o livro todo dá sinais disso desde a primeira página, mesmo assim você fica triste com o final. A escrita é simplesmente perfeita, o autor se preocupou em descrever cenário, objetos, pessoas, a caracterização é belíssima e você consegue imaginar tudo com facilidade.
O título é uma alusão a um poema do Robert Burns.

"Mas, rato, não és o único

a ser atraiçoado pela previsão.

O melhor projeto, sobre ratos e homens,

muitas vezes falha,

apenas deixando dor e sofrimento,

em vez do prazer prometido."

Basicamente, eles nunca tiveram uma chance sequer, porque tudo contribuía contra eles e para que eles não conseguissem, e a nossa sociedade atual do século XXI não é muito diferente, acho que isso é o mais triste. Outra reflexão, quem seria o rato e quem seria o homem na história? De primeira achei que o rato fosse o Lennie e o homem o George, mas no final cheguei a conclusão que os dois eram ratos, e não só eles, mas todos os trabalhadores da fazenda eram tratados como ratos, pois ratos não podem ter sonhos.

Sabrina757 13/09/2023

Leitura rápida, achei que a história desenvolve bem pouco, e o final bem previsível também, mas não é ruim

v de vanisse 13/09/2023

Eu tenho sim, um sonho sim?
Gente? Só eu acho que o John Steinbeck não tinha o direito de desgraçar a minha mente com esse final? Sério que ele me fez criar uma esperança de que tudo ia dar certo?
Eu tô no chão com essa leitura? foi bem rapidinha, mas o que tá demorando mesmo pra passar é essa angústia que ficou no meu peito quando terminei de ler essa história. Fiquei minutos e minutos imóvel em completo silêncio. Acabou comigo.
Quando os personagens falavam dos sonhos deles? JOHN STEINBECK, VOCÊ ME PAGA!
E como eu gosto mesmo é de sofrer, claro que eu vou dar cinco estrelinhas e recomendar pra todo mundo. Vem chorar comigo, vem.

jdelisiario 11/09/2023

Ratos e homens
Ontem finalizei essa obra que foi o livro do mês de setembro do #desafiobookster2023.

Sofri com esse final! ?
Inclusive, não sei nem opinar para uma nota justa.

No livro temos a história de dois amigos, George e Lennie, durante o período da grande depressão / crise de 1929. Não temos o cenário desse momento histórico tão explícito, mas conseguimos sentí-lo nas condições de trabalho e na dificuldade de se conseguir um pedaço de terra.

Ontem tinha feito a resenha, mas por algum motivo obscuro, o Skoob mostrou que tinha salvo, mas não salvou de fato.

#leituraTerapia

Michelle.Steinhoff 11/09/2023

Uma história de amizade (?)
Desafio BookStern de setembro.

Lennie, um homenzarrão porém a mentalidade de uma criança e George, seu oposto física e mentalmente são trabalhadores braçais itinerantes durante a grande depressão. Eles sonham em juntar dinheiro para comprar uma terra e viver dela.

Não são parentes, mas George se sente no dever de cuidar de Lennie depois da morte da tia do amigo.

Ao chegar em uma nova fazenda, parece que o sonho deles ficará mais próximo. E então uma reviravolta (será mesmo que não era esperado?) acontece.

O final é surpreendente (para mim, revoltante na verdade).

Livro curto e rápido.

Fernanda 10/09/2023

Ratos e homens
Pelo fato de ser composto em sua maior parte por diálogos e linguagem simples, é um livro muito fluído.
Personagens extremamente cativantes, que é o que acaba nos atraindo ao enredo.
O enredo em si, acaba tendo evolução do objetivos apenas no final, mas sem dúvida vale a chegada até a última linha, pela reflexão que traz.
Por ser curto, mesmo que não esteja gostando muito, vale perder mais umas horinhas para entender o enredo e ver o desfecho.