Em Busca do Sentido da Vida

Em Busca do Sentido da Vida Augusto Cury

Resenhas - Em Busca do Sentido da Vida

Greicy.Marlys 10/10/2021

Em Busca do Sentido da Vida
Simplesmente a apresentação de um romance X atrocidades da humanidade durante a segunda guerra. Nos faz pensar em tudo, refletir sobre como Verne utilizará do que tem para salvar as pessoas, emocionar com muitas perdas, e nunca esquecer de ter esperança.

lunnar 25/08/2021

O livro aborda diversos temas importantes e contém um acervo de informações sobre a segunda guerra mundial e a psicologia nela envolvida, bastante notável. O que me incomodou foi a parte de ficção do livro, que ao meu ver foi mal executada. O final contém uma boa mensagem, onde a educação sempre foi a chave de tudo. Mesmo assim, o final parece ser improvável e algo feito com o fim de somente terminar o livro, sem um fundamento nas ações dos personagens.

Embora as partes ruins, o livro faz você imergir numa realidade que é difícil acreditar que realmente existiu: o holocausto. Todas as reflexões causadas junto com a psicologia apresentada de Hitler, dos seus aliados, da sociedade alemã e dos judeus, fazem com que valha a pena ler o romance de Augusto Cury.

sabs.0 02/08/2021

Em busca do sentido da vida?
É interessante a forma que o autor aborda a história e como consegue nos mostrar o poder e o valor que a educação possui.

Juno 26/07/2021

um colecionador de esperanças
O sucessor de "O Colecionador de Lágrimas", tem uma vertente ao psíquico e coloca a psicologia do Júlio Verne (e a sua própria mente) em combate. A história se aprofunda numa ficção de fazer querer devorar o livro, desejando saber cada vez mais se Júlio irá ou não ser um herói, através da máquina do tempo. É a mais pura prova de que a educação muda tudo, traz paz, conhecimento, companheirismo, sensibilidade, é o sentido da vida. Sem ela, são números matemáticos, armas, filhos do sistema cartesiano. Não há sentido quando não há educação.

A história se concluiu com uma grande metáfora reflexiva, me enchendo de pensamentos da humanidade. Saber como ela é nos dias atuais, é de dilacerar o coração. Mas enfim, eu estou maravilhado com a história do professor Júlio, que homem sensível e incrível, ético e apaixonado. Jamais vou esquecer esta história, estará marcada em meu aprendizado (e teve muito) assim como também, o motivo de tê-lo lido está marcado em mim. Alguém me trouxe novamente para o mundo da literatura, ok?

"Nossos alunos aprendem a matemática numérica, mas não a matemática da emoção, onde dividir é aumentar: dividir as lágrimas aumenta a capacidade de superá-las."

"Você? nos disse que uma vida sem sentido existencial? é um céu sem estrelas, vazio e frio."

"Sem você, Júlio, minhas manhãs não teriam orvalho, minha emoção não teria júbilo."

"Toda mente é um cofre, não existem mentes impenetráveis, mas chaves erradas."
Diego1127 02/08/2021minha estante
Que livro ?? Depois dessa review perfeita e detalhada é certo que eu vou ler de novo!

Amanda Mendonça 12/05/2021

Excelente leitura, livro e história. Todos nós buscamos um sentido para a vida e o tal sentido se faz presente desde a infância, a nossa transformação é enraizada desde então, e quando em algum momento somos rejeitados ou não somos o suficientemente bons em algo, começamos a criar o que chamamos de "traumas", e isso pode causar efeito diverso na fase adulta. A educação transforma e disso não podemos duvidar, educação é o pilar para a transformação pessoal. Ela tem que começar em casa pelos pais, tios, irmãos, avós e assim por diante, por quem de fato formamos família. Acreditemos sempre no quanto a educação pode ser transformadora para uma pessoa e de como ela pode mudar a vida não só do ser humano, mas de um país inteiro ou de uma história inteira.
Livro que vale cada página e de uma grandeza de conhecimento absurdo. Leiam!

lucianathauany 05/05/2021

Uma viagem aos campos de concentração nazistas
Apesar do livro trazer uma pegada mais fantasiosa, é inegável a historicidade que Cury explicitou nessa viagem pelo tempo. Afirmo que tal livro é um ?despertar? do leitor para a vida, um manual para refletir sobre a vida e parar com as reclamações quanto ao que temos e vivemos no conforto da paz.

