O Pistoleiro

O Pistoleiro Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Matheuzices 05/05/2023

O livro "O Pistoleiro" é o primeiro volume da série "A Torre Negra", de Stephen King. A história acompanha Roland Deschain, o último pistoleiro do mundo, em sua busca pela Torre Negra, um lugar que, segundo suas crenças, é o centro de todos os universos e que pode salvar seu mundo do caos e da destruição.

Ao longo da narrativa, somos apresentados a um mundo distópico, onde a tecnologia é escassa e a magia é real. A escrita de Stephen King é detalhada e envolvente, levando o leitor a sentir-se parte do mundo criado pelo autor. Os personagens são complexos e intrigantes, cada um com sua história e motivações, o que torna a trama ainda mais interessante.

A jornada de Roland é permeada de ação e aventura, mas também de reflexão e autoconhecimento. O pistoleiro precisa enfrentar seus próprios demônios e traumas para poder seguir em frente em sua missão. O final do livro é surpreendente e deixa o leitor ansioso pela continuação.

Em "O Pistoleiro", Stephen King criou um mundo rico e cativante, cheio de mistérios e reviravoltas. É uma excelente introdução à série "A Torre Negra" e uma leitura obrigatória para fãs de ficção científica e fantasia.

Manezera 03/05/2023

A cada vez que retorno a saga A Torre Negra, gosto mais.

O homem de preto seguia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás.

@litera2023 02/05/2023

Interessante!
Eu li esse livro bem rapidinho, achei a história muito envolvente, dos livros do King, esse foi o que li mais rápido.

Fabio 16/04/2023

Decepcionado... E olha que eu passo pano para o mestre hein!
O mestre do terror, Stephen King começou a escrever O Pistoleiro em 1970, quando tinha apenas 19 anos, após terminar s leitura das duas grandes obras de J.R.R. Tolkien, ?O Senhor dos Anéis? e ?O Hobbit?. Inspirado pelo mundo fantástico do criador da Terra-Media, e também pela inspiração do poema épico do famoso lírico, Robert Browning, o jovem Stephen desejou em seu íntimo escrever uma obra que fosse ao mesmo tempo épica, colossal, e que se encaixasse facilmente na cultura pop de seu anos. Porém, foi somente após assistir um filme de cowboys dirigido por Sérgio Leone, intitulado ?Três Homens e um Conflito?, que começou a colocar as ideias no papel.

O livro foi publicado em 1982, com uma edição limitada, e em 1988, ganhou as prateleiras das livrarias americanas e logo após alcançou a lista dos livros mais vendidos daquele ano.
Em 2003, pouco antes de publicar o último livro da série a ?Torre Negra?, o Mestre do Terror revisou a versão original de o Pistoleiro; acrescentou várias passagens ao livro, e retirou vários diálogos que considerava supérfluos e justificou que todas as mudanças eram indispensáveis para deixar livro mais coerente com o restante da série. Resultado final, O Pistoleiro, acabou ganhando aproximadamente 40 páginas a mais, para delírio dos Leitores Fiéis, e de ?quebra? acabou alavancando a vendas de todos os livros da série.

O Pistoleiro nos apresenta ao protagonista da série, Roland Deschain, um peregrino, que busca incansavelmente o poderoso indivíduo, conhecido como o Homem de Preto, para poder chegar até a Torre Negra, o centro do Universo, e lá compreender a essência vital da existência. Roland é o último dos Pistoleiros, uma organização ancestral, responsável por manter a ordem no mundo, e luta incansavelmente para manter o equilíbrio entre o bem e o mal.

O autor nos mostra em O Pistoleiro, uma saga épica de buscas e encontros, lutas e dificuldades, conflitos internos, que culminam numa jornada de descobertas de Roland e seus amigos. E também conta através das memórias do Pistoleiro, o passado, sua formação e seus ancestrais.

Na minha opinião, O Pistoleiro, é visivelmente mais ?cru? que os demais livros da série, foi escrito por um King muito mais jovem e inexperiente, e num intervalo muito grande de tempo, e mesmo após a famosa revisão de 2003, ainda possui vários problemas de cunho estítico que o próprio S.K. reconhece.

Particularmente, o livro não e de fácil leitura; está repleto de passagens que me parecem confusas, cheios de devaneios aparentemente incoerentes, e transições de cenas cheias de lapsos, e aqui a falta de experiência do King, ficou ainda mais evidente, e que geral deixou a leitura mais truncada, e de avanço penoso e lento.

