O Pistoleiro

Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Larissa Benevides 22/02/2023

O Pistoleiro - Stephen King
"Tudo no universo rejeita o nada; sugerir um término é o único absurdo que existe."

O começo de uma longa viagem.

O pistoleiro é o primeiro livro da saga da Torre Negra composta por 7 livros. Estava ansiosa para começar pois sou fã do reizinho e queria ver como seria um livro de fantasia escrito por ele. Estou lendo as obras do King em ordem cronológica e por isso esse livro nunca furou a fila na TBR da vida.

Como já imaginava a história tem uma vibe mais dark, com um ambiente mais degradado e personagens com muitos problemas. O livro tem poucos capítulos e eles são enormes, nos primeiros somos ambientados da história do personagem principal e também do mundo onde tudo se passa e acredito que isso tenha deixado arrastada a história nesse momento. Quando chega por volta da metade conhecemos mais do personagem e a interação dele com outros deixa tudo mais interessante e foi bem rápida a conclusão da leitura.

Gostei muito do mundo criado e da explicação do cerne da saga. Estou bem empolgada para saber como será desenvolvida essa temática. Infelizmente não posso dizer muito mais pois seria spoiler.

O livro é cheio de violência, sague e com cenas picantes. Não é recomendado para menores de 18. Na minha cabeça era como um faroeste da fantasia, com aquela vegetação seca voando pela tela rsrsrs.

Um início de uma série com bastante potencial. Ansiosa para os próximos.

"Falar das coisas do fim do mundo é falar da ruína de nossa própria alma."

Claudia.Mayara 22/02/2023

Entre idas e vindas consegui concluir.
Um livro riquíssimo em detalhes e com um vai e volta temporal, nos levando a conhecer o personagem.
Mas ainda achei mto confuso e pelo que entendi não é a toa que ainda tem mais alguns livros para responder todas essas questões que ficaram aberto.

Hubs 16/02/2023

Introdução à Saga
Apesar de ter visto coisas básicas sobre a Saga da Torre Negra, preferi saber o mínimo possível antes de adentrar esse universo. De fato, a escolha foi das melhores e percebo isso ao finalizar a leitura do primeiro livro.

Aqui, Stephen King nos faz uma bela introdução e por muitas páginas ficamos nos questionando: ?Aonde ele quer chegar nessa história??.

O livro não se dá ao trabalho de explicar muita coisa de primeira, mas insere o leitor naquele universo e o próprio vai se acostumando a lidar e a perceber suas nuances. Acredito que muitas pontas soltas foram deixadas de propósito para serem retomadas ao longo da saga.

Enfim, o último capítulo e o diálogo das páginas finais fecham o livro deixando muita expectativa para o que vem pela frente. Ansioso pela jornada!

LucianaSKHP 12/02/2023

Um livro dramático e cativante. Personagens tão reais que você se apega em poucas páginas, sem falar que a aparição do Homem de Preto aqui foi mais imponente e esclarecedora em apenas 10 páginas do que conseguiu ser em 1000 páginas de Dança da Morte (e não é spoiler, a primeira linha do livro já o menciona). Os primeiros capítulos realmente são difíceis de ler, mas o último capítulo é a melhor recompensa, me deixou super instigada para ler o próximo da série. Indispensável pra qualquer fã do Mestre.

Malu 29/01/2023

O enredo do livro, apesar de interessante é bem devagar. Muitas questões são abertas e poucas respondidas, deixando muito em aberto para os próximos livros. Roland tem uma missão muito, mas muito difícil pela frente. E o Home de Preto continua enigmático como sempre.

Wernek 25/01/2023

O Pistoleiro - Várias tragédias uma trajetória
Uma breve sinopse da obra, em O pistoleiro, o leitor é apresentado a Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam ?seguiu adiante?. Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e sua verdadeira obsessão, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o Homem de Preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet ? ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao dele. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas a aventura se estenderá para outros lugares muito além do Mundo Médio, levando Roland a realidades que ele jamais sonhara existir. Este é o primeiro livro da série A Torre Negra, uma das obras mais ambiciosas de Stephen King, que mistura com maestria elementos de terror e fantasia épica. Esta edição, inteiramente revista pelo autor, traz também prefácio e introdução inéditos de King.

