A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Eliane 13/05/2023

Paulo Freire
Sou professora e verdadeira admiradora de Paulo Freire. Lendo seus textos percebo como, ainda hj, suas ideias são revolucionárias. Fantástico.

Jéssica 05/04/2023

Discurso realizado na abertura do congresso sobre leitura na cidade campinas em 1981
É bem curtinho e as letras são gigantes

Camaradalopes07 14/03/2023

Pensar é refletir!
O livro trás inúmeros ensinamentos de como alfabetizar além de uma capacidade de memorização. Com três artigos integrado o livro mostra como a educação pode ser libertadora.

Iva Ulisses 16/02/2023

Leitura que inspira
“palavramundo”.
"..enquanto ato de conhecimento e ato criador, o processo da alfabetização tem, no alfabetizando, o seu sujeito. O fato de ele necessitar da ajuda do educador, como ocorre em qualquerrelação pedagógica, não significa dever a ajuda do educador anular a sua criatividade e a sua responsabilidade na construção de sua linguagem escrita e na leitura desta linguagem."

"O Brasil foi "inventado” de cima para baixo, autoritariamente. Precisamos reinventá-lo
em outros termos."

"Se O praticando que se aprende a nadar,
Se O praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos praticar para aprender e aprender
para praticar melhor.
Vamos ler"

"Praticar sempre para aprender
e
aprender para praticar melhor."

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso, aprendemos sempre"

"Estudar exige disciplina. Estudar não O fácil porque estudar é criar e recriar é
não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!"

Victoria 24/01/2023

Imagino que não só educadores se beneficiariam da leitura, afinal entender mais sobre a educação e como deveria ser feita de forma mais humana e compreensiva para cada um é interessante.

Hellen 11/01/2023

Um livro importantíssimo para nós educadores. Um livro para pensarmos, ou repensarmos melhor sobre o ato ler, sobre a alfabetização, sobre a atual sociedade.

perfildagabri 11/01/2023

ótima leitura, apesar de antiguinho tem discussões muito atuais sobre a leitura e a educação de jovens e adultos.

studygaabss 30/12/2022

Fiz essa leitura para o meu TCC e, como já imaginava, foi um livro gostoso de ler e que trouxe um quentinho para o meu coração.

Naty 02/11/2022

É interessante para repensar a forma como fazemos a educação, como aprendemos e como poderíamos melhorar o pensamento crítico da nossa população

Ney Santos 26/10/2022

Nesse livro, Paulo Freire traz algumas palestras que abordam o tema da alfabetização e educação.

Expoente fascinante das bases do pensamento Freiriano, bom para aqueles que estão iniciando nos estudos; além de tudo, a leitura que traz bastante apredizado.

Vivi de Assis 20/09/2022

Sobre alfabetização
Um livro essencial para quem estuda alfabetização, leitura e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo e de territórios.

analua 30/08/2022

esclarecedor
Leitura obrigatória do curso de pedagogia, esse livro só reforçou a minha vontade de fazer meu tcc com um tema voltado a importância da leitura, Paulo Freire muito perspicaz como sempre, escrita maravilhosa, eu nunca tinha parado pra pensar nessa leitura de mundo que ele comenta no livro, não dessa forma, foi uma leitura maravilhosa que eu com certeza vou repetir novamente.

Arminda 22/08/2022

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre."
Importância de aprender ler o mundo.