O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Vani Vaninha 26/06/2019

Dois dedos de prosa sobre O Silêncio das Montanhas, de Khaled Hosseini.
"Eu costumava nos imaginar como duas folhas sopradas pelo vento a quilometros de distância, mas ainda ligadas pelas raízes profundas e emaranhadas da árvore de onde havíamos caído."

Ganhei esse livro num amigo secreto ano passado e depois das comemorações de final de ano ele foi minha primeira leitura.

O Silêncio das Montanhas de Khaled Hosseini conta a história de dois irmãos separados ainda na infância e mostra os diferentes caminhos percorridos por ambos até o reencontro de suas famílias muitos anos depois.

Eu sempre fico fascinada pela forma como o autor mostra o Afeganistão. Acho que muitas vezes ficamos tão focados no problema da guerra e do fundamentalismo fanático que terminamos nos esquecendo que, por trás de tudo isso, existe um povo que convive diariamente com a violência que os cerca e também com a beleza da vida. Gente que ri e chora exatamente como nós. Ele nos mostra exatamente o quanto somos humanos.

Sou sempre suspeita pra falar mas falo assim mesmo: Leitura mais que recomendada.

Lugmara 06/12/2014

O Silêncio das montanhas
Desta vez, Khaled resolveu nos brindar com não uma, mas várias histórias de afeganistãos.
Mais do que nos mostrar um estilo de vida e uma cultura, ou os sofrimentos e dificuldades de um país devastado por guerras, Khaled nos mostra como nossas escolhas afetam o rumo de nossas vidas e a de quem nos rodeia. Trata-se ainda mais, do peso que essas escolhas provocam na alma. Será que conseguiremos carregá-lo?

Adriana.SzT 11/04/2020

O Silêncio das Montanhas
Ótima leitura! Dois irmãos que são separados pela pobreza e que tentam se reencontrar anos depois. Existem muitos personagens no livro que parecem ser aleatórios, entretanto suas vidas vão se entrelaçando até o fim da história. Recomendo! Muito tocante ver o amor de Abdullah pela irmã.

''Eles me dizem que vou entrar em águas que logo vão me afogar. Antes de ir em frente, deixo isto na praia para você. Rezo para que a encontre, irmã, para que saiba o que estava em meu coração quando afundei.''

Caroline 25/03/2020

Triste
É uma história triste de uma geração de uma família do Afeganistão,muito bem escrita.
Geany 25/03/2020minha estante
É excelente esse livro!

Caroline 27/03/2020minha estante

Bruna3772 15/07/2022

Já tinha lido outro livro do autor que amei , mas esse me decepcionei , a história em si é bonita . Mas ele não soube misturar o passado com o presente , ficou algo confuso e misturado , sem ter um fim vago e sem o que esperar do futuro. O final também me decepcionou pq não teve um fim de final com o que aconteceu e ficou muito vago. Também teve passagens do livro que eu achei bem inapropriada e até um certo ponto machista.

May 01/03/2020

Khaled sempre nos destroi.
Com uma narrativa não linear esse livro tem capítulos extensos (350 páginas e apenas 9 capítulos) contando em cada um sobre a perspectiva de um personagem que de alguma forma se conecta com a historia principal e traz em cada um temáticas como relação entre mãe e filho, entre irmãos, cuidados paliativos, busca da sua própria identidade, e entre muitas outras. Meu último livro do autor, ainda prefiro O caçador de Pipas e A cidade do Sol entre esse e A memória do mar. Mas como sempre Khaled sabe nos fazer sofrer e refletir sobre a vida e as nossas relações.

Douglas P Da Silva 30/03/2015

Recomendo!!
O Silêncio das Montanhas percorre o mundo ao contar a história de dois irmãos com uma forte ligação que são separados pela miséria e crueldade do mundo.Os capítulos são contados quase sempre por personagens diferentes, no passado ou no presente, dependendo de quem está nos mostrando sua história e sua visão da vida e fatos. Portanto viajamos através dos anos tanto quanto por países e culturas diferentes. E entre tantas vidas, anos e lugares, o que mais me emocionou é como tudo se encaixa e encontra seu devido lugar. Como a vida pode ser tão surpreendente! Este é um livro triste, mas muito belo!
Alcione13 30/03/2017minha estante
Sou super fã do autor.Escrita excelente!!!

