A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

analua 30/08/2022

esclarecedor
Leitura obrigatória do curso de pedagogia, esse livro só reforçou a minha vontade de fazer meu tcc com um tema voltado a importância da leitura, Paulo Freire muito perspicaz como sempre, escrita maravilhosa, eu nunca tinha parado pra pensar nessa leitura de mundo que ele comenta no livro, não dessa forma, foi uma leitura maravilhosa que eu com certeza vou repetir novamente.

Arminda 22/08/2022

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre."
Importância de aprender ler o mundo.

Daiasaa 13/07/2022

Perfeito!
Paulo Freire sempre entrega muito!
Neste livro podemos ver exemplos da sua Pedagogia Popular com alunos do EJA!

Thalita Heinen 23/06/2022

A Importância do Ato de Ler
Um livro didático essencial para quem faz parte da área da educação, para pais e todos aqueles que trabalham de alguma forma incentivando a leitura.
Aqui se fala não somente do hábito de ler o que se gosta e pegar o gostinho pela leitura, mas sobre a interpretação de texto tão necessária e em como todo aquele que lê apresenta mais compreensão e facilidade em aprender outras matérias didáticas e necessárias.

andreza 05/06/2022

muito legal as ideais apresentadas só acho q a professora q passou ele devia ler tbm, principalmente a parte q ele crítica professores q só falam ?

sara 30/05/2022

A importância do ato de ler
O conteúdo do livro é muito rico e relevante, mas eu acho que ele enrola muito pra falar o que quer, inclusive o assunto é quase a mesma coisa do "Pedagogia do Oprimido" com outros termos kkkkk. Os materiais e exemplos do último capítulo são ótimos. O método do Paulo, como um todo, é muito importante, leiam!

Kah 26/05/2022

O que falar?
Realmente estou muito agradecida de poder ler a obra dele e estudar sua história de vida, não estou falando de Paulo Freire como um Deus, com certeza tinha seus defeitos pois é um ser humano. Mas sua contribuição pra educação é inegável, infelizmente ainda vivemos num país de chucros e um sábio em terra de chucros é visto como louco, "muito pra frente" e por aí vai. A começar por nosso presidente!
Dou graças por já ter estado nessa posição tão idiota e desinformada a respeito de Paulo Freire, pois hoje tenho a imensa noção da oportunidade que estou tendo de poder compreender sua filosofia de ensino e poder educar meus filhos melhor!

Surrender_Nih 26/05/2022

Ensinamentos Puros e Simples
Comecei a ler esse livro devido o minicurso de leitura e interpretação de textos acadêmicos em que me inscrevi. No primeiro dia eu cheguei atrasada e, quando entrei na sala, vi esse texto aberto na tela do projetor e a frase "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" em destaque. Naquele momento, eu realmente entendi todo o peso dessa frase, gostei dela, anotei no meu caderno e resolvi que ia ler o texto e aqui estou.

Gostei muito de entender um pouco do pensamento de alguém tão importante para o Brasil e a educação quanto Paulo Freire. Destaquei diversas frases e concordei com muitas de suas ideias.

Admirável foi seu trabalho na alfabetização da população de São Tomé e Príncipe. Nessa parte do livro, houve momentos muito repetitivos, mesmo assim resolvo dar 5 estrelas para essa leitura pelo aprendizado que a trouxe para mim.

Algum dia, pretendo ler mais Paulo Freire para entender melhor sua forma de pedagogia. Mas acho que um período mais calmo da minha vida (longe de provas e a loucura da faculdade) tornaria mais proveitoso!

enzopalacio 13/04/2022

É muito interessante o olhar que Paulo Freire revela sobre a leitura nesse livro. Leitura curta e fácil.

Dinho 29/03/2022

Amo esse!

Li pela primeira vez antes de ter contato com a graduação em Pedagogia, e em 2021, quando cursei o componente de Educação Popular pela segunda vez, o meu grupo escolheu esse livro do Paulo Freire como referência a nossa aula proposta pela metodologia da nossa educadora. Escolhemos como tema para essa aula Cultura do Povo, levando algumas entrevistas com trabalhadoras e trabalhadores falando um pouco sobre o trabalho delas, assim como a importância desses saberes serem passados para os que estão ao nosso lado.

Paulo Freire reflete justamente sobre isso em sua obra, a qual nos traz discussões acerca da necessidade de educadoras e educadores partirem do ponto de chegada em seu ato de educar: a leitura do mundo de cada um, para que, em seu desenvolvimento dentro das atividades pedagógicas sejam aprofundadas e modificadas para além da leitura da bolha em que cada um de nós vivemos, mas a partir de uma leitura universal do mundo e que assim nos levará aos conhecimentos de que não estamos sujeitos a tanta violência de forma natural, mas de maneira simbólica, imposta e é por meio disso que entendemos que não há neutralidade científica, visto que há interesses por trás de cada ação feita pelos "tiozões".

Liv 15/03/2022

Necessário
Gostei muito de como a leitura desse livro flui rápido e simples. Paulo Freire é super necessário com a sua metodologia nos dias atuais.
Não tem como não amar cada etapa da alfabetização e letramento, vendo como é feito todo o método.
Recomendo para quem vai iniciar nas leituras dos livros de Paulo Freire.