Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Marcos774 26/05/2022

Interessante!
Se eu tivesse lido esse livro há alguns anos atrás talvez minha opinião fosse mais empolgante, mas hoje, as descobertas já não fazem mais o efeito de outrora. Um livro interessante, nada além disso. Não é ruim, mas não me cativou. Uma história sobre a vida de um traficante de um morro do Rio de Janeiro que ficou famoso por algumas situações. Dentre elas a gravação de um clipe do artista Michael Jackson.

Renan 05/07/2011

O lado certo da vida errada
Abusado uma história épica com muitos tiros,fugas impossíveis, aventuras,romances e traições.hahaha!
Não se engane, isso é realidade. Tão perto porém tão longe de nossa realidade na frente de um computador, existe espalhados pelo Brasil vários morros do Santa Marta, varias pessoas que são 'gentes' como nós, mais na pratica são considerados de outros mundos, vivem em condições precárias onde a solução para seus problemas é entrar para o crime,ganhar dinheiro e mudar a realidade, e ai não está um solução mais está o inicio de uma prisão perpétua.

Marcinho Vp, seria vilão ou héroi?
esse livro é sensacional, você considera um bandido um herói mesmo sabendo que ele é um criminoso.Sou fã dele não posso negar,suas aventuras são demais, o cara pegava muita mulher,tomava tiro e não morria, ele era o cara certo do lado errado, mais sinceramente ele lutava por uma causa perdida, seu lema Paz,Justiça e Liberdade só existia na sua cabeça, por mais que ele lutasse para impor uma forma de acabar com o crime e melhorar o mundo, isso nunca será possível porque sempre existirá ambição,inveja,ganancia, corrupção,preconceito. enquanto esse nosso mundo existir será muito difícil nós vivemos tranquilos para sempre.

marcelo 14/04/2012minha estante
gostei muito deste livro que expõe o outro lado da moeda. marcinho vp era, para mim, uma versão brasileira do che. dotado de muita revolta e poucos recursos ele defendeu o que achava ser certo. muito bom o trabalho do caco barcellos.

Mayra Dias 29/05/2012minha estante
Eu sabia, desde o começo o que poderia acontecer com ele, mas fiquei mal no final :/

Sergio330 16/09/2021

Romanceando o crime.
O livro é muito bom , rápido , ágil e te prende. Só não dei as cinco estrelas por conta do aparte que vou fazer : embora ele tenha sido um bandido culto , inteligente , amante de bons livros e filmes , e em algum momento do livro é dito que ele não concordava com o excesso de violência no " estatuto do CV " ; ele foi um TRAFICANTE que desgraçou muitas famílias . O Caco quase o coloca como um Robin Hood moderno , que rouba dos ricos pra dar aos pobres mas não menciona de que forma ele tira dos ricos ou da sociedade em geral .
Por isso o título da resenha , pois o autor faz parecer um romance de capa e espada . O policial corrupto é um opressor mas zero palavras para quem o alimenta nessa cadeia de corrupção .

Je Magazine 30/07/2010

História Abusada, narrativa, nem tanto

Logo no primeiro capitulo, fui envolvida com a história. Tudo muito rápido e empolgante. Sim, parece ficção, esse é um ponto positivo para mim, porque tira o foco da parcialidade do Caco Barcellos.

O livro narra história da “Turma da Xuxa”, grupo do Marcinho VP, vulgo Juliano VP, e as histórias paralelas, justificando os apelidos, e situações que levaram aos atos atuais são encaixados nos momentos propícios, que enfatizam a relevância de cada um, além de me fazer rir sozinha algumas vezes, pela ironia das justificativas.

Como sempre faço, assim que terminei o 1º capitulo, pulei para as fotos, e não entendi a legenda de muitas (claro,rs estava no começo do livro), mas me surpreendi com a foto do primeiro personagem morto, que foi narrado. Mais um ponto positivo, matou a minha curiosidade.

