Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Cabral 22/09/2013

O traficante herói
Olá! Estou fazendo uma pesquisa na qual a obra “Abusado” e o personagem Juliano estão no centro, afirmando a hipótese de que o traficante Juliano VP é posto e apresentado numa SAGA HEROICA. Para essa abordagem me apoio nos estudos mitológicos de J. Campbell, na psicologia de C. Jung e J. Henderson que colocam a mitologia em local destacado para a compreensão do desenvolvimento humano.

Assim iniciei minhas pesquisas (resumo), conto com os comentários de vocês...

A violência, o tráfico de drogas, a guerra entre polícia e ladrão são assuntos que estão na pauta cotidiana do jornalismo brasileiro. O tema é bastante explorado, inclusive por programas “especializados”, mas abordado, majoritariamente, por reprodutores de um mesmo discurso: Bandido é bandido.

Um livro reportagem pode propor uma visão diferenciada, contextualizada, mostrando outros lados da mesma história. É o que encontramos em “Abusado”. Caco Barcellos nos mostra através do romance, as possibilidades e impossibilidades do favelado brasileiro e nos força a refletir sobre uma realidade que grande parte da sociedade só consegue enxergar pelos olhos da grande imprensa.

O traficante é a representação do marginalizado, criminoso, assassino, um fora da lei. Em contrapartida, exerce extremo poder dentro de seus “guetos”, mas até mesmo fora deles. Meu estudo lança um olhar mito-psicológico sobre esta figura tão presente na sociedade brasileira acreditando que nas diferentes realidades, possamos encontrar semelhanças.

O personagem central na obra, Juliano VP, é um traficante que ficou conhecido no Brasil na década de 90. Ao narrar a sua história de vida, Barcellos nos mostra o criminoso através de dilemas pessoais e o retrata como uma figura poderosa e admirada por sua comunidade.

A minha proposta é mostrar as qualidades heroicas contidas na jornada impressa por Caco Barcellos em seu personagem. Partindo desta análise, pretendo metaforizar o desenvolvimento deste herói em estudo, com o próprio desenvolvimento do povo brasileiro no caminho para uma identidade coletiva.

A propósito, a pesquisa é para meu TCC, formando em Jornalismo.
Conto com as observações de vocês.

Flavinha 07/11/2013

Uma leitura Abusada
Um livro emocionante, uma leitura ávida.Uma história que nos faz refletir e nos coloca em dúvida de que lado estamos. E até que ponto uma pessoa pode se submeter em busca dos seus ideais, mesmo que estes ideais se contrastem com sua realidade tornando um tanto quanto incoerente. #Indico

Ruan Carlos 29/11/2013

Fascinante
E uma dica pra quem fico fascinado pelo livro é ver o documentario Santa Marta - Duas Semanas no Morro,aonde aparece o Marcinho Vp antes da 1° guerra do morro e antes de fazer parte do trafico aonde nao tinha perdido a sua infancia.

Adriana602 28/03/2014

Leia e devora-me!
Esse livro eu não li, eu devorei...
A escrita do Caco Barcellos, vicia qualquer um, eu não li esse livro eu devorei, eu me encantei, me choquei, angustiei, sofri, lamentei, tive tantas outras emoções possíveis, foi uma adrenalina, tipo de livro que você não consegue largar enquanto não termina, não sentia coisas assim, desde Capitães de areia de Jorge Amado. Você se pega num paradoxo, torcendo pro bandido, bandido que a própria sociedade criou. Um livro fantástico!

pribt 30/03/2014

Uma ótima leitura
Um dos melhores que ja li!!!! Escrito como romance, traz um pano de fundo a historia do Dona Marta, enfatiza a historia de Juliano VP (Marcinho VP) um livro de reflexões sociológicas que são refletidas na desigualdade social que sofre o morador da favela carioca.

