O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Jennifeervieira 28/05/2020

Fascinante!
Queria agradecer primeiramente a Graeme Simsion, por nos proporcionar tamanha satisfação em poder apreciar tamanha obra.

O projeto Rosie nos e você com a trama, é uma leitura gostosa que nos faz ler sem perceber as páginas passarem, a escrita do autor me deixou muito bem à vontade, senti um amor enorme pela estória de Don e Rosie, que nos mostram como o amor pode ser interpretado de diversas maneiras, como atos e ações podem causar tamanho impacto sobre a vida de alguém

Recomendo este livro para todas as pessoas que sintam que o amor ainda não chegou, para pessoas cuja preservem a amizade, pessoas que buscam ser encorajados a descobrir quem são e o que querem ser, é um livro fascinantes!!!

Mariane 22/12/2020

Romance diferente do comum
Esse livro estava na minha estante há um bom tempo e resolvi incluí-lo na minha meta de 2020.
A história é boa. É um romance diferente do comum, inusitado. Don é uma figura! Gostei da forma como o autor abordou as questões psiquiátricas e psicológicas dos personagens. O comportamento humano é praticamente o foco da história toda.
Pra quem gosta dessas áreas e de ciência, é legal.

Elis 18/03/2021

Finalizado em 18/03/21
Foi uma leitura divertida e bem fluida mas algumas coisas me incomodaram durante a história e minhas expectativas não foram atendidas. Mas ainda sim, recomendo leitura se você quiser passar o tempo.

thirissatto 01/08/2021

Um mundo nerd
Com certeza um dos meus favoritos do ano, adorei entrar no mundo do Don e ver ele se descobrindo, foi uma das leituras mais prazeirosas que tive esse ano.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 10/03/2020

O protagonista é chato, mas a trama e a mocinha compensam
Don é um professor universitário, um cientista que acredita que tudo pode ser resolvido com a ciência. Com esse raciocínio, ele cria um questionário para encontrar a esposa perfeita, já que está com 39 anos e ainda não se casara. Dessa forma ele conhece Rosie, uma mulher que não corresponde em nada com sua pesquisa, mas que ainda assim, ele se vincula a ela.
Primeiramente, Don claramente tem algum problema comportamental e o autor não deixou claro qual. Ele é irritante ao extremo, perfeccionista, prepotente. O início foi bem enfadonho e o fato de ser narrativa em primeira pessoa complica a leitura. O autor até coloca um desenvolvimento e uma moral, falando sobre a dificuldade pra definir um diagnóstico, mas é bem chato, num livro, ter um personagem dessa forma.
Os pensamentos de Don são tão irritantes quanto ele. No início eu pensei que esse seria mais um livro mediano pra lista. Mas aí aparece a verdadeira estrela do livro: Rosie.
Ela é uma pessoa despretensiosa, independente e perspicaz a qual logo no início você já se apega. Sem dúvidas, é o ponto mais alto do livro.
Eu sinto que, por ser escrito por um homem, o livro pecou em determinados fatores que podiam ser mais sutis, sendo que eu já esperava, então não chegou a ser um defeito para mim, mas deixo na resenha mais como forma de aviso.
O livro se torna fluido depois que a figura feminina aparece e, por essa edição ser baixinha, eu li bem rápido, em dois dias, e me diverti bastante. Tem uma escrita simples e bem fácil.
Eu achei o motivo que os uniu bem diferente e interessante, trazendo um tom de mistério cotidiano. Também temos cenas engraçadas, românticas... é um livro super fofo. Vale a pena conhecer, mesmo com os pequenos defeitos ressaltados.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/12/12/resenha-o-projeto-rosie-1-de-graeme-simsion/

lamarchatropical 25/04/2022

Gostei. Ponto final.
Prometi a mim mesma que faria resenhas de todas as leituras contando um pouco do que senti, pois a minha memória é péssima e notei que escrever era a minha forma de manter minhas lembranças vivas.

Digo isso, porque ao contrário das demais leituras, não quero destacar nenhuma parte da história dela, eu gostei e ponto, hahahaha.

Fiquei tão encantada por "Eleanor Oliphant Está Muito Bem" que decidi buscar histórias parecidas e não me arrependo. Tiro uma estrela, porque Eleanor e Raymond são muito especiais para mim e não consigo não compará-los, mas ao que parece encontrei um estilo literário muito compatível comigo.

Amei!

