Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Jozy.Cristiani 27/08/2020

Um conto de Natal
Bem fofo e que aquece nosso coração, leitura rápida e envolvente.

Marina 22/01/2021

?Esta visita muda a sua vida.?
O enredo da história é bem conhecido com um homem que recebe a visita dos natais passados, presentes e futuros. É encantador e faz refletir sobre a vida é tudo que se tem feito dela.
?Nunca mais Scrooge encontrou os espíritos, mas desde aquele dia passou a viver sob o Princípio da Generosidade Total. E todos concordavam em dizer que ali estava um homem que sabia celebrar o Natal e manter seu espírito vivo o ano todo ? se é que algum homem consegue isso. Que o mesmo possa ser dito de cada um de nós. E, como dizia o pequeno Tim, que Deus abençoe cada um de nós!?

Nati Morgan 10/06/2020

Não sou uma boa apreciadora de contos, parece que sempre falta algo a mais rs.
Para um conto tão curtinho, fico surpresa por ter mais de 300 páginas.
Como eu já tinha visto o filme, eu já sabia a história. Se bem que o filme é bem mais apelativo pro lado sentimental.
Achei a leitura bem ok.

gabzsch 15/12/2021

Que livro fantástico.
Um Conto de Natal é o meu primeiro contato com Charles Dickens, e acho que não teria como ser melhor. É uma história linda e extremamente bem escrita. O personagem principal tem uma construção muito orgânica, evoluindo conforme cada acontecimento ocorre. Cada significado dos espíritos é fantástico, o capítulo final é simplesmente perfeito, etc.

Me deu muita vontade de ler mais obras do Dickens, a escrita dele é muito boa. Imagino que minha próxima obra dele será David Copperfield.

Flávia Menezes 19/12/2021

?QUE OS ESPÍRITOS DE NATAL TOQUEM O SCROOGE QUE HAJA EM NÓS
?Um Conto de Natal?, de Charles Dickens foi publicado em dezembro de 1843, e ainda é uma história perfeita para se ler em uma época como essa, e sensibilizar o Scrooge que pode haver em nós, para vivermos o Natal da maneira mais intensa possível.

Muito embora inúmeros filmes e desenhos tenham sido inspirados nesse conto, e eu já soubesse tudo o que aconteceria, eu confesso: eu chorei no final! Foi tão emocionante a forma como Dickens descreve a cena final entre o mal-humorado Scrooge e seu empregado Bob, que não foi possível conter as lágrimas. Dickens tem uma narrativa muito emocionante, e a forma como ele vai nos apresentando as situações, vai além das palavras. Assim como vai acontecendo com Scrooge durante a história, o autor também toca com facilidade o nosso coração.

E existe algo melhor para se ler em uma época como essa? Eu acho que não! Porque é tão bom ler e sentir o que o espírito de Natal tem para nos ensinar. Sem contar que a história é uma verdadeira lição de que dessa vida nada se leva, a não ser as boas ações que fazemos. Não importa o quanto de bens que você acumule, quando seu tempo acabar, você não levará nada com você. Mas levará as suas boas ações, e todo o bem que você fez as pessoas. Existe algo mais bonito do que ser lembrado que o que mais conta nessa vida são as relações que estabelecemos com as pessoas? Eu acho que não!

Me senti profundamente tocada pelo espírito da generosidade, da partilha e do amor que envolvem esse conto. Que o que mais importa no Natal é estar com aqueles que amamos e sermos essa presença de amor e companheirismo para eles. O resto... é só um bonito acréscimo.

Por isso, se o mal-humorado e avarento Scrooge estiver se apossando de você, leia essa história. Ainda temos algum tempo antes da noite de Natal, e como não é uma história muito longa, afinal, é um conto, a leitura pode ser feita em 1 ou 2 dias no máximo, e lendo com muita calma. Mas pode ter certeza que vai te mudar por completo, tanto quanto transformou a vida do protagonista.

Ah! E só mais uma coisa... Se não conseguirmos nos falar mais, então aqui vão os meus votos antecipados para que você e sua família tenham um FELIZ NATAL!! ?? ??
Daniel 19/12/2021minha estante
Texto inspirador. Admiro muito a sua escrita, Flávia!