Um dos pontos mais negativos do livro foram, os personagens secundários, e foi nesta parte que o King me decepcionou muito, pois na minha opinião ele é um dos maiores criadores de personagens da literatura moderna, mas, neste livro não foi bem assim, ele deixou a desejar. Os personagens são em sua maioria, rasos e mal construídos (mais outro indicio da falta de experiência), e não me atraíram de forma alguma, sendo que, após algumas páginas lidas, foram facilmente esquecidos e deixados para trás, inclusive os seus nomes. Entretanto, para este resenhista, a maior problemática do livro é o estilo de escrita que o King tenta empregar em O Pistoleiro. Eu tive que reler várias e varias vezes as mesmas passagens para tentar entender o que estava acontecendo na história, e foi aí que o King pisou feio na bola, pois na tentativa de poetizar a obra, abarrotou as páginas com simbolismo épico e Intempestivo contemporâneo, e tiro saiu pela culatra, pois, o livro ficou muito mais desarranjado, dando a impressão, que as páginas foram soltas e coladas de modo aleatório dentro dentro da brochura.

Mas nem tudo são desilusões em o Pistoleiro, e é nesta obra que somos apresentados a fantástica história da Torre Negra, e onde conhecemos um pouco mais sobre as diferentes realidades e dimensões do ?Kingverso?, e todo o paradoxo interdimensional. É neste quesito, que podemos reconhecer suma importância de o Pistoleiro, e destacar a transcendência da obra, pois é peças fundamental, chave que abre a porta para o Mundo Médio e os Territórios.

Em suma, para mim, o livro foi penoso, lento, e em sua maior parte muito confuso. Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o Mestre neste livro, mas posso afirmar também que encontrei muitas coisas que agregaram, e aumentaram minha experiencia como Leitor Fiel.

Eu particularmente não gosto de resenhar sobre livros que não tive uma boa experiência de leitura, mas, neste caso achei imprescindível expressar minhas opiniões sobre a obra em si e os problemas que lá encontrei, e meu intuito aqui é alertar, e jamais amedrontar, os futuros leitores, pois, por mais difícil que seja, jamais um livro independente do gênero e do estilo literário irá desagregar.

Flávia Menezes 15/04/2023minha estante
Olha, meu lindo? mas apesar da nota ruim e da resenha nada favorável, só do jeito que você escreveu, eu fiquei até com vontade de ler. Quando você descreve isso dessa ser uma história que ele começou a escrever com apenas 19 anos, e que alimentou mais ainda sua ideia sobre ela após ler Tolkien? já fico com vontade de ver o que essa inspiração fez com ele, e o que consigo identificar em sua narrativa. Outro ponto que achei muito interessante aqui, foi você mencionar a complexidade de desenvolver um ?Mundo Médio e seus Territórios?, porque me fez pensar em tudo o que você já me falou sobre a ?Terra Média? do Tolkien, da qual você é mestre em conhecimento!
Mais uma bela resenha, e tenho que dizer?mesmo não tendo sido uma boa leitura, do jeito que escreve, dá vontade de ler!
Parabéns, meu lindo! Já ansiosa pela resenha dos próximos! ????????

Fabio 15/04/2023minha estante
Obrigado pelas belíssimas palavras!
Muito mais especial, é receber tais palavras de uma resenhista incrível como você!
E só de ter te deixado com vontade de ler algo que eu não gostei, mostra que, você me ensinou muito sobre a arte de resenhar livros!
Obrigado de coração!
Sou seu fã!

Flávia Menezes 15/04/2023minha estante
Ensinei nada, lindo. Sou só uma pessoa que como você gosta de ler e falar de livros. O talento aqui é só seu e do que tem aí dentro escondido do mundo. Presente de Deus pra você nos dar algo especial. E eu (e muita gente aqui!) estou gostando muito de ver esse talento se lapidando.
Quem é sua fã?sou eu! Pra sempre. ??

Carol 24/04/2023minha estante
Gostei bastante do Feedback as vezes a história se perde.
Vi que você leu ?A Dança da Morte? vale a pena encarar o calhamaço?

Fabio 24/04/2023minha estante
Muito obrigado Carol, pelo seu feedback!
Li sim, e gostei, bastante Carol, mas tenho algumas ressalvas, quanto ao enredo, e principalmente o final, que diga-se de passagem é muito morno.
Porém, a maioria dos Leitores Fiéis colocam o livro entre os melhores que o King já escreveu. Eu não concordo, mas, cada um tem seus eleitos né?

Carol 24/04/2023minha estante
Acho que cada um tem uma experiência de leitura né?! Estou querendo ler ele já tem um tempo vou ver se animo. Para mim o melhor do King é IT a coisa!!
Vi que vc favoritou Misery e eu abandonei kkkkkkk n consegui ler ?