Nad' Openthebook 06/10/2020

Vocês precisam conhecer o Don ?
Confesso, no início eu achei o Don a pessoa mais chata do mundo, completamente metódico, cheio de regras para tudo, acho que se desse uma dor de barriga nele, ele iria segurar porque não estava na hora de ir ao banheiro! ? (Desculpa gente, não podia perder de fazer esse comentário)

Então.. a história é em cima do plano do Don de encontrar uma mulher que se encaixe nós critérios dele, então ele faz o Projeto esposa, saí com algumas mulheres e nada de encontrar a certa.
Até que o seu melhor amigo decide marcar um encontro para ele com a Rosie, a última pessoa do mundo que se encaixaria nos critérios dele, o jantar fugiu completamente das regras de alimentação e locais dele, tirando-o da zona de conforto, até que conversando com a Rosie ele descobre que ela não conhece seu pai, mas que tem leves suspeitas de quem possa ser, Don como um ótimo geneticista decide ajuda-la a descobrir quem seja.
Então um encontro que ele havia odiado, torna-se um motivo para ele reencontrar Rosie diversas vezes em busca do Projeto pai.

A cada encontro desse casal é uma sequência de risos, Rosie é completamente diferente de Don, e isso que faz a história ser tão legal, os opostos que atraem ?

Super indico essa história ???

mrlagb 04/01/2022

Diferente!

Eu comecei a ler este livro há 4 anos atrás e ter esperado um tempo para recomeçar a leitura foi a melhor coisa que fiz. Dessa vez, compreendi as sutilezas que não entendia antes.

O livro não fala com todas as palavras, mas Don, o personagem principal e narrador, tem todos os sintomas de um portador da Síndrome de Asperger, um espectro autista que afeta a capacidade de demonstrar os comportamentos sociais e sentir empatia.

E, do outro lado temos Rosie, o completo oposto de Don e que vai fazer todas as suas teorias sobre si mesmo caírem por terra. O que começou com um projeto para achar uma esposa para o Don e o pai de Rosie se transformou em uma aventura divertida e de descoberta para ambos.

"Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais."

É um livro que talvez não seja para todo mundo, de um humor sutil e implícito. E ler algo narrado pela figura masculina é interessante para variar. Até mesmo me fez refletir sobre o Espectro Autista que Don e muitas outras pessoas portam e como podemos facilitar a vida delas. Ninguém precisa atender ao convencional só porque fomos ensinados isso.

Acho que o livro é sobre isso também: desconstrução.Não seria tudo mais fácil se apenas falássemos o que gostaríamos de dizer? É muito fácil pensar que o Don e outros tem a incapacidade (ou capacidade reduzida) em entender as regras sociais implícitas, mas podemos pensar também que estas mesmas regras nos limitam diariamente. Talvez seja bom ver alguém desafiando-as.

Iara.Borges 27/05/2022

O livro é a coisa mais lindinha do mundo. Uma comédia romântica perfeita. Li com uma sorriso do começo ao fim. A história é uma graça e fala com leveza sobre neurodiversidade e romance entre pessoas diferentes

Hangla 31/05/2020

Adorei!
Um livro viciante, não sei como, mas terminei em menos de 24h.

Thaís Berganton 30/05/2020

Só ok
Confesso que fiquei um pouco incomodada com a visão que o Don tem das mulheres e aquela mania de citar a massa corporal das pessoas em geral. Mas ok, a leitura é leve e tranquila! Um pouco previsível também! Achei o Don muito chato no início do livro mas no final do livro acabei gostando da mudança dele e a Rosie é incrível, amei ela, melhor personagem! Não é o melhor livro que eu li, nem o pior.. eu diria que é Ok

Gabi 03/04/2021

Embora traga assuntos como Síndrome de Asperger e Transtorno do Espectro Autista, o livro não se aprofunda tanto e foca mais em desenvolver um romance leve e divertido. Gostei de ver as coisas do ponto de vista de Don. Rosie também é uma personagem interessante. Apesar disso, depois da metade a história começou a ficar muito arrastada, e no fim tudo foi resolvido tão rápido que pareceu ficar faltando alguma coisa. Gostei mais de conhecer Don e Rosie individualmente do que acompanhar o romance deles, mas ainda foi uma história fofa e gostosa de passar o tempo.

Julielen.Nasciment 30/09/2020

Sobre ser diferente e ser normal.
Livro que traz um personagem principal que enxerga o mundo de forma diferente e que traz bagagem de luta para se adequar ao mundo "normal".
Gostei muito da abordagem do livro, que demonstra as inseguranças, dúvidas e evolução do personagem. Muito bom.

Luiza 21/03/2020

existe alguém para todo mundo?
do ponto de vista estatístico, quase com certeza ela estava certa
Heli Cabral 21/03/2020minha estante
Achei bem leve esse livro, uma leitura tranquila, a sequência dele tá na minha fila de leitura.

Clarissa Lira 11/05/2020

Um dos personagens mais interessantes que já vi
O Projeto Rosie é um livro ótimo para passar o tempo e se distrair com uma boa história! Uma leitura leve e divertida! Adorei como o autor caracterizou Don, um personagem super curioso e que foi muito bem representado! E Rosie é uma mulher incrível! O livro é uma excelente escolha para curar ressacas literárias. Gostei bastante! Super recomendo!