Flávia Menezes 19/12/2021minha estante
Poxa, Daniel! Que gostoso ler essas palavras. Obrigada de coração ???

manu_menezes 21/12/2021minha estante
Amei tua resenha! Agora to doidaaaa pra ler

Flávia Menezes 21/12/2021minha estante
Obrigada, Manu! Você vai amar o conto. Embora não tenha novidades, porque essa é uma história que já foi super explorada, mas é uma delícia ler. ??

M. Júlia 07/01/2023

Comecei esse livro ano passado em uma leitura coletiva, mas só consegui acabar esse ano.
Não me recordo muito das primeiras partes do livros, gato da mensagem bonitinha, mas não é um dos meus favoritos.
Acho q a única coisa q me fez aproveitar a leitura foi ter colocado uma playlist de natal, melhorou bastante a experiência.

João Paulo 08/12/2021

Apesar de já ter visto o filme antes várias e várias vezes, foi mágica a minha experiência com a história através do livro. Parece que foi a primeira vez que tive contato com essa linda história que traz o verdadeiro espírito do natal. Sem dúvidas essa é uma obra que estará sempre presente.

CarolBapt 25/12/2021

Gostei bastante de ter lido essa história na época de Natal mesmo. Até renovou minha animação e espírito natalino kkk

jusousan 20/12/2021

Um Conto de Natal
Um Conto de Natal é um clássico que inspirou outras gerações. Ambientado em Londres e escrito em 1843, até hoje traz boas reflexões.

A narrativa gira em torno de Ebenezer Scrooge, um homem ranzinza e avarento, apesar de ser muito rico e que leva uma vida solitária e faz escárnio de quem se aproxima dele. Além disso, Ebenezer é mal-humorado com tudo e todos e não se compadece com a miséria de ninguém. Seu coração não é bondoso e a arrogância e o orgulho predominam na sua personalidade. Para ele o Natal é apenas mais um dia qualquer. Uma época boba, onde as pessoas estão felizes à toa.

No decorrer da estória, se depara com quatro espíritos que o alertam das consequências de viver da forma que vive.

A obra é de leitura leve e não complicada. Narrativa simples e direta. Boa pra passar o tempo. O maior intuito é nos fazer refletir sobre nossas ações. Além disso, nos mostra que fazer o bem não é uma obrigação, mas viver em paz consigo mesmo pode ser uma meta pra vida. E, ainda, despertar os bons sentimentos que a época de Natal acarreta na maioria de nós.

Oscar.Valeriano 20/12/2023minha estante
Esse conto é maravilhoso, gosto muito da história

Luan 13/12/2021

Ao som de jinggle bells rock ???
acho que época de natal não se traduz outra coisa a não ser perseverança, gratidão e empatia. pode haver, com certeza, outras que se encaixam, mas para mim, apenas essas três carregam maior significado emblemático numa época que vemos os outros com outros olhos, além de rechear a vidas dos outros com empatia e amor, aliás, o fato que somos todos iguais. FELIZ NATAL! E UM PRÓSPERO ANO NOVO

Carolina.Gomes 20/12/2021

O homem que salvou o natal
Dickens é um prosista genial. Isso é fato incontestável. Todo bom escritor contemporâneo se inspirou nele. Toda vez que leio qualquer livro dele entendo o porquê.

Scrooge é um sujeito avarento, ranzinza e bastante insensível aos problemas alheios até que lhe é dada a oportunidade de revisitar sua trajetória e decidir mudar.

Essa edição conta com textos de apoio que trazem um pouco da contextualização e relevância desse lindo conto que fala de redenção, esperança e amor ao próximo.

?Desse profundo sentimento de solidariedade, surgiu o texto que mudou para sempre a forma como o mundo comemora o natal?.
Eliza.Beth 20/12/2021minha estante
Adoreiiii a resenha. Quase me convenceu a me aventurar em uma história do Dickens novamente kkkkk
Brincadeira, esse eu quero ler!

Carolina.Gomes 20/12/2021minha estante
Kkkkk eu fiz pensando em vc. Acredita?