Andressa 01/05/2021

Incrível!
Quem nunca sonhou poder voltar no tempo e mudar algas coisas? Ainda mais algo que mudaria a história da humanidade. Utópico, eu sei, mas é incrível imaginar que seria possível. Esse livro me fez viajar demais e sentir como se estivesse no meio da história. Sofri junto com Júlio Verne cada vez que suas tentativas em cumprir a missão de mudar a história falhava, mas o final foi reconfortante e lindo.
Recomendo demais!

Ketuly.Silva 14/04/2021

Sem palavras
A forma como esse livro me destruiu no início meio foi diferente, porém ao chegar no fim deu um quentinho no coração ? que valeu a pena cada letrinha lida, eu simplesmente só posso recomendar e desejar boa sorte ! ?

Well 08/04/2021

O final me decepcionou!!
?Em busca de sentido? se trata de um livro escrito por um psiquiatra sobrevivente aos piores campos de concentração de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para tanto, o autor realizou os primeiros registros abordados em seu livro ainda sendo prisioneiro, além de apresentar diversas situações a que ele e outros judeus foram expostos.
A análise sobre a vida realizada nesta obra literária possibilita a compreensão, por meio da visão psicológica do autor e de situações-exemplos, acerca do comportamento da mente humana sob a influência das mais diversas circunstâncias, sobretudo no sofrimento e na desesperança. A busca por sentido à vida é um processo coerente ao desenvolvimento humano, pelo qual todos nós passamos e que pode nos surpreender. Nas palavras de Viktor E. Frankl: ?? nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós.?.
Uma excelente sequência, tão incrível e perfeito como o seu antecessor. Porém eu achei o final muito corrido. É como se o autor estivesse idéia para escrever mais 40 páginas, só que cortou com uma tesoura e transformou as 40 páginas em apenas 10 páginas.
Eu esperava um final mais bruto como havia sido no decorrer da história. O final para mim, deixou a desejar.

nai_mendess 05/04/2021

Transformação
Há várias maneiras de mudar um fato, de evitar que algo aconteça.
Mas é preciso ser coerente consigo mesmo, ser fiel a seus valores.
É preciso força e persistência.
??????

Leituras da Beck 24/03/2021

Recomendo!
Em Busca do Sentido da Vida, é um romance fictício sobre a Segunda Guerra Mundial. Conta a história do professor Júlio Verne, um historiador e célebre intelectual, que aceita participar de um incrível projeto tecnológico, de viajar numa máquina do tempo para impedir a Segunda Guerra Mundial e varrer da história da humanidade as piores atrocidades já cometidas pelo homem.

Ao ler este livro você vai se EMOCIONAR com as pessoas que Verne vai salvar, e outras que morreram para salvar a vida dele; vai RIR com as loucuras do seu amigo Rodolfo e derramar várias LÁGRIMAS; vai ter RAIVA dos saldados SS e vai GOSTAR de alguns; vai se encher de DESESPERO e ESPERANÇA quando Verne estiver no Campo de Concentração em Auschwitz; vai entender um pouco da MENTE DOENTIA de Adolf Hitler, que AMA sua cadela e mata milhões de inocentes, vai também saber como ele se tornou um homem FRIO e CRUEL. A narrativa é de uma LINGUAGEM SIMPLESMENTE EMOCIONANTE.

Este livro é a continuação de, O Colecionador de Lágrimas, que se transforma no Colecionador de Esperança.

luisasc 19/03/2021

O primeiro livro que amei
Acredito que eu tenha lido aos meus 12 anos de idade... Depois desse livro, não parei mais de ler!

Tirelli 13/02/2021

Sequência..
Após a leitura de ?O colecionador de lágrimas - Holocausto nunca mais?, ?A procura do sentido da vida? torna-se obrigatória, pois continua a história do professor Júlio Verne e instiga o leitor a ir até o fim para saber do destino de toda a humanidade...
O autor em seus últimos capítulos dá muitas voltas, me deu a entender que poderia encerrar o livro um pouco antes devido a algumas páginas repetitivas mas assim como o primeiro livro, é impossível não ir até o final e descobrir e se emocionar com a história!