marco izidoro 22/08/2014

Abusado é o Caco
Obra com o inconfundível estilo e talento do Caco. Texto leve, direto e sério. Impressionante como a falência do Estado cria personagens como o do livro. E como a vida bandida atrai exerce fascínio. Caco é melhor repórter/escritor que apresentador.

karinna adad 27/07/2016

A ser lido
Um dos melhores livros que li esse ano. Comecei despretensiosamente, mas depois das 5 primeiras páginas já me vi completamente envolvida na história. Não conhecia a escrita do Caco Barcellos e fiquei maravilhada com a forma como ele escreve, como se estivesse contando uma história mesmo. O livro é de uma profundida temática essencial para se entender como funciona a vida e a cabeça das pessoas que moram nos morros cariocas ou daqueles marginalizados de alguma forma pelos que têm o capital. Vale muito cada página!

Walisson 17/08/2016

Marcinho VP
Caco Barcelos dessa vez se aventura no morro dona marta para descrever a vida de um dos traficantes mais fomoso do Rio de Janeiro, Juliano VP é dono de feitos notáveis para um traficante e tinha uma visão um tanto distorcida do trafico. No livro você acaba não só sabendo a rotina do tráfico mas também acaba conhecendo como é o dia a dia da favela e as dificuldades que seu poco passa. Livro recomendadíssimo

Ras Jordan 21/02/2017

De 557 paginas, confesso que em no máximo 30 paginas a história estava meio chata é complicada de ler, dava sono, porem como todo o livro, ela já tem uma reviravolta inteira e o livro volta a ser extremamente interessante.
Nessa obra você é apresentado a uma realidade na qual ninguém que não vive nos "morros" vai saber a realidade que existe lá. Você é apresentado a um mundo completamente oposto ao que acreditamos e a ações policiais na qual achamos que eles que são "servidores das leis" se tornarem piores que os "bandidos reais".
Com essa leitura parece que nas favelas as pessoas vivem uma vida a parte da que vivemos, têm um convívio em sociedade completamente diferente da que vivemos, e quando falo isso não se trata só de bandidos ou seus familiares, e sim toda a população de lá.
Indico muito esse livro pra quem busca uma historia recheada de ação e apreensão pra todo lado, muita reviravolta e que conta exatamente como e a realidade da vida de bandidos nos mortos do RJ.

Rafa Arraes 05/05/2024

Livro forte
Gosto muito desse tipo de leitura. Livro que conta uma história verdadeira, mostrando um ponto de vista específico, e em que é possível entender a vida que se desenrola naquele ambiente específico. Caco Barcellos fez um trabalho incrível. Conhecer a história do Santa Marta, o início do tráfico, e como a favela teve que conquistar espaco, definitivamente vale a penas.

Pdrosaleitor 12/11/2020

O lado certo da vida errada
Ao lado de outros livros que li esse ano, esse é mais um que me fez refletir e compreender a situação de um lado do Brasil que é visto com preconceito e indiferença. A história do traficante Juliano VP, um dos maiores que ja passaram pelo Rio de Janeiro, é também a história da velha luta de classes sociais, o trabalho de uma polícia que leva mais violência e medo às favelas e de trabalhadores honestos que ficam no meio de tantas situações complicadas. Um livro necessário e importante pra entender a vida de pessoas que moram numa zona de risco e de jovens que procuram no tráfico uma maneira de sobreviver.

Maria Eliete 31/01/2021

Abusado. O Dono do Morro Dona Marta
Realidades. Verdades. O cotidiano, a rotina, a vida do morro. Dos morros. Eles se complementam entre si. Não há enfeites, disfarces. É o que é. Otimo trabalho de Caco Barcellos.

Guiv118 28/02/2021

Incrível a maneira que o Caco escreveu sobre o tráfico e a ascenção do comando vermelho nas favelas do rio de janeiro.

VdeVeruska 16/12/2021

Realidade nua e crua.
Gosto muito dos livros do Caco....acho fascinante o mundo da reportagem.
Interessante saber como funciona essa organização do crime....mas nada de romantizar a situação.