O Pistoleiro

O Pistoleiro Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Alicia147 31/10/2022

O livro foi escrito em 1982, quando King tinha seus 19 anos.
Eu iniciei a leitura com certo receio de que o livro seria chato ou difícil de ler devido a alguns comentários.
Apesar disso, aos poucos fui vendo que o livro é um pouco confuso, isso tenho que admitir, porém a estrutura do livro ficou bem clara para mim.
Por ser formada em filosofia, algumas passagens achei muito filosóficas e interessante.
Gostei da leitura.
Tenho que admitir ainda que é um pouco lento e arrastado. Demorei para terminar porque quando parava, retornar era difícil, mas enquanto lia fluía muito bem. Estranho... mas foi assim que me senti.
De modo geral: temos o pistoleiro, Roland, em um mundo que ainda não temos muita clareza de onde fica ou em que período se passa. O que sabemos sobre isso é que existem muitos mundos, não somente o que os personagens se encontram. Roland está em busca do Homem de Preto e o livre nos traz essa busca. Ele acredita que encontrando esse homem vai conseguir saber o caminho que o levará a Torre Negra. Temos alguns personagens que cruzam o seu caminho e algumas narrativas do passado, tanto de Roland quando de outros personagens, mas especificamente de Jacke o menino que ele encontra na trajetória do deserto. Essa narrativas são um pouco arrastadas, mas nos ajudam a entender a trajetória do nosso protagonista e de como ele se tornou o pistoleiro. Não aprofunda tanto, porém nos dá uma noção do porque ele esta atrás do nosso vilão que é o Homem de Preto. Temos ao final desse livro o encontro dos dois, e nesse momento o Homem de Preto lança, como se fosse, uma profecia, ele tira algumas cartas e essa cartas referem-se a três pessoas que Roland precisa encontrar para dar sequencia em sua busca pela Torre Negra. O livro termina após esse encontro e é exatamente após esse momento que o segundo livro da saga tem início.
Ficam algumas pontas soltar, algumas questão sem respostas, mas pelo que pesquisei tudo isso vai ser melhor trabalhado na sequencia dos seis livros da saga. Diante disso, o livro acaba sem acabar, como se fosse o primeiro capítulo de algo muito maior ainda por vir.

Enfim, acho que a leitura vale a pena e o livro é bom apesar de tudo.

Nilsonln 21/10/2022

Um bom início de série
Iniciamos a jornada até a torre negra, Neste primeiro livro, King começa a nos mostrar o ambiente da história e os primeiro personagens. Até que não temos muitas divagações e a história é relativamente fluída. Mas, vale lembrar, que é o livro mais curto de todos, virão calhamaços pela frente. Gostei da leitura e recomendo!

Pablo 17/10/2022

Uma das melhores sagas literárias
Um ótimo começo para essa saga gigante que é a torre negra, uma leitura fácil e gostosa e no final de tá gostinho de quero mais para os próximos livros

Rafael163 14/10/2022

O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás.
Todas as pessoas que já leram este livro sempre dizem "o primeiro é ruim, mas vale apena ler por causa do resto da saga", se este for o pior da saga, bom então eu vou amar os outros. Talvez pelas críticas negativas eu tenha começado a ler com a expectativa muito baixa, o que provavelmente contribuiu para eu ter gostado tanto deste livro.

Nelson.Junior 25/09/2022

Interessante
Início um pouco lento, não gostei de ler a primeira vez, confesso que desisti de ler o livro duas vezes mas agora conclui e quero me aprofundar mais nesse universo.

Lily 19/09/2022

Uma boa loucura
Do inicio ao fim o livro é repleto de mistérios e a cada página surge mais perguntas do que respostas e o próprio final não me respondeu nada porém o livro é muito bem feito e te prende ali querendo saber mais talvez voltando atrás depois de eu terminar a saga ele fique melhor ainda.

Jefferson.Moura 17/09/2022

Por mais que seja uma apresentação que parece apressada - ainda mais em comparação ao que viria depois - esse livro tem um conceito tão... f**a... que o li imaginando tudo o que viria depois, seguindo essa linha entre um pós-apocalíptico steampunk macarrônico com elementos de fantasia e parece que o King garoto que escreveu esse livro foi meio que passada para trás depois pelo King mais adulto e que desviou a história para um outro rumo mais confortável para ele. Adoro o que veio depois, mas sempre que leio essa introdução imagino o que poderia ter sido se tivesse seguido mais nessa linha "seca" apresentada aqui.

Carol 08/09/2022

Um prólogo enorme para uma longa jornada.
É isso. Esse primeiro livro nada mais é do que um longo prólogo do começo de uma saga fantástica.

Por força do KA, não tenho dúvidas, foi a minha 19ª leitura do ano.

Faz 11 anos que eu conclui a saga do Roland. Em exatamente UM MÊS, de tão aficionada que eu fiquei. Obviamente que certas coisas me escaparam na época e logo após ler o ultimo livro eu sabia que teria uma releitura.

Eu tinha esquecido - e obviamente King faz isso de propósito- de quantas pistas a gente tem nesse livro do final da Torre e da Saga em si..

Confesso que a primeira vez que eu li eu já me apaixonei pela narrativa e pelo Roland. Dessa vez não foi diferente. E eu não cai na tentação de estragar a minha experiencia assistindo a adaptação.

Enfim.. Muitas pistas em relação ao Homem de Preto e do que ele viria a se tornar na Dança da Morte e em outros livros do King ( e ele segue soberano como o meu vilão preferido do Mestre).

Enfim, longos dias e belas noites, sais. ???

Marianna.Almeida 19/08/2022

Como todo primeiro livro de sagas compridas, a história é um pouco devagar, mas a leitura é fluida. Nos é apresentada a história do passado pistoleiro esua trajetória junto ao garoto. Nada de muito surpreendente até as páginas finais, que nos instigam a ler o livro 2 em seguida.

Afonso 08/08/2022

Deve ter mais de 10 anos que li "O Pistoleiro" pela 1ª vez, e lembro vagamente de ter gostado. Agora, após reler, posso afirmar que não gosto tanto assim. É maçante, leitura difícil... Porém, King é King! E eu confio no mestre.

Detalhe: Já estou finalizando "A escolha dos três" e vale a pena dar uma chance pra saga.

jonathanrausch 01/08/2022

O primeiro e o último volume da saga
O Pistoleiro é o primeiro e também o último livro da saga. Se você desistir dele por não entender nada, é por você também estar lendo o último livro da saga, não espere entender tudo o que só irá entender quando rebobinar todos os acontecimentos ao ler este volume com os acontecimentos dos outros em sua mente.
Tinha gostado do volume e ficado curioso a respeito da saga quando li ele a primeira vez, mas a segunda leitura respondeu todas as dúvidas que o final deixou, e deu um complemento também para ter uma ideia de como as coisas andam a respeito do que pode ser vivenciado nisso. A nota para esta saga é a perfeição. Se existe um defeito é simplesmente não ter mais volumes... Porém, sempre teremos livros relacionados à Torre, visto o Kingverso.
Longos dias e belas noites, fiéis leitores de King.