Dheyvison Jr. 24/04/2023minha estante
Eu só consegui ler misery até o final pq eu simplesmente pulava os trechos do tal livro que o Paul estava escrevendo ?

Dheyvison Jr. 24/04/2023minha estante
Acho que o Fábio concorda comigo em ti recomendar Sob a Redoma com um ótimo calhamaço do King

Dheyvison Jr. 24/04/2023minha estante
Carol vc precisa ler Sob a Redoma hehehe ??

Fabio 24/04/2023minha estante
Concordo contigo Carol, cada um tem uma tipo de experiência com o King. Tem uns que gostaram do King prolixo, outros gostam do King mais rápido e cheios de ação. Mas, todos concordam que o King e O Cara!
Soa dois então Carol, pois o meu favorito do King também é It, a Coisa.

Fabio 24/04/2023minha estante
Verdade Dheyvison, Sob a Redoma é um livro incrível!
Pensa num livro que o King mantém o pé no acelerador o tempo todo!

Fabio 24/04/2023minha estante
Carol, agora sobre Misery, eu posso dizer que pra mim é um misto de sentimentos, mas o que sobressai, na minha opinião e a capacidade do King em manter um nível tão alto de suspense, memso havendo somente dois personagens! Achei genial, apesar de haver certas partes muito lentas, quase parando! Rsrs

Carol 25/04/2023minha estante
@Fabio e @Dheyvison vou com certeza ler sob a redoma obrigada mesmo pela indicação.

Dheyvison Jr. 25/04/2023minha estante
De nada ?. Espero que vc goste tanto quanto eu gostei ?. It ocupava o 1º lugar no meu top 3 do King, e Sob a Redoma foi lá e roubou o pódio.

Fabio 25/04/2023minha estante
De nada Carol! Vai ver que Sob a Redoma vai entrar no top do livros do King, com toda certeza!

Abelita.Azevedo 28/04/2023minha estante
Nos primórdios dos tempos eu tentei ler O pistoleiro e não consegui! Foi minha primeira experiência com o mestre. Depois de anos Li O Iluminado e me apaixonei, mas tenho vontade de ler novamente só pra ter a experiência de como seria agora

Fabio 28/04/2023minha estante
Abelita, O Pistoleiro não é um livro fácil viu?. Tem um estilo bem diferente do outros livros do King, mas vale a pena dar uma chance, porque os outros da série, sempre figuram entre os melhores do King!

Marcela 14/04/2023

Sensacional (O Pistoleiro).
Já ouvi de pessoas que O Pistoleiro era ruim, e como fã do Rei, eu sei que não existe livro ruim do mesmo, e, sim, provavelmente você leu errado.
"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás", o livro é uma maravilhosa introdução ao considerado mais elaborado vilão de SK, "Randall Fragg" onde o conhecemos por 'homem de preto', e, a Torre. Aqui, nosso pistoleiro anda pelo deserto e conta um pouco dos lugares de onde passou, quem conheceu, quem precisou matar. Cada página desse livro instiga, magia, morto-vivo, demônios, pessoas em condições miseráveis rodeadas por um solo degradante. Por fim, temos o contato de Roland com Jake, seu novo companheiro (ou não?). Um livro de aventura e escolhas. Emocionante, obrigada King!!!

Isabelle Ervilha 11/04/2023

Leitura morna e... Já vimos isso aqui antes!
Eu estava achando a leitura interessante, mas meu interesse foi se perdendo à medida em que terminava e vou explicar o porquê:

Imagine "O Senhor dos Anéis". Substitua os seus mundos pelo cenário faroeste, mas mantenha toda a fantasia apocalíptica e suas criaturas míticas nele. Agora substitua o Frodo por Clint Eastwood.
Feito?
Pense agora em Clint Eastwood se aventurando por este mundo colidido, mas sem a existência do Anel, perseguindo Saruman, que é a sua ponte para o objetivo principal: confrontar Sauron em sua Torre.
Pronto. Você acabou de imaginar todo o enredo de " O Pistoleiro" sem precisar ler, e es aí a razão pela minha perda de interesse. Ou seja; eu não li nada novo.

Durante a leitura eu até mantive o interesse e em nenhum momento cogitei a abandonar, mas não foi uma leitura fluída e ela foi um pouco confusa. Ao longo de todas as páginas não acontecia absolutamente NADA. Nada eletrizante. Nada mesmo. Tivemos inúmeros flashbacks que nos permitiam conhecer um pouco mais do nosso protagonista e situar um pouco a nossa cabecinha para o que se desenrolava ali naquela peregrinagem morna e sem fim.

