O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Mariii 24/05/2020

Um clichê muito fofo
São personagens fora da comum e eles se completam de uma forma muito engraçada e interessante. É muito bacana ver a evolução dos personagens principalmente do Don que acaba afetando positivamente as pessoas ao seu redor e o final é maravilhoso ?

Ellen - @anotacoesliterarias 27/06/2020

Leve e divertido
Don é um Prof de genética extremamente metódico com uma rotina cronometrada para evitar o menor desperdício de tempo.

Aos 39 anos ele nunca namorou e decide encontrar uma esposa. Para isso ele cria o Projeto Esposa, que é um questionário longo e complexo para ajudá-lo a encontrar a mulher ideal.

Em meio a sua busca, ele conhece Rosie que é totalmente inadequada, mas uma boa companhia. Ela está com alguns problemas que Don se oferece para ajudá-la. Mas essa aproximação altera toda a sua rotina, com Rosie, Don se sente confortável, quebra regras e até infringe o código de ética da sua profissão, mas ele está tão envolvido que nem se dá conta. E quando cai em si pode ser tarde demais. Seu emprego pode está em risco, mas e o seu coração?

? O projeto Rosie é uma leitura fofa, leve e divertida, mas que foi me conquistando aos poucos, no início achei Don muito complexo e irritante, mas no decorrer dos capítulos vamos entendendo o porquê do seu comportamento tão metódico. Rosie é completamente o oposto de Don e juntos eles formam uma bela dupla.

CooltureNews 25/07/2013

Coolture News
Imagine você ler uma história onde Sheldon Cooper (The Big Bang Theory) resolve arrumar uma esposa? Pois foi justamente essa a impressão que tive durante toda a leitura desse livro. Confesso que não tinha grandes expectativas, mas a leitura acabou me cativando logo nas primeiras páginas e simplesmente devorei o livro.

Nesta obra conhecemos Don e apesar de não deixar definido em nenhum momento da história, somente subentendido, Don possui muitos sintomas de Síndrome de Asperger, Não sou um entendido do assunto e muito menos curioso, então não entrarei no mérito de questionar se essas são realmente características de quem sofre deste distúrbio ou se o autor foi fiel. Mas em todo caso, me senti compelido a buscar maiores informações.

A narrativa é do ponto de vista de Don e mesmo com suas diferenças, leva pouco tempo para entender suas escolhas e atitudes. Outro fator interessante sobre esse ponto de vista da narrativa é que com ele conseguimos facilmente nos colocar no lugar do personagem e vivenciar mesmo que de forma breve e superficial, o que essas pessoas sentem.

Don chegando aos seus 40 anos resolve que está na hora de encontrar uma esposa, mas como as coisas não acontecem com ele da forma convencional, ele elabora um questionário extenso e se propõe a encontrar o que define como a mulher ideal. Tudo na vida de Don roda em torno de organização, tudo o que come na semana está cronometrado, perfeccionista ao extremo lembra exatamente o personagem da série de televisão, mas sem o desprezo pelas outras pessoas e suas atividades, Don não é egoísta. Até que Rosie entra na equação, Rosie é uma variável que tem um efeito devastador em sua organização e no controle de suas emoções.

Rosie é uma mulher que possui vários aspectos em sua vida que gostaria de mudar, sendo o principal conhecer o seu verdadeiro pai. Rosie é completamente inadequada para o projeto de Don de encontrar sua esposa, mas mesmo assim ele não consegue se afastar e se dispõe a ajuda-la, mesmo sem entender o que o levou a tomar essa decisão.

Com uma leitura leve e divertida, o autor nos apresenta essa história fantástica de amor entre pessoas tão diferentes e inadequadas uma para as outras, mas que simplesmente se encontram e não conseguem mais ficarem separadas. Definitivamente uma leitura recomendada a todos, mas não espere sentir grandes emoções, afinal estamos escutando o lado de alguém que possivelmente têm asperger e sua forma de ver o mundo não é a mesma que os demais, mas em muitos aspectos é até melhor.

site: www.coolturenews.com.br

Renata 07/01/2022

Por mais que esse seja um livro leve, divertido e muitas vezes até superficial foi uma leitura muito interessante e diferente. Gostei muito o fato de o narrador da história ser o protagonista masculino e, que além disso, é autista. É um livro muito rápido de ser lido, em muitos momentos tendo o desenvolvimento das situações bem rápidas, mas mesmo assim, é um livro extremamente fofo e engraçado e que vale a pena ser lido para poder acompanhar a história do Don e o seu projeto esposa.

lAvia184 21/07/2021

o don é um fofo
adorei esse livro, pra mim a leitura fluiu super bem!!
confesso q não conhecia esse livro até saber q o henry, meu fav da vida, vai interpretar o don, e acho q esse papel é perfeito pra ele! mal posso esperar!!

Mariana 02/09/2013

Um dos melhores livros que já li. Cortesia da Editora Record- *-*
"Às vezes não somos nós que encontramos o amor; é ele quem nos encontra."

"Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quando Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer ás suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas . E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório - um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil- o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser novas regras."

