A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Esther Netto 08/11/2020

Introdutório
Como ao fim de muitos livros, não concordo com tudo, no entanto, considero um bom começo para o pensamento de Paulo Freire.
Esteja a preparado para muitos relatos pessoais e para conhecer o educador.

Kyoko.Kinomoto 24/10/2020

Uma leitura que te leva a refletir.
O livro é um compilado de três artigos, sendo o primeiro que aborda a importância do ato de ler e sua leitura da "palavramundo". O segundo trata-se sobre a alfabetização de jovens e adultos e bibliotecas populares. Já o terceiro aborda sobre a alfabetização em São Tomé e Príncipe, seu contexto histórico e político, e a importância na formação de um cidadão crítico.

Kelen.Forner 02/10/2020

Maravilhoso!
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra. É preciso que a leitura seja um ato de amor. Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho." Paulo Freire

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

A importância do ato de ler - Paulo Freire
As obras de Paulo Freire são sempre de grande conhecimento. Neste livro, ele apresenta que as crianças carregam bagagem de conhecimento e que precisamos saber aproveitar essa bagagem e incluir o cotidiano dela no ensino, pois isso facilita o desenvolvimento do aprendizado.

Luan 26/08/2020

Não tenho muito a acrescenta, porque as resenhas anteriores já passaram uma boa base.

Confesso que li e vou ler outros dois livros do Paulo Freire para conhece-lo. Senti que o que ele trata no livro é de fato ensinar, todavia não é o empurrar assunto, vai muito além disso. Obviamente é preciso ter noção não só do mundo antes de ler um livro como também conhecer um pouco qual o período ele foi escrito. Uma visão critica, o entender de fato e questionar o porquê é assim. Creio que essa seja a maior lição que pude tira deste livro.

Júlia Dandara 12/08/2020

A leitura (e escrita) do mundo deve sempre preceder a leitura das palavras

@magalifbr 14/07/2020

É preciso ler o mundo...
Paulo Freire propõe que mais do que ler palavras, as pessoas leiam o mundo. Quem consegue entender sua realidade é capaz de fazer história e não apenas ser representado nela. Uma pessoa que lê é uma pessoa que pensa e é capaz de transformar o mundo.

JoAo.Belos 12/07/2020

Leitura agradável e muito importante para professor. Destaca não só a importância da leitura, mas algumas práticas pedagógicas do deslocamento da reflexão para o educando.

Suzanie 02/07/2020

Maravilhoso
Uma leitura que acrescenta muito, apesar de serem textos curtos.

Whermeson 26/05/2020

Livro 28 – 2019: A importância do ato de ler: em três artigos que se completam – Paulo Freire
“Na medida em que compreendemos a educação, de um ledo, reproduzindo a ideologia dominante, mas, de outro, proporcionando, independentemente da intenção de quem tem o poder, a negação daquela ideologia (ou o seu desvelamento) pela confrontação entre ela e a realidade (como de fato está sendo e não como o discurso oficial diz que ela é), realidade vivida pelos educandos e pelos educadores, percebemos a inviabilidade de uma educação neutra. A partir deste momento, falar da impossível neutralidade da educação já não nos assusta ou intimida. É que o fato de não ser o educador um agente neutro não significa, necessariamente, que deve ser um manipulador. A opção realmente libertadora nem se realiza através de uma prática manipuladora nem tampouco por meio de uma prática espontaneísta. O espontaneísmo é licencioso, por isso irresponsável. O que temos de fazer, então, enquanto educadoras ou educadores, é aclarar, assumindo a nossa opção, que é política, e sermos coerentes com ela, na prática. A questão da coerência entre a opção proclamada e a prática é uma das exigências que educadores críticos se fazem a si mesmos. É que sabem muito bem que não é o discurso o que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso."

site: https://drive.google.com/file/d/1vaoZhUlGIkIcsWKsIhF_URVD0qSZ8zT-/view?fbclid=IwAR062dYNCDsWMjaEElF69BMmbAUtK14NxlR7TDiYZTwwF2jDh-P_BXA79Yg

Juliana.Rissardi 19/05/2020

"Não basta ler, é preciso compreender"

O estudo não acontece apenas na escola, se um texto é difícil, não desista, estude -o com calma....

Tatiane 17/05/2020

Uma de minhas paixões
Essa pequenina obra é de uma riqueza imensa. Para não bater na tecla mais tocada que é a "palavramundo", presente logo no início do primeiro artigo que dá nome ao livro, transcrevo aqui uma ideia que Paulo Freire se apropriou e expôs no último dos três artigos, fazendo a devida referência:

"Fazer a História é estar presente nela e não simplesmente nela estar representado."

Creio que essa frase traduz uma das premissas do Método Paulo Freire que entendo como possibilitar que todo e qualquer homem tenha o direito de escrever a sua própria história, para não ficar restrito ao papel de personagem coadjuvante de histórias alheias.

Leitura imprescindível. Ainda mais nos dias de hoje.

Rafasaje 12/05/2020

Esse livro fez a minha visão de mundo e de leitura ser reformulada. Me ensinou a ler livros não por quantidades, mas por qualidade. Mas vale ler um único livro BEM, do que ler milhões de livros e não conseguir conecta-los com suas leituras de mundo.

Daniel.Malaquias 09/05/2020

Paulo Freire Presente
Este pequeno, porém grande livro, contém trechos de três palestras ministradas pelo mestre da educação brasileira e porquê não dizer mundial: Paulo Freire. Nele, Freire relata parte de seu método de alfabetização pelo mundo e sua experiência com os educandos, em especial a educação de jovens e adultos trabalhadores, a quem o mestre é categórico em afirmar: "A educação é um ato político". Livro pra ler e ter na estante de sua casa ou melhor ainda, na biblioteca de alguma escola.

Fernando 09/05/2020

Na leitura de cada texto de Freire (mesmo tão compacto quanto este), entende-se o motivo de ser ele o patrono da educação brasileira e um dos estudiosos mais citados no exterior.
Infelizmente, a elite brasileira não é suficientemente letrada e capaz de o compreender.