O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Ana Brolio 22/05/2021minha estante
Eu também queria que tivesse contado um pouco mais da Parwana e do filho do Iqbal

Mary 21/06/2017

Esperava mais
"O tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina."
A história fala sobre dois irmãos muito ligados, Pari e Abdullah, que foram separados ainda na infância. No início gira em torno da história deles, mas depois são contadas histórias sobre personagens secundários que têm pouca ligação com os irmãos, e eu fiquei o livro todo com esperanças de que no final todas as histórias se juntariam de verdade. Algumas dessas histórias foram pouco ou nada relevantes.
O primeiro livro que li do autor foi O caçador de pipas, que mexeu muito comigo. Quanto a este, digo que é diferente, não é bem o que eu esperava. Para quem leu O caçador de pipas e sabe toda a carga emocional que ele tem, O silêncio das montanhas nem chega perto.
Apesar disso, é um livro que recomendo, pois é sensível, tem uma boa história e deixa uma boa mensagem sobre a passagem do tempo. Entretanto, se você nunca leu nada do Hosseini, talvez seja melhor começar por outra obra do autor.
Lidia 28/09/2017minha estante
Se você gostou do Caçador de Pipas te recomendo A Cidade do Sol, você vai se emocionar ainda mais....

Mary 06/12/2017minha estante
Vou ler esse sim! Obrigada pela sugestão :)

Joana 19/07/2017

O melhor livro de Khaled Hosseini!!!
Neste romance dramático, Hosseini utiliza como ponto de partida a história de dois irmãos, Pari e Abdullah, que são separados durante a infância. No decorrer da trama, o autor explora seus temas costumeiros, como inocências perdidas, encontros e desencontros, amores e corações partidos.

Contudo, a originalidade desta obra em especial está em sua narrativa não linear, que atravessa seis décadas e quatro países (Afeganistão, França, Grécia e Estados Unidos).

No decorrer da obra, diversas tramas paralelas vão unindo os personagens e entrelaçando as diferentes narrativas, de modo que somente no final teremos uma visão completa do enredo.

Um livro para manter no coração!!
Nati Gama 14/08/2017minha estante
Já comecei ele 2x e não consigo continuar. Sou fã do autor, mas essas indas e vindas se misturam muito e acaba sendo confuso. Mas aí leio comentários como o seu tenho vontade de tentar novamente.rsrs

Joana 21/08/2017minha estante
Rsrs
Nati, eu costumo me confundir muito com nome de personagens; mas gostei muito da forma como esta obra foi escrita porque você começa o capítulo sem saber exatamente onde ele se encaixa, mas ao longo da leitura vai montando as peças como se fosse um quebra-cabeça.
O que posso te deixar como dica é fazer um resumo bem sucinto de cada um deles num papel, aí ao longo da leitura vai ficando visível a conexão :)

Bruna 14/09/2017minha estante
Adorei sua resenha. Pretendo ler um dia!

Vani Vaninha 26/06/2019

Dois dedos de prosa sobre O Silêncio das Montanhas, de Khaled Hosseini.
"Eu costumava nos imaginar como duas folhas sopradas pelo vento a quilometros de distância, mas ainda ligadas pelas raízes profundas e emaranhadas da árvore de onde havíamos caído."

Ganhei esse livro num amigo secreto ano passado e depois das comemorações de final de ano ele foi minha primeira leitura.

O Silêncio das Montanhas de Khaled Hosseini conta a história de dois irmãos separados ainda na infância e mostra os diferentes caminhos percorridos por ambos até o reencontro de suas famílias muitos anos depois.

Eu sempre fico fascinada pela forma como o autor mostra o Afeganistão. Acho que muitas vezes ficamos tão focados no problema da guerra e do fundamentalismo fanático que terminamos nos esquecendo que, por trás de tudo isso, existe um povo que convive diariamente com a violência que os cerca e também com a beleza da vida. Gente que ri e chora exatamente como nós. Ele nos mostra exatamente o quanto somos humanos.

