Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Icaro 07/09/2023

Árido
Um dos maiores autores dos EUA, John Steinbeck escreveu sobre a pobreza e vida americana durante a Grande Depressão.

Com uma linguagem simples e direta, relata a vida árida de uma população carente que se virava como podia.

Publicado pela Editora L&PM, faz parte do desafio do Bookster do mês de setembro!

Beatriz 07/09/2023

Lindo, mas muito pesado.
Coisas que você precisa saber sobre esse livro.

1- O livro é muito curtinho
2- O livro tem muitos diálogos e as partes em que descrevem o ambiente são poucas.
3- O livro é um pouco engraçado no meio e bem triste no final.
4- O livro conta a história de dois amigos (adultos) que na década de 30 passam de fazenda em fazenda fazendo bicos. Um dos amigos possui uma deficiência.
5- você não vai se arrepender de ler esse livro!

Massasa 01/09/2023

Ratos e homens
Não foi um livro que me prendeu muito durante a leitura, mas gostei das reflexões trazidas sobre o relacionamento do homem com o trabalho e toda a construção do sonho de vida que nunca se realizará plenamente no regime capitalista.

Robson68 01/09/2023

Os 10% finais
Desafio bookster de setembro/2023

A proposta do livro é falar sobre dois homens que andam de fazenda e fazenda para arranjar trabalho. Um pequeno esperto e outro grandalhão e com certo nível de deficiência cognitiva. Caipiras tipicamente americanos, George e Lennie são protagonistas desses clássico americano.

Honestamente, eu pensei que iria gostar mais. Embora tenha um ritmo tranquilo, com bastante diálogo, em 90% do livro nós não conseguimos compreender qual é a razão dele estar sendo escrito.

Entretanto os 10% finais permitem que o livro se salve e que a gente passe a pensar refletir o porque desse desfecho. Não é perda de tempo a sua leitura, mas talvez acabe sendo esquecível?

Flávia 24/08/2023

Steinbeck sendo Steinbeck
Uma coisa é certa: se é criação do Steinbeck, vai trazer reflexões pesadas sobre a vida.
Tudo nesse livro remete a uma busca infinita por dignidade e por prazeres tão singelos, tão simples, que chegaram a me causar uma dor mesmo, uma tristeza.
Apesar de ser um livro bem curto, sempre sentia vontade e ao mesmo tempo receio de continuar. Steinbeck chega a mostrar um caminho que leva a um final feliz, mas todos os acontecimentos me fizeram duvidar muito de que esse final feliz chegaria.
Por falar em final, também achei muito forte, assim como achei lendo As Vinhas da Ira. Não tem pressa, tem uma descrição leve, bonita e ao mesmo tempo muito carregada de sentimentos muito intensos.
Em resumo, Lennie e George são personagens que eu realmente gostaria de conhecer mais a fundo,
além de sinceramente desejar que encontrassem a verdadeira felicidade, onde quer que fosse.

andreiaflores 18/08/2023

Um livro que poderia ter sido um excelente livro para mim porém deixou muito a desejar. Acabou de repente.
Ou eu não entendi a msg subliminar, ou é isso mesmo. ?

Germana 12/08/2023

?A gente tem um o otro..."
Ilustra uma relação de amizade mais importante ou igual a de família. Ele fala muito sobre o cuidar.

George cuida, em todo o momento. Mostrou que a relevância desse companheirismo tirava a vida simples e monótona, sem objetivos ou conquistas q os outros trabalhadores tinham.

Mas não é o livro que mais me agradou em escrita ou história. Achei interessante, nada revolucionário ou que me fizesse amar a leitura.
bem básico na realidade.
não tive muito apreço pela história.

apaolacunha 08/08/2023

Citado em Lost
Emocionante! Um dos meus primeiros livros lidos da vida! Indico muito! E ainda é citado na série Lost

Ale Giannini 08/08/2023

Solidão
É uma história sobre a amizade, mas principalmente sobre solidão, resiliência, trabalho, racismo.

A maestria do autor está em construir personagens densos em poucas páginas. Não conheci um leitor que não tenha uma opinião, positiva ou negativa, sobre Lennie.

Não me prendeu muito, o estilo bucólico ficou cansativo, mas é uma boa história.

Lety Valadares 04/08/2023

Amo ?
Eu amo a escrita da Clarice, a forma como ela deixa o pensamento fluir e vai escrevendo, viajando kkk

?Há tantos anos me perdi de vista que hesito em procurar me encontrar. Estou com medo de começar? Eu tenho tanto medo de ser eu.?

Um pouco do que é ler Clarice ??