Bom, esse livro é muito diferente dos que eu estou acostumada a ler, primeiro porque quando eu vi a capa e a sinopse eu achei que seria mais um livro clichê falando sobre um cara atrás de uma garota (mas não é, o que foi surpreendente) , segundo porque é um romance com um homem narrando, sem preconceito, mas não estou acostumada e terceiro porque eu nunca tinha visto um personagem (masculino) que conseguisse ser tão envolvente, não pelo seu físico, mas pela sua personalidade um tanto quanto “inadequada”, ele pode ser facilmente comparado a um Sheldon Cooper mais bonito.
A historia é muito engraçada e um de seus pontos mais altos é quando eles estão atrás da resposta para a pergunta que vai perdurar todo o livro: Quem é o pai de Rosie?. É essa pequena pergunta que irá criar todo o contexto desse livro, irá criar todas as aventuras como A noite de Coquetéis, A aventura em Nova York e até o Projeto Reforma Don e que tudo isso meio que cria o Projeto Rosie. Todos os personagens desse livro são bem singulares e você acaba se prendendo a cada um deles, eles têm suas próprias historias e seus próprios conflitos internos que vão sendo resolvidos no decorrer do livro. Sem falar na própria Rosie, uma personagem fantástica apesar de ser bem problemática e toda errada (aos olhos do Don) é uma das mais envolventes, a ponto de ser perceptível o quanto a personalidade dele muda quando está com ela.
Uma boa lição desse livro é que nem sempre o que você espera e/ou o que é adequado é o que você realmente busca.

É um livro realmente muito, recomendo a todos.

Ana 06/07/2020

Ah a ciência..
Primeiro de tudo, QUE prazer maravilhoso ler o livro do ponto de vista do Don (raras são as ocasiões que a narrativa é do homem).
Agora vamos as minhas considerações:
Eu amei a trama, a busca por resposta da Rosie e como o Don se envolveu buscando ajudar ela. As vezes eu ficava apenas chocada em como o Don é pragmático, organizado e EXTREMAMENTE racional. Eu o adorei e a forma como o pensamento dele se forma.
Tenho uma pequena ressalva apenas que é a forma como ele fala sobre vegetariano/vegano algumas vezes (sendo vegetariana me incomodou um pouquinho), mas visto todo o desenvolvimento do personagem consigo relevar um pouco.
Rosie pra mim é ótima, tem pensamentos ótimos e é igualmente inteligente.
Sai com um quentinho no coração e com considerações sobre ser você mesmo, mudanças e não existir a famosa perfeição. Todos somos perfeitos da forma de somos.
É isso..

Kadja 01/08/2021

Um livro inteiro narrado por um personagem masculino, é inédito pra mim!
Gostei bastante da experiência.
História leve, descontraída e divertida.

Talita 29/05/2020

Apesar de tratar de um assunto interessante - Autismo (Asperger), eu acredito q o assunto poderia ter sido melhor abordado...por vezes achei a narrativa lenta (mesmo com capítulos curtos), e um pouco sem muito propósito.
Era um livro que eu tinha grande expectativa, mas q não me animou a ler sua continuação.

Ju 25/05/2020

Adorável
Muito bom! O livro não me prendeu 100%, pois não fiquei pensando nele o tempo todo, não li tão rápido, mas gostei bastante. É um leitura super gostosa e tranquila. Pretendo ler a continuação :)

Calie 28/07/2021

Bem cotidiano
Não achei muitoo dinâmico o livro, mas ele é bom pra uma ressaca, é bem rapidinho e tem uma gracinha, levinho.

Ana 17/08/2021

Simplesmente perfeitinho...
Talvez esse livro esteja na minha lista de favoritos, porque eu me identifiquei com o Dom.
O fato de esse ser o primeiro livro com um personagem autista que eu li, me fez me apaixonar por ele, porque quero cursar psicologia, e nos dias de hoje, já estudo muito sobre alguns casos específicos, como autismo. O Dom é tão inocente, e faz as coisas de uma forma tão dele, que faz com que o livro tenha características únicas também.
O que falar sobre a Rosie e o relacionamento deles... Tudo na minha vida. O esforço dela também é muito grande pra que isso dê certo, e todo aquele rolo de DNA pra deixar as coisas mais misteriosas ainda...
Adorável...

Rafa 11/07/2020

Divertido e apaixonante, é o tipo de livro que dá aquele quentinho no coração.
Adorei ver a história sendo narrada por Don, um homem adulto extremamente metódico e racional que, inclusive, me lembrou muito o Sheldon Cooper.
Rosie é maravilhosa, tenho nem palavras pra descrever.
Enfim, a história é linda, leve e gostosinha, me prendeu do início ao fim.

Livinha 15/08/2020

Fofo
Não consegui pensar em outra palavra que definisse tão bem! Que amor de livro, o Don é engraçado, diferente e cativante. Amei e estou ansiosa para ler O efeito Rosie .

MWeirich 21/11/2021

Que livro maravilhoso!

Engraçado, cheio de aprendizados e de auto-conhecimento do personagem principal!

Adorei as palhaçadas e a montanha russa que o personagem principal se meteu! Adoro ver como ele descobriu o amor e a conclusão do livro? Hilaria e emocionante!

Simplesmente muito bom!