Os personagens são legais, são muito humanos e carismáticos, você se apega a eles facilmente. Mas, de um modo geral, foi tudo muito chato e sem empolgação.
Fiquei decepcionada porque o King copiou legal a história de Tolkien. Para mim, este foi o fator crucial que me fez não gostar.

O livro termina com todo um discurso filosófico a respeito do inalcançável mistério do sentido da vida que achei bem clichê.

O primeiro volume foi bem introdutório e sem nenhuma conclusão a respeito dos fatos que ocorreram, mas é compreensível já que é apenas o primeiro volume de uma longa saga. Apesar da minha insatisfação, lerei o próximo volume. O livro também não foi "terrível" ao ponto de abandoná-lo de vez.

Marcos774 11/04/2023

Bom, mas não sei se quero continuar
Há muito tempo tenho vontade de me aventurar pelo mundo q seguiu adiante, então comecei pelas hqs, o que me ajudou muito a ler O Pistoleiro, acredito q não conseguiria chegar ao fim do livro sem ter lido os quadrinhos primeiro. Contudo não sei se essa jornada valha a pena,(pra mim), tendo em vista que o meu ritmo de leitura é muito lento, terminar essa saga demoraria um tempo considerável, e eu acho q tem livros melhores que eu pretendo conhecer.
Sobre o livro em si , o começo é bem difícil, mas depois q a estória avança fica bem legal, o final onde tem o encontro tão esperado, é bem satisfatório e da vontade de começar o segundo livro em seguida, o q eu realmente fiz, mas, já parei; começou a me incomodar as estórias dentro de outras estórias e por aí vai, não digo q abandonei a série de livros, mas por hora está em stand by, quem sabe, um dia eu retorno, longos dias e belas noites a todos.

Akemi 05/04/2023

Bom!
Mais um livro do Stephen King finalizado com sucesso! Confesso que não entendi muito bem o livro mas, vou ler a continuação pra ver onde vai parar.

Gabriel.Rodrigues 03/04/2023

Minha mente é finita d+ pra compreender esse final
É sério, qual foi o propósito de toda jornada? Qual o propósito do desfecho do jake? Qual a importância do Roland no universo pra ter acesso aquilo tudo no final?

Sério qual foi o papel do jake nesse livro?

Não me sinto confortável terminando essa história tâo perdido assim, mas pelo visto o "tamanho" da minha incapacidade de entender um livro é infinita kkkkk

CaioEdu 29/03/2023

O início de uma jornada
Ao meu ver, antes de você ler o pistoleiro, você necessita ler A Dança da Morte, pois o nosso vilão principalmente também está nesse livro, o que torna a experiência ainda melhor!

O pistoleiro é um livro bem diferente do king, foi bem prolixo, porém, ele traz alguns momentos maravilhosos e bem feitos, o último capítulo é de cair o c* da bunda.
Eu iria dar 3,5 pra esse livro, sendo um dos meus menos favoritos do king, mas esse final... Que final foda! Ansioso pra continuar essa saga sobre o pistoleiro.

??

Riwsaa 29/03/2023

Pistoleiro!!!
Livro muito bom, só tive dificuldades de imaginar algumas cenas e alguns momentos. A história em si é bem interessante, o vilão é carismático e tem seu ponto de vista incrível.

Pistoleiro é um ótimo protagonista, só em algumas partes sobre a vida dele que realmente eram bem confusas e cansativas.

Ansiosa para ler o próximo!

???

Valeria.Mattioli 18/03/2023

Eu sabia que seria uma leitura difícil!
O que um homem é capaz de fazer e passar para encontrar o seu maior desejo? No caso de Roland, o último pistoleiro, encontrar a Torre Negra é o seu maior objetivo (por que? Eu ainda não sei) haha e para isso, ele precisa passar por diversas provações ao longo da sua longaaa jornada.

O caminho é longo, cansativo, repleto de inimigos, dificuldades, e alguns poucos amigos. Mas o mistério ronda em volta do homem de preto, como Roland o chama, um bruxo que até então seria o inimigo número 1 do nosso pistoleiro.

A leitura se arrasta algumas vezes, entre a sua andança e suas lembranças do passado, mas ainda assim o livro me prendeu e estou ansiosa em continuar essa saga com nosso protagonista!

Rodrigo.Artioli 16/03/2023

Recomeço....
Revisitando, relendo e relembrando detalhes até então não esclarecidos, a leitura foi mais fluida que das outras vezes... E me empolgou muito enfrentar novamente a saga.