Claudia.Lopes 03/08/2023

Cumplicidade/ amizade
A história de 2 homens, que no primeiro instante me pareceu bastante amigos,
George e Lennie.
Cada um com sua personalidade, Lennie um rapaz puro, ingênuo,
George, astuto, oportunista,
Um dependente do outro, um sonho americano ter terras, dinheiro enfim
Porém viviam atrás de emprego e praticamente ganhavam por comida e morada
Uma história intrigante
Confesso que senti muita dó do Lennie por sua ingenuidade, acredito até que hj um rapaz como ele seria considerado uma pessoa com sérios problemas de transtorno mental.
Um livro curto que vc quer ver o fim
Recomendo

Lili 31/07/2023

Ratos e Homens
Qualquer coisa que eu escreva sobre esse livro não vou conseguir transmitir o impacto que me causou. E uma leitura dura de uma época difícil que foi a depressão americana.
Lennie e George são dois amigos que vivem juntos a procura de emprego em fazendas e são explorados de todas as forças e vivem em condições bem precárias juntos com outros trabalhadores. George tem domínio sobre Lennie que tem problemas mentais.
Lennie vive da fantasia que George criou de ter um pedaço de terra onde possam ter uma vida digna. Coisas acontecem e o final é um dos mais triste que já li. Uma narrativa simples com figuras cativantes de John Steinbeck.

Wanessa_Gabriela 29/07/2023

Olhar diferente
Um livro que faz refletir sobre a vida que o trabalhador menos abastado tem, independente de ter sido em outro século nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar do mundo. Não só sob o aspecto da remuneração e das condições de trabalho, mas também faz refletir sobre pessoas que tem funcionamento neurológico diferente do que alguns chamam de típico. Pessoas essas que têm seu direito ao trabalho cerceado ou muitas vezes sofrem com trabalhos excessivos, exaustivos e desumanos por serem tratados exatamente assim, como se nem humanos fossem.
Esses amigos conquistaram meu coração na primeira página, e o sacrifício duplo de George não será esquecido e muito menos hostilizado.
Triste? Sim! Fantasioso? JAMAIS! Real até demais! De doer o coração.
A analogia de ?ratos e homens? se faz necessária diante de criaturas como Curley e Lennie.
Gostei!

Flávia Menezes 28/07/2023

CLUBE DOS MARGINALIZADOS: O LOUCO,O NEGRO,O VELHO E A MULHER
?Ratos e Homens?, publicado originalmente em 1937, é considerado uma das obras mais belas escritas pelo estadunidense John Ernest Steinbeck Jr., e um dos maiores romancistas do século XX, que também foi o ganhador do Nobel de Literatura de 1962. ?A Leste do Éden? e ?As Vinhas da Ira? são outras de suas obras consideradas como principais.

Influenciado pelos pais, desde muito cedo Steinbeck mergulhou em leituras de grandes autores, tais como Dostoiévski, Milton, Flaubert e George Eliot, e o resultado é essa escrita emocionante que ele desenvolveu, que nos desperta as mais profundas reflexões sobre a humanidade e todas as nossas dores e angústias.

Em si, o título por si só já é uma verdadeira alegoria, que nos fala dessa relação entre os ratos, figuras que já nos despertam tudo o que há de mais aversivo, desprezível e ameaçador, e do outro lado, o homem, seres maiores, mais fortes e mais racionais. Porém, nessa história, Steinbeck expõe as fragilidades, limitações e ignorâncias de uma raça que se considera tão superior, mas que por si só é capaz de se achar melhor do que os outros, e submetê-los a uma vida de escravidão e infelicidade.

Nesse cenário das dificuldades e imensa pobreza da época da Depressão norte-americana da década de 1930, Steinbeck traz na figura de dois simples andarilhos que saem em busca de um trabalho que os dê possibilidade de viver o seu grande Sonho Americano, George e Lennie já nos arrebatam logo nas primeiras páginas com a força dessa narrativa de trazer na figura típica do universo Steinbeckiano, o homem comum, bondoso que está sempre disposto a buscar o melhor para os seus semelhantes, lutando com todas as suas forças contra as injustiças sociais tão descaradas na época em questão.

Ouvir George e Lennie falando sobre o seu sonho, só nos faz pensar em como precisamos de tão pouco para sermos felizes. Ser livre, com seu direito garantido de ir e vir, podendo aproveitar o seu dia trabalhando nas coisas mais simples, e colhendo aquilo que necessitamos para viver (nem mais e nem menos) é tudo o que precisamos para sermos verdadeiramente felizes. Porém, ele também nos lembra de que de nada adianta alcançarmos algo tão bom, se não temos com quem compartilhar. E sobre a solidão tão típica da época de homens em busca de trabalhos e de promessas de uma vida melhor e mais digna, é que vem uma das passagens que mais me emocionaram:

"? Imagina se ocê num tivesse ninguém. Imagina se ocê num pudesse entrá na casa dos pião pra jogá baralho porque ocê era preto. Ocê ia gosta? Imagina se ocê tivesse que ficá aqui sozinho, só lendo. Claro qu´ocê ia podê jogá ferradura até anoitece, mas daí ocê ia tê que ficá lendo livro. E num tem nada de bom nos livro. A gente precisa de alguém... pra ouvi a gente. ? Choramingou: ? Qualqué pessoa fica loca se num tive ninguém. Num faiz diferença quem tá co´a gente, só precisa tá junto. Vô dizê uma coisa ? vociferou. ? Vô dizê pr´ocê que a gente se sente tão sozinho que até fica doente?.

