A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Daiasaa 13/07/2022

Perfeito!
Paulo Freire sempre entrega muito!
Neste livro podemos ver exemplos da sua Pedagogia Popular com alunos do EJA!

Thalita Heinen 23/06/2022

A Importância do Ato de Ler
Um livro didático essencial para quem faz parte da área da educação, para pais e todos aqueles que trabalham de alguma forma incentivando a leitura.
Aqui se fala não somente do hábito de ler o que se gosta e pegar o gostinho pela leitura, mas sobre a interpretação de texto tão necessária e em como todo aquele que lê apresenta mais compreensão e facilidade em aprender outras matérias didáticas e necessárias.

andreza 05/06/2022

muito legal as ideais apresentadas só acho q a professora q passou ele devia ler tbm, principalmente a parte q ele crítica professores q só falam ?

sara 30/05/2022

A importância do ato de ler
O conteúdo do livro é muito rico e relevante, mas eu acho que ele enrola muito pra falar o que quer, inclusive o assunto é quase a mesma coisa do "Pedagogia do Oprimido" com outros termos kkkkk. Os materiais e exemplos do último capítulo são ótimos. O método do Paulo, como um todo, é muito importante, leiam!

Kah 26/05/2022

O que falar?
Realmente estou muito agradecida de poder ler a obra dele e estudar sua história de vida, não estou falando de Paulo Freire como um Deus, com certeza tinha seus defeitos pois é um ser humano. Mas sua contribuição pra educação é inegável, infelizmente ainda vivemos num país de chucros e um sábio em terra de chucros é visto como louco, "muito pra frente" e por aí vai. A começar por nosso presidente!
Dou graças por já ter estado nessa posição tão idiota e desinformada a respeito de Paulo Freire, pois hoje tenho a imensa noção da oportunidade que estou tendo de poder compreender sua filosofia de ensino e poder educar meus filhos melhor!

Surrender_Nih 26/05/2022

Ensinamentos Puros e Simples
Comecei a ler esse livro devido o minicurso de leitura e interpretação de textos acadêmicos em que me inscrevi. No primeiro dia eu cheguei atrasada e, quando entrei na sala, vi esse texto aberto na tela do projetor e a frase "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" em destaque. Naquele momento, eu realmente entendi todo o peso dessa frase, gostei dela, anotei no meu caderno e resolvi que ia ler o texto e aqui estou.

Gostei muito de entender um pouco do pensamento de alguém tão importante para o Brasil e a educação quanto Paulo Freire. Destaquei diversas frases e concordei com muitas de suas ideias.

Admirável foi seu trabalho na alfabetização da população de São Tomé e Príncipe. Nessa parte do livro, houve momentos muito repetitivos, mesmo assim resolvo dar 5 estrelas para essa leitura pelo aprendizado que a trouxe para mim.

Algum dia, pretendo ler mais Paulo Freire para entender melhor sua forma de pedagogia. Mas acho que um período mais calmo da minha vida (longe de provas e a loucura da faculdade) tornaria mais proveitoso!

enzopalacio 13/04/2022

É muito interessante o olhar que Paulo Freire revela sobre a leitura nesse livro. Leitura curta e fácil.

Dinho 29/03/2022

Amo esse!

Li pela primeira vez antes de ter contato com a graduação em Pedagogia, e em 2021, quando cursei o componente de Educação Popular pela segunda vez, o meu grupo escolheu esse livro do Paulo Freire como referência a nossa aula proposta pela metodologia da nossa educadora. Escolhemos como tema para essa aula Cultura do Povo, levando algumas entrevistas com trabalhadoras e trabalhadores falando um pouco sobre o trabalho delas, assim como a importância desses saberes serem passados para os que estão ao nosso lado.

Paulo Freire reflete justamente sobre isso em sua obra, a qual nos traz discussões acerca da necessidade de educadoras e educadores partirem do ponto de chegada em seu ato de educar: a leitura do mundo de cada um, para que, em seu desenvolvimento dentro das atividades pedagógicas sejam aprofundadas e modificadas para além da leitura da bolha em que cada um de nós vivemos, mas a partir de uma leitura universal do mundo e que assim nos levará aos conhecimentos de que não estamos sujeitos a tanta violência de forma natural, mas de maneira simbólica, imposta e é por meio disso que entendemos que não há neutralidade científica, visto que há interesses por trás de cada ação feita pelos "tiozões".

Liv 15/03/2022

Necessário
Gostei muito de como a leitura desse livro flui rápido e simples. Paulo Freire é super necessário com a sua metodologia nos dias atuais.
Não tem como não amar cada etapa da alfabetização e letramento, vendo como é feito todo o método.
Recomendo para quem vai iniciar nas leituras dos livros de Paulo Freire.

Helena.Yara 26/02/2022

Os livros de Paulo Freire são sempre necessários e esse livro traz de forma prática meios e ferramentas essenciais pra a alfabetização

Geovana 20/02/2022

Interessante a forma como Freire fala sobre a leitura e ainda expondo a sua infância e adolescência com base no tema.
Já li três vezes por causa da faculdade e provavelmente irei ler de novo

Matheusvarraes 31/01/2022

Impactante
Como pode um livro com tão poucas páginas lhe permitir uma serie de reflexões profundas sobre leitura e política. Freire é humilde e poético nas palavras.