Estamos diante de uma obra memorável. Com um escopo do tamanho de um Senhor dos Anéis, trata-se de um romance com uma atmosfera pesada e ao mesmo tempo única. Não sei se Stephen King imaginou que a saga de Roland Deschain poderia se estender por tantos volumes. O Pistoleiro é um prólogo que apresenta satisfatoriamente o protagonista, Roland, e suas motivações. Muitas coisas ainda permanecem nebulosas, mas como se trata de um prólogo, a história cumpre aquilo que se propõe a fazer. Aliás, em vários volumes da Torre Negra, King prefere esconder um pouco o seu jogo, revelando os segredos progressivamente.

Não tenho mais elogios a fazer porque King esconde demais a sua mão e isso impede a perfeição. Muitos subplots aparecem e serão desenvolvidos nos volumes seguintes. Mas, o que eu mais apreciei foi a análise do protagonista. Eu me interessei pelo personagem e quero saber mais sobre ele e para onde vai. E isso é o suficiente para demarcar uma boa história.

Devoradora de livros 23/01/2023

O primeiro livro da saga é cheio de pontas soltas, porque na realidade, creio que cada ponta será atada no decorrer dos volumes. Eu tinha lido parte da saga e retomei a leitura, mas decidi reler o que eu havia já lido no passado. Tiveram pontos nessa leitura que me fizeram entender o porquê de algumas coisas no segundo volume. Dizem que o S. King não gosta muito desse volume, mas considerando que a Torre Negra vai se desenhando conforme os volumes vão vindo, não sei se daria para entregar mais nesse volume. Enfim, quem pensar em desistir da saga nesse livro, te aconselho a seguir a leitura! No segundo fica bom, e no terceiro livro a gente perde o fôlego!

Fer 23/01/2023

Relendo
A segunda vez que você lê o primeiro livro da série abre ainda mais a sua mente, fazer as conexões e entender as entrelinhas do que estava lá o tempo todo.

Aleszsandra 19/01/2023

Livro um
Creio que o segundo deve melhorar um pouco, mas achei uma leitura básica e relativamente rápida.....

stgabis 17/01/2023

Confuso
Muito confuso, mas é bom. Algumas passagens são bem difíceis de entender se você tiver lendo minimamente com a mente no mundo da lua.
Vou continuar a saga e ver o que me aguarda.

Luiz 15/01/2023

Vou reler
Provavelmente este livro vai triplicar de qualidade quando eu o reler após terminar a saga, mas por enquanto eu o coloco como "bom" por apresentar mais mistérios do que resoluções, é uma introdução bem simples mas extremamente bem feita.

Paulinha 15/01/2023

Terminei rápido ?
Um pouco confuso, mas muito sugestivo, estou curiosa para o que está por vir nos próximos livros por isso a leitura foi bem rápida.

Ralle 11/01/2023

Em "O Pistoleiro", o primeiro livro da série "A Torre Negra" de Stephen King, somos introduzidos a Roland Deschain, um pistoleiro solitário em busca da enigmática Torre Negra. Este livro estabelece as bases para uma narrativa distópica, explorando temas como destino e livre arbítrio, enquanto mistura elementos de faroeste, fantasia e horror. Com essa premissa difícil o livro não ser bom, leigo engano, o livro é interessante, porém não é uma das sagas que eu quero dar continuidade. História de Roland Deschain é confusa como qualquer narrativa de King com momentos que oscilam entre encher linguiça e movimentos empolgantes da história. Torre negra é um ótimo livro para que está cansado do mesmo livros de terror do King, porém desinteressante para quem gosta de fantasia (ao menos nesse primeiro capítulo).