Verônica 16/04/2020

Lindo
Livro muito bem escrito, que me fez rir, chorar, as vezes senti muita raiva com alguma atitude dos personagens, mas resumindo... Leiam pois ajuda na forma de ver as coisas e te surpreenderá do início ao fim.

Marisa 25/09/2022

Toda ação tem uma reação.
Foi uma boa leitura, apesar de pontos inertes.
Gostei do enredo, a leitura fluiu bem.
O final não me agradou muito, queria um final feliz, mas seria ingenuidade da minha parte tamanha presunção.

Paula 26/07/2020

Livro esplêndido!
Amei conhecer esta história! O autor nos transporta para todos os lugares existentes no enredo, e nos faz amar cada personagem, torcendo sempre por eles. A cada capítulo que lia, me fazia refletir o que aquela pessoa já tinha vivido. Com certeza um dos melhores livros que já li!

KessyCosta 20/07/2020

Que história triste
Uma história muito triste de desencontros.
Achei muito interessante a história ser a partir de um ponto e depois as vidas de personagens paralelos se desenrolarem pra depois convergirem com a história principal. E aí essa história passa pelo Afeganistão, por Paris, pela Grécia e pelos Estados Unidos.
É uma história muito triste de separação entre irmãos e também sobre os horrores do Talibã e suas consequências com milhares de afegãos se tornando refugiados.