Sou sempre suspeita pra falar mas falo assim mesmo: Leitura mais que recomendada.

Lugmara 06/12/2014

O Silêncio das montanhas
Desta vez, Khaled resolveu nos brindar com não uma, mas várias histórias de afeganistãos.
Mais do que nos mostrar um estilo de vida e uma cultura, ou os sofrimentos e dificuldades de um país devastado por guerras, Khaled nos mostra como nossas escolhas afetam o rumo de nossas vidas e a de quem nos rodeia. Trata-se ainda mais, do peso que essas escolhas provocam na alma. Será que conseguiremos carregá-lo?

May 01/03/2020

Khaled sempre nos destroi.
Com uma narrativa não linear esse livro tem capítulos extensos (350 páginas e apenas 9 capítulos) contando em cada um sobre a perspectiva de um personagem que de alguma forma se conecta com a historia principal e traz em cada um temáticas como relação entre mãe e filho, entre irmãos, cuidados paliativos, busca da sua própria identidade, e entre muitas outras. Meu último livro do autor, ainda prefiro O caçador de Pipas e A cidade do Sol entre esse e A memória do mar. Mas como sempre Khaled sabe nos fazer sofrer e refletir sobre a vida e as nossas relações.

Douglas P Da Silva 30/03/2015

Recomendo!!
O Silêncio das Montanhas percorre o mundo ao contar a história de dois irmãos com uma forte ligação que são separados pela miséria e crueldade do mundo.Os capítulos são contados quase sempre por personagens diferentes, no passado ou no presente, dependendo de quem está nos mostrando sua história e sua visão da vida e fatos. Portanto viajamos através dos anos tanto quanto por países e culturas diferentes. E entre tantas vidas, anos e lugares, o que mais me emocionou é como tudo se encaixa e encontra seu devido lugar. Como a vida pode ser tão surpreendente! Este é um livro triste, mas muito belo!
Alcione13 30/03/2017minha estante
Sou super fã do autor.Escrita excelente!!!

Caroline 25/03/2020

Triste
É uma história triste de uma geração de uma família do Afeganistão,muito bem escrita.
Geany 25/03/2020minha estante
É excelente esse livro!

Caroline 27/03/2020minha estante

Bruna.Adenice 25/04/2020

Bom, mas aquém do talento do autor
A história parte da premissa da separação entre os irmãos Pari e Abdullah. Novamente, o autor aborda com tamanha inteligência e riqueza de detalhes a situação da vida no Afeganistão. Ah, e embora o enredo principal da história se passa há msis de cinquenta anos, percebemos o quão atual é a narrativa de Hosseini. Se fizermos uma breve pesquisa na internet, veremos que a trajetória de Abdullah e Pari é mais comum atualmente do que possamos imaginar.

O interessante dessa história é que Khaled Hosseini traz uma narrativa não linear dos fatos, sendo que em seus nove capítulos, “O Silêncio das Montanhas” é narrado a partir da ótica de um personagem e que, em algum momento, a história dele se interliga, direta ou indiretamente aos irmãos que foram separados no início. Achei essa forma de narrativa sensacional. Está aí um dos pontos altos dessa obra. Gosto de textos que saem do convencional.

Embora tenha achado essa forma de desenvolver sua história um dos pontos altos, creio que Hosseini poderia ter abordado ainda mais a relação de cumplicidade entre Abidullah e Pari. Sei lá, sabe quando o drama do personagem não te cativa como deveria? Então, é isso que me incomoda no livro. Como disse, cada capítulo é narrado por um personagem mas dentro desses capítulos aparecem tantas outras pessoas que em certos momentos o leitor pode se sentir perdido em meio a “tanta gente”.

