A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Maurício 31/07/2021

Não foi o que esperei do livro
Bom, se você comprar esse livro pelo título dele, você está engando pois não encontrará um fórmula como os livros de auto ajuda. Neste livro vamos ter uma ideia muito forte e clara do posicionamento de Freire quanto educador, filósofo e político. Bom minha avaliação não é muito boa pois a experiência de leitura não foi agradável como esperava que fosse. Mas indico para aqueles que estão cursando licenciatura como eu, irá expandir seus horizontes, claro que devemos deixar o posicionamento político de lado e extrair tudo aquilo que for de valor e refletir se aquele posicionamento contrário do seu é de fato um posicionamento equivocado, errado ou até mesmo coerente.

Para Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra. E após analizar sua ideia faz total sentido junto a sua metodologia descrita no livro para a alfabetização de jovens e adultos.

Linara.Chaves 27/07/2021

A importância do ato de ler
O livro é bom, de fácil leitura, mas acredito que talvez aquilo que buscava nele, na verdade não era o objetivo do autor em um primeiro momento.
O livro traz uma análise a respeito de cadernos que são utilizados na alfabetização de crianças, e tratam de temas ligados a gramática, e também assuntos diversos associado a realidade vivenciada no período em que foi escrito.

Madeira 19/07/2021

Leitura e ação
Acredito que seja meu primeiro contato com a obra de Paulo Freire, pelo menos na denominação formal. Um bom livro. Baseado na sua gama de experiências práticas expondo de forma consistente a difícil arte de ensinar a ler de forma não mecanicista e com aplicação prática daquilo que se lê. Outro ponto interessante é a capacidade de se posicionar politicamente sob o véu de aprender a ler. Boa leitura!

Raissa Salache 17/06/2021

A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo: isso é educação, isso é política.
Essa foi a primeira obra de Paulo Freire que li e fiquei encantada com sua forma simples, direta e acessível de transmitir suas reflexões. Não é à toa que Freire é um dos maiores nomes da educação, essa obra curta nos proporciona a abertura para diversos diálogos e reflexões.
O livro deixa clara a visão do pensador sobre o ato de educar, o papel do educador e do educando; fiquei encantada com a maneira intima e pessoal que o autor retrata seus pensamentos, partindo de suas próprias experiências e convidando o leitor a fazer o mesmo, comprovando que de fato o ato de ler (e escrever) palavras é sempre precedido da leitura do mundo.
Após essa leitura fiquei com um gostinho de “quero mais”, com certeza buscarei me aprofundar nos escritos e pensamentos desse grande educador.

linne 01/05/2021

Muito bom!
É um livro curto que contém muitas mensagens fortes! É inspirador e me fez refletir sobre o poder da educação.

Patrick 03/04/2021

Leitura do mundo
Realizar a leitura do mundo antes da leitura das palavras.
Ao ler este breve livro, foi impossível não pensar nas crianças que já realizam uma leitura do mundo, a partir de suas experiências cotidianas, mas que são substimadas por seus professores, e até por seus próprios familiares, preocupados que estão com a junção das letras e a construção de palavras, numa repetição sem fim de letras e sílabas.
Ainda vivemos em uma sociedade onde a criança, o adolescente e o adulto que está na escola não é de maneira alguma realmente visto como o sujeito de sua aprendizagem.

Debi 29/03/2021

Esse foi essencial para compreender o quão é importante a literatura e a leitura na educação desde os anos iniciais.

Duda 12/03/2021

Da série: leituras da faculdade que eu vou levar para a vida.

Esse livro é tão importante, me fez repensar a prática da leitura e remodelar meu pensamento. Muito bom, mas já é sabido, tendo em vista o autor...

Jessika.Freitas 12/03/2021

Fascinante base do pensamento Freiriano
Abordando os temas alfabetização e educação, Paulo Freire nos encanta com suas palavras e visão.

?A leitura do mundo precede a leitura da palavra?