São muitas histórias paralelas, e algumas, realmente marcantes. Lá pelas 400 páginas, eu já estava completamente apaixonada pelo Juliano VP, mas as cartas reproduzidas, escritas e recebidas por ele, me fizeram voltar à realidade. O fato, é que houve uma descrição da mesma idéia que fazemos de um mundo melhor, do ponto de vista que não estamos acostumados a ouvir, mas que na prática, não fazia tanta diferença, por toda a força externa envolvida.

A parte broxante do livro, começa quando o Caco deixa de ser narrador, para virar personagem. Particularmente, talvez por ignorância minha nesse assunto, a raiva foi maior ao descobrir que a história foi oferecida para ele contar, e ele relutou em dizer sim. Essa parte da história, para mim, deveria entrar no prefácio, se é que deveria mesmo entrar.

Pesquisar os fatos e fotos do Marcinho VP na internet foi uma reação natural, eu imagino. Mas me arrependi, e isso que vou contar é contraditório. Olhar as fotos dele, com aquela expressão de “boa praça”, junto com a visão heróica que o livro passa, dá uma impressão de que ele não deveria estar ali como réu, e o pior, tive pena por ele ter morrido como morreu, jogado no lixo com suas idéias e livros.

No fim das contas, que queria acreditar que era só um livro de ficção, e continuar com minha opinião de que bandido é bandido porque quer, e todo o mal que sofrem é pouco pelo mal que causam.
Pefico 22/08/2010minha estante
Excelente resenha.

Roni 11/09/2016minha estante
Comecei a lê-lo agora é já estou bem preso a leitura. Ver a disparidade de classes do pessoal do morro com os da pista e suas peculiaridades é o que precisamos entender.

Grazie A. 09/08/2022

Uma história muito bem pesquisada e bem escrita. Um livro triste, intenso, violento, que aborda como no RJ a polícia e o tráfico de drogas/quadrilhas são tão distintas e tão iguais que persistem por décadas em uma guerra que só mata e nunca chega em uma possível solução.
Por ser um livro pesado, ao terminar fiquei com uma sensação, quase física, de indigestão. A todo tempo, durante as descrições dos tiroteios e guerras no morro Santa Marta, é angustiante pensar nas pessoas que simplesmente moravam ali, tendo que correr riscos, acobertar bandidos mesmo sem querer, não ter saneamento básico, pouca oportunidade de trabalho ?no asfalto?(como chamam as áreas centrais ou apenas abaixo dos morros). O final, com a violência gratuita do Estado, a também soberba violência dos traficantes? difícil. E, por curiosidade, ao pesquisar que o Amaro VP (no livro Juliano VP, mas que confundem com o Marcinho VP, outro traficante famosíssimo do Rio) foi morto por conta desse livro tornou tudo mais denso, intragável.
Uma vida difícil, um livro difícil, mas de um assunto que deveria ser discussão obrigatória. Outro trabalho impecável de Caco Barcellos.

eliazevedo 24/05/2022

A vida e as histórias na favela do Morro Santa Marta, no Rio, contada através da trajetória de Juliano VP, pseudônimo para um famoso traficante de drogas das décadas de 80/90. Seu início na vida do crime, sua ascenção como o "dono do morro", os amigos de vida, os parceiros no crime, os inimigos, as vitórias e derrotas, o declínio do seu "reinado"...
A narrativa de Caco Barcelos nos permite visualizar as histórias de vários personagens e da rotina da favela.

Juliana Canoura 12/07/2009

Fantástico
A julgar pela capa se espera a história de um traficante frio e violento, e não poderia ser maior a surpresa, ao se deparar com o ser humano por trás do marginal, procurado pela polícia.

Abusado, conta a vida de Marcinho VP,Juliano, como é chamado no livro, E mostra além da sua triste trajetória, como era a vida dos outros moradores da favela Dona Marta, a escolha entre a vida sofrida de miséria, e trabalho no asfalto, como eles denominavam a cidade, ou a vida curta, com algum conforto que o dinheiro do tráfico e o crime proporcionavam.

A história de Juliano emociona, revolta, envolve todo tipo de leitor, seja esse o gênero literário preferido ou não.

