Quase Uma Rockstar

Quase Uma Rockstar Matthew Quick

Resenhas - Quase Uma Rockstar

Rafaella 30/01/2021

Quase uma Rockstar foi publicado no Brasil em 2015 pela Editora Intrínseca e ganhou destaque em 2020 pelo lançamento da adaptação do livro que chegou na Netflix. Confesso que já havia ouvido falar sobre o livro, mas só agora fiz a solicitação para a editora justamente por causa do lançamento do filme e me arrependo por ter demorado tanto tempo para fazer essa leitura que me cativou desde os primeiros capítulos.⁣

Durante a leitura conhecemos Amber Appleton, uma jovem de dezessete anos com uma trajetória nada fácil, porém que jamais perdeu a alegria de viver. Ao ser expulsa da casa do ex-namorado de sua mãe, as duas começam a viver no Amarelão - o ônibus escolar em que a mãe de Amber trabalha - mesmo sem muitas condições a adolescente faz questão de ajudar a todos que conhece, na igreja do Padre Chee ela coordena o grupo das Divas Coreanas por Cristo, em uma casa de repouso faz questão de visitar os internos e criar formas de diversão para os idosos que em sua maioria foram deixados lá por suas famílias e não costumam receber visitas, o Soldado Jackson é uma das pessoas que também foram inspiradas por Amber, um veterano de guerra que por causa das correspondências da adolescente começou a ter mais contato com o mundo. ⁣

Os garotos que participam do Clube de Marketing do professor Franks são os companheiros de Amber na escola e ela faz de tudo para inclui-los em sua jornada, porém quando mais uma tragédia acontece na vida da Princesa da Esperança, Amber começa a questionar se essa forma de viver sempre motivada e bem-humorada não é muito para suportar. Com a ajuda e motivação de todos aqueles que Amber costumava ajudar será possível que ela volte a ter esperança em sua vida? De leitura fluida, a edição que recebi da Intrínseca veio com uma jacket com a capa do filme, os capítulos são bem curtinhos e tornam a leitura mais rápida, a revisão está boa, a diagramação é simples e funcional. Sem dúvidas é uma leitura indicada a todos os leitores que querem conhecer uma história inspiradora e cativante.

site: https://www.instagram.com/blog_lavieestailleurs/

Marina 29/01/2021

Achei esse livro incrível. Comecei achando que era 3 estrelas 3,5, mas indo pra metade acontece uma coisa que me pegou muito.
Chorei horrores. Achei que foi muito importante pra mim ter lido ele, principalmente no meu contexto atual.
É muito bonito ver alguém com tanta esperança, pelo menos pra mim que dou uma esperançosa ferrenha. Sei muito bem que é fácil abandonar a esperança e esse livro fala sobre isso, sabe.
Achei incrível, o livro que eu mais gostei do autor (ouso dizer o único até)
*Também me irritei com o "meus meninos", tirei 0,5 estrela por esse ranço (e por algumas outras coisinhas)*

Dime 19/01/2021

Uma história envolvente
Eu chorei tanto nesse livro e por vários motivos. Chorei de tristeza, de dó, de alegria, de emoções variadas. Esse livro é um recorte da vida cruel e real, mas que também é repleta de pessoas do bem que ama e querem o melhor para gente. Eu amei cada parte desse livro e recomendo muito.

Valeu Sis 15/01/2021

Essa história, é narrada em primeira pessoa por Amber, uma menina de 17 anos, que mora em um ônibus escolar com sua mãe e seu cachorrinho. Para ocupar o tempo durante o dia, Amber se dedica a uma série de projetos, seja escolar ou de caridade, onde tem uma rede amigos que lhe dão todo o suporte que sua mãe não lhe dá. Apesar das dificuldades, Amber não se permite afetar, e busca sempre ajudar os outros, ao invés de si própria.

O otimismo da protagonista me incomodou um pouco no começo do livro, mas no decorrer da história entendi que era a intenção do autor. Pois fica evidente que por mais que você olhe as coisas pelo lado positivo, você nem sempre está preparada para as rasteiras que a vida da. Que por fora, você pode passar tranquilidade, mas internamente, você carrega uma tempestade. Amber é uma menina super esperançosa, que não permite que as adversidades atrapalhem seus sonhos. Se doa inteiramente a seus amigos, e quando ela mais precisa, eles estão lá para ajudar, sem pedir nada em troca.

Foi uma leitura super leve, com algumas passadas descontraídas, que pode passar por bobinho as vezes, mas conforme a leitura vai avançando, principalmente depois da metade, ele se aprofunda, falando de luto e depressão.