Eliza.Beth 20/12/2021minha estante
????
Que honra

Bookster Pedro Pacifico 03/01/2020

Um conto de Natal, de Charles Dickens
Resenha no @book.ster

Nota 8/10 - Acredito que esse meu primeiro Dickens tenha sido um livro bem diferente das suas obras mais consagradas, todas longos romances como Grandes esperanças, David Copperfield e A casa soturna. E isso eu digo não apenas por conta do tamanho do livro, mas também pela profundidade da história. Em “Um conto de Natal”, encontramos uma história bastante simples, curta, mas muito gostosa de ler.

A narrativa gira em torno de Scrooge, um personagem que chegou à terceira idade apenas acumulando dinheiro, tendo deixado de lado os importantes valores da vida. Scrooge não dá atenção para a sua família, não é generoso com seus empregados e não gasta o dinheiro por nada, nem mesmo para seu conforto. Dentre tantos temas aos quais o personagem não dá a mínima bola, está o Natal: um enorme desperdício de tempo e dinheiro, na sua opinião. •
E é justamente durante uma noite de Natal que se passa a história criada por Dickens. Scrooge recebe uma visita - no mínimo assustadora - do fantasma de seu sócio, que já antecipa a visita de três espíritos que irão acompanhá-lo durante essa noite. Cada um deles irá mostrar a Scrooge as consequências de seu comportamento rabugento e antipático em noites de Natal do seu passado, presente e futuro. •
Para ser sincero, na minha opinião a narrativa não é, por si só, incrível. Como eu disse, ela é bem simples, podendo até mesmos ser lida por uma criança... Mas quando entendemos o contexto em que a obra foi escrita, assim como as repercussões para a época de seu lançamento (1843), a leitura fica muito mais interessante. Isso porque, por meio dessa obra, Dickens ficou conhecido por inventar o Natal como celebramos atualmente, isto é, o espírito natalino. Até por sua importância, o livro foi objeto de diversas adaptações.

Além disso, o que deixou a experiência ainda mais legal foi a edição incrível da @antofagica ! Ela é repleta de ilustrações e textos de apoio, que conseguem nos inserir ainda mais na mágica da história. Dentre tantas opções no mercado, não hesito em indicar essa!

site: https://www.instagram.com/book.ster/?hl=pt-br

Rogéria Martins 16/04/2023

Um clássico
Como é possível um livro de tão poucas páginas nos entregar tantos aprendizados e emoções?

Sou suspeita para falar do Natal, pois desde que nasci, sempre fui apaixonada por ele, mas esse livro conseguiu aumentar ainda mais a paixão.

Sr. Scrooge nos mostra, através de seus próprios aprendizados, que de nada adianta ter muito dinheiro e "fama" (ainda que de ranzinza), se não existir em nós o verdadeiro espírito de caridade e do Natal.

Para quem já leu o livro, recomendo também o filme "O homem que inventou o Natal".
Gleidson 16/04/2023minha estante
Muito bom mesmo. Um livro pequeno e tão profundo.

Rogéria Martins 16/04/2023minha estante
É verdade, Gleidson! Gostei muito.

Mateus 28/06/2010

Um Conto de Natal é a história natalina mais conhecida de todos os tempos, sendo considerado como um clássico dos clássicos. Foi adaptado para a televisão, para o cinema, e para várias outras mídias, alcançando assim a sua popularidade e fama dentre as pessoas de todas as partes do mundo.

Conheci a história de Um Conto de Natal com o desenho animado da Disney, e me fascinei com Scrooge e sua rabugice. Mesmo sendo tão ranzinza e avarento, o personagem garante uma grande veia cômica à história. Do desenho ao livro foi apenas um passo, e com ele em mãos, me encantei ainda mais com a história completa e seus minuciosos detalhes.

O livro às vezes se torna um pouco cansativo, por ser antigo e ter uma linguagem um pouco difícil. Mas isso não atrapalha nem um pouco a leitura. Acompanhar as idas e vindas de Scrooge ao passdo e ao futuro é maravilhoso, pois tudo é uma grande lição de moral para nós leitores. Em cada página vemos a mensagem de Dickens, de que não devemos ser gananciosos e avarentos como o personagem principal. Um Conto de Natal deveria se tornar leitura obrigatória para todos as crianças e jovens, pois passa uma mensagem fundamental para a vida através de uma história cativante e compreensível para qualquer um. Se todas as pessoas tivessem lido este livro na infância, o mundo não estaria nesta ganância desenfreada como está hoje.