O livro surpreende do começo ao fim, pela narrativa cativante, e pela compaixão e compreensão que é despertada de repente, por Juliano, não justificando sua vida no tráfico e suas escolhas desacertadas, mas entendendo o ser humano, que dizia estar no lado certo da vida errada, que lutava pela comunidade, mesmo que às vezes usasse as armas erradas.

Uma leitura obrigatória, para conhecer o outro lado da vida, do morro, da sociedade, e do traficante que morreu,tentando falar mais alto do que os tiros do seu próprio fuzil.

Jana 20/11/2009minha estante
Juliana, seu comentário foi decisivo para que eu continue lendo Abusado.

Estava um pouco desanimada com a leitura (iniciei faz pouco tempo), com receio de que fosse algo como o filme "Tropa de Elite", mas depois do seu comentário, resolvi apostar novamente na continuidade desta leitura.

Obrigada!

Matt 10/10/2022

Histórias reais sobre a violência policial e do tráfico
Sobre a escrita:
O livro escrito pelo grandíssimo jornalista Caco Barcelos é uma aula de jornalismo, como diria meu professor.
A qualidade das entrevistas, a apuração de fatos é sem dúvidas impecável. O trabalho aqui feito foi criado com um empenho sem tamanho. Pode se observar tudo isto na quantidade expressiva de detalhes sobre acontecimentos e pessoas.

Como Caco consegue transformar entrevistas, matérias, e ademais em uma história única, com falas, descrições de cenário e tudo mais me deixa de boca aberta.

Sobre o conteúdo:
O livro trata da história de Juliano e a Turma da Xuxa, grupo composto por amigos de infância, em sua ascensão a Dono do morro como chefe do tráfico.
Nós são apresentados personagens com passados profundamente traumáticos, vivendo em uma situação de risco. Além de casos de extrema violência policial e violência dos próprios traficantes.
Existem muitas cenas chocantes, como de estupro e tortura. Pessoas que morrem sem motivo, ou por engano.

Histórias essas que acontecem dia a dia no Brasil mas não ganham destaque na mídia por serem acontecimentos com pessoas pobres da favela. Pessoas sem voz, que tem um passado e a própria vida sem importância para outros.

Recomendo fortemente a leitura deste livro, apesar de longo ele possui uma escrita muito enriquecedora.

Caique 21/01/2009

O livro-reportagem Abusado do jornalista Caco Barcellos traça a trajetória do traficante Marcinho VP, integrante da facção criminosa do Comando Vermelho, desde criança até o chefe do tráfico da favela de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, este livro é o resultado de uma pesquisa exaustiva e convívio com o próprio traficante durante cinco anos.

Abusado, porém não prende-se somente em uma biografia do ex-traficante, é uma análise do narcotráfico preponderantemente e da violência urbana, através de um prisma diferente, do que nos é passado pelos grandes meios de comunicação, consiste na visão de um traficante, longe da figura animalesca e cruel que nos é transmitido comumente pela mídia. Caco Barcellos humaniza a figura do narcotraficante, desmistificando sua visão estereotipada.

Marcinho VP- sob o codinome de Juliano- possui uma personalidade que destoa dos traficantes em geral, devido a sua racionalidade, seu engajamento social e o seu interesse por literatura, filosofia, sociologia, etc. Ganhou notoriedade ao permitir que Michael Jackson gravasse um clipe no morro e sua ligação com o cineasta João Salles, que lhe dava uma “mesada” para convencer Juliano a abandonar o tráfico, porém essa relação foi mal interpretada pela mídia, que mesmo em decadência sempre foi um dos mais procurados pela polícia, devido às suas ligações e sua presença na mídia.

Abusado apresenta dezenas histórias, que envolvem Marcinho VP e o narcotráfico, contudo não há uma fragmentação contextual, pois todas as histórias inter-relacionam entre si funcionando como elos que enriquecem a obra. Abusado é um exemplo do jornalismo literário e não somente um livro-reportagem.

Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP é assassinado no presídio Bangu III, especula-se que o motivo da morte foram suas revelações acerca da atuação do tráfico em Copacabana. Abusado traça, portanto, um retrato do narcotráfico na visão do lado de lá, do tráfico, desmistificando o estereótipo do traficante, humanizando-o, apresentando características que não condizem com a imagem do narcotraficante propagada pela mídia, como por exemplo o seu refinado gosto literário.