Sério, é até complicado escrever sobre isso, pois se não tomar cuidado é perigoso até dar spoiler sobre algum acontecimento importante. Mas sim, tem muito personagem na história e alguns deles acabam “roubando” o protagonismo dos irmãos. Ah, e outros personagens foram tão maçantes para mim, que volte-e-meia me questionava se, de fato, essa pessoa agregaria algo a história, afinal.

Bom, que fique bem claro: Gente, o livro não é ruim, ok? A situação aqui é: Tem excesso de personagens e de situações. Se o autor tivesse dado maior ênfase nos protagonistas, talvez teria sido o melhor livro desse autor. Mas, enfim… não foi!! Ah, e essa opinião não é exclusiva da pessoa aqui, viu? Se você der uma pesquisada nas opiniões de outros leitores, verá que boa parte do público entendeu dessa forma.

Se você leu “O Caçador de Pipas ” e “A Cidade do Sol ” leia também “O Silêncio das Montanhas” para tirar suas próprias conclusões. A leitura pode não ter sido essa maravilha toda comigo e outros leitores, mas pode ser que com você seja o máximo. Livro é assim mesmo. As vezes funciona com um e não funciona com os outros, né?

Agora, se você nunca leu nada do autor, comece por esse. A saga de Abdullah e Pari não é ruim, mas é bem aquém das outras. Então, se nunca leu nada de Hosseini não sentirá grande impacto fora que, muito provavelmente sentirá aguçado em ler os outros dois livros dele que já citei aqui. O importante é dar uma chance a leitura. Hosseini tem uma forma única de tocar no emocional do leitor.

site: https://reciclaleitores.com.br/quando-a-historia-nao-supera-nossas-expectativas/

Inês 22/03/2020

Recomendo a leitura
Gosto muito da forma como o autor narra a história e monta os personagens, parece que está descrevendo pessoas que conhecemos, isso cria um laço com a história. Além disso a trama também é muito boa, eu particularmente aprecio histórias envolvendo laços de família, o que parece ser uma marca do autor (que também escreveu o famoso O Caçador de Pipas). Outra coisa que muito me agrada é ele valorizar a cultura afegã, que em geral é muito pouco conhecida.

Bruna3772 15/07/2022

Já tinha lido outro livro do autor que amei , mas esse me decepcionei , a história em si é bonita . Mas ele não soube misturar o passado com o presente , ficou algo confuso e misturado , sem ter um fim vago e sem o que esperar do futuro. O final também me decepcionou pq não teve um fim de final com o que aconteceu e ficou muito vago. Também teve passagens do livro que eu achei bem inapropriada e até um certo ponto machista.

Marta 13/12/2021

O Silêncio das Montanhas
Como todos os livros do autor, esse também traz histórias emocionantes. Fico imaginando como era a vida no Afeganistão antes do domínio Talibã, como foi possível perder a liberdade que tinham, e as atrocidades cometidas contra toda população, em especial contra as mulheres.
Hoje, depois de uma pequena trégua, novamente o pesadelo aconteceu. Mulheres não podem expor o rosto, nem o corpo, não podem estudar, ter uma profissão, ter o direito à liberdade. Nós dias de hoje isso é inconcebível, principalmente após essa leitura, onde podemos entender como tudo aconteceu... leitura importante.

Cristiano 14/08/2022

Um retrato, não sei se fiel
Uma leitura tão linda, quanto triste e emocionante! Amei cada página, cada capítulo e amo esse autor.

Marisa 25/09/2022

Toda ação tem uma reação.
Foi uma boa leitura, apesar de pontos inertes.
Gostei do enredo, a leitura fluiu bem.
O final não me agradou muito, queria um final feliz, mas seria ingenuidade da minha parte tamanha presunção.

Tati 30/09/2021

Para quem já leu os dois primeiros livros do autor, esse pode decepcionar por ser muito diferente dos outros: a história é contada por vários narradores que de alguma maneira se conectam. Porém, é uma história muito boa e emocionante que vale ser lida.