O livro tem uma adaptação cinematográfica disponível na Netflix, com mesmo nome do livro. O livro foi escrito em 2010, sendo que fiz a leitura em dezembro/20. É distribuído no Brasil pela editora @intrinseca

site: https://www.instagram.com/valeusis/

anisabela 13/01/2021

Quase uma Rockstar
O final deste livro é maravilhoso, chorei horrores!! Confesso que era um livro que já estava a muito tempo na minha prateleira, pois estava com preguiça de ler kkkkkkkkkkkk, mas a história me surpreendeu muito! Amei os personagens, me apeguei a eles e até shippei uns aí kkkkkkkkk. Livro que superou muito minhas expectativas!!!

Nine 06/01/2021

Esperança
Que gracinha, chorei varias vezes!
É para motivar, se alegrar... como uma unica pessoa, pode mudar centenas.

Karol Garnier 06/01/2021

Amber ou Poliana?
Amber me lembrou muito a história da Poliana. Uma menina alto astral, de bem com a vida, mesmo com tudo desmoronando ao seu redor.

O que as pessoas não sabem é que Amber faz um esforço enorme para ser assim, não porque ela é falsa, mas por ser difícil carregar o mundo nas costas. Muitas vezes chora escondido...

Mas ela é uma querida e por onde passa faz amigos. Ela faz amizade com pessoas que ninguém nem nota ou lembra que existe.

Ela se preocupa com as pessoas...

Coisas ruins acontecem... mas pessoas boas sempre vão colher bons frutos tb.

Esse livro é pra dar esperança para nós e mostrar que todos nós podemos ser um pouco Amber e se esforçar mesmo nos dias tristes para fazer alguém sorrir.

Ps: chorei mto...

Will 31/12/2020

Uma RockStar de emoção
Amber é uma garota que não tem a vida fácil, mas que aproveita os bons amigos que tem e usa sua boa vibe para levantar o astral de todos que a cercam.

É um livro emocionante, um livro que fala sobre esperança, mas a cima de tudo sobre o amor.
É lindo como Amber consegue cativar a todos com seu jeito único de ser. Ela se preocupa com todos, e não tem medo de demonstrar os seus sentimentos aos seus amigos.

Sua vida não é fácil, e é fácil questionar "Como uma garota que sofre tanto tem tanta energia para viver?" E a resposta é simples: Fé!

É reconhecer que todos passam por problemas, mas o que importa é ser feliz.
Esse livro aqueceu meu coração, e me fez enxergar que a vida é uma montanha russa, e que cada momento vai nos ensinar algo, temos só que tirar proveito dessas lições e ser feliz, acima de tudo

Ícarus 31/12/2020

Esse livro me ensinou que o melhor lugar pra procurar uma Sugar Mommy é numa casa de repouso

Graziela 30/12/2020

Sei que parece estranho, mas a gente tira amor de onde pode
Escolhi este livro aleatoriamente, e também pelo fato de estar na minha estante desde 2017, para finalizar minhas leituras em 2020. E não podia ter sido melhor, fechei o ano literário com chave de ouro. Nada como um livro sobre esperança e otimismo para encerrar o ano e começar outro.

Amber Appleton é uma adolescente de 17 anos, a vida dela não tem sido fácil, ela e a mãe vivem em um ônibus escolar. No inverno ela vê os vidros congelarem, sua respiração se condensar, mas o único cobertor que tem deixa para mãe, o jeito é apelar para umas camadas extras de roupa e dormir junto com BBB, seu fiel e fofo amigo de quatro patas. A mãe de Amber é alcoólatra, e o pouco que ganha gasta com vodca barata, assim ambas passam muitas vezes sem o que comer.

Mesmo assim Amber não desanima, mantém-se sempre otimista e esperançosa, e sua fé em JC é inabalável.

Ela tem os melhores amigos do mundo, o grupo excluído da escola, Ty, o único negro da escola, Chad, o cadeirante que o corpo não se desenvolveu muito, Jared, irmão e fiel escudeiro de Chad, Rick o menino autista da escola, juntos eles formam "os cinco".

Amber é uma inspiração, sempre determinada, com uns planos malucos para ajudar quem precisa, ela espalha palavras positivas em seu caminho, e esperança para muitas pessoas. Por isso os velhinhos do asilo, e as Coreanas da igreja do padre Chee a chamam de princesa da esperança, levando um pouco de motivação e alegria a eles. Até mesmo um veterano da guerra do Vietnã, que não gosta de pessoas cedeu ao otimismo de Amber.