Charly.nunes 02/03/2021

A sagacidade de Paulo Freire sempre será memorável de admiração. Mostrando de forma simples, como a educação pode ser acessível para todos, de sua importância para o desenvolvimento não só do indivíduo, como da sociedade. Trazendo uma didática que demostra respeito e humanidade com o educando, que não o acolhe somente como "aluno", que deve urgentemente ser alfabetizado, mas como um indivíduo com cultura e dificuldades sociais. Sem sombras de dúvidas, Paulo Freire é uma grande inspiração para todos os educadores que prezam pelo respeito e educação

Brê 20/02/2021

Enriquecedor!
Li esse livro pela primeira vez no início da minha graduação, já o tinha achado muito bom. Relê-lo só me mostrou o quanto as reflexões de Paulo Freire são espetaculares. Pensar a educação sem pensar no individualismo de cada um, sem pensar nas diferentes vivências que o estudantes têm é inconcebível. Quando Freire diz que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, ele nos traz a concepção de que precisamos estar atentos e atentas às realidades distintas de cada indivíduo, cada ser carrega um mundo dentro de si, ninguém é um papel em branco a ser preenchido, todos temos nossas bagagens que são muito importantes para a construção da nossa educação e da nossa aprendizagem. Uma leitura muito enriquecedora com toda certeza.

Trechos favoritos:

"[...] a leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. E aprender a ler, escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade."

"Na medida, porém, em que me fui tomando íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na "leitura" que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo."

"Só educadoras e educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato de serem educados pelos educandos; só eles separam o ato de ensinar do de aprender, de tal modo que ensina quem se supõe sabendo e aprende quem é tido como quem nada sabe."

"É que, na verdade, o contrário da manipulação nem é neutralidade impossível nem o espontaneísmo. O contrário da manipulação, como do espontaneísmo, é a participação crítica e democrática dos educandos no ato de conhecimento de que são também sujeitos. É a participação crítica e criadora do povo no processo de reinvenção de sua sociedade."

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre."

Stefânea 19/02/2021

Sempre tive receio de ler Paulo Freire e acho que esse não foi um bom livro para iniciar minha leitura do autor.

A escrita, apesar de ser fluída, é bastante densa e um pouco repetitiva. Consegui entender o que ele estava querendo dizer, mas não senti que foi algo "direto ao ponto".

Depois de 50% senti que fluiu muito melhor, porém não é uma obra que eu indicaria para um primeiro contato.

augusto.defragacardoso 17/01/2021

Não existe educação neutra
Neste livro Paulo Freire nós diz que "a leitura de mundo precede a leitura da palavra." É preciso conhecer a realidade, refletir sobre ela, para entende-la e avançar na construção do conhecimento. O autor propõe um ensino honesto e posicionado. Todas as formas de educação são políticas, tem intencionalidade. Então uma educação para a libertação dos oprimidos deve agir para que os próprios indivíduos ajam para a sua autonomia.

Tábata Kotowiski 13/01/2021

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra."

Apaixonada pela visão de educação de Freire. Como ele vê a educação como uma ato político e como ele pensa que é mais do que necessário trazer a realidade dos estudantes a alfabetização é realmente maravilhoso.

Já nas primeiras páginas do livro é muito fácil entender o por quê da extrema direita desse país tentar desacreditá-lo constantemente. Um educador que propõe desenvolver a criticidade dos alunos já na alfabetização? É realmente muito assustador. Ainda mais para um grupo que se beneficia com a ignorância popular.

O livro transcreve 3 palestras/artigos dados pelo educador, por isso não é tão aprofundado em suas ideias mas acho que é uma boa porta de entrada para o universo de Freire.

site: randomicidades.wordpress.com

Daniel263 06/01/2021

A importância da leitura segundo um dos maiores educadores do mundo!
Publicado em @curadorliterario

100ª leitura de 2020.
(E 2º livro do Clube de Metaleitura)

Nada mais simbólico do que reler Paulo Freire, para o Clube de Metaleitura e ser a 100º livro do ano!

Assim como “Pedagogia do oprimido”, esse livro tem uma enorme importância. Nele, há a transcrição de dois discursos do educador e filósofo mais citado no mundo e um programa de alfabetização bem especial.

A leveza dos relatos, a simplicidade das frases curtas e fortes e a obviedade da nobreza de suas ideias deixam claro como há muita ignorância e maldade naqueles que atacam Paulo Freire.

A obra é bem curta e fácil de ler!

Talvez, justamente por ser a transcrição de discursos, os textos mereçam ser lidos com calma e já pensando nas outras obras do autor.

E, talvez também, por isso mesmo merece releituras de tempos em tempos! 😝

site: https://www.instagram.com/p/CJWOKYUjA64/