Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

Keka 28/09/2014

machismo nosso de cada dia
o livro ia bem, conseguia sorrir com o humor do autor. mas, na parte em que se começa a descrever a paixão do carteiro fiquei um pouco aborrecida. primeiro porque ele se apaixona pelo corpo, pela aparência, e todas as descrições são referentes a sua forma física. Ela não tem ideias, opiniões, complexidade, é um corpo.
a outra personagem feminina é a sogra, sempre nomeada como viúva. é cricri, materialista e machista.
da Matilde, esposa do Neruda, oportunidade para suavizar a misoginia explicita do autor, nada se fala.
em suma, tirando todo machismo do livro, se alva seu contexto político social.

gaby 17/03/2014

o carteiro e poeta
o livro conta a historia deumcarteiro e as aventuras que ele ver e passa na vida dele,juntamente com um poeta novo mas com bastante agilidade.

Dani 17/02/2014

Passeando por entre as prateleiras da Biblioteca pública dei de cara com o título . Gosto de poesia . Gosto de cartas . Gosto de escritores de língua espanhola . Por quê não gostaria desse livro ?
Começamos conhecendo o filho de um pescador , Mário Gimenez , cujo pai gostaria que arrumasse um emprego . O jovem de dezessete anos acaba encontrando o serviço de carteiro particular para ninguém mais ninguém menos do que Pablo Neruda . E daí surge a vontade de "adquirir" mais cultura para "se dar bem " com as meninas da região e fazer amizade com Neruda .
O relacionamento dos dois começa de uma maneira abrupta e poética .É realmente muito bonito . Porém , muito rápido . Mário faz amizade com o poeta , enamora-se de uma moça , se encrenca com a sogra , recebe ajuda e ganha o carinho de Pablo Neruda , casa-se e assim vai , em questão de 30 páginas . Nada é aprofundado . Tudo acontece o mais rápido possível .
E o pior é que o próprio autor faz uma crítica a quem tudo faz abruptamente , em dado momento : " É que a senhora não lê as palavras , mas engole . Tem que se saborear as palavras . A gente tem que deixar que elas se desmanchem na boca . "
Não sei se fui com muita sede ao pote , mas acho que a ideia é poderia ter sido muito melhor explorada . Não digo que para um livro ser bom tenha que ser longo , mas este , poderia ter sido mais detalhado e mais cauteloso . Raramente se fazem amizades de um elo tão forte quanto a representada pela obra em duas ou três conversas .
O lado positivo é a beleza da devoção e lealdade do carteiro para com seu amigo poeta . E também , o livro dá muita vontade de ler Neruda .

Roseli 24/09/2013

'''http://blogdarakky.wordpress.com/2012/02/04/resenha-o-carteiro-e-o-poeta/
O livro conta a história do jovem Mario, morador de uma vila interiorana do Chile que se faz carteiro pressionado pelo pai a arrumar um emprego. Logo, Mario descobre que teria de atender apenas um cliente, e este era nada mais nada menos que o poeta Pablo Neruda. Pobre, com pouca cultura e muita curiosidade, Mario começa a se aventurar nas histórias do poeta com base num velho livro que seu pai tinha em casa na esperança de fazer com que algum dia, de alguma forma, o famoso o autografasse.

A história começa a ficar interessante quando Mario e Pablo se tornam amigos, inexplicavelmente, e o poeta começa a ajudar o carteiro a lidar com sua paixão desenfreada por Beatriz, uma menina que trabalhava com a mãe numa espécie de bar da região. A história dos dois se mescla de uma forma confusa e original e o amor e consideração de um pelo outro dura até o dia da morte do poeta.

Wilton 19/09/2013

Pequeno grande livro
Um livro de poucas páginas, mas de grande conteúdo. O autor trabalha alegremente as metáforas de Neruda. Ri bastante apesar do tema trágico. A leveza da narrativa torna o livro inesquecível. Esta obra é uma prova inequívoca de que não é necessário sisudez para demonstrar seriedade. Adorei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

Publicidade

logo skoob beta
"Rede Social Brasileira conquista os internautas"

30 Giga