Abusado, é uma obra-prima do jornalismo investigativo brasileiro com caráter literário que revoluciona a cobertura do tráfico ao visualiza-lo em um prisma diferente, fugindo do lugar-comum e é nesse aspecto em que consiste a riqueza do trabalho de Caco Barcellos.

Pefico 10/01/2011

Abusado mesmo
Abusado é a biografia romantizada de Marcinho VP, um dos traficantes cariocas mais famosos das últimas décadas. Dizendo assim, Marcinho VP, é muito provável que você não se lembre de quem estou falando, então precisamos nos situar melhor. Lembra quando, em 1996, o Michael Jackson foi gravar um clip numa favela do Rio e precisou de autorização do tráfico pra poder gravar? A favela era a Santa Marta e a autorização veio de Marcinho VP.

Para ler Abusado, você precisa de paciência e tempo. A primeira parte sequer fala de Marcinho, começa láááá atrás, explicando a passagem de poder do tráfico (que tomou grande parte do livro...). As quinhentas-e-lá-vai-cacetada páginas estão repletas de diálogos chatos que, na minha opinião, poderiam ter sido omitidos. Agora, se você desconsiderar isso, Abusado dá uma impressionante visão do mundo do crime/tráfico carioca, pelo menos os relacionados com a Dona Marta, na década de 90. Além disso, nos mostra o perfil psicológico desse traficante/filósofo que indignou a polícia e a comunidade com o episódio Michael Jackson e muitas outras aventuras. Caco Barcellos tem que ser ovacionado pela sua ousadia, coragem e competência.

A coisa que mais me chamou atenção, como sempre chama tudo que leio sobre tráfico, é que os traficantes sabem que vivem uma vida “errada”. E que se “pudessem” viveriam outra vida, uma normal, de trabalhador honesto. Porém, ao contrário da mixaria do salário mínimo, o tráfico paga bem e permite que milhares de adolescentes tenham um dinheiro que um emprego honesto não pagaria. Mas apesar da recompensa financeira, a aposentadoria é geralmente no enterro. Eles sabem de tudo isso e ainda assim escolhem a vida errada, enquanto seus filhos vêem o exemplo dos pais e mães e invariavelmente o seguem. Há como quebrar esse ciclo?

“Abusado: O Dono do Morro da Dona Marta” é um livro que vem sendo usado em faculdades por todo Brasil pra ajudar antropólogos, sociólogos e outros “ólogos” a refletir a causa da violência. E quem sabe ajudar a saber como remediá-la. Recomendado pra aqueles com interesse no tema da violência e nas favelas.

Jaqueline Lima 07/02/2020

Impressionante!
É surreal o tanto que esse livro é bom! Um dos melhores livros que já li. Retrata questões como tráfico, crime, pobreza, infância, sonhos... É muito bom!

LariLeitão 05/06/2021

Tapa de realidade
Um dos livros que deve ser obrigatório para os brasileiros. A imersão do autor que pesquisou durante anos traz pra obra riqueza de conteúdos além de imagens.

Franciele Müller 11/06/2017

Palmas ao escritor
Caco Barcellos conseguiu passar a história sem romantizar o tráfico e também sem criminalizar. Adorei a escrita dele que nos carrega para dentro da história, sem criminalizar e nem santificar nenhum dos personagens.

claudioschamis 11/02/2009

A historia do "dono" do morro Dona Marta. Uma narrativa nem um pouco cansativa que nos mostra um pouco da realidade do submundo do crime. Não deixa de ser uma grande reportagem em forma de romance.

Chiara.Geia 26/10/2022

Caco ídolo demais
Leitura MUITO boa. O Caco escreve bem demais e fez uma pesquisa jornalísta enorme. Já tinha lido Rota 66 e fiquei chocada com todas as operações e crimes cometidos pela Rota de São Paulo. Abusado foi tão chocante quanto ao mostrar toda a vida do crime na favela de maior população, na época, do Rio de Janeiro.

Por último, para repetir, Caco é muito ídolo e inspiração.