Mas uma tragédia acontece, e as coisas se tornam ainda piores, fazendo com que Amber não enxergue mais a luz no fim do túnel, deixando somente escuridão, fazendo com que Amber deixe de ser a Amber de sempre.
Como superar a tristeza quando se sente abandonada, como manter a fé, se até mesmo o grande JC parece que a abandonou. Será que Amber vai conseguir se reencontrar consigo mesma e voltar a ser a princesa da esperança?

Já chorei ao ler um livro, mas neste ano nenhum tinha me arrancado tantas lágrimas assim.
Simplesmente cativante e emocionante.

Cley 23/12/2020

Se existe alguém mais otimista e esperançosa que Amber Appleton eu desconheço, mesmo morando num ônibus após o namorado da sua mãe ter expulsado as duas, Amber sempre espera sempre o melhor, e mesmo que sua mãe seja alcoólatra e falte comida em alguns dias, Amber não se abala, porém, depois de uma tragédia em sua vida, tudo fica comprometido, sua fé, esperança e aquela garota de 17 anos que era um incentivo a todos desaparece.

Quick apresenta uma história comovente de uma adolescente que tem uma vida complicada, mas que não se abala com as dificuldades. Amber é alto astral e encanta a todos com seu jeito e palavras de esperança. Mas, a garota alegre e esperançosa sai de cena e tudo muda. Fiquei triste pela Amber, pois suas dores e angústias são tão palpáveis que não há como não se sensibilizar.

Em meio às tragédias, Amber tem amigos que não desistem dela, porque ela também não desistiu deles. O autor foi muito feliz nesse aspecto, porque nos leva a entender que, ninguém consegue nada sozinho, se não tivermos amigos, pessoas que nos amparem nos dias maus, as coisas ficariam bem mais insustentáveis. Os amigos da Amber são carismáticos e um pilar para nossa protagonista, assim, a presença desses personagens secundários é importante para não deixar que ela jogue a toalha.

Tive certo problema com alguns pensamentos da Amber, pois não batiam com o discurso que tinha.
Estamos acostumados com adolescentes numa fase de descoberta do corpo, prazeres etc.; porém, o autor não mostrou isso em Amber, ela tem 17 anos, mais poderia ter menos, pois seus pensamentos e ações eram bem diferentes da maioria dos adolescentes.
Além dos amigos, Amber tem um filho de quatro patas, o doce Bobby Big Boy (BBB), seu vira-lata que está com ela em todos os momentos e que tem bastante relevância na obra.

Já tem filme e você pode assistir na Netflix. Farei isso em breve para rever a Ember e me encantar novamente com a história de uma garota que, contra todas as possibilidades ela é quase uma rockstar.

gabi. 21/12/2020

Não foi o melhor livro de Matthew Quick que já li, segue o mesmo esquema básico de uma personagem principal cheia de problemas que tem um final mais ou menos ok.

Liv 15/12/2020

Péssimo
O livro é muito ruim, a personagem completamente imatura e sem noção, pior livro lido no ano, dei esse tanto de estrelas pq é ?comovente?

Rebekah 13/12/2020

Achei o livro meio doido e a maneira que o autor constrói a narrativa não me prendeu muito

Nay 06/12/2020

Inspiração, fé e redenção
“Quase uma Rockstar” nos conta a história da esperançosa e alegre Amber Appleton, uma adolescente única e com uma habilidade incrível de cozinhar usando bebidas alcoólicas. Amber sempre foi a alegria de muitas pessoas ao seu redor, mas é quando algo terrível acontece que conhecemos um outro lado de nossa heroína: aquele que não se vê capaz de continuar o show como uma rockstar.

Este foi um livro difícil no começo, a história simplesmente não andava. Porém, quando tudo deu certo e consegui seguir a leitura, vi que era uma tremenda história. Neste livro vemos união, diversidade, esperança, solidariedade, perseverança e muito do espírito adolescente. Com uma leitura dinâmica, nos sentimos conversando com a própria Amber enquanto tomamos chá verde. Me baseando em outras leituras que já fiz do autor, pude perceber que sua escrita se adapta aos seus personagens e dessa vez o resultado é um mix de energia e excitação na maior parte do livro.

Por mais que eu tenha amado o final do livro, a evolução da personagem e tenha me conectado com a história nas últimas páginas, tive que pensar muito para avaliar. Como já disse, a história demora muito a andar e isso quase me fez desistir da leitura. Então, minha dica é: tenha paciência, vale a pena.

“Quase uma Rockstar” carrega um espírito incrivelmente leve e nos faz conhecer mais sobre a vida e seus caminhos. Inspiração, fé e redenção são algumas das outras coisas que podemos encontrar aqui. É uma resposta inesperada a dor dessa menina tão cheia de vida que é Amber Appleton.