Fernanda631 05/07/2023

O Silêncio das Montanhas
O Silêncio das Montanhas foi escrito por Khaled Hosseini e publicado em 21 de maio de 2013.
Aqui Hosseini nos conta muitas histórias diferentes, mais uma vez ambientando a maioria delas em seu país, o Afeganistão, assim, a narrativa tem início com a fábula de um dev que raptava crianças e as levava embora em um saco. De certa forma, trata-se de uma metáfora do que em breve aconteceria aos protagonistas.
A narrativa tem início com um casal de irmãos – Pari e Abdullah – separados na infância. Esse é o ponto de partida para que o autor nos leve a uma viagem ao longo de várias gerações e por diferentes lugares, explorando a vida dos familiares, dos vizinhos e dos conhecidos dos dois irmãos. Os personagens sempre têm alguma relação entre si, mas possuem diferentes trajetórias de vida, cada uma contada com igual intensidade.
Tenho minhas histórias favoritas nesse livro, como a vida do casal que adotou Pari, contada pelo mordomo, que acompanha de perto os percalços enfrentados por eles e o desmembramento da família. Ou os conflitos morais de Idris, um afegão emigrado para os Estados Unidos que, ao voltar à sua terra, conhece uma criança com um passado triste e saúde muito debilitada que o coloca perante a difícil escolha entre ficar em sua zona de conforto ou ajudar o próximo. Mas todas as histórias que se entrelaçam em O silêncio das montanhas são emocionantes.
Na aldeia, o trabalho era escasso, logo Saboor vai para a capital trabalhar na casa dos patrões de tio Nabi, os Wahdati. Nila Wahdati e seu marido recebem Saboor e as crianças em sua casa. No entanto, algo naquela distinta mulher não agrada Abdullah. Posteriormente, ele descobre que Pari sua adorada irmã que ele cuidou desde o nascimento, fora vendida a esse casal.
Nesse meio tempo, vamos conhecer também a história de Parwana e sua irmã Masooma, e tantos outros personagens como Tio Nabi, Idris, Timur, Collette, Adel, Thalia, dentre outros que irão surgindo ao longo da narrativa.
A narrativa transcorre por acontecimentos históricos do Afeganistão, especialmente as guerras ocorridas naquele país. O silêncio das montanhas não é um livro de leitura fácil, os capítulos são alternados entre passado e presente, assim, o leitor necessita se esforçar para não se perder e compreender os acontecimentos.
É uma escrita diferente, a história é contada através de diversas formas: como uma carta, uma entrevista ou relatos de lembranças. A narração ora é em primeira pessoa, ora em terceira. O livro fala sobre a separação de pessoas que se amam, sobre a família, de como as escolhas que fazemos podem interferir no futuro de várias outras.
Ao longo de quase sessenta anos iremos acompanhar a trajetória de vida de Pari conhecer a família que ela constituiu, mas também conhecer o vazio que ela sentia sem compreender que o real motivo era distância do irmão Abdullah.
Será que algum dia ela conseguiu preencher esse vazio? Será que os dois irmãos conseguiram se reencontrar?
Hosseini tem talento para construir personagens que estão além dos nossos julgamentos morais. Todos eles têm em si uma indescritível complexidade que só pode ser construída por meio de uma narrativa muito bem estruturada e de uma prosa sensível. Algumas histórias são contadas em primeira, outras em terceira pessoa, e por vezes temos a visão de mais de um personagem sobre os mesmos fatos. Por exemplo, Nila Wahdati, mãe adotiva de Pari, é descrita em diferentes momentos da vida, ora pelo mordomo, ora pela filha, o que nos dá uma visão mais completa da personagem ─ e ainda assim mantém certo mistério a respeito de seus pensamentos e sentimentos. O autor não poupa recursos para nos aproximar dos personagens, de modo que cada história é igualmente envolvente. É uma obra com muitos clímaxs, para os quais fica difícil definir uma hierarquia.
Este livro não é uma leitura leve. Acidentes, doenças e violência, principalmente psicológica, estão presentes ao longo da obra. Pais abandonam filhos, irmãs ferem irmãs, famílias inteiras são injustamente desalojadas. E não adianta esperar por compensações mágicas da providência divina – como na realidade, nem todos os finais são felizes e, certamente, nenhuma vida é perfeita. No entanto, a prosa de Hosseini é tão bonita que atenua esses acontecimentos impactantes, o suficiente para prender o leitor e fazê-lo pensar: “Estou chocado, mas quero ouvir tudo que você tem a dizer”.
Alguns temas já trabalhados em obras anteriores – como as diferenças do Afeganistão antes e depois do talibã ou os conflitos de identidade de afegãos que emigram – são retomados aqui, mas sem a mesma profundidade e as explicações históricas para o leitor. Hosseini agora está mais concentrado em elaborar seus personagens do que em apresentar seu país para o mundo. Parte das histórias são ambientadas nos Estados Unidos, na França e na Grécia, embora esses cenários pareçam ser apenas coadjuvantes.

maria 12/08/2023

Consideravelmente inferior aos outros do autor
Sou muito apaixonada por O Caçador de Pipas e Cidade do Sol. Por causa deles, tenho a audácia de considerar Khaled Hosseini o meu autor preferido. No entanto, O Silêncio das Montanhas é consideravelmente inferior aos outros livros, sendo impossível não compará-los.
Vejam bem, o livro não é ruim, ruim. Sinceramente, acredito que Hosseini não conseguiria escrever algo ruim nem se quisesse. Mas definitivamente não é tão bom quanto suas outras obras primas.
Basicamente, a história é sobre Pari e Abdullah, irmãos que são separados ainda na infância, tendo ela apenas três anos na época. Ou deveria ser sobre isso, pelo menos. Cada capítulo é narrado por um personagem que possui alguma relação com um dos irmãos, porém os capítulos são bem longos (papo de 30-50 minutos cada) e conta pormenores da vida do personagem, sendo que 95% das coisas não têm a ver com Pari ou Abdullah, de modo que o leitor precisa catar migalhas do que aconteceu com os dois. Isso acabou fazendo com que a leitura fosse um tanto cansativa em alguns momentos.
Contudo, o que mais me pegou é que os outros livros do Khaled, embora muito tristes, sempre me passaram uma sensação de esperança no final. De que mesmo depois de uma tempestade ainda há vida. O Silêncio das Montanhas não me passou essa sensação. Na verdade, só me senti bastante abalada. Ao contrário de esperança, senti desesperança. Melancolia.
Enfim, para quem quer conhecer o autor, não recomendo começar por essa obra.