Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

carolina 12/01/2024

Nossa, meu deus, que livro foda. Sério, isso aqui é muito bom, mesmo.

Abusado foi um livro que me prendeu desde o início. Desde o começo eu fiquei fascinada na história do VP e queria saber mais e mais o que ia acontecer a medida que eu ia passando as páginas.

A visão de bandido/traficante social do VP que a gente tem é absurda de boa, e faz a gente repensar bastante em como é a reação da polícia a essas pessoas.

Foi uma leitura incrível e eu agradeço ao meu pai por ter me recomendado a ler esse livro. Muito bom, mesmo.

Gabriel Lucas 03/08/2010

Um vislumbre sobre a literatura do tráfico de drogas, Comando Vermelho e etc. no Rio de Janeiro, escrevendo sobre esta e outras obras:

Fernanda Almeida 24/12/2023

Uma leitura bastante pesada, mais por saber que aquilo aconteceu com pessoas de verdade do que por qualquer outro motivo. Um dos melhores livros que li em 2023, com certeza. Fecho o ano com chave de ouro

Antonio Maluco 29/06/2022

Estilo de vida
O livro conta histórias de vários personagens do Morro de Dona Marta e seus acontecimentos poderia ser transformado em filme ou seriado

Karina.Carvalho 01/06/2021

Excelente livro jornalístico, muito bem escrito, com vários relatos detalhados.
Meu primeiro livro jornalístico e gostei bastante.
Muito bom para conhecer um pouco sobre tráfico de drogas no RJ, vida na favela, abuso policial e a relação entre polícia e morro.

Caroline Silva 03/05/2009

Um retrato da violência pelo olhar de alguem que o vivenciou: um traficante.

A história é forte, massacres, abusos de poder, corrupção da policia, imprensa deturpando os fatos, e tudo isso num cenário conhecido, o Rio de Janeiro.

Lendo a história é realmente dificil imaginar uma solução para o narcotráfico, para as favelas vivendo na miséria e para a violência nossa de cada dia.

A palavra de ordem é Contenção.

Separar os "favelados" deixa-los à margem da comunidade e tratar todos igualmente como bandidos/malandros/drogados que são.

As estratégias de Politicas Publicas não são suficientes pra resolver estes problemas, talvez fossem, mas o descaso do governo só piora a situação.

Constroem muros para separar as classes sociais, não oferecem oportunidade de emprego e o principal, não os tratam com humanidade.
lizsantos 07/01/2017minha estante
undefined

Josy.Stoque 14/04/2011

É uma leitura extensa, rica em detalhes
O livro é uma reportagem investigativa que conta a trajetória de Juliano VP, codinome de um conhecido traficante carioca dos anos 80. Sua adolescência no morro Santa Marta e sua ascenção como líder no tráfico de drogas. As guerras, as mortes, as prisões, as fugas e as traições.
Este momento histórico também marca a ocupação deste mesmo morro pelo temido Comando Vermelho. E conta também com a favela se reergueu, reaprendendo cidadania, e conquistando paz, segurança e uma vida digna, com condições mínimas para viverem bem.

Mari 28/06/2011

Livro Jornalistico de Caco Barcellos. Conta a Historia de Juliano VP e a Turma da Xuxa.

karinna adad 27/07/2016

A ser lido
Um dos melhores livros que li esse ano. Comecei despretensiosamente, mas depois das 5 primeiras páginas já me vi completamente envolvida na história. Não conhecia a escrita do Caco Barcellos e fiquei maravilhada com a forma como ele escreve, como se estivesse contando uma história mesmo. O livro é de uma profundida temática essencial para se entender como funciona a vida e a cabeça das pessoas que moram nos morros cariocas ou daqueles marginalizados de alguma forma pelos que têm o capital. Vale muito cada página!

marco izidoro 22/08/2014

Abusado é o Caco
Obra com o inconfundível estilo e talento do Caco. Texto leve, direto e sério. Impressionante como a falência do Estado cria personagens como o do livro. E como a vida bandida atrai exerce fascínio. Caco é melhor repórter/escritor que apresentador.

Rafa Arraes 05/05/2024

Livro forte
Gosto muito desse tipo de leitura. Livro que conta uma história verdadeira, mostrando um ponto de vista específico, e em que é possível entender a vida que se desenrola naquele ambiente específico. Caco Barcellos fez um trabalho incrível. Conhecer a história do Santa Marta, o início do tráfico, e como a favela teve que conquistar espaco, definitivamente vale a penas.

pribt 30/03/2014

Uma ótima leitura
Um dos melhores que ja li!!!! Escrito como romance, traz um pano de fundo a historia do Dona Marta, enfatiza a historia de Juliano VP (Marcinho VP) um livro de reflexões sociológicas que são refletidas na desigualdade social que sofre o morador da favela carioca.