O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Thaís Berganton 30/05/2020

Só ok
Confesso que fiquei um pouco incomodada com a visão que o Don tem das mulheres e aquela mania de citar a massa corporal das pessoas em geral. Mas ok, a leitura é leve e tranquila! Um pouco previsível também! Achei o Don muito chato no início do livro mas no final do livro acabei gostando da mudança dele e a Rosie é incrível, amei ela, melhor personagem! Não é o melhor livro que eu li, nem o pior.. eu diria que é Ok

IG Literário @senhoritayas 19/07/2020

UM LIVRO PARA RIR ALTO
#ResenhaSenhoritaYas

- Don Tillman é um professor de genética, super inteligente, obcecado por organização, extremamente disciplinado e sem muita habilidade social. Prestes a completar 40 anos de idade e desenganado do amor, ele decide dar uma última chance e começa o Projeto Esposa Perfeita, onde ele desenvolve um meticuloso questionário que irá ajudá-lo a escolher a companheira perfeita que se adeque ao seu estilo de vida.

- Até que ele conhece Rosie, uma jovem inteligente e divertida. Eles saem para jantar e logo Don percebe que ela não se encaixa nas suas preferências. Então ele logo põe na cabeça que nunca sairá com ela novamente. Nesse mesmo jantar ela comenta que gostaria de saber quem é o seu pai biológico, depois de relutar um pouco, Don decide ajudá-la. E logo eles embarcam no Projeto Pai, uma verdadeira aventura.

- Meu interesse em ler esse livro começou depois que vi que ele estava na lista de recomendações do meu muso Bill Gates, uma ótima opção pra quem quer uma leitura descontraída. É um livro gostosinho e rápido de ler e com uma escrita super fluida.

- O Don tem um jeito todo robótico e até meio calculista, me lembrou um pouco do Pat de O Lado Bom da Vida e do Shaun Murphy da série The Good Doctor. Apesar disso, ele se preocupa muito em não magoar ninguém com sua falta de jeito com as pessoas. O livro é narrado por ele e foi muito bom ter essa visão de como sua mente funciona e acompanhar a sua transformação diante da percepção de que era capaz de amar e que não seria um questionário que definiria isso. Também foi hilário acompanhar as loucuras que ele e Rosie fizeram para descobrir sobre o pai biológico dela. Eles 2 são o tipo de pessoa que eu amaria ter como amigos!

"Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela."

- Enfim, é uma leitura que eu indico para qualquer pessoa!

Andreia.Kohut 01/08/2020

História linda, de autodescobrimento e descobrimento do amor. Amei como tudo se entrelaça e acontece. Ameino personagens. Amei!

Julielen.Nasciment 30/09/2020

Sobre ser diferente e ser normal.
Livro que traz um personagem principal que enxerga o mundo de forma diferente e que traz bagagem de luta para se adequar ao mundo "normal".
Gostei muito da abordagem do livro, que demonstra as inseguranças, dúvidas e evolução do personagem. Muito bom.

Mariane 22/12/2020

Romance diferente do comum
Esse livro estava na minha estante há um bom tempo e resolvi incluí-lo na minha meta de 2020.
A história é boa. É um romance diferente do comum, inusitado. Don é uma figura! Gostei da forma como o autor abordou as questões psiquiátricas e psicológicas dos personagens. O comportamento humano é praticamente o foco da história toda.
Pra quem gosta dessas áreas e de ciência, é legal.

Mira 14/09/2020

Um dos poucos chick lits/lad lits que eu li, O projeto Rosie traz uma leitura leve, divertida, fluída, que nos prende no decorrer de cada capítulo.

O livro conta a história de Don Tillman, um geneticista e professor universitário que altamente organizado e com grandes competências intelectuais mas que tem um problema: a dificuldade de sociabilização, que o torna um padrão "incomun". No decorrer da trama passam diversos personagens que são cruciais para o desenvolvimento da história e do crescimento do personagem supracitado.
Narrado pelo Don que possui a Síndrome de Asperger, conseguirmos ver e sentir o que se passa na vida dele de maneira que nos leva também a uma reflexão.
Confesso que no início achei bem parado mas com o passar dos capítulos fui ficando tão presa a história que acabei terminando o livro sem perceber. Foi o primeiro livro que li do autor e achei a escrita bem gostosinha e fácil de ser lida.

É um romance maduro, com dificuldades e sentimentos reais. Vale muito a pena ser lido. É um chick lit/ romance diferenciado e bem divertido.

lari 06/09/2020

Uma boa leitura para passar o tempo mas não atingiu minhas expectativas.

Nad' Openthebook 06/10/2020

Vocês precisam conhecer o Don ?
Confesso, no início eu achei o Don a pessoa mais chata do mundo, completamente metódico, cheio de regras para tudo, acho que se desse uma dor de barriga nele, ele iria segurar porque não estava na hora de ir ao banheiro! ? (Desculpa gente, não podia perder de fazer esse comentário)

Então.. a história é em cima do plano do Don de encontrar uma mulher que se encaixe nós critérios dele, então ele faz o Projeto esposa, saí com algumas mulheres e nada de encontrar a certa.
Até que o seu melhor amigo decide marcar um encontro para ele com a Rosie, a última pessoa do mundo que se encaixaria nos critérios dele, o jantar fugiu completamente das regras de alimentação e locais dele, tirando-o da zona de conforto, até que conversando com a Rosie ele descobre que ela não conhece seu pai, mas que tem leves suspeitas de quem possa ser, Don como um ótimo geneticista decide ajuda-la a descobrir quem seja.
Então um encontro que ele havia odiado, torna-se um motivo para ele reencontrar Rosie diversas vezes em busca do Projeto pai.