Não é mesmo de emocionar até o coração mais gelado? Bom... Eu espero que sim!

Na marginalidade de uma sociedade norte-americana onde os ricos ficavam cada vez mais ricos, e os pobres a cada dia mais dependentes de um trabalho injusto e tão mal remunerado, essa história nos revela aqueles que eram tidos como inferiores através de quatro personagens: Lennie (aquele que sofre de problemas mentais), Crooks (o negro), Candy (o velho com deficiência física decorrente de acidente no próprio local de trabalho), e a esposa do Curley (que nem sequer chegamos a saber qual o seu nome próprio).

A cena em que os quatro se reúnem, e podemos sentir em suas palavras como é ser tratado como inferior, desprezado e negligenciado é uma das mais importantes desse livro. É como um verdadeiro "Clube dos Marginalizados", e muito embora a mulher receba um tratamento diferenciado por ser a esposa do filho do fazendeiro, quando ela fala sobre a sua vida e suas dores, não há como não nos provocar uma empatia imediata.

Entre "Ratos e Homens", esses quatro são os considerados os ?ratos? (aqueles que por algum motivo provocam aversão), porém, aqueles que são respeitados como ?Homens? (aqueles tidos como racionais), muito embora pareçam receber um tratamento diferenciado, ganhando até mesmo o direito de ser ouvido, também são aqueles que carregarão o peso das responsabilidades dos atos daqueles que são tidos como inferiores.

São tantas as cenas que mostram exatamente essa questão, mas para não dar spoilers, eu vou apenas deixar aqui esse fato de que por mais que os outros que não fazem parte do ?Clube dos Marginalizados? possam parecer ser tratados como superiores e receber um tratamento mais digno, o fato é que são eles que farão as escolhas mais duras. E o peso que carregarão por elas, esse não há nem como mensurar!

Uma temática que é importante ser discutida, e Steinbeck não falhou nenhum pouco na forma como ele retrata, é a questão de tudo o que envolve os transtornos psicológicos.

É muito comum vermos personagens com distúrbios mentais sendo retratados em sua essência, tal como acontece aqui com o Lennie, onde vemos uma criança em um corpo de um adulto. A empatia imediata que esses personagens despertam, é importante e até mesmo bastante tocante. Porém, precisamos compreender que pessoas com déficit cognitivo que não conseguem ser responsáveis pelos seus atos, precisam ser devidamente acompanhadas, pois por mais que se pareçam com crianças indefesas, a questão é que, diante da mínima frustração, seus comportamentos podem ter resultados fatais.

A empatia com aqueles que sofrem de algum distúrbio psicológico é essencial, porque são pessoas como nós, porém que apresentam limitações muitas vezes severas. Só que, essa empatia toda que um personagem como o Lennie nos faz sentir, não pode nos cegar a ponto de ignorarmos que suas limitações possuem resultados algumas vezes irrecuperáveis. O fato de que eles não possuem consciência do que fazem, não excetua a gravidade e seriedade de seus atos.

Os distúrbios mentais são um problema sério! E não podem ser ignorados. Afinal, os Lennies da vida real existem, e para viverem uma vida de qualidade, precisam ter o acompanhamento necessário de profissionais que lhes ofereçam o tratamento mais adequado (psicológico e medicamentoso), para que possam desfrutar de todas as suas potencialidades. E para que possam aproveitar essa vida no máximo que ela tem a lhes oferecer, cabe também aos seus pais ou cuidadores que compreendam a sua situação, e lhes ajudem em todas as suas necessidades e dificuldades.

Esse é um livro tão curto, porém com nível de profundidade que encontramos nos maiores calhamaços já escritos até hoje! Mas essa é a beleza da escrita de Steinbeck: onde no comum, no simples e no mais corriqueiro, ele deposita um universo inteiro de significados de uma existência humana tão complexa, mas ao mesmo tempo, tão bela.
Karen.V 28/07/2023minha estante
Amo as tuas resenhas ?? mais um que vai pra minha lista ?

Flávia Menezes 28/07/2023minha estante
Aaah, Karen! Muito obrigada! ? Eu tenho certeza que você vai gostar desse. ???

Núbia Cortinhas 29/07/2023minha estante
Uauuu!! Belíssima resenha! ?? ?? ?? ??

Flávia Menezes 29/07/2023minha estante
Obrigada, Núbia! ? Ansiosa para ver suas impressões quando você for ler. ?

RayLima 29/07/2023minha estante
Que bela resenha! E que ótimo você ter me feito lembrar desse clássico que há muito tempo eu quero ler. Mais um pra lista! hahah

Flávia Menezes 29/07/2023minha estante
Rayanne, muito obrigada! ?
Eu estava assim como você com ele há tempos na lista. E sabe quando você lê e pensa: por que eu não li antes? Mas é uma ótima leitura, porque Steinbeck nunca decepciona! Vou ficar de olho nas suas impressões quando você começar a ler! ?

ferbrito__ 28/07/2023

É um livro de rápida leitura, contudo tem uma história consideravelmente triste, você torce muito pelos personagens principais o tempo todo.