A cada encontro desse casal é uma sequência de risos, Rosie é completamente diferente de Don, e isso que faz a história ser tão legal, os opostos que atraem ?

Super indico essa história ???

Aline Mendes 26/01/2014

O Projeto Rosie é um livro gostoso de ser lido.Dom é um homem que faz projeto pata tudo, com isso deixou a leitura rápida e cheia de humor.Foi uma diversão ler esse livro.

lamarchatropical 25/04/2022

Gostei. Ponto final.
Prometi a mim mesma que faria resenhas de todas as leituras contando um pouco do que senti, pois a minha memória é péssima e notei que escrever era a minha forma de manter minhas lembranças vivas.

Digo isso, porque ao contrário das demais leituras, não quero destacar nenhuma parte da história dela, eu gostei e ponto, hahahaha.

Fiquei tão encantada por "Eleanor Oliphant Está Muito Bem" que decidi buscar histórias parecidas e não me arrependo. Tiro uma estrela, porque Eleanor e Raymond são muito especiais para mim e não consigo não compará-los, mas ao que parece encontrei um estilo literário muito compatível comigo.

Amei!

Iara.Borges 27/05/2022

O livro é a coisa mais lindinha do mundo. Uma comédia romântica perfeita. Li com uma sorriso do começo ao fim. A história é uma graça e fala com leveza sobre neurodiversidade e romance entre pessoas diferentes

Victória Lima 03/05/2014

Cativante, envolvente e engraçado.
O projeto Rosie conta a história de Don Tillman, professor de genética, que aos 40 anos de idade decide que está na hora de encontrar a parceira ideal. Para isso, ele desenvolve o “projeto esposa”, um questionário super exigente com o propósito de selecionar a candidata ideal.

Don chega a marcar alguns encontros, mas todas as candidatas – sempre – se mostravam inadequadas aos seus padrões e ele simplesmente as “eliminava” do seu projeto.

Gene, melhor amigo de Don, se oferece para ajudar a selecionar candidatas para o “projeto esposa” e então Don conhece Rosie, uma mulher, segundo ele, totalmente inadequada aos seus padrões de “esposa perfeita”. Eles se encontram algumas vezes e Don desenvolve um segundo projeto, o “projeto pai” , que acaba aproximando bastante os dois.

O livro nos mostra que as vezes precisamos ceder por um bem maior, nos mostra também que cada pessoa é diferente e que precisamos aceitar e aprender a conviver com isso.

Don é cheio de manias esquisitas e seu toque de ingenuidade torna a leitura engraçada e agradável. Ele me lembrou bastante o Pat de O lado bom da vida, que é outro livro que gostei bastante.

Gostei demais desse livro, super indico a leitura!
Gaby 03/04/2014minha estante
Victória, está errado o Don tem 40 anos e não 29.

Victória Lima 03/05/2014minha estante
Obrigada Gaby!

keka 29/10/2023minha estante
Eu acabei e fiquei sem entender quem é o pai de Rosie...

Luana.Payar 02/11/2023minha estante
EU TAMBÉM KKKKKKK

Amalyn 05/12/2023minha estante
Eu vim ler as resenhas pra entender! Hahaha

Jennifeervieira 28/05/2020

Fascinante!
Queria agradecer primeiramente a Graeme Simsion, por nos proporcionar tamanha satisfação em poder apreciar tamanha obra.

O projeto Rosie nos e você com a trama, é uma leitura gostosa que nos faz ler sem perceber as páginas passarem, a escrita do autor me deixou muito bem à vontade, senti um amor enorme pela estória de Don e Rosie, que nos mostram como o amor pode ser interpretado de diversas maneiras, como atos e ações podem causar tamanho impacto sobre a vida de alguém

Recomendo este livro para todas as pessoas que sintam que o amor ainda não chegou, para pessoas cuja preservem a amizade, pessoas que buscam ser encorajados a descobrir quem são e o que querem ser, é um livro fascinantes!!!

Kikibel 18/08/2020

O desenvolvimento do protagonista e de como ele encara a vida e seus conflitos diários é razão suficiente para que você leia esse livro. Don é um professor universitário pragmático e metódico, com sua vida cronometrada de segunda à sexta, incluindo finais de semana, e zero espaço para mudanças bruscas, mas tudo muda quando ele decide encontrar uma namorada (e futuramente esposa).

Sem nunca ter vivido um romance com pouca habilidade de interação social, as chances dos seus esforços o levarem a uma aventura são tão altas quanto ganhar a loteria, mas aí ele conhece a Rosie e descobrimos que ela acaba sendo seu bilhete premiado.

É fácil de se apegar ao Don, e, mesmo que num primeiro momento nem tanto, se torna angustiante e divertido acompanhar os desdobramentos da história dos dois, que envolve uma busca intercontinental por um desconhecido, encontros desajeitados (embora promissores), uma festa divertidíssima, alguns desentendimentos e